sábado, 30 de agosto de 2014

Tips to Rogue - Scrap Yang Zing


O que da misturar sucata com dragões cósmicos?



E ai galera, bom? Esse post é dedicado a um de nossos leitores que fez um pedido para que elaborássemos um Deck Yang Zing com união dos Scraps. Pois bem, eu preparei um Deck que penso ter ficado bem legal e vou explicar algumas coisas bem relevantes. Começando por..



Yang Zing, conhecido também como Dracomet ou Cosmic Dragon no OCG, é um dos arquétipos da primeira coleção da Série 9, a Duelist Alliance. Os monstros propõe um estilo de jogo muito parecido com o dos Gustos, quando um morre, outro surge no lugar, porém, a diferença básica dos Yang Zing esta no fato de apresentarem um padrão de efeito, seguindo uma mesma linha de funcionamento:

"When this card you control is destroyed by battle or card effect and sent to your Graveyard: You can Special Summon 1 "Yang Zing" monster from your Deck in ... Position, except "... , ... of the Yang Zing"."

Os único monstros com uma pequena diferença são Chiwen, Baxia e o recente Yazi. Chiwen não especifica posição. Yazi faz Special Summon de qualquer Wyrm do Deck, não necessariamente um Yang Zing. E Baxia não possui esse efeito.

Outra característica desse arquétipo esta nesse linha:

"Once per turn, during your opponent's Main Phase or Battle Phase, you can: Immediately after this effect resolves, Synchro Summon 1 Synchro Monster using only "Yang Zing" monsters you control (this is a Quick Effect)."

Pois é, isso possibilita o Synchro Summon no turno do oponente, semelhante ao que o Formula Synchron  e a T.G. Wonder Magician fazem. Em via de padrão, este efeito esta presente apenas nos Yang Zings que não são Tuners e nem Synchros (óbvio). 

Eu considero bem maneiro eles concederem essa opção, porque em certas situações isso pode gerar uma vantagem ótima para o jogador. Exemplo mais idiota: Oponente setou quatro cartas, então no final da Main Phase você faz um Synchro Summon do Black Rose Dragon. Pronto, isso já desbancou um bom repertório de recursos do seu oponente.

É claro que as coisas não funcionam exatamente dessa determinada maneira, né? Os monstros Yang Zing não são tão acelerados para gerar situações assim com tanta facilidade, pelo contrário, eu acho que estamos diante de um arquétipo bem lento, que em constantes momento depende muito das ações do oponente para que determinadas coisas aconteçam. Creio que seja a grande diferença potencial de Yang Zing para Satellarknight e Shaddoll.

Bom, não vou explicar muito mais que isso, porque eu ainda pretendo criar outras postagens falando sobre Yang Zing, incluindo capaz artigo Falando sobre Metagame e um Deck de Hoje para aqueles que gostam de uma explicação mais ampla. Continuando...



Não sei se vocês lembram de uma postagem que eu fiz a um tempo atras, que retratava um Deck de Hoje totalmente em cima da temática, para quem chegou a ver, eu digo que desde daquela época, com o lançamento do Primal Origin, jogar de Scrap ainda segue o mesmo, só muda a adaptação para o Meta de hoje, o que não é complicado de se imaginar. Para quem não leu, sugiro da uma visualizada, pode ajudar bastante no conhecimento e raciocínio (clique aqui).

Bom, Scrap continua sendo aquele mesmo Deck que não enxerga a destruição massiva ou individual como um fim, e sim como um caminho para a reconstituição. Ao mesmo tempo que o arquétipo apresente fragilidade, ele consegue tirar vantagens disso, e assim, impõe uma reconstituição e irá gerar resultados bem devastadores quando seus monstros impactantes entram em jogo (Synchro Monsters). Com a chegada de Scrap Factory e Supply Squad, essa ideia se elevou mais ainda, deixando o arquétipo com uma tonalidade muito mais competitiva, o que é muito legal.

É claro que a mudança não propiciou um lugar no Tier 1 ou 2, e nem sei se devo considerar no Tier 3, talvez não, o arquétipo precisaria de mais algumas coisas para chegar a esse ponto, entretanto, suportes nunca são ruins, e com certeza, Scrap Factory fez uma diferença enorme, removendo o arquétipo do limbo.

Depois dessas pequenas apresentações, vamos ao que interessa para essa postagem...




Aqui esta a lista que eu preparei:

Main DeckExtra Deck
Monstros [16]:
[2] Bi'an, Earth of the Yang Zing
[2] Chiwen, Light of the Yang Zing
[3] Scrap Beast
[2] Scrap Chimera
[1] Scrap Golem
[1] Scrap Kong
[1] Scrap Orthros
[1] Scrap Shark
[3] Suanni, Fire of the Yang Zing 

Mágicas [14]:
[1] Dark Hole
[1] Foolish Burial
[1] Mind Control
[2] Pot of Duality
[2] Scrap Factory
[3] Scrapstorm
[3] Supply Squad
[1] Terraforming

Armadilhas [10]:
[1] Bottomless Trap Hole
[2] Breakthrough Skill
[2] Call of the Haunted
[1] Solemn Warning
[1] Torrential Tribute
[2] Yang Zing Creation

Cartas: 40
Extra Deck [15]:
[1] Armades, Keeper of Boundaries
[2] Baxia, Brightness of Yang Zing
[1] Black Rose Dragon
[1] Goyo Guardian
[1] Leo, Keeper of the Sacred Tree
[2] Scrap Dragon
[1] Scrap Twin Dragon
[1] Star Eater
[1] Stardust Dragon
[1] Underworld Fighter Balgmung
[1] Castel, the Skyblaster Musketeer
[1] Evilswarm Exciton Knight
[1] Number 101: Silent Honor ARK


Extra Deck de acordo com a necessidade e gosto.



Qual a sinergia entre Yang Zing e Scrap? Pensando pelo Main Deck, pra ser sincero, a única sinergia que eu encontrei foi a união do Scrap Beast com Suanni para o Synchro Summon tanto do Baxia quanto do Scrap Dragon hahaha. Também temos a capacidade de gerar outros Synchro Monsters genéricos quando misturamos os monstros do Main, e eu não considero isso uma sinergia, pelo menos não tanto assim...

O maior elo entre essas duas vertentes fica para os momentos em que agimos com o Scrap Dragon ou Scrap Twin Dragon, usando seus efeitos para eliminar cartas do oponente e ao mesmo tempo interagir com o Trigger bacana dos Yang Zings. Os Yang Zings podem ser considerados um combustível quase "eterno" para os Scrap Synchro Monsters, e podemos aproveitar disso para criar vantagens com Yang Zing Creation e Chiwen.

Alias, Creation e Factory são cartas que funcionam de uma forma bem semelhante, dando Trigger quando um Scrap/Yang Zing é destruído (por efeito), a diferença é que Factory perde o tempo de ativação, já Creation não. As cartas de destruição em massa, como Torrential Tribute e Dark Hole, podem ser meios para usufruir de ambas, ao mesmo tempo, mas nunca se esqueça Factory deve ser a primeira coisa a resolver dentro de uma Chain, para que de tudo certo, ok?

A combinação entre os dois arquétipos é bastante singela, porém, eu optei por usar cartas que funcionem muito bem para ambos os casos, como Supply Squad, Foolish Burial e Call of the Haunted. Alias, Call of the Haunted é uma carta que eu considero muito boa para ambos os casos, sendo muito versátil aqui dentro.

Bom, o Deck em si tem boas cartas de busca e de compra, o que facilita bastante rodar ambas as duas estratégias, mas creio que não exista um forma de criar combos sem o uso dos Scraps/Yang Zings Synchro Monsters,  então é importante focar bastante em traze-los a campo.

Então pessoal, eu sugiro que quem estiver curioso, monte o Deck, é muito legal a ideia, e assim vocês poderão entender a estrutura muito melhor. O Tips to Rogue tem como objetivo apenas trazer algumas ideias e dicas do que vocês podem fazer com um determinado tipo de Deck, e eu espero que vocês tenham gostado do conceito apresentado aqui hoje. Quem tiver mais sugestões inusitadas, podem comentar ai, que tanto eu, quanto o Marcio, poderemos estar atendendo ao pedido com toda dedicação.

Vale lembrar que estarei trazendo a postagem sobre Satellarknight semana que vem, e um Deck bem bacana também.

Para encerrar, vou deixar um vídeo do Canal YGOPRO OTKs que demonstra algumas jogadas que são possíveis criar com essa união:


Muito obrigado a todos, abraços e até mais.
Felipe Leonel (Kaos)
Comentários Facebook
0 Comentários

Nenhum comentário:

Yu-Gi-Hoje!
Design por: Felipe Leonel - Tecnologia do Blogger
Copyright © 2015
Todos os direitos reservados
imagem-logo