terça-feira, 23 de setembro de 2014

Deck de Hoje - Gravekeeper's (Julho de 2014 - Pós Duelist Alliance)


Os guardiões da tumba do Faraó são o tema do Deck de Hoje!


E ai galera? Essa postagem é dedicada a todos os manés (no bom sentido) que ficaram pedindo para que eu divulgasse um deck Gravekeeper's aqui no Blog... é, eu estudei o arquétipo e cheguei a um resultado bacana (na minha opinião). Não existe nenhum tipo de segredo na fórmula de como podemos estar montando um Gravekeeper's, a base é quase a mesma já faz um bom tempo, sempre com muito controle de jogos e jogadas bem básicas, mas nessa postagem irei apresentar duas alternativas para se usar esse deck no formato atual. Vamos começar com o que interessa...

Main DeckExtra Deck
Monstros [14]:
[2] Evilswarm Thunderbird
[1] Gravekeeper's Assailant
[2] Gravekeeper's Commandant
[2] Gravekeeper's Descendant
[3] Gravekeeper's Recruiter
[1] Gravekeeper's Shaman
[3] Gravekeeper's Spy

Mágicas [11]:
[1] Book of Moon
[2] Forbidden Chalice
[2] Gravekeeper's Stele
[3] Necrovalley
[3] Pot of Duality 

Armadilhas [15]:
[1] Compulsory Evacuation
[2] Dimensional Prison
[3] Fiendish Chain
[2] Imperial Tombs of Necrovalley
[1] Solemn Warning
[1] Torrential Tribute
[3] Vanity's Emptiness
[2] Wiretap

Cartas: 40
Extra Deck [15]:
[1] Abyss Dweller
[1] Cairngorgon, Antiluminescent Knight
[1] Castel, the Skyblaster Musketeer
[1] Daigusto Emeral
[1] Evilswarm Exciton Knight
[1] Gagaga Cowboy
[1] Ghostrick Alucard
[1] Leviair the Sea Dragon
[1] Number 101: Silent Honor ARK
[1] Number 103: Ragnazero
[1] Number 50: Blackship of Corn
[1] Number 66: Master Key Beetle
[1] Number 80: Rhapsody in Berserk
[1] Number 82: Heartlandraco

*Extra e Side Deck de acordo com a necessidade e gosto.

Clique para ver a imagem




Gravekeeper's seguiu durante seus anos de vida como um deck de controle de jogo, a sua principal carta é a Necrovalley, a Field Spell que dá poder aos monstros Gravekeeper's e bloqueia o uso de qualquer recurso que mova cartas do Cemitério para outro lugar, exceto algumas cartas do próprio arquétipo. 

Todos os monstros são do tipo Spellcaster, assim como todos também são do atributo DARK, exceto Commandant que é EARTH. 

A mecânica do deck não chega a apresentar nenhum tipo qualidade que se converta em ampla velocidade e agressividade na forma de jogar, pelo contrário, aqui temos um arquétipo um tanto quanto lento, e ao mesmo tempo com um poder de ataque razoável, o suficiente para ir destruindo seu oponente ao poucos sem a necessidade de características inversas. 

Por esses critérios, a coisa mais normal de se ver, é um deck Gravekeeper's com um bom número de cartas Armadilhas, de forma que ao falarem sobre Gravekeeper's, muitas pessoas irão considera-lo como um deck "chato", porém, é importante entender que a proposta e o estilo desses monstros se constituem dessa determinada maneira.  

O deck que fiz tem um Extra Deck, contudo, os monstros de lá são opcionais/situacionais, não é surpreendente jogar uma partida sem tocar em algum monstro de Extra, não existe uma dependência por isso, até mesmo por causa das características descritas, o que pode ser bem interessante nesse atual formato.





Aqui está a principal carta do Deck:

------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Necrovalley (Field Spell Card)
Efeito: All "Gravekeeper's" monsters gain 500 ATK and DEF. Cards in either player's Graveyard cannot be banished. Negate any card effect that would move a card in the Graveyard, other than itself, to a different place.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Necrovalley não é lá aquela carta que irá fazer com que o deck rode, nem ao menos faz parte de algum determinado tipo de combo, também não exerce reconstituição nenhuma ao arquétipo, na verdade, aqui temos uma carta bastante "anti-meta", que vai funcionar como um paredão para o seu oponente, acabando com cartas como Soul Charge, Call of the Haunted, Monster Reborn (se você for jogador do outro lado do mundo) e etc, para esse intuito, ela é muito boa, até mesmo fora de um deck Gravekeeper's antes de mais nada.

Entretanto, não é sempre que enfrentamos decks que tenham cartas assim, então, o que faz dessa carta muito forte em Gravekeeper's afinal? Por mais ridiculo que pareca, essa carta transforma grande parte dos monstros Gravekeeper's em ótimos beatsticks, alcançando poder de ataque na faixa dos 2000, com uma margem de erro de 300 pra mais ou pra menos (eleições chegando jovens). A Necrovalley não só amplia o ataque, como também a defesa, e certos monstros agradecem por isso. Vamos conhecer os monstros, começando pelo quarteto fantástico...


------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Gravekeeper's Commandant (Spellcaster/Effect - EARTH - Level 4 - ATK 1600/DEF 1500)
Efeito: You can discard this card to the Graveyard; add 1 "Necrovalley" from your Deck to your hand. 

Gravekeeper's Descendant (Spellcaster/Effect - DARK - Level 4 - ATK 1500/DEF 1200)
Efeito: You can Tribute 1 other face-up "Gravekeeper's" monster to target 1 card your opponent controls; destroy that target.

Gravekeeper's Recruiter (Spellcaster/Effect - DARK - Level 3 - ATK 1200/DEF 1500)
Efeito: When this card you control is sent to your Graveyard: Add 1 "Gravekeeper's" monster with 1500 or less DEF from your Deck to your hand.

Gravekeeper's Spy (Spellcaster/Flip/Effect - DARK - Level 4 - ATK 1200/DEF 2000)
Efeito: FLIP: Special Summon 1 "Gravekeeper's" monster with 1500 or less ATK from your Deck.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Esses quatro monstros considero obrigatórios que qualquer deck Gravekeeper's que se preze, o que varia é a quantidade de cada um. Explicando cada um deles, nós temos primeiramente o Commandant, que é exatamente o buscador da Necrovalley, ele também é o monstro do arquétipo com maior poder de ataque do deck, atingindo 2100 em conjunto com a Field. Eu não sei qual a lógica desse monstro ser o único EARTH do arquétipo inteiro, que ridículo Konami, só porque ele tem uma máscara de cachorro? Bom, uso duas cópias por ser um monstro facilmente buscável. 

Descendant é o meu monstro favorito do arquétipo, ele é tipo um Fire Fist Bear e Gorilla ao mesmo tempo, você simplesmente tributa um outro Gravekeeper's no campo pra destruir qualquer carta do oponente, muito bom. O efeito pode ser usado quantas vezes for necessário por turno, contanto que um outro Gravekeeper's seja tributo, claro, o que não é tão ruim em certas ocasiões, ou quando temos o Recruiter ao lado do Descendant. Uso duas cópias pelo mesmo motivo do Commandant, é tranquilo traze-lo para mão e até mesmo recicla-lo. Fica com 2000 de Ataque junto com Necrovalley. 

O Recruiter é justamento o buscador desses monstros todos, exceto o Spy. Recruiter também é o único monstro Level 3, o que é ruim, mas não afeta negativamente o deck não. Uso três cópias sem pensar duas vezes, esse cara ajuda o deck a funcionar, basta apenas que ele seja enviado ao Cemitério, independente do meio ou lugar. 2000 de Defesa se estiver com Necrovalley.

Spy é o único não buscável, entretanto, é o único com capacidade de trazer outros Gravekeeper's ao jogo, direto do deck. Mesmo sendo lento, uso três porque tem uma boa defesa, resistindo a uma boa proporção de ataques recebidos, ainda mais ao lado de Necrovalley, nesse caso, são ao todo 2500 de Defesa. Esse vai ser três porque o Recruiter não busca, e por ter um efeito bom e uma defesa também.

Esses quatro são essenciais para o desempenho do deck, tanto por dar movimento ao jogo, como também por causa do combate ao oponente. Para completar o time de monstros Gravekeeper's, ainda temos:  


------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Gravekeeper's Assailant (Spellcaster/Effect - DARK - Level 4 - ATK 1500/DEF 1500)
Efeito: When this card declares an attack while "Necrovalley" is on the field: You can target 1 face-up monster your opponent controls; change that target's battle position.

Gravekeeper's Shaman (Spellcaster/Effect - DARK - Level 6 - ATK 1500/DEF 1500)
Efeito: This card gains 200 DEF for each "Gravekeeper's" monster in your Graveyard. Negate all monster effects that activate in the Graveyard, except "Gravekeeper's" monsters. While "Necrovalley" is on the field, your opponent cannot activate Field Spell Cards, also Field Spell Cards on the field cannot be destroyed by your opponent's card effects.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Esse dois são monstros que eu já considero opcionais porém não serem sempre uteis contra determinados decks, contudo, optei por usa-los porque não são ruins no formato atual. O Assailant entra muito bem quando temos que enfrentar algum monstro com um elevado ataque, geralmente esses monstros tendem a ter uma defesa baixa, assim como pode ser o contrário, quando temos que enfrentar um bicho com uma defesa muito grande mas com um ataque muito baixo. 

Isso aqui, por exemplo, mata a El Shaddoll Winda e Dante, Traveler of the Burning Abyss com tranquilidade muitas vezes, do mesmo jeito que pode ser interessante contra os Burning Abyss Scarm e Graff, Shaddolls Dragon e Squamata, no post passado, tinha o Zielgigas como um exemplo de monstro bombado de Ataque e nulo de Defesa, são muito monstros que Assailant pode chega a matar. Uso apenas um porque é buscável, além de que, não é tão bom em todos os determinados tipos de momento.

Com relação a Gravekeeper's Shaman, optei por usa-la exatamente por causa das dificuldades que o formato pode apresentar para um Gravekeeper's. Seria mentira se eu dissesse que esse deck não é muito forte contra Satellarknight, pois eu consegui estuprar (no bom sentido) todos que enfrentei, a Necrovalley é muito forte contra Satellarknight. Seguindo o raciocínio, a Field Spell consegue matar até nove cartas do oponente (Altair, Soul Charge e COTH) simplesmente permanecendo intacta lá no seu cantinho. 

Mesmo com um jogo muito forte contra Satellarknight, ainda me faltava conseguir algumas coisas para jogar contra Shaddoll e Burning Abyss... A Shaman surgiu como uma opção bem bacana provida pelo próprio arquétipo. Ela é tipo uma Soul Drain que não atinge meus monstros Gravekeeper's, e o melhor, eu posso ter um acesso fácil simplesmente usando o Spy. O primeiro efeito de Shaman possui características defensivas por ganhar mais defesa pra cada monstro Gravekeeper's no Graveyard do controlador, isso é um razoável. Todavia, o terceiro efeito complica mais a vida de quem joga de Satellarknight, exatamente porque ela não permite que Field Spells sejam destruídas, ótimo. É valido dizer que tanto Shaman como Necrovalley são boa no jogo contra Artifact também.

Uma cópia de Shaman é o suficiente, por mais que tenha um baita de um efeito maravilhoso para se jogar nesse formato, ela ainda é um monstro Level 6 que precisa de 1 Tributo para Normal Summon em certas ocasiões, é bom evitar muitas brechas para que eventualmente não tenhamos algumas cartas mortas na mão...

O último monstro escolhido para atuar no Main Deck, talvez seja uma escolha inusitadas e ainda não possa ter passado na cabeça de vocês, esse monstros é o:

Evilswarm Thunderbird

(Thunder/Effect - DARK - Level 4 - ATK 1650/DEF 1050)
------------------------------------------------------------------------------
Efeito: During either player's turn, when a card or effect is activated (except during the Damage Step): You can banish this card you control. During the next Standby Phase, return this card banished by this effect to the field, and if you do, it gains 300 ATK. You can only use the effect of "Evilswarm Thunderbird" once per turn.
------------------------------------------------------------------------------

Mais um monstro voltado a fazer Beatdown, com a habilidade de se esquivar de certos efeitos de cartas banindo-se, então, na Standby Phase do próximo turno ele retorna ao jogo somando mais 300 de Ataque, totalizando 1950 Pontos, o que é excelente. Caso isso não seja suficiente, Thunderbird pode ser usado como Material de Xyz até mesmo do Number 66: Master Key Beetle. Bom, uso apenas dois desse cara porque é um valor satisfatório, não é muito bom ter mais de um desses em mãos em qualquer circunstancias do jogo. 

Agora, com relação ao restante das cartas que optei usar, todas são adaptações para se jogar nesse formato. Eu tirei Mystical Space Typhoon para dar lugar a Forbidden Chalice, porque Gravekeeper não é bem necessariamente prejudicado pela Traps que aparecem, uma Vanity's Emptiness não faz lá muita coisa contra Gravekeeper's, da mesma forma que é engraçado quando seu oponente da Solemn Warning em "pouca coisa", vamos lembrar também que Bottomless Trap Hole e Torrential Tribute estão meio escassas no formato, o pior que pode acontecer é tomar uma Sinister Shadow Games, Phoenix Wing Wind Blast, Karma Cut, Breakthrough Skill e a Stellarnova Alpha, mas as vezes nem chega a ser um prejuízo tão grande. 

Temos algumas cartas Gravekeeper's interessantes...


------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Gravekeeper's Stele (Normal Spell)
Efeito: Target 2 "Gravekeeper's" monsters in your Graveyard; add those targets to your hand. This effect cannot be negated by the effect of "Necrovalley".

Imperial Tombs of Necrovalley (Counter Trap)
Efeito: When a Spell Card, Trap Card, or monster effect is activated, while both a "Gravekeeper's" monster and "Necrovalley" are on the field: Negate the activation, and if you do, destroy it. You can only activate 1 "Imperial Tombs of Necrovalley" per turn.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Gravekeeper's Stele é para reciclar monstro no Cemitério, simples. E a Imperial Tombs é a mais complicada porque só podemos ativa-la se possuirmos um monstro Gravekeeper's e a Field Spell Necrovalley virados para cima no campo, uma restrição um tanto triste, mas justa, o que faz dessa carta não tão gratuita.  Entretanto, creio que não seja um problema para Gravekeeper's ter de uma a duas cópias dessa carta, precisamente porque os monstros Gravekeeper's entram em campo e permanecem lá sem muitas dificuldades. Imperial Tombs esta no mesmo patamar que Infernity Barrier e Stellarnova Alpha por isso não é uma carta ruim, só restringe um pouco mais do que essas outras duas. 

Bom pra encerrar essa Deck List, estou usando Chalice porque eu achei que esse deck precisava de um forte controle dos monstros no campo, e não era possível eu aderir por Breakthrough Skill, então lembrei da Chalice e do fato dela acrescentar mais 400 Pontos de Ataque para o monstro alvo, e vi que isso poderia até mesmo ajudar meus monstros em certos momentos, porque uma das fraquezas do Beatdown do deck, é justamente quando temos que enfrentar algum bicho com ataque um pouco maior do que a média do arquétipo Graveekeeper's, então Chalice caiu nesse quesito estratégico.

Agora vou demonstrar a segunda Deck List:

Main DeckExtra Deck
Monstros [15]:
[2] Fire Hand
[1] Gravekeeper's Assailant
[2] Gravekeeper's Commandant
[2] Gravekeeper's Descendant
[3] Gravekeeper's Recruiter
[3] Gravekeeper's Spy
[2] Ice Hand

Mágicas [11]:
[1] Book of Moon
[2] Forbidden Chalice
[2] Gravekeeper's Stele
[3] Necrovalley
[3] Pot of Duality 

Armadilhas [14]:
[1] Compulsory Evacuation
[2] Dimensional Prison
[3] Fiendish Chain
[1] Imperial Tombs of Necrovalley
[1] Solemn Warning
[1] Torrential Tribute
[3] Vanity's Emptiness
[2] Wiretap

Cartas: 40
Extra Deck [15]:
[1] Abyss Dweller
[1] Cairngorgon, Antiluminescent Knight
[1] Castel, the Skyblaster Musketeer
[1] Daigusto Emeral
[1] Evilswarm Exciton Knight
[1] Gagaga Cowboy
[1] Ghostrick Alucard
[1] Leviair the Sea Dragon
[1] Number 101: Silent Honor ARK
[1] Number 103: Ragnazero
[1] Number 50: Blackship of Corn
[1] Number 66: Master Key Beetle
[1] Number 80: Rhapsody in Berserk
[1] Number 82: Heartlandraco

*Extra e Side Deck de acordo com a necessidade e gosto.

Clique para ver a imagem




Pra falar a verdade, o deck não muda porra nenhuma, só acrescentamos a Fire e a Ice Hand para ter um controle muito maior do jogo, entretanto, eu não fiz muita questão de mudar a base, gostei de jogar dessa maneira e não vejo um motivo para achar tão ruim, apenas saiu Shaman, os dois Thunderbird e uma Imperial Tombs.

Eu fiz essa Deck List baseado fortemente no estilo que os jogadores de Gravekeeper's tem se adaptado a jogar nesse formato e também no anterior, usando Hands. Pra ser sincero, as Hands não são tão boas para enfrentar Shaddoll e Burning Abyss porque irão dar Trigger nos monstros do oponente, mas beleza, esse deck continua fazendo um bom estrago em Satellarknight e muitos outros no meio do caminho. Talvez eu possa dizer que a probabilidade de vir uma carta indesejável para o momento também cai com a ausência de Shaman e a diminuição de Imperial Tombs, mas isso é relativo, pode ser que sim, pode ser que não.

Então galera, espero que essa postagem tenha atendido aos pedidos de certos leitores que queriam ver Gravekeeper's aqui no Blog, para a próxima semana, estarei falando sobre Dark World, justamente porque temos leitores que pediram e tal. Qualquer dúvida com esse deck, perguntem nos comentários, estarei observando as criticas e sugestões.

Muito obrigado a todos, abraços e até a próxima postagem.
Felipe Leonel (Kaos)

Comentários Facebook
11 Comentários

11 comentários:

umgordoaidobrasil disse...

ficaram sabendo que tão criando um protótipo de Yu-Gi-Oh! forbidden memories 2? O.o
vale a pena checar, da uma olhada na pag. do face la dos cara, acho q ja da pra baixar a beta :P

Felipe disse...

Não estava sabendo não, irei verificar. Obrigado pela dica. O.o

Anônimo disse...

( meio off )Eu tenho YGOPro pra Windows 7, e quando tento autalizá-lo, ele crasha.O que eu faço ? Não consigo abrir sem crashar, socorro.

Felipe disse...

Já tentou baixar uma versão já atualizada? O.o

Anônimo disse...

O que acha de Malefic e Heretic?

Felipe disse...

São variáveis. Bons pra algumas situações, e não tão bom para outras. Se eu fosse usar um Malefic, seria o Stardust, pra proteger a Necrovalley, o que pode ser muito interessante contra Satellarknight e só. Os outros Malefic usaria em uma build com Skill Drain, como essa não tem, eles ficam de fora.

Já o Heretic... Cara, o efeito dele é excelente, mas não chega a ser muito relevante no formato, como eu disse, as traps atuais não sofrem uma ação tão grande em cima dos Gravekeeper's, porque o arquétipo não é voltado em Special Summon. Tomar uma Vanity's Emptiness não mata a estratégia, do mesmo que Compulsory apenas atrapalha o arquétipo. Hoje em dia o povo não usa tanto a Bottomless, a Torrential, e Traps de batalha também estão bem reduzidas, da pra jogar tranquilo na questão Beatdown que o arquétipo fornece. Vale lembrar que o Heretic não ganha o boost da Necrovalley, o que deixa de compensar um pouco, se ele ganhasse mais vantagem com Necrovalley, seria um monstro do caralho, mas não, eu gosto dessa base da postagem.

Anônimo disse...

Ok, eu so queria mesmo sua opinião a respeito desses monstros.

Fábio disse...

Olá. Não sei onde sugerir algo, então segue:

O q acha de fazer uma série de posts sobre os decks campeões mundiais.
Tipo, pegar o deck campeão do ano XXXX,
discorrer sobre o deck e dps tentar atualizá-lo com as cartas de hoje?

Acho uma boa idéia!

Até!

PS: GraveKeepers são chatos demais. XD

Felipe disse...

Ótima ideia Fabio, creio que seria legal para mim e para quem lê. Muito obrigado pela sugestão.

Caiozzz disse...

Fala Felipe, Gostaria que você falasse um pouco sobre os nossos Six Samurai com essa mudança na Ban Lsit, as peças que agora são descartáveis, o que pode ter se tornado útil, etc. Mesmo que você não faça uma postagem, até pq eu sei que vc fez uma sobre Samurais a pouco tempo e agente até debateu um pouco sobre o tema, mas que vc pelo menos respondesse o comentário pra eu pegar uma segunda opinião, de alguém que entende do assunto. Vlw lek, abç

Felipe disse...

E ai Caiozzz, respondendo ao seu comentário, realmente eu não irei fazer uma postagem sobre um deck Six Samurai tão cedo assim, a não ser que um venha a aparecer em um torneio por ai, ou então suportes novos diretos ou indiretos surjam, porém, com toda certeza eu posso falar sobre as mudanças que fiz para adapta-lo ao novo formato de Outubro. Vamos lá, vou te mostrar as duas variações principais que venho testando:

Primeira Versão Outubro: http://i.imgur.com/WdH8HfI.png

Segunda Versão Outubro:
http://i.imgur.com/2O8to7L.png

Foram poucas mudanças nessas duas Build com relação a aquela que postei aqui no Blog no formato passado. Basicamente, sem pensa duas vezes, adicionei a terceira ROTA e adaptei as Traps para usar contra Shaddoll, Satellarknight e Burning Abyss. Com a terceira ROTA, ficou muito mais fácil ainda de conseguir aquele Samurai ideal para jogar contra esses determinados decks, facilitando muito mais encontrar o Beast e o Barkion que considero ser as melhores peças que esse deck possa impor em jogo, as vezes ao mesmo tempo, as vezes não. Na primeira Build, eu optei por usar Mystical Space Typhoon exatamente por causa da Vanity's Emptiness que é muito usada atualmente, vamos lembrar que o deck é baseado em swarm, e uma Vanity fali todo o mecanismo de jogo apresentado por Six Samurai. Digamos que essa Build seja um pouco melhor para se adaptar a situações que comumente surgem no formato, sendo interessante quando jogamos exatamente contra Satellarknight e Burning Abyss, que são bastante trapeiros (Shadoll as vezes também). Eu poderia usar três MST, mas sempre acho que três é um exagero para um deck que tem facilidade de negar S/T.

A segunda Build foi pensada para agilizar mais o deck, compactar o que já é bastante compacto. Jogar com 3 Upstarts é quase como se tivesse jogando com 3 cartas nulas, ou 37 cartas. É claro que é ruim o LP que ela fornece ao meu oponente, porém com essa redução simbólica posso conseguir com mais facilidade a carta que desejo para criar combinações existentes em Six, como Beast + Barkion, Shi En + Vanity, ou até coisas mais complexas. Com Upstart, tenho uma chance maior de pegar United, o deck só não se torna "Plus One" porque os monstros não se conservam com facilidade na mão, né? A Upstart ajuda também na hora de Sidear, já que você remove as três pra inserir três cartas do side, por exemplo.

Bom, falando de modo geral, não tem alguma carta que se torna descartável, no máximo, para esse formato não é tão legal usar Bottomless Trap Hole, Black Horn of Heaven, Number 50, entre outras coisas. Note que estou usando dois Castel, acaba com muitos problemas, recomendo usar. A Vanity's Emptiness no deck subiu pra três também, entrando no lugar da Black Horn na primeira build e tal.

Naturia Beast e Barkion são muito fortes nesse formato, mas apenas se usados corretamente. Bom, é isso. Se tiver algum dúvida, só perguntar que eu explico.

Yu-Gi-Hoje!
Design por: Felipe Leonel - Tecnologia do Blogger
Copyright © 2015
Todos os direitos reservados
imagem-logo