Gravekeeper's seguiu durante seus anos de vida como um deck de controle de jogo, a sua principal carta é a Necrovalley, a Field Spell que dá poder aos monstros Gravekeeper's e bloqueia o uso de qualquer recurso que mova cartas do Cemitério para outro lugar, exceto algumas cartas do próprio arquétipo.
Todos os monstros são do tipo Spellcaster, assim como todos também são do atributo DARK, exceto Commandant que é EARTH.
A mecânica do deck não chega a apresentar nenhum tipo qualidade que se converta em ampla velocidade e agressividade na forma de jogar, pelo contrário, aqui temos um arquétipo um tanto quanto lento, e ao mesmo tempo com um poder de ataque razoável, o suficiente para ir destruindo seu oponente ao poucos sem a necessidade de características inversas.
Por esses critérios, a coisa mais normal de se ver, é um deck Gravekeeper's com um bom número de cartas Armadilhas, de forma que ao falarem sobre Gravekeeper's, muitas pessoas irão considera-lo como um deck "chato", porém, é importante entender que a proposta e o estilo desses monstros se constituem dessa determinada maneira.
O deck que fiz tem um Extra Deck, contudo, os monstros de lá são opcionais/situacionais, não é surpreendente jogar uma partida sem tocar em algum monstro de Extra, não existe uma dependência por isso, até mesmo por causa das características descritas, o que pode ser bem interessante nesse atual formato.
Aqui está a principal carta do Deck:
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Necrovalley (Field Spell Card)
Efeito: All "Gravekeeper's" monsters gain 500 ATK and DEF. Cards in either player's Graveyard cannot be banished. Negate any card effect that would move a card in the Graveyard, other than itself, to a different place.
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Necrovalley não é lá aquela carta que irá fazer com que o deck rode, nem ao menos faz parte de algum determinado tipo de combo, também não exerce reconstituição nenhuma ao arquétipo, na verdade, aqui temos uma carta bastante "anti-meta", que vai funcionar como um paredão para o seu oponente, acabando com cartas como Soul Charge, Call of the Haunted, Monster Reborn (se você for jogador do outro lado do mundo) e etc, para esse intuito, ela é muito boa, até mesmo fora de um deck Gravekeeper's antes de mais nada.
Entretanto, não é sempre que enfrentamos decks que tenham cartas assim, então, o que faz dessa carta muito forte em Gravekeeper's afinal? Por mais ridiculo que pareca, essa carta transforma grande parte dos monstros Gravekeeper's em ótimos beatsticks, alcançando poder de ataque na faixa dos 2000, com uma margem de erro de 300 pra mais ou pra menos (eleições chegando jovens). A Necrovalley não só amplia o ataque, como também a defesa, e certos monstros agradecem por isso. Vamos conhecer os monstros, começando pelo quarteto fantástico...
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Gravekeeper's Commandant (Spellcaster/Effect - EARTH - Level 4 - ATK 1600/DEF 1500)
Efeito: You can discard this card to the Graveyard; add 1 "Necrovalley" from your Deck to your hand.
Gravekeeper's Descendant (Spellcaster/Effect - DARK - Level 4 - ATK 1500/DEF 1200)
Efeito: You can Tribute 1 other face-up "Gravekeeper's" monster to target 1 card your opponent controls; destroy that target.
Gravekeeper's Recruiter (Spellcaster/Effect - DARK - Level 3 - ATK 1200/DEF 1500)
Efeito: When this card you control is sent to your Graveyard: Add 1 "Gravekeeper's" monster with 1500 or less DEF from your Deck to your hand.
Gravekeeper's Spy (Spellcaster/Flip/Effect - DARK - Level 4 - ATK 1200/DEF 2000)
Efeito: FLIP: Special Summon 1 "Gravekeeper's" monster with 1500 or less ATK from your Deck.
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Esses quatro monstros considero obrigatórios que qualquer deck Gravekeeper's que se preze, o que varia é a quantidade de cada um. Explicando cada um deles, nós temos primeiramente o Commandant, que é exatamente o buscador da Necrovalley, ele também é o monstro do arquétipo com maior poder de ataque do deck, atingindo 2100 em conjunto com a Field. Eu não sei qual a lógica desse monstro ser o único EARTH do arquétipo inteiro, que ridículo Konami, só porque ele tem uma máscara de cachorro? Bom, uso duas cópias por ser um monstro facilmente buscável.
Descendant é o meu monstro favorito do arquétipo, ele é tipo um Fire Fist Bear e Gorilla ao mesmo tempo, você simplesmente tributa um outro Gravekeeper's no campo pra destruir qualquer carta do oponente, muito bom. O efeito pode ser usado quantas vezes for necessário por turno, contanto que um outro Gravekeeper's seja tributo, claro, o que não é tão ruim em certas ocasiões, ou quando temos o Recruiter ao lado do Descendant. Uso duas cópias pelo mesmo motivo do Commandant, é tranquilo traze-lo para mão e até mesmo recicla-lo. Fica com 2000 de Ataque junto com Necrovalley.
O Recruiter é justamento o buscador desses monstros todos, exceto o Spy. Recruiter também é o único monstro Level 3, o que é ruim, mas não afeta negativamente o deck não. Uso três cópias sem pensar duas vezes, esse cara ajuda o deck a funcionar, basta apenas que ele seja enviado ao Cemitério, independente do meio ou lugar. 2000 de Defesa se estiver com Necrovalley.
Spy é o único não buscável, entretanto, é o único com capacidade de trazer outros Gravekeeper's ao jogo, direto do deck. Mesmo sendo lento, uso três porque tem uma boa defesa, resistindo a uma boa proporção de ataques recebidos, ainda mais ao lado de Necrovalley, nesse caso, são ao todo 2500 de Defesa. Esse vai ser três porque o Recruiter não busca, e por ter um efeito bom e uma defesa também.
Esses quatro são essenciais para o desempenho do deck, tanto por dar movimento ao jogo, como também por causa do combate ao oponente. Para completar o time de monstros Gravekeeper's, ainda temos:
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Gravekeeper's Assailant (Spellcaster/Effect - DARK - Level 4 - ATK 1500/DEF 1500)
Efeito: When this card declares an attack while "Necrovalley" is on the field: You can target 1 face-up monster your opponent controls; change that target's battle position.
Gravekeeper's Shaman (Spellcaster/Effect - DARK - Level 6 - ATK 1500/DEF 1500)
Efeito: This card gains 200 DEF for each "Gravekeeper's" monster in your Graveyard. Negate all monster effects that activate in the Graveyard, except "Gravekeeper's" monsters. While "Necrovalley" is on the field, your opponent cannot activate Field Spell Cards, also Field Spell Cards on the field cannot be destroyed by your opponent's card effects.
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Esse dois são monstros que eu já considero opcionais porém não serem sempre uteis contra determinados decks, contudo, optei por usa-los porque não são ruins no formato atual. O Assailant entra muito bem quando temos que enfrentar algum monstro com um elevado ataque, geralmente esses monstros tendem a ter uma defesa baixa, assim como pode ser o contrário, quando temos que enfrentar um bicho com uma defesa muito grande mas com um ataque muito baixo.
Isso aqui, por exemplo, mata a El Shaddoll Winda e Dante, Traveler of the Burning Abyss com tranquilidade muitas vezes, do mesmo jeito que pode ser interessante contra os Burning Abyss Scarm e Graff, Shaddolls Dragon e Squamata, no post passado, tinha o Zielgigas como um exemplo de monstro bombado de Ataque e nulo de Defesa, são muito monstros que Assailant pode chega a matar. Uso apenas um porque é buscável, além de que, não é tão bom em todos os determinados tipos de momento.
Com relação a Gravekeeper's Shaman, optei por usa-la exatamente por causa das dificuldades que o formato pode apresentar para um Gravekeeper's. Seria mentira se eu dissesse que esse deck não é muito forte contra Satellarknight, pois eu consegui estuprar (no bom sentido) todos que enfrentei, a Necrovalley é muito forte contra Satellarknight. Seguindo o raciocínio, a Field Spell consegue matar até nove cartas do oponente (Altair, Soul Charge e COTH) simplesmente permanecendo intacta lá no seu cantinho.
Mesmo com um jogo muito forte contra Satellarknight, ainda me faltava conseguir algumas coisas para jogar contra Shaddoll e Burning Abyss... A Shaman surgiu como uma opção bem bacana provida pelo próprio arquétipo. Ela é tipo uma Soul Drain que não atinge meus monstros Gravekeeper's, e o melhor, eu posso ter um acesso fácil simplesmente usando o Spy. O primeiro efeito de Shaman possui características defensivas por ganhar mais defesa pra cada monstro Gravekeeper's no Graveyard do controlador, isso é um razoável. Todavia, o terceiro efeito complica mais a vida de quem joga de Satellarknight, exatamente porque ela não permite que Field Spells sejam destruídas, ótimo. É valido dizer que tanto Shaman como Necrovalley são boa no jogo contra Artifact também.
Uma cópia de Shaman é o suficiente, por mais que tenha um baita de um efeito maravilhoso para se jogar nesse formato, ela ainda é um monstro Level 6 que precisa de 1 Tributo para Normal Summon em certas ocasiões, é bom evitar muitas brechas para que eventualmente não tenhamos algumas cartas mortas na mão...
O último monstro escolhido para atuar no Main Deck, talvez seja uma escolha inusitadas e ainda não possa ter passado na cabeça de vocês, esse monstros é o:
Evilswarm Thunderbird
(Thunder/Effect - DARK - Level 4 - ATK 1650/DEF 1050)
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Efeito: During either player's turn, when a card or effect is activated (except during the Damage Step): You can banish this card you control. During the next Standby Phase, return this card banished by this effect to the field, and if you do, it gains 300 ATK. You can only use the effect of "Evilswarm Thunderbird" once per turn.
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Mais um monstro voltado a fazer Beatdown, com a habilidade de se esquivar de certos efeitos de cartas banindo-se, então, na Standby Phase do próximo turno ele retorna ao jogo somando mais 300 de Ataque, totalizando 1950 Pontos, o que é excelente. Caso isso não seja suficiente, Thunderbird pode ser usado como Material de Xyz até mesmo do Number 66: Master Key Beetle. Bom, uso apenas dois desse cara porque é um valor satisfatório, não é muito bom ter mais de um desses em mãos em qualquer circunstancias do jogo.
Agora, com relação ao restante das cartas que optei usar, todas são adaptações para se jogar nesse formato. Eu tirei Mystical Space Typhoon para dar lugar a Forbidden Chalice, porque Gravekeeper não é bem necessariamente prejudicado pela Traps que aparecem, uma Vanity's Emptiness não faz lá muita coisa contra Gravekeeper's, da mesma forma que é engraçado quando seu oponente da Solemn Warning em "pouca coisa", vamos lembrar também que Bottomless Trap Hole e Torrential Tribute estão meio escassas no formato, o pior que pode acontecer é tomar uma Sinister Shadow Games, Phoenix Wing Wind Blast, Karma Cut, Breakthrough Skill e a Stellarnova Alpha, mas as vezes nem chega a ser um prejuízo tão grande.
Temos algumas cartas Gravekeeper's interessantes...
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Gravekeeper's Stele (Normal Spell)
Efeito: Target 2 "Gravekeeper's" monsters in your Graveyard; add those targets to your hand. This effect cannot be negated by the effect of "Necrovalley".
Imperial Tombs of Necrovalley (Counter Trap)
Efeito: When a Spell Card, Trap Card, or monster effect is activated, while both a "Gravekeeper's" monster and "Necrovalley" are on the field: Negate the activation, and if you do, destroy it. You can only activate 1 "Imperial Tombs of Necrovalley" per turn.
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Gravekeeper's Stele é para reciclar monstro no Cemitério, simples. E a Imperial Tombs é a mais complicada porque só podemos ativa-la se possuirmos um monstro Gravekeeper's e a Field Spell Necrovalley virados para cima no campo, uma restrição um tanto triste, mas justa, o que faz dessa carta não tão gratuita. Entretanto, creio que não seja um problema para Gravekeeper's ter de uma a duas cópias dessa carta, precisamente porque os monstros Gravekeeper's entram em campo e permanecem lá sem muitas dificuldades. Imperial Tombs esta no mesmo patamar que Infernity Barrier e Stellarnova Alpha por isso não é uma carta ruim, só restringe um pouco mais do que essas outras duas.
Bom pra encerrar essa Deck List, estou usando Chalice porque eu achei que esse deck precisava de um forte controle dos monstros no campo, e não era possível eu aderir por Breakthrough Skill, então lembrei da Chalice e do fato dela acrescentar mais 400 Pontos de Ataque para o monstro alvo, e vi que isso poderia até mesmo ajudar meus monstros em certos momentos, porque uma das fraquezas do Beatdown do deck, é justamente quando temos que enfrentar algum bicho com ataque um pouco maior do que a média do arquétipo Graveekeeper's, então Chalice caiu nesse quesito estratégico.
Agora vou demonstrar a segunda Deck List:
Main Deck | Extra Deck |
Monstros [15]:
[2] Fire Hand
[1] Gravekeeper's Assailant
[2] Gravekeeper's Commandant
[2] Gravekeeper's Descendant
[3] Gravekeeper's Recruiter
[3] Gravekeeper's Spy
[2] Ice Hand
Mágicas [11]:
[1] Book of Moon
[2] Forbidden Chalice
[2] Gravekeeper's Stele
[3] Necrovalley
[3] Pot of Duality
Armadilhas [14]:
[1] Compulsory Evacuation
[2] Dimensional Prison
[3] Fiendish Chain
[1] Imperial Tombs of Necrovalley
[1] Solemn Warning
[1] Torrential Tribute
[3] Vanity's Emptiness
[2] Wiretap
Cartas: 40
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Extra Deck [15]:
[1] Abyss Dweller
[1] Cairngorgon, Antiluminescent Knight
[1] Castel, the Skyblaster Musketeer
[1] Daigusto Emeral
[1] Evilswarm Exciton Knight
[1] Gagaga Cowboy
[1] Ghostrick Alucard
[1] Leviair the Sea Dragon
[1] Number 101: Silent Honor ARK
[1] Number 103: Ragnazero
[1] Number 50: Blackship of Corn
[1] Number 66: Master Key Beetle
[1] Number 80: Rhapsody in Berserk
[1] Number 82: Heartlandraco
*Extra e Side Deck de acordo com a necessidade e gosto.
Clique para ver a imagem |
Pra falar a verdade, o deck não muda porra nenhuma, só acrescentamos a Fire e a Ice Hand para ter um controle muito maior do jogo, entretanto, eu não fiz muita questão de mudar a base, gostei de jogar dessa maneira e não vejo um motivo para achar tão ruim, apenas saiu Shaman, os dois Thunderbird e uma Imperial Tombs.
Eu fiz essa Deck List baseado fortemente no estilo que os jogadores de Gravekeeper's tem se adaptado a jogar nesse formato e também no anterior, usando Hands. Pra ser sincero, as Hands não são tão boas para enfrentar Shaddoll e Burning Abyss porque irão dar Trigger nos monstros do oponente, mas beleza, esse deck continua fazendo um bom estrago em Satellarknight e muitos outros no meio do caminho. Talvez eu possa dizer que a probabilidade de vir uma carta indesejável para o momento também cai com a ausência de Shaman e a diminuição de Imperial Tombs, mas isso é relativo, pode ser que sim, pode ser que não.
Então galera, espero que essa postagem tenha atendido aos pedidos de certos leitores que queriam ver Gravekeeper's aqui no Blog, para a próxima semana, estarei falando sobre Dark World, justamente porque temos leitores que pediram e tal. Qualquer dúvida com esse deck, perguntem nos comentários, estarei observando as criticas e sugestões.
Muito obrigado a todos, abraços e até a próxima postagem.
Felipe Leonel (Kaos)