domingo, 14 de setembro de 2014

Deck de Hoje: Gishki Zielgigas OTK (Julho de 2014 - Pós Duelist Alliance)


A força e a agressividade dos Gishki!


Aproveitando o embalo dos Rituais no Card Game, agora com a chegada dos Necloth e o possível Shaddoll Fusion do atributo WATER que ainda não foi revelado, hoje eu decidi trazer para vocês um deck de Gishki, que pode ser considerado o melhor com foco nessa temática, atualmente. Porém, existem diversas formas de se jogar de Gishki e vou falar de uma das que eu mais gosto, uma estratégia que apresenta muita agressividade com o objetivo imposto de fortemente encerrar o jogo com facilidade e rapidez. Chamamos isso de "a arte do OTK"!

Eu gostaria de deixar claro também, que nessa postagens, irei explorar algumas cartas que talvez você não veja muito por ai, então vamos ao que interessa...

Main DeckExtra Deck
Monstros [19]:
[3] Beautunaful Princess
[3] Gishki Abyss
[3] Gishki Beast
[3] Gishki Shadow
[3] Gishki Vision
[3] Gishki Zielgigas 

Mágicas [12]:
[2] Gishki Aquamirror
[3] Mound of the Bound Creator
[3] Salvage
[1] Soul Charge
[3] Upstart Goblin 

Armadilhas [10]:
[3] Breakthrough Skill
[1] Compulsory Evacuation Device
[1] Solemn Warning
[3] Trap Stun
[2] Vanity's Emptiness 

Cartas: 40
Extra Deck [15]:
[1] Abyss Dweller
[1] Cairngorgon, Antiluminescent Knight
[1] Castel, the Skyblaster Musketeer
[1] Daigusto Emeral
[1] Daigusto Phoenix
[1] Evilswarm Exciton Knight
[1] Gachi Gachi Gantetsu
[1] Gagaga Cowboy
[1] Lavalval Chain
[1] Number 101: Silent Honor Ark
[1] Number 103: Ragnazero
[1] Number 50: Blackship of Corn
[1] Number 80: Rhapsody in Berserk
[1] Skypalace Gangaridai
[1] Superdreadnought Rail Cannon Gustav Max

*Extra e Side Deck de acordo com a necessidade e gosto.

Clique para ver a imagem




Com certeza, a coisa mais notável, é a presença do Ritual Gishki Zielgigas, monstro que dita a objetividade do deck, mudando todo o desempenho ao seu favor. Ziel (como gosto de chama-lo) é naturalmente um monstro muito forte com um efeito excepcional, e por esse motivo, buscamos colocar o máximo de cópias desse monstro em campo. Consequentemente, a agressividade entra como um conceito característico fundamental, e para alcançar tal objetivo, Gishki possui um grande número de cartas que façam buscas por suas peças essências. 

O resultado final pode ser alcançado de forma rápida, assim como também, de forma lenta, tudo vai depender da disponibilidade das cartas, isso poder ser considerado algo bastante comum no Yu-Gi-Oh!, mas em Gishki, eu acredito que esse tal fator fique muito mais evidente, por ser um deck bastante linear, não apresentando um grande número de variações de jogadas. Basicamente, jogo apenas para colocar um monstro em campo, e nesse monstro, irei depositar minhas esperanças de vitória. As cartas são feitas para trazer vários Ziels ao jogo, ao mesmo tempo que também foco em usar cartas que o protejam. 

Essa é uma das minhas visões que tenho, porém, seria errado da minha parte dizer que o deck é 100% Ziel, o que não verdade, temos o oportunidade de incluir monstros Xyz também. Mesmo que fosse com um foco unicamente exclusivo em Ziel, eu considero um deck objetivo que funciona muito bem, diferente de muitos outros exemplos de decks por ai, isso depende também da forma como é manuseado, né?




Eu considero que o deck possui dois pilares importantíssimos para que a estratégia fundamental de certo, essas duas cartas são: 


------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Gishki Zielgigas (Aqua/Ritual/Effect - WATER - Level 10 - ATK 3200/DEF 0)
Efeito: You can Ritual Summon this card with any "Gishki" Ritual Spell Card. Once per turn: You can pay 1000 Life Points; draw 1 card and reveal it, then, if it was a "Gishki" monster, shuffle 1 card from the field into the Deck. 

Gishki Aquamirror (Ritual Spell)
Efeito: This card can be used to Ritual Summon any "Gishki" Ritual Monster. You must also Tribute monsters from the field or your hand whose total Levels equal the Level of the Ritual Monster you Ritual Summon. You can shuffle this card from the Graveyard into the Deck to target 1 "Gishki" Ritual Monster in your Graveyard; return that target to the hand.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

São, com toda certeza, as cartas da temática Ritual, né? Bem, Gishki Zielgigas é o monstro principal, e a Gishki Aquamirror será a carta que colocará ele em jogo, uma coisa muito normal para qualquer deck focado em Ritual, ativar uma Spell, tributar alguns monstros na mão/campo e trazer um monstro azul ao jogo, isso é clichês desde os tempos do faraó. Porém, a única diferença básica, é o fato de Aquamirror só tributar monstro(s) que o valor total de seu(s) Level(s) seja(m) equivalente ao Level do monstro Ritual, sem mais ou menos. É por essas e outras que a opção mais adequada para se trazer um Ziel ao jogo, é tributando um outro Ziel com Aquamirror.

Se é pra colocar três Zielgigas em campo, é obrigatório rodar três cartas dele, óbvio, não precisa ser muito gênio para chegar a essa conclusão, mas a Aquamirror por exemplo, é um outro diferente, porque além de ser buscável (vocês verão logo mais), tem um efeito de reciclagem, que permite ela ser usada além das duas vezes básicas, então é meio desnecessário ter três cópias da mesma, duas já serve, e tem que ser essa quantidade porque a carta exige uma condição para que a reciclagem seja bem sucedida.

Mas vocês concordam que para o objetivo ser realizado, pelo menos teremos que ter três cartas especificas, certo? Para isso, iremos contar com ajuda de cartas que façam buscas, e digamos que esse deck tem um número exagerado delas, porque foram projetadas exatamente para fazer com que Gishki funcione, essas cartas são:


 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Gishki Vision (Sea Serpent/Effect - WATER - Level 2 - ATK 700/DEF 500)
Efeito: If you Ritual Summon a WATER Ritual Monster, this card can be used as the entire Tribute. You can discard this card; add 1 "Gishki" Ritual Monster from your Deck to your hand.

Gishki Abyss (Fish/Effect - WATER - Level 2 - ATK 800/DEF 500)
Efeito: When this card is Summoned: You can add 1 "Gishki" monster with 1000 or less DEF from your Deck to your hand, except "Gishki Abyss".

Gishki Shadow (Sea Serpent/Effect - WATER - Level 4 - ATK 1200/DEF 1000)
Efeito: If you Ritual Summon a WATER Ritual Monster, this 1 card can be used as the entire Tribute. You can discard this card; add 1 "Gishki" Ritual Spell Card from your Deck to your hand.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Na minha opinião, a carta mais importante entre essas quatro, é o Gishki Abyss, porque ele tem a habilidade de buscar qualquer outro monstro Gishki com 1000 ou menos de Defesa, o que permite trazer Shadow ou Vision para mão, além de ser possível buscar Zielgigas diretamente (o que eu não recomendo muito). Abyss é um monstro que normalmente irá consumir um Normal Summon, até por causa dessa função de Stratos do arquétipo, mas isso não é um problema, porque? Shadow e Vision também são monstros de busca, entretanto, essa dupla foi projetada para buscar exatamente as peças Rituais do Gishki (Aquamirror e Ziel) apenas se descartando, sem a necessidade de ter algum tipo de Summon especifico, é como se estivéssemos ativando várias  Reinforcement of the Army.

Para ser mais exato, Vision serve apenas para trazer o Ziel para mão, e Shadow traz a Aquamirror. Raramente irei gastar um Normal Summon com algum deles, a não ser em casos de falta de opções jogaveis, ou momentos muito oportunos. Vocês podem perceber que os valores de ataque também não chegam a ser expressivos, o que me ajuda a não querer gastar um Normal Summon de bobeira, acho que até Burning Abyss arrebenta esses Gishkis na porrada, hein?

Também não possuem um valor fixo em seus Leveis, alguns são 2 e outros 4, e como de costume, o deck não é desprovido de Extra Deck, pois claramente é notável a possibilidade de um Xyz Summon combinando esses monstros, mesmo que eles não entrem em campo com rapidez, mas com toda certeza, pensando em cima desses monstros, seria horrível jogar com Xyz, Synchro e etc, contrário a isso, temos um monstro bem bacana...

Gishki Beast
(Beast/Effect - WATER - Level 4 - ATK 1500/DEF 1300)
-------------------------------------------------------------------------------
Efeito: When this card is Normal Summoned: You can target 1 Level 4 or lower "Gishki" monster in your Graveyard; Special Summon that target in face-up Defense Position.
-------------------------------------------------------------------------------

O Coach Soldier Wolfbark do arquétipo Gishki, esse cara tem uma baita sinergia com o efeito dos monstros que se descartam para buscar tal carta do deck. Usando o efeito do Shadow, por exemplo, podemos fazer o Normal Summon do Beast que consequentemente pode selecionar o Shadow no Cemitério, e logo em seguida, podemos invocar um Xyz Rank 4. Caso tenha algum outro monstro Level 2 em campo, poderá até mesmo tentar um Rank 2, se o 4 não for uma opção para o momento.

Eu optei por usar três cópias de todos esses monstros Gishki, tanto pelo fato de serem muito bons para acelerar o deck e colocar Zielgigas em campo, como também por causa do efeito do mesmo, que necessita revelar um Gishki para retornar uma carta no campo para o Deck e embaralhar, então, quanto mais Gishki, maior a chance de dar certo. Pra mim, são engines excepcionais, e por padrão, entram em qualquer deck Gishki que se preze.

O último monstro a se explorar é...

Beautunaful Princess
(Fish/Effect - WATER - Level 1 - ATK 0/DEF 0)
------------------------------------------------------------------------------
Efeito: When this card is Normal or Special Summoned: You can banish this card; Special Summon 1 Level 4 or lower Fish-Type monster from your Deck, except "Beautunaful Princess". You can only use thiseffect of "Beautunaful Princess" once per turn.
------------------------------------------------------------------------------

Essa peixinha de nome escroto pode servir como uma Madolche Anjelly, trazendo o único monstro Fish do arquétipo Gishki ao jogo rapidamente, Abyss. Como ele tem um efeito alá Stratos e Deneb, seu efeito ativa em qualquer caso de Special Summon. A única função da Princess é fazer isso, mas uso três porque é muito bom abrir com ela, acelerando o processo de certas jogadas, é sempre muito bom movimentar o deck.

Essa é uma das cartas que estou explorando nessa postagem, pois não é sempre que vemos algo do tipo, o lado ruim de Princess, é o fato de Fish ser um Tipo bastante desinteressante, isso inviabiliza um leque de cartas que talvez poderiam ser aproveitadas nesse Gishki, se boa opções existissem. Konami, você podia fazer um monstro Fish bacana, hein? Fica a dica!

Saindo dos monstros, temos a segunda carta que optei, na qual pode ser vista como uma ideia não muito comum, a carta é...

Mound of the Bound Creator
(Field Spell Card)
------------------------------------------------------------------------------
Efeito: Level 10 or higher monsters on the field cannot be targeted or destroyed by card effects. If a Level 10 or higher monster on the field destroys a monster by battle and sends it to the Graveyard: The player who controlled the destroyed monster takes 1000 damage. When this card on the field is destroyed by a card effect and sent to the Graveyard: You can add 1 DIVINE monster from your Deck to your hand.
------------------------------------------------------------------------------

Mount of the Bound Creator lançou na coleção Dragons of Legend, a um tempinho atrás (nesse ano ainda), e veio como uma forma de proteção a monstros com um nível muito alto (10 pra cima). Acho, apenas acho, que essa carta foi pensada como um meio de interagir em conjunto com os três deuses Egípcios, mas a principio, é uma carta genérica que protege qualquer monstro dentro da faixa descrita, o que me permite usar em qualquer deck com monstros de alta escala de Level, certo? Claro!

Os monstros Gishki são frágeis, Ziel por mais que seja um monstro muito forte, também é muito fácil de ser combatido, sendo assim, ele muitas vezes precisa de uma certa proteção para que a estratégia não falhe. Já que Ziel é um monstro Level 10, porque não usar Mound? Ela entra como uma grande solução para a vulnerabilidade apresentada por Ziel, basta simplesmente que eu ative-a antes de Gishki Aquamirror e pronto. É obvio que Mound não é a solução de todos os problemas do deck, todavia, ela entra como um obstaculo a mais para nosso oponente, obrigando-o a gastar recursos para elimina-la. E se não for assim, no minimo, o sujeito será obrigado a desbancar os 3200 do Ziel na porrada, o que é extremamente difícil no padrão de jogo atual. Só um Black Rose Dragon, ou Evilswarm Exciton Knight pra salvar em certas ocasiões, e olhe lá.

No formato atual, o número de Mystical Space Typhoon reduziu bastante, pelo menos quando reflito em Game 1 de uma Match, esse mesmo deck é um retrato disso, então as vezes uma Mound pode durar um bom tempo em jogo (quando não aplicamos um OTK), e por consequência disso uma vantagem enorme pode ser criada.

Mas é claro que pra reforçar uma certa proteção, além de Mound, eu optei por usar Trap Stun também, uma carta até bem comum em um deck que precise realizar certos combos para completar seu objetivo e criar vantagens. Isso torna certas jogadas, mortais! A jogada arrasadora consiste em colocar dois ou três Zielgigas, e após ter passado a Battle Phase (se passar disso), o encargo de encerrar o jogo, fica por conta do Superdreadnought Rail Cannon Gustav Max (Gustavo Máximo), e como grande parte das Traps estarão inviáveis, é bem provável que tal jogada de certo.

Bom galera, de resto, considero que são carta bastante conhecidas, mas gostaria de dizer que a ideia foi adaptar o deck para jogar esse formato, não que seja uma estrutura excepcional, mas considero muito bacana e legal.

Antes de encerrar, não poderia deixar de dizer que o Extra Deck vai de acordo com o gosto de todo mundo, mas se for jogar de Gishki, você DEVE usar Lavalval Chain com certeza, porque esse monstro tem uma sinergia enorme com Zielgigas por colocar um Gishki no topo do deck. Ai já sabe, é só dar continuidade a brincadeira... Outra coisa. Soul Charge caiu bem legal no Deck por causa dos descartes, podia até usar duas, mas como o objetivo do deck é dar OTK, essa carta vai contra os princípios básicos da formula Ziel, entretanto, por mim, entra como um recurso interessante, servindo como um caminho para jogadas desproporcionais, com vários Xyz e tal. Se quiser usar mais uma, a escolha é sua!

Agora sim, acho que não tenho muito mais coisas a dizer não, bom, eu espero que vocês tenham gostado da postagem, a ideia me surgiu do nada, estava lá no DN vendo meus decks, até que me deparei com esse aqui e achei que seria interessante expor pra vocês essa estrutura que montei e cheguei a jogar algumas vezes, alias, com bons resultados.

Muito obrigado a todos e até a próxima postagem, abraços!
Felipe Leonel (Kaos)
Comentários Facebook
3 Comentários

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito foda, parabens. Aproveitando, gostaria de sugerir que você faça sobre um deck Laval que tbm é da DT.

Anônimo disse...

Ficou perfeito o post. Seria legal qdo vier a fusao shaddoll agua e montar uma build com fusao.....

Unknown disse...

Parabéns pelo post ficou mto bom e bem explicado :D Tava duelando com um deck parecido com esse e tbm tive ótimos resultados !!

Yu-Gi-Hoje!
Design por: Felipe Leonel - Tecnologia do Blogger
Copyright © 2015
Todos os direitos reservados
imagem-logo