domingo, 24 de agosto de 2014

Artigo de Hoje: Sem o errado, não existe o certo


Essa postagem discute alguns dos maiores erros que os jogadores cometem, interessante? Então confira!


E ai galera, tudo bom? Estou aqui para mais um artigo bacana, daqueles bem chatos de se ler. A frase da postagem de hoje é relativamente correta, porque se pararmos para pensar, não existiria a definição do certo, sem que nós tirássemos a conclusão do errado, do mesmo jeito que não pode existir o claro sem a existência do escuro. Podemos tirar exemplos de muitas coisas seguindo esse panorama. 

Mas afinal, o que isso tem a ver com o post de hoje? A minha ideia é falar sobre alguns dos maiores erros que acontece no contexto geral dos jogadores brasileiro de Yu-Gi-Oh!.

Porque necessariamente os brasileiros? Eu até poderia aumentar esse repertório se eu conhecesse mais jogadores gringos, só que não, é claro que o meu envolvimento é muito maior com jogadores daqui, o que é normal para um cidadão Brasileiro, né? Enfim, certos erros podem sim ser considerados algo "geral", mas eu duvido muito que teremos gringos lendo essa postagem (a não ser meu caros amigos portugueses, abraço pra vocês). 

Começando, todos nós somos seres humanos, e todo mundo sabe que não somos perfeitos, pelo contrário, carregamos muitos erros em nossas costas, ao mesmo tempo que somos complexos. Ninguém é igual, cada um tem sua forma de pensar e ver as coisas, porém, gostamos de definir sentido para tudo, procurar padrões e regras para se viver, e gostamos muito de julgar tudo aquilo que sai dos nossos conceitos, não é verdade? Eu como um bom humano, estarei aqui julgando esse erros que outras pessoas cometem muitas vezes fazendo a mesma coisa que eu agora.

Vou colocar vários tópico e falar sobre cada um. Esse assuntos são ligados uns aos outros, mas acho que colocar um titulo para alguns fica mais legal... então vamos lá:


Falta de conhecimento e atenção:

Eu considero a educação como a solução de grande parte dos problemas existentes nesse vida. Esse elemento esta ligado ao processo de ensinar e aprender. Quando nós passamos pela etapa de aprendizagem, nós geramos competências, habilidades, comportamentos, valores e conhecimentos que vão nos seguir pela vida inteira. Todavia, cada pessoa percorre por esse processo de forma diferente, e é claro que o nível de conhecimento das pessoas se diferem. Se eu, que sou uma pessoa "normal", aprendi a jogar Yu-Gi-Oh!, eu entendo que qualquer outra pessoa "normal" também pode, basta apenas passar por um processo de aprendizagem semelhante ou até melhor, tudo depende da capacidade, coisa que acredito existir em todo mundo. 

Ninguém nasce sabendo tudo sobre Yu-Gi-Oh!, e diferente de outras coisas, dificilmente teremos alguém que irá nos ensinar a jogar e a conhecer grande parte das coisas relacionadas. Certamente, somos nós mesmo que temos que ir em busca de aprender, porque depender de terceiros é a pior coisa, até porque não existe algum comprovante que diga que tal pessoa sabe realmente como jogar Yu-Gi-Oh!. 

Eu mesmo sou um exemplo disso, eu fico aqui falando sobre meios e formas de jogar, mas eu nunca ganhei nada relevante em cima das minhas teorias (já que eu sou um mendigo), diferente do Paulo PRRJ (melhor exemplo nacional) e outro jogadores mais conhecidos por ai, que possuem conquistas de torneios como prova de seus conhecimentos e habilidades. A minha intuição é compartilhar o meu conhecimento com vocês, pode não ser (um conhecimento) digno no final das contas, mas eu sei que sou uma pessoa que esta em sempre em busca de informações e conhecimentos que talvez possam ter alguma credibilidade. As pessoas me perguntam: "Como você saber de tudo isso?". A resposta é: "Eu estudo, filhote". 

Eu vou atrás disso tudo. Se eu sei certas regras, é porque eu procurei conhece-las. Se eu sei falar sobre o Metagame, é porque eu fui atrás de me informar, ver e jogar. Se eu sei jogar, é porque eu fui atrás de saber. Eu não tive nenhuma pessoa me mostrando o norte, e acharia muito legal se tivesse conhecido pessoas que fizeram o que eu estou fazendo hoje. Esses Blogs, Vlogs, Páginas e Grupos de Yu-Gi-Oh! são demais, a ideia de compartilhar informações é muito boa e ajuda muito o cenário do jogo por completo. Quando eu comecei a jogar, não existia o Facebook e nem tantos Blogs como hoje, e isso torna o processo de conhecimento muito mais fácil do que alguns anos atras. Eu mesmo consigo tirar coisas novas constantemente graças ao nível de informação atual que existe na internet. 

Só que mesmo com essa quantidade maior de tudo, eu sinto que os jogadores brasileiros estão em processo lento de evolução, e isso se da porque as cartas são caras, como eu disse na postagem anterior, e também porque as pessoas comentem erros idiotas. É ridículo como consegue montam seus Decks mas não sabem nem mesmo o que suas próprias cartas fazem. As vezes é por falta de leitura das cartas, ou das regras, e tem vezes que é por falta de leitura das duas coisas. A leitura e a compreensão da mesma é a solução para acabar com problemas estúpidos que acontecem frequentemente. A leitura faz parte do processo de aprendizagem que foi dito anteriormente, e é extremamente importante. Se você leu a carta, e não entendeu, leia mais uma vez, se não entender, leia até conseguir, nem que precise ler 100 vezes, mas leia. 

Na minha opinião, para uma pessoa jogar Yu-Gi-Oh!, um dos requisitos mínimos deveria ser o entendimento do Livro de Regras, o que não é nenhum pouco complicado e ele existe na internet. Se não achar, não tem problema, temos outros sites, como a Yu-Gi-Oh! Wikia que possui as regras em páginas separadas. E sim, são confiáveis, porque temos administradores e leitores que estão constantemente revisando os conteúdos recentemente lançados e editados (eu já fiz parte da redação de uma Wikia sobre Marvel Comics em PT a um tempo atras, mas foi cancelada, e até mesmo já revisei alguns conteúdos na Wikipédia sobre o mesmo assunto), o máximo que pode acontecer é da informação estar desatualizada. É necessário buscar várias fontes para conhecer regras. 

Nas cartas de Yu-Gi-Oh!, existem muitos sinais e termos que se repetem, o que facilita bastante a compreensão. É importante que as pessoas saibam se familiarizar com esses clichês e palavras chaves como "discard", "send", "destroy", "draw", "search", "return", "excavate" e etc. 

Existem fóruns de discussões e compartilhamento de informações que ajudam muito. Pode ter certeza que grande parte das suas dúvidas não são inéditas, outras pessoas também tiveram problemas iguais e até mesmo passaram por mesmas situações ou semelhantes. Esses fóruns servem para resolver essas dúvidas, e isso pode ser uma ajudar em tanto. O maior e melhor deles é o Pojo, porém é americano e tudo lá é em inglês. Aqui na Yu-Gi-Hoje!, eu disponibilizei o acesso a um Ask que tem como objetivo tirar dúvidas e resolver questões apenas sobre Yu-Gi-Oh!, assim como também faço postagens com o foco em mostrar visões e tiro dúvidas das pessoas que me procuram, acho super bacana a iniciativa de me perguntarem e tenho o maior prazer de ajudar com o que for possível. A vezes, eu mesmo vou atras de alguém que conheça tal Deck mais que eu para ver se ele concorda com o que estou querendo transmitir. 

O importante é nós jogadores irmos em busca de aprender e não ficarmos esperando que alguém pegue em nossa mão e ensine tudo. Não vou dizer que construir um Deck sem conhecer as cartas seja algo totalmente ruim, porque no final você vai acabar sabendo o que elas fazem no método da discussão/briga em plena partida, porque com certeza cagadas irão acontecer e isso vai resultar em trabalho pra os juízes e administradores, esse processo eu chamo de "aprender apanhando", o ideal mesmo é pelo menos entendendo o Livro de Regras, seu próprio Deck de cabo a rabo, e o que rola na Banlist, no minimo.

Com relação a falta de atenção, isso é algo que esta sujeito a acontecer com qualquer um, é normal esquecer de algum detalhe ou deixar passar alguma situação. Pode ser ruim, como também pode significar nada, depende muito do contexto. O certo é estar atento ao jogo, criar concentração e não deixar nada passar. Um jogador concentrado e que entende tudo que faz com boa leitura de jogo (conhecimento), tem grande probabilidade de conseguir ter sucesso em seus jogos.


Misturar realidade com fantasia:

Yu-Gi-Oh! além de ser um Card Game, também é um Anime e possui mangá acompanhante, isso tudo transforma a coisa muito mais ampla, o que é bem legal, porque agrada mais de um tipo de publico.

Podemos separar o Card Game como uma vertente e o Anime/Mangá como outra, e as duas coisas são muito distintas, mas uma ajuda a promover a outra. O problema das pessoas não esta em gostar de assistir/ler o Anime/Mangá ou apenas jogar o Card Game, o verdade erro acontece quando as pessoas não sabem distinguir as diferenças de ambos.

Não existe problema em transformar o Card Game em uma fantasia, cada um joga do jeito que gosta de jogar, mas na minha opinião, esse lado "teatral" pode ser deixado para ser usado com pessoas que também querem levar o jogo para esse ponto. Não existe a necessidade de jogar com todo mundo achando que é o Yami Yugi ou Seto Kaiba, porque nem todos levam o jogo dessa mesma forma, é muito importante reconhecer e saber brincar ou jogar sério na hora certa.

Se você quer se divertir desse jeito, não tem problema, junta uma galera que joga dessa maneira e façam bom proveito e sejam felizes. Não pense que todo mundo tem agir do mesmo jeito que você, todos nós somos diferentes um do outro.


Intolerância, falta de paciência, pilantragem e preconceito: 

Continuando o tema de discussão do tópico anterior, como cada um possui uma educação e personalidade diferente, nós devemos saber tolerar esse fatos. Eu acho muito errado as pessoas saírem discutindo por causa de gostos e opiniões, e eu vejo isso na internet direto, seja em grupos, seja em Blogs, plataformas onlines e fóruns, na internet é muito fácil sair confrontando tudo e todos, né? Opinião é que nem bunda, cada pessoa tem a sua!

Muito engraçado essas pessoas que expõe opiniões na net e tentam defende-la com unhas e dentes como se fosse o dono da verdade, o senhor do universo. Os caras até fazem "torcidas organizadas", coisa ridícula não saber compreender que cada um pode pensar do seu jeito. Esses dias eu vi um tópico enorme de discussão de pessoas se ofendendo por causa de uma parada boba do tipo "Metagame x Forfun". Foda-se, ninguém é obrigado a jogar da mesma forma, nós devemos respeitar e não agir igual a crianças imbecis. Se o cara gosta de jogar o forfun dele, foda-se, ele que deve cuida da vida dele da forma que ele achar melhor. O mesmo vale pro cara que joga Metagame. Essas discussões não gera quase nada positivo na maioria das vezes, é quase um "mais do mesmo", as pessoas são fúteis, gostam de buscar provocações pra nada. A comunidade de pessoas que jogam Yu-Gi-Oh! aqui no Brasil nem é tão grande e os caras ainda teimam em ficar brigando e criando tempestade em copo d'água.

Outra coisa. Se você esta no Dueling Network, por exemplo, e estiver jogando contra uma pessoa que comete erros relacionado a regras, não precisa se estressar, sair xingando Deus e o mundo, ou fugir do jogo sem pensar só por causa dos erros impostos, não é assim que você vai ajudar o jogo a evoluir, ok? Se você faz isso, você na verdade é um babaca, beleza? Fazer isso é infantilidade, não custa nada tentar explicar a situação, você não vai morrer se parar um pouco do seu tempo pra fazer algo que ajude as pessoas transmitindo o seu conhecimento. O mesmo vale quando jogamos na vida real, apesar que nesse lado as pessoas conseguem "respeitar" mais, o que é bacana. Paciência é um bem precioso.

Eu gostaria muito também que as pessoas entendessem melhor que Yu-Gi-Oh! é praticamente um jogo de ação e reação. Pra cada ação que você faz, seu oponente pode ter sim uma reação (resposta). Não seja apressado, ou jogador relâmpago, aquele que joga achando que esta em qualificatória de Formula 1. Isso vale muito mais para o Dueling Network, lá tem muito retardado que joga assim, ativa as cartas e nem espera nada. Se você não tiver o reconhecimento de que seu oponente não possui nenhum tipo de resposta, por favor, seja cauteloso e jogue respeitando a prioridade que seu oponente possui para criar reações. Cada jogador deve reconhecer seu TEMPO de Ação e Reação, isso sim.

Outra coisa. É necessário estar atento, pois existem muitos jogadores pilantras por ai, que se aproveitam da falta de conhecimento do adversário para criar situações favoráveis em jogo, as vezes até inventando coisas irreais, o que eu já vi acontecer muito. De acordo com um cara que eu conheci um tempo atras, ele dizia que "roubar faz parte, e isso é só uma punição para aqueles não manjam", o que chega a ser um fato na mentalidade de muitos jogadores, por isso, muitas pessoas não veem problemas em fazer coisa erradas, pois julgam que a falta de conhecimento não seja um problema relacionado a si próprias, e sim do adversário, então eles (adversários) que "se dane". Tem muito cara que gosta de jogar em cima dos erros e distrações do oponente, é por isso que eu digo que é bom estar concentrado e informado para não cair em armadilhas psicológicas.

Eu acho que esses aproveitadores são mesquinhos em grande parte, e tem muito cara de nome (nacional e internacional) que faz isso, até mesmo porque sabe que tem tal nome a zelar dentro do jogo, só não vou citar nomes de ninguém para não parecer que eu esteja querendo atingir a moral de alguém, longe disso, mas eu já vi e li a respeito.

Por último, eu gostaria de pedir para que todos fossem mais conscientes e parassem com esse preconceito alheio que existe com relação as pessoas que jogam Yu-Gi-Oh! apenas como um passatempo (forfun), com as pessoas que gostam do anime/mangá, com as pessoas que gostam da vertente competitiva do jogo, com as pessoas que jogam apenas online, com as pessoas que não tem ainda conhecimento considerável e até mesmo com os conteúdos compartilhados por pessoas de nossa nação que só querem ajudar a melhorar o horizonte do Yu-Gi-Oh! Nacional. Sim, existem pessoas (brasileiras) que discriminam Blogs, Vlogs, Fóruns, Páginas e Grupos, só porque é "BR" e acham que "BR não presta", mas esse tipo de pessoa que na verdade não "presta", porque não sabe valorizar o que temos, por isso deixamos de crescer mais do que poderíamos.

Eu sei que eu sou um estupido também, no final não vai adiantar nada eu ter feito tudo isso, mas a esperando fica e que esse texto todo não passe 100% em vão. É claro que eu não citei todos os erros, tem muito mais, mas eu estarei discutindo outros temas em futuras postagens, aguardem.

Alguns pontos podem ser considerados como indiretas, mas se chega a acontecer, é porque eu não estou errado, beleza? Só parar pra pensar. Mas também não serve pra geral, e se você for um cara consciente que não se incluí dentro disso, meu parabéns cara, você é uma pessoa que "vence na vida" até então.

Muito obrigado a todos, abraço e até a próxima.
Felipe Leonel (Kaos)
Comentários Facebook
2 Comentários

2 comentários:

Anônimo disse...

Um monólogo infinito, imerso no subjetivismo, senso comum e juizo de valor etnocêntrico. Como se os jogadores aqui moralmente corretos (leia-se "joguem como acredito que devam jogar") fossem animaizinhos indefesos em extinção perto da grande massa predadora e sanguinária que é o alheio.

Parece que foi solicitação de alguma psicóloga dos famigerados filmes norte-americanos e sua mania de diários para os pacientes. Enfim.

Anônimo disse...

^
^
Porthos que comentou isso aí em cima. Gostei do texto, falou algumas verdades

Yu-Gi-Hoje!
Design por: Felipe Leonel - Tecnologia do Blogger
Copyright © 2015
Todos os direitos reservados
imagem-logo