segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Falando sobre Metagame - Shaddoll


Dicas de como podemos combater Shaddolls


E ai galera, belezinha? Para o nosso formato TCG atual, eu tenho objetivo de trazer alguns artigos que terão como foco fazer uma analogia de como podemos jogar e que cartas são interessantes usar em Side ou Main Deck contra determinados Mainstreans. 

Inicialmente irei começar pelo Deck na qual as pessoas mais questionam por ai, o que eu considero ter maior repercussão entre um publico geral, introduzindo diversos assuntos em Blogs, Vlogs, Páginas, Fóruns, Sites e afins. Esses são os Shaddolls, como vocês já podem ter lido no titulo. 

Bom, para quem não sabe, Shaddoll nada mais é do que um dos primeiros arquétipos a serem introduzidos na Série 9, chegaram ao TCG dia 15 de Agosto, praticamente agora, na coleção Duelist Alliance.

O arquétipo consiste de monstros FLIP (Main Deck) e Fusion (Extra Deck). Uma novidade inusitada e super bacana. Quem um dia imaginou um Deck assim? Formatos atrás, FLIP podia ser considerado um tipo de efeito discriminado pela lentidão do processo de setar e depois "flipar", o que não era muito cabível para se usar contra Mermail, Fire Fist e tal. Com a chega das Hands e a existência do Deck HAT, essa ideia de monstro setados, lentos e tal, se firmou um pouco mais e deu uma brecada no jogo.

Os Shaddolls estão sendo projetados para assumir um papel muito importante no jogo, se posicionando entre um dos melhores Decks para se jogar atualmente, o que se equivale com certeza a um poderoso Tier 1, que é a escala de Elite dos Decks dentro do Metagame.

Quando eu disse que existia fatores diferenciais relacionados ao FLIP, eu estava me referindo aos efeitos Triggers que complicam a vida de quem joga contra, e para atingi-los, basta apenas que esses monstros Shaddolls sejam enviados para o Cemitério por algum tipo de efeito. Esses efeitos Triggers tendem a gerar alguns tipos de vantagens para o jogador que os controla, e por isso são bem chatos em um embate, colocando o oponente em um paredão que obriga a decisão de ou jogar contra o FLIP ou contra o Trigger.

O interessante é que existe um paralelo fazendo que ambas as duas opções sejam bem forte, apresentando desarme ou meio de reconstituição. É bem difícil estabelecer um eixo de combate para se usar contra um Shaddoll, e eles possuem uma carta chamada El Shaddoll Winda, que complica muito mais as ações adversárias, lembrando muito uma Kaiser Colosseum, por exemplo. O controle de jogo apresentado por esse arquétipo é muito forte, ele consegue preencher campo, Cemitério e até mesmo a mão do jogador com facilidade. Mas a pergunta então é...


Como podemos jogar contra isso?

Primeiramente, temos que definir quais são os problemas, e nessa parte, eu acho que podemos definir quatro coisas com a principais: Trigger no Cemitério, FLIP, Winda em campo e Shaddoll Fusion. É claro que eu não posso chegar e dizer que se deve jogar assim e assado, não, até porque cada Deck possui formas e ferramentas diferentes, porém, eu irei listar agora um repertório de cartas que possam ser útil em determinadas situações. Vamos lá:








Nobleman of Crossout 

(Normal Spell Card)
---------------------------------------------------------------------
Efeito: Target 1 face-down monster on the field; destroy that target, and if you do, banish it instead of sending it to the Graveyard, then, if it was a Flip Effect Monster, both players reveal their Main Decks, and banish all cards with that monster's name from both Decks.
---------------------------------------------------------------------

Essa carta aqui serve para pegar aqueles Shaddolls setados. Ela basicamente destrói monstros virados para baixo, mas não termina ai. Quando Crossout destrói um monstro, ele é banido ao invés de ser enviado para o Cemitério, isso já impede que os Shaddolls deem Trigger em seus efeito secundários, o que já é excelente.

Outra coisa muito relevante, caso o monstro destruído e banido seja um Monstro com Efeito FLIP, ambos os jogadores deverão revelar seus Main Decks e banir todos os monstros com o mesmo nome do monstro que foi banido, o que torna essa carta meio complicada de se usar na Mirror Match, pois cada Shaddoll tem um papel muito importante para um bom desempenho, porém, fora a Mirror Match, é uma coisa muito interessante. Vamos lembrar que ela funciona contra qualquer monstro virado para baixo, então é uma boa carta para confrontar a Fire e a Ice Hand também. 

É importante ter cautela e apenas usar essa carta caso saiba que seu oponente possui um Deck Shaddoll ou outras cartas que irão ser setadas.



Royal Command


(Continuous Trap Card)
---------------------------------------------------------------------
EfeitoNegate the activation and effects of all Flip Effects.
---------------------------------------------------------------------

Bem simples de entender, se Royal Command estiver virada para cima no campo, a ativação e o efeito de Monstro Flip Effects serão negados. Portanto, ela além de parar o FLIP, caso o monstro tenha algum tipo de efeito continuo, de ignição, trigger ou  etc. Esses efeitos também serão negados. Legal, não? Ela impede até mesmo a ativação dos efeitos Trigger dos Shaddolls no Cemitério, mesmo que eles sejam enviados do Deck ou da mão direto para lá. Royal Command não especifica um determinado lugar de atuação, sua única condição é estar virada para cima no jogo.

Todavia, também não é uma carta muito recomendada para Mirror Match por motivos óbvios.



Mind Control 

(Normal Spell Card)
---------------------------------------------------------------------
Efeito: Target 1 monster your opponent controls; until the End Phase, take control of that target, but it cannot declare an attack or be Tributed.
---------------------------------------------------------------------

Ao contrário das duas anteriores, essa carta aqui é extremamente versátil na Mirror Match. Roubar um Shaddoll do oponente e usa-lo a seu favor, servindo tanto para usufruir das habilidades FLIP deles, como também é possível constitui-los como Material de Fusion da Shaddoll Fusion, Xyz e até Synchro, isso é muito bom. 

Fora da Mirror Match, também pode ser uma carta bastante foda, apenas imagine usando isso em um Squamata, Dragon ou Beast. Roubar um Dragon por exemplo, você pode reverter seu efeito para eliminar uma possível Winda no campo do oponente. Ou garantir uma semi Graceful Charity quando em posse de um Beast. São diversas possibilidades.



Compulsory Evacuation Device 

(Normal Trap Card)
---------------------------------------------------------------------
Efeito: Target 1 monster on the field; return that target to the hand.
---------------------------------------------------------------------

É óbvio, Compulsory ajuda muito contra qualquer Flip Effect Monster. Porém, essa carta apenas atrapalha, não necessariamente aniquila o monstro tanto quanto as anteriores.

O legal de Compulsory, é ser uma das poucas staples que eliminam uma Winda com muita eficiência. É versátil, dá pra usar contra trocentos mil monstros, e tenho certeza que todo mundo sabe da importância dessa carta.





Phoenix Wing Wind Blast

(Normal Trap Card)
---------------------------------------------------------------------
Efeito: Discard 1 card, then target 1 card your opponent controls; place that target on the top of the Deck.
---------------------------------------------------------------------

Patamar semelhante ao de Compulsory, mas o legal dessa carta é a funcionalidade contra qualquer carta, não apenas monstros. Diferente da Trap anterior, ela não retorna uma carta para mão, e sim para o topo do Deck, o que pode atrapalhar mais ainda. 

Poderia ser uma carta muito poderosa para um Shaddoll, se o descarte não fosse custo, não dando Trigger neles, porém, ela cai como uma luva em Burning Abyss, por exemplo. Ainda sim, é uma carta excelente e que pode ser muito bem pensada e compensativa.



Neo-Spacian Grand Mole

(Rock/Effect - EARTH - Level 3 - ATK 900/DEF 300)
----------------------------------------------------------------------
Efeito: At the start of the Damage Step, if this card battles an opponent's monster: You can return both monsters to the hand (without damage calculation).
----------------------------------------------------------------------

Pois é, esse bicho também pode ser uma opção. O toupeira em forma de Compulsory viva, serve (também) para combater Flip Effects, porque seu efeito resolve antes que aconteça o Flip do monstro.

Dando uma olhada por cima, Grand Mole remove Winda e Construct, hein? Bom, quanto mais opções, melhor, não?





Skill Drain

(Continuous Trap Card)
---------------------------------------------------------------------
Efeito: Activate by paying 1000 Life Points. The effects of all face-up monsterson the field are negated while those monsters are face-up on the field (but their effects can still be activated).
---------------------------------------------------------------------

Uma das cartas mais chatas que existe na face da Terra (eu acho), a Skill Drain simplesmente não deixa efeito nenhum acontecer no campo. Você só precisa deixa-la virada pra cima e ver a magia acontecer.

Mas, quais os problemas dessa carta?

Afeta ambos os jogadores, isso podemos considerar um fato muito ruim para alguns determinados Decks. Fora isso, ela atinge apenas o campo, o que é bastante justo porque temos outras cartas para outras funções. E por último, não pode ser ativada na Damage Step. Esta ai três problemas, portanto, não é uma carta tão genérica quanto parece, e tem que estar virada para cima antes de atacar um Shaddoll facedown, ok?







Soul Drain

(Continuous Trap Card)
---------------------------------------------------------------------
Efeito: Activate by paying 1000 Life Points. Monsters that are banished, as well as monsters in the Graveyard, cannot activate their effects (that start a Chain).
---------------------------------------------------------------------

Essa carta é a Skill Drain dos Cemitérios e Banidos, muito boa pois para todos os efeitos dos Shaddolls que irão resolver lá. Por tabela, é uma carta que acaba agindo contra Artifacts, Hands, Mermails, Rulers e os Burning Abyss.

Se o seu Deck não depende muito de efeitos de Cemitério, é uma boa carta para se ter como opção, e o custo de ativação é quase irrelevante, assim como o da Skill Drain.



Debunk

(Counter Trap Card)
----------------------------------------------------------------------
Efeito: Negate the activation of an Effect Monster's effect that activates in the hand or Graveyard, and remove it from play.
----------------------------------------------------------------------

Essa carta foi muito foda no formato anterior, porque cuidava de uma caralhada de coisas, e creio que ainda continua sendo uma carta que possa gerar um bom proveito. 

Debunk é uma Counter Trap, isso faz uma diferença enorme. Ela nega efeitos na mão e no Cemitério, até mesmo dentro da Damage Step. Serve como forma de combate a Trap Hands, como Maxx "C", D.D. Crow e Effect Veiler que voltou a aparecer nesse formato até mesmo por causa da mudança de Errata, Flip Summons e Satellaknights. É um tipo uma carta de Side que funciona contra Side do oponente. 

Ela além de negar a ativação, remove, possivelmente anulando os monstros por completo. Era lindo usa-la contra Dragon Ruler. Na linha, ela para os Triggers dos Shaddolls e bate nos Artifacts, Hands, Mermails, Dark Worlds e etc.



Skull Meister

(Fiend/Effect - DARK - Level 4 - ATK 1700/DEF 400)
---------------------------------------------------------------------
Efeito: During either player's turn, when a card effect is activated in your opponent's Graveyard, you can send this card from your hand to the Graveyard to negate the effect.
---------------------------------------------------------------------

Uma Effect Veiler para Cemitério. Alguém já conhecia esse monstro aqui? Creio que algumas pessoas sim. Bom, esse cara é parecido, mas não é melhor do que uma Debunk, na minha opinião, mas ele pode ser a solução para aqueles Decks que não usam muitas Traps, como Lightsworn, alguns Agents e também muitos Decks com variação Chaos. Skull Meister é Dark, isso ajuda bastante, além de ser um monstro Level 4, interessante para Xyz.





------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 Dimensional Fissure (Continuous Spell Card): Any monster sent to the Graveyard is banished instead.

Macro Cosmos (Continuous Trap Card): When this card resolves: You can Special Summon 1 "Helios - The Primordial Sun" from your hand or Deck. While this card is face-up on the field, any card sent to the Graveyard is banished instead.

Banisher of the Radiance (Fairy/Effect - LIGHT - Level 3 - ATK 1600/DEF 0): Any card sent to the Graveyard is banished instead.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Temos a opção de chegar no oponente e dizer: "Não vai ter Cemitério, e se reclamar... (completem ai)". 

Bom, essas cartas provavelmente muita gente já deve conhecer, e literalmente são o inferno na Terra. A função é obrigar os jogadores (controlador e oponente) a mudar o rumo das cartas, ao invés delas irem para o Cemitério, serão todas banidas. 

Porém é claro, todavia, com certeza, que essas não funcionam em qualquer Main/Side Deck, né? Não dá pra jogar de Dark World e usa-las, da mesma forma que atrapalha muito Shaddoll, então não serve muito na Mirror Match. Mas, temos uma opção para quem se preocupa com esse fator:

Different Dimension Ground

(Normal Trap Card)
----------------------------------------------------------------------
Efeito: This turn, any monster sent to the Graveyard is removed from play instead.
----------------------------------------------------------------------

Essa carta não tem o efeito prolongando justamente por não ser continua e faz a mesma coisa que as anteriores em apenas um único turno, no caso, o turno que ela foi ativada. O que permite que um jogador de Shaddoll não tome um prejuízo, pelo menos não tão grande.

Boa para usar em resposta a Mathematician, Dark Grepher ou Armageddon Knight.

Essas quatro cartas, são basicamente muito fortes contra Lightsworn, Infernity, Artifact, Yang Zing, Burning Abyss e etc, mas imploram que o jogador tenha leitura e consciência de jogo.







Non-Fusion Area

(Continuous Trap Card)
---------------------------------------------------------------------
Efeito: Neither player can Fusion Summon.
---------------------------------------------------------------------

Uma carta muito especifica, age apenas contra Fusion impedindo que eles apareçam no jogo, o que pode ser interessante usando ela em Chain a uma Shaddoll Fusion, mas não vejo essa relevância toda contra tal arquétipo porque o mesmo por completo não morre sem esse elemento, possuindo bastante cartas que removam facilmente uma Non-Fusion Area do jogo.

Essa carta é muito interessante se usada contra um Deck que necessite de Fusion para sobreviver, como Gem-Knight. Apesar que as coisas não são bem assim, Xyz e Synchro podem suprir certas necessidades. É muito raro ver um Deck que só rode Fusion no Extra Deck.



Chthonian Polymer

(Normal Trap Card)
---------------------------------------------------------------------
Efeito: You can only activate this card when your opponent Fusion Summons a Fusion Monster. Tribute 1 monster on your side of the field to take control of that Fusion Monster.
---------------------------------------------------------------------

Outra carta bastante restrita, talvez uma Change of Heart permanente voltada para monstros Fusion. Serve? Servir, serve, mas vai depender muito que situação X aconteça.

Tem um custo de tributar um monstro no campo que pode ser bom se usado em algo que tire alguma vantagem disso sem perder tempo de nada (Burning Abyss), como também pode ser ruim, se sofrer resposta de uma Wiretap, Trap Stun e tal.





Vanity's Emptiness

(Continuous Trap Card)
---------------------------------------------------------------------
Efeito: Neither player can Special Summon monsters. Destroy this card when a card is sent from the Deck or the field to your Graveyard.
---------------------------------------------------------------------

Essa carta talvez seja uma das melhores cartas para se usar no formato. Lembra muito Royal Oppression, porém, a Oppression nega um Special Summon, já Vanity apenas impede que um Special Summon seja realizado, o resultado pode ser semelhante, mas a forma de trabalhar é diferente. 

Vanity pode ser extremamente forte quando usada em resposta alguma coisa que faça um Special, como por exemplo, a Shaddoll Fusion ou Shaddoll Falco. A partir do momento em que ela impede tal carta de resolver, ela se pagou em termos de vantagem, servindo quase como uma Solemn Warning. Não é uma carta tão simples porque exige que seja usada no momento certo por causa de sua vulnerabilidade, e a circunstancia irá pedir uma boa leitura de jogo. As pessoas usam Vanity porque sabem que essa vulnerabilidade pode ser usada em favor a si mesmas.

Muito interessante para se usar nesse formato pois temos um bom número de Decks que abusam do fator Special Summon, como Satellarknight, Burning Abyss, Shaddoll, Mermail, Lightsworn e etc.



Chain Disappearance

(Normal Trap Card)
---------------------------------------------------------------------
Efeito: When a monster(s) with 1000 or less ATK is Summoned: Banish that monster(s) with 1000 or less ATK, then your opponent banishes all cards with the same name as that card(s) from their hand and Deck.
---------------------------------------------------------------------

Essa carta é voltada especificamente para o Shaddoll Falco, Hedgehog (Sonic) e para alguns casos, o Kuribandit pode ser um motivo. São dois monstros de suma importância  Falco complica bastante a vida de quem tem que jogar contra ele, porque é o responsável por fazer certos monstros rodar no jogo. Olha o Shaddoll Beast, por exemplo, ele só flui melhor no jogo por causa do Falco, do mesma maneira que esse pássaro da uma consistência e permanência muito maior para a presença de monstros Facedown que serão "flipados" logo mais.

O Sonic serve como um buscador de quase todas as paradas, não preciso continuar falando de sua importância.

Bom, Chain Disappearance podia ser uma carta bem melhor para se usar contra Shaddoll, SE o Falco e Hedgehog entrassem em campo por Normal Summon ou Special Summon constantemente, mas não, geralmente esses bichos são setados e é muito difícil o jogar fazer Normal/Special Summon desses monstros sem um propósito bom, por essas e outras, é muito melhor usar Nobleman of Crossout. 

Talvez essa seja mais relevante não por causa dos Shaddolls, mas sim porque teremos Burning Abyss competindo também, só observar Tour Guide, Scarm, Graff, Crane Crane e Dante.



Time-Space Trap Hole

(Normal Trap Card)
---------------------------------------------------------------------
Efeito: When your opponent Special Summons a monster(s) from the hand or Extra Deck: Shuffle that monster(s) into the Deck, then you lose 1000 LP for each returned monster.
---------------------------------------------------------------------

Time-Space Trap Hole faz parte da nova coleção Duelist Alliance, justo aos Shaddolls, e com certeza é uma carta que merece um pouco de atenção por estar em um patamar semelhante a padrão de algumas cartas staples atuais.

Cartas como Torrential Tribute e Bottomless Trap Hole são fora de série, é impossível dizer que são ruins, pelo contrário, o papel delas tem sido muito importante ao redor de diversos formatos de Yu-Gi-Oh!, mas dessa vez o rendimento dessas cartas não é 100%, tudo porque destruir um Shaddoll por esses meios possa desencadear outros tipos de vantagens para o oponente. É até possível considerar em certas situações que manda os monstros do meu oponente para o Cemitério possa ser preocupante quanto observa-los em campo. Isso pode ser um exagero de minha parte, mas exista uma verdade. 

Como a El Shaddoll Winda não pode ser destruída por efeito e os Shaddolls se aproveitam do Cemitério, essas cartas podem acabar não significando nada, então outros meios de remoção podem ser usufruídos, o que é o caso de Time-Space Trap Hole, Phoenix Wing Wind Blast e Compulsory Evacuation Device. 

Essa carta possui um drawback, mas não chega a ser que nem a Soul Charge, não é porque a carta pode retornar vários monstros que eu só vou usar ela dentro dessa condição, claro que não, ela pode ser sim usada para um monstro único. Muito versátil Time-Space Trap Hole, e tem uma certa ligação com as Traptrix, o que pode se tornar uma boa opção. 






Shadow-Imprisoning Mirror

(Continuous Trap Card)
---------------------------------------------------------------------
Efeito: Negate all DARK monster effects activated on the field or in the Graveyard.
---------------------------------------------------------------------

Básica, a Skill Soul Drain dos monstros DARK. A carta é popular atualmente, e não é pra menos, né?

No OCG os jogadores viam essa carta como meio de parar apenas o Shaddoll, aqui no TCG, nós ganhamos os Burning Abyss para fazer parte desse conjunto. Não vou desconsiderar o Evilswarm, mas a Shadow-Imprisoning Mirror entra mais no Side por causa de Shaddoll e um pouco por causa dos amigos do Dante, ok? Só estou sendo realista.



Breakthrough Skill

(Normal Trap Card)
---------------------------------------------------------------------
Efeito: Target 1 face-up Effect Monster your opponent controls; negate theeffects of that opponent's face-up monster, until the end of this turn. During your turn, except the turn this card was sent to the Graveyard: You can banish this card from your Graveyard, then target 1 face-up Effect Monster your opponent controls; negate that target's effects until the end of this turn.
---------------------------------------------------------------------

Breakthrough novamente ganha uma boa referencia, a Winda. Quem acha que a essa diaba atrapalha muito levanta a mão \o/. A capacidade de reaproveitar a Trap no Cemitério é importante para o combate de Shaddolls. A Fiendish Chain não se tornou pior, claro que não, mas tem todo aquele papo de vulnerabilidade somado com Shaddoll Dragon, Sinister Shadow Games e etc. Pela lógica simples, Breakthrough Skill é bem bacana para acabar com aquele efeito desgramado da Winda.




Super Polymerization

(Quick Spell Card)
---------------------------------------------------------------------
Efeito: Discard 1 card; Fusion Summon 1 Fusion Monster from your Extra Deck, using monsters from either side of the field as Fusion Materials. Cards and effects cannot be activated in response to this card's activation.
---------------------------------------------------------------------

De certa forma, usar essa carta é sinônimo de safadeza no bom sentido, porque se aproveitar das cartas do oponente para criar vantagem para si mesmo é algo realmente sacana e inteligente. 

Nada melhor do que usar os Shaddolls do oponente para criar seus Shaddolls, né? Ai esta uma carta muito boa para Mirror Match. Não só para Mirror Match, pois as pessoas estão começando a sacar que talvez usar os Shaddolls Fusion Monsters no Extra não seja uma ideia tão ruim como uma saída em conjunto com Super Polymerization. Eu vi a pouquíssimo tempo um Spellbook de um jogador chamado Brian Scott que entrou no Top 4 de um Regional que ocorreu no Arizona (EUA) usando Super Poly no Side e uma Winda e Construct no Extra, sem mais nenhum Shaddoll! Isso é realmente muito foda, pode até ser que a ideia não de tão certo, mas é genial ainda sim. É claro que não é algo novo, já vi bastante exemplos semelhantes no passado, mas isso não tira o brilhantismo da ideia. 

Quando Shaddoll estiver com as fusões de todos os atributos lançados, acho que teremos um impacto bem maior da Super Poly, porém, devemos observar o que virá pela frente...



Retort

(Counter Trap Card)
---------------------------------------------------------------------
Efeito: When your opponent activates a Spell/Trap Card with the same name as one in your Graveyard: Negate the activation, and if you do, destroy that card. Then, you can add 1 card with that name from your Graveyard to your hand.
---------------------------------------------------------------------

Essa carta foi ideia de uma pessoinha muito bacana que eu conheci. Retort é uma boa opção para Mirror Match, pois ambos os jogadores poderão estar usando cartas semelhantes como Shaddoll Fusion, Sinister Shadow Games, Foolish Burial, Allure of Darkness, entre outras. Além de anular a carta do adversário, ela busca uma carta do seu Deck para sua mão com o mesmo nome da carta negada, isso é muito útil pois teremos muitas tendencias a Mirror Match nesse formato (assim como em qualquer outro também).



Bom galera, eu ia falar da Veiler e da Night Beam (boa contra Sinister), mas estou cansado pra caramba de escrever já, e também que não é necessário, eu creio que expus um bom repertório de cartas. Como sempre, eu digo que é importante concentração, paciência e boa leitura de jogo para que tudo de certo e vocês espanquem diversos Shaddolls por ai. Se quiserem dar mais ideias de cartas, só escrever nos comentários, fiquem a vontade. Provavelmente o próximo Deck seja Satellarknight, e eu também estou preparando um novo dois novos Decks para vocês, então fiquem no aguardo.

Muito obrigado a todos, abraço e até a próxima. 
Felipe Leonel (Kaos)

Comentários Facebook
12 Comentários

12 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelo post, está muito esclarecedor e com muito conteúdo. E pra deixar claro, já garanti meu Crossout por aqui <3 kk

Anônimo disse...

Muito bom o texto.... usar Super Poly é uma grande sacada.....

Unknown disse...

Melhor post que podia ser escrito pra estudar os shadolls. Parabens Felipe.

Anônimo disse...

muito bom cara

Ponponko disse...

Ficou bom kaos...

So lembrando da errata da royal command, que so nega os flip effects, nao mais o do grave dos shaddoolls

What if I AM a robot? disse...

Demasiadamente extenso. Desgasta o poster por passar muito tempo preparando o conteúdo, desanimando-o quanto a novas postagens - reduzindo a quantidade de novas postagens no blog, e desanima também o leitor, uma vez que a maioria das "explicações" foi bem patronizing, haja vista que são - em quase que sua totalidade - velhas cartas bastante conhecidas no cenário atual do nosso children's card game.

Entretanto, leitura visivelmente agradável, e uma divisão por tipos de efeito realmente bem montada, o post ficou digno de diversos elogios, meus parabéns!

Felipe disse...

Muito obrigado a todos galera.

@Ponpoko

A errata não esta errada, o que eu disse esta 100 correto. Royal Command nega TODOS os efeitos de um monstro FLIP.

@What if I AM a robot?

Pois é cara, meu objetivo é conseguir que o Blog traga um post a cada dia, porém, não é algo tão simples de atingir. Eu me esforço bastante, mas existente N motivos que muitas vezes atrapalham meu desempenho.

Anônimo disse...

O Ponpoko se referia a esta errata: http://yugioh.wikia.com/wiki/Card_Errata:Royal_Command

No OCG - e sua diferente mecânica dos monstros de efeito flip - a carta nega todos os efeitos dos monstros flip, tanto sua ativação, quanto efeito. Digo isso usando a Wiki como fonte.

No TCG, após a primeira errata, o texto claramente determina que são negados apenas os Flip Effects, e NÃO CREIO haver rulings oficiais disciplinando a controvérsia da carta, pesquisei um pouco em alguns forums (Pojo, DN, DuelistGroundz) e não encontrei nada além do aqui exposto.

Felipe disse...

Acho que isso responde qualquer dúvida:

https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpf1/v/t1.0-9/10622924_660933267335112_4293952293545004367_n.jpg?oh=6bd6c5275cb75acdf75b32477bd20451&oe=545B66D9&__gda__=1415976371_a60fecc79b017e390c9ec0aea67a2286

Valeu tia Konami!

Anônimo disse...

Cuidado, ainda não.
Este é apenas um e-mail de resposta da Konami. Atualmente, não ocorreu qualquer nova errata no texto da carta no TCG, por isso o julgamento a ser dado em caso de conflitos de rulings é o do seu texto e nada além.

A regra sobre a negação de todos os efeitos - que, inclusive, eu nunca vi o texto direto da carta (nem saberia lê-la, aliás, mas é que não há qualquer foto com tradução por aí) - é super recente, o que se acha na internet sobre o assunto é relacionado a NOVA RULING da carta no OCG.

Felipe disse...

Eu concordo que existem muitas dúvidas a respeito sobre tal carta. Eu reconheço a tal errata recente do OCG, porém, não se tem uma garantia que ela seja valida aqui no TCG, e o meu post é voltado para esse seguimento.

Creio que falte uma solução esclarecida sobre tal texto da carta.

Essa imagem é verifica, porém, a mesma se refere ao TCG Europeu, que se dispõe de algumas regras diferenciadas.

Para quem for participar de um torneio ou evento, sugiro seguir a regra que os juízes tomam para o determinado local, isso pode evitar conflitos.

Eu não vou mudar a errata e descrição da carta na postagem, até ter uma certeza sobre o que devemos realmente recorrer, mas é ideal estarmos atentos.

Anônimo disse...

Claro, claro, a ideia aqui não é mudar o post, é a gente aprender mesmo (falo de minha parte também, é uma carta que tem gerado uma discussão enorme na internet, e nada como um bom papo entre jogadores pra gente ir aprendendo mais sobre o joguinho que tanto gostamos).

Vamos ver como a dona Konami se posiciona.

Yu-Gi-Hoje!
Design por: Felipe Leonel - Tecnologia do Blogger
Copyright © 2015
Todos os direitos reservados
imagem-logo