terça-feira, 16 de setembro de 2014

O que pode mudar no OCG com a nova Ban List?


Opiniões sobre a nova Ban List OCG!


E ai galera, tudo bom?  No artigo de hoje irei tentar encontrar explicações para o que possa vir acontecer no formato OCG com a aplicação da nova Ban List de Outubro, mas antes de qualquer coisa, confiram quais foram os alvos da vez:

Banidas: Nenhuma

Limitadas:
El Shaddoll Construct
El Shaddoll Winda
Summoner Monk
Dark Armed Dragon
Star Seraph Sovereign
Soul Charge
Sinister Shadow Games

Semi-Limitadas:
Blackwing – Gale the Whirlwind

Não mais na lista:
Wind-Up Shark
Abyss-sphere
Needlebug Nest

A ideia que essa Ban List parece transmitir é: Shaddoll se fudeo. Mas na verdade, não. Na minha opinião, esse tipo de limitação foi uma das melhores coisas que poderiam ser feitas para "equilibrar" Shaddoll no jogo. Sem Winda e Construct, aparentemente teremos uma boa queda do rendimento do arquétipo, pois são essas cartas que dão uma intensidade ao jogo na grande maioria das vezes, seja no gerenciamento de jogadas, como também no controle de jogo, e as vezes, na reconstituição da cartas Mágicas de Fusão. 

Obviamente, isso afeta no uso de Super Polymerization, Shaddoll Fusion e El Shaddoll Fusion, que estavam sendo usadas em grande escala no jogo. Muitas pessoas irão reduzir o número dessas cartas como uma consequência, porque não existem razão em jogar com cinco, seis ou sete cartas dessas com apenas dois Fusion Monsters.  É claro que não podemos desconsiderar o fato de HERO ser um Top Tier no OCG, o que não diminui a ideia de ainda se ter Super Polymerization como uma carta muito forte.

O que me faz pensar que essa limitação pode não ser tão ruim assim? O que me diz que eu possa estar errado? O futuro... Todo mundo sabe que a Konami esta predestinada a lançar mais dois monstros Shaddoll Fusion, certo? O do Atributo WATER e WIND. E eu penso que possivelmente um deles (ou os dois) será um monstro bem forte para o jogo, assim como também já acho que Egrystal e Shekhinaga possam vir a ser tornar mais presentes. 

Porque? 

Com a queda de Shaddoll, tanto HERO e Qliphort passam a ser os melhores decks do formato OCG (na minha opinião), Satellarknight ganhará uma boa brecha para se incluir nesse seleto grupo novamente, pois agora não teremos uma quantidade tão grande de Winda e Construct em jogo para inferniza-los. Existe também a chance de Yang Zing tentar comer um pedacinho desse Metagame. Como resultado disso, penso que talvez Xyz e Sycnhro volte a aparecer muito mais no formato, assim Egrystal poderá dar o ar da graça finalmente, o único problema seria em encontrar peças do Atributo Fire para usar. Talvez Fire Fist e Fire Hand? Não sei...    

Agora, com a "ascensão" do Qliphort, único deck não afetado por essa Ban List, Shekhinaga também passará a atuar muito mais no formato com certeza, seguindo a teoria sem pensar duas vezes. Talvez o número de cartas para fazer Fusion nem reduza, exatamente por causa da existência dessas possibilidades que com certeza mantêm um potencial bem grande ao arquétipo.

Além do mais, Konami esta trazendo ao OCG os arquétipos Necloth, Spirit Beast, Infernoid e Hermit Youkai, até agora esses são alguns dos já confirmados, e isso amplia a minha ideia de que Shaddoll continuará a ser um dos melhores decks a se jogar, tudo irá depender do potencial dos dois monstros que virão. De certo, pelo que parece, Egrystal será uma pedra em tanto no sapato de Infernoid, pois parecem ser invocados ao estilo "Judgment Dragon" de ser, mas isso apenas se eles se tornarem um arquétipo bem forte no Metagame.

Sobre Sinister Shadow Games... bom, a carta com certeza era uma das melhores, faz uma diferença enorme por ser uma Foolish Burial e A/D Changer ao mesmo tempo, mais que justo a sua limitação. 

Entretanto, vamos lembrar, meu caros companheiros, que Konami lançou Shaddoll Hound para ter a função de reciclador como também de A/D Changer, será que esse monstro se tornará uma possível solução para esses problemas? Cai entre nós, além do Hound, Squamata consegue impor o outro efeito da Sinister Shadow Games também, não é justo a limitação da Trap? 

Basicamente, sobre Shaddoll, é isso, creio que teremos sim um impacto inicial, mas logo o arquétipo se estabelecerá novamente, o que eu acho legal ainda sim.

De resto, temos:

  •  O Dark Armed Dragon ser limitado novamente é engraçado, porque ele foi semi na Ban List de Julho, e isso demonstra que certas ideias da Konami as vezes não dão certo para o desenvolvimento do jogo, mas sim para o bolso. HERO e Shaddoll ampliaram o seu potencial com o uso desse bichão, e com certeza isso foi uma estratégia da Konami para ajudar a elevar as vendas de ambos. Agora ele volta para o seu lugar, é como se a Konami tivesse liberado os cachorros para caça e agora os recolhe após bons resultados. Justo? 
  • Star Seraph Sovereign também quebra a engine que estava em excesso, isso automaticamente da um nerf em Shaddoll, HERO e Satellarknight, o que é excelente. Provavelmente, Shaddoll irá usar mais o Black e White Dragon a partir de agora. Satellarknight e HERO eu já não sei, será que teremos uma Build mais pura rolando por ai? Vamos lembrar que Artifact no OCG também esta nerfado.
  • Soul Charge é mais uma limitação pelo excesso e também por causa das vantagens que essa carta traz para certo decks, vide Satellarknight, HERO, Infernity, Lightsworn, Mermail e etc. Na minha opinião, era totalmente esperado que isso acontecesse, assim como acho que vai ser a mesma coisa para o TCG. 
  • Summoner Monk limitado é um nerf para HERO, o que dá pra perceber que o mesmo se fudeo bastante também, mesmo que indiretamente. É provável que ainda estarão bem forte no formato, mas nem tanto assim, creio que a estrutura poderá mudar um pouco...   
  • Blackwing – Gale the Whirlwind semi limitado não muda a história dos Blackwing no Metagame, eu tenho certeza que esse bicho voltará a três cópias na próxima Ban List. Ficaria muito feliz se o TCG absorvesse essa ideia, mesmo que de fato isso não faça uma mudança tão enorme no arquétipo a ponto de se tornar bem competitivo.
  • Wind-Up Shark também penso que não irá mudar nada no jogo, porém, aqui devemos lembrar que Shock Master esta presente no formato OCG, o que abre brechas para Wind-Up se tornar um deck bastante jogável, mas não sei dizer se chega a ser um competidor de alto nível. No TCG, acho que seria bacana demais o Magician vir a três, até porque Shock Master é apenas um fantasma por aqui.
  • Needlebug Nest foi um problema passado...

Bom galera, é isso que eu tenho a dizer, agora espero ver o comentário de vocês a respeito de tudo isso. Gostaria de lembrar que meu próximo post "Falando sobre Metagame" esta em produção, e logo irei libera-lo aqui no Blog, aguardem!

Muito obrigado a todos e até a próxima.
Felipe Leonel (Kaos) 
Comentários Facebook
8 Comentários

8 comentários:

MMBroS disse...

Ótimo post, Felipe!
Só acredito que no tcg o Gale a 2 é o suficiente oro Blackwing voltar a jogar muito forte no competitivo.
Diferente do magician a 3, já que os maiores problemas do wind-up n estão disponíveis.
E Needlebug é pra dar força aos Infernoid que ja sairão em pouco tempo por lá!

Felipe disse...

Rapaz, Infernoid foi anunciado ontem na revista da Jump, como eles já saíram? Só em Novembro hahaha. O.o

Unknown disse...

Boa postagem felipe. Mas aqui no tcg creio eu que dessa lista ae so vai pegar a soul charge e talves liberem o gale pra 2 mesmo. Porem acho que blackwing ficará um pouco mais forte apenas mas nada fora do normal.

Kimer disse...

Ainda acho que Shaddoll se ferrou. Tenho minhas dúvidas se continuará forte. Pelo menos deu uma equilibrada no metagame oriental.

abcd disse...

Eu acho que os novos Shaddoll poderão reciclar fusao no cemiterio jogando pro extra deck. Desta forma, seria justo a limitação de Winda e Construct.
Uma coisa que falta para os Shaddoll seria um monstro que ele pode ser tratado com qualquer elemento se fosse usado para fusao. Algo similar com a trap First monarch.

MMBroS disse...

Felipe, estou ciente, por isso eu escrevi "Sairão" e não "Sairam"... ^^'

Felipe disse...

Ah, verdade, apenas li errado. Mil desculpas MMBroS.

Unknown disse...

Esqueci de falar dos star seraphs...bom essa engine tava muito foda...tem que ser barrada mesmo. Nunca vi isso vc fazer spam de level 4 e puxar varias cartas. Totalmente absurdo.

Yu-Gi-Hoje!
Design por: Felipe Leonel - Tecnologia do Blogger
Copyright © 2015
Todos os direitos reservados
imagem-logo