3x Gene-Warped Warwolf
3x Vorse Raider
3x Brotherhood of the Fire Fist - Bear
2x Brotherhood of the Fire Fist - Dragon
3x Brotherhood of the Fire Fist - Gorilla
2x Rescue Rabbit
1x Sangan
2x Tour Guide From the Underwolrd
Spells: 13
1x Dark Hole
3x Fire Formation - Tenki
2x Fire Formation - Tensu
2x Forbidden Lance
1x Heavy Storm
1x Monster Reborn
3x Mystical Space Typhoon
Traps: 9
2x Bottomless Trap Hole
2x Fire Formation - Tensen
1x Solemn Judgment
2x Solemn Warning
2x Torrential Tribute
Extra Deck: 15
1x Abyss Dweller
2x Brotherhood of the Fire Fist - Tiger King
1x Diamond Dire Wolf
1x Gagaga Cowboy
1x Gem-Knight Pearl
1x Leviair the Sea Dragon
1x Maestroke the Symphony Djinn
1x Number 16: Shock Master
1x Number 17: Leviathan Dragon
1x Number 20: Giga-Brilliant
1x Number 39: Utopia
1x Number 50: Blackship of Corn
1x Steelswarm Roach
1x Wind-Up Zenmaines
Side Deck: 15
2x Effect Veiler
2x Maxx "C"
1x Neo-Spacian Grand Mole
2x Thunder King Rai-Oh
2x Dimensional Fissure
2x Compulsory Evacuation Device
2x Deck Devastation Virus
2x Soul Drain
Uma Build Fire Fist irá funcionar de forma linear, parando o oponente por meio de Traps, usando suas Spells que garantem +1 e usando dos monstros para Stun. Bear irá trazer uma Fire Formation para o seu campo quando aplicar dano ao oponente, e por tributar uma Fire Formation ele irá destruir um monstro oponente. Já Gorilla é um paralelo, irá trazer uma Fire Formation para o seu campo quando destruir um monstro oponente, e por tributar uma Fire Formation ele irá destruir uma mágica ou armadilha do campo oponente.
Essa dupla sozinha já poderia te garantir umas boas vitórias, mas Dragon completa o trio de monstros super úteis dos Fire Fists. Por tributar duas Firedances você ganha um Fire Fist do seu Cemitério, o que permite que você faça mais Xyz. Como uma cereja no bolo, Rescue Rabbit e Tour Guide From the Underworld são duas Toolbox de Xyz e que tornam o deck uma ameaça a basicamente tudo no Metagame atual.
É muito difícil impedir o usuário Fire Fist de fazer o que ele quer. Se você decidir não jogar muitos cards no campo, pode tomar um Gorilla ou Bear e perder vantagem no duelo. Se você é o próprio usuário do deck, tenha atenção às brechas que seu oponente deixar e faça suas jogadas partindo disso, não tente atravessar uma barreira de Traps. Abuse dela.
Fire Formation - Tenki é o que faz o deck funcionar como um ciclo: Buscando qualquer Beast-Warrior Nível 4 ou menor do seu deck, além de dar +100 de ATK a todos os seus Beast-Warrior, duas ativações com sucesso e o campo foi conquistado pela sua parte ou do oponente. Fire Formation - Tensu é normalmente usada apenas uma, porém nesse deck os Beast-Warriors que não tem efeito podem irritar na mão, então duas é uma boa forma de colocá-los no campo para Beatdown em parceria com os monstros Fire Fist. O resto das Spells são utilitárias, usadas em quase todo deck, ainda mais decks que possuem Rescue Rabbit.
Fire Formation - Tenken permite que seu Tiger King enfrente até monstros de 3000 ATK sem medo já que além dos 700 de bônus ao alvo pelo efeito, mais 300 serão adicionados a todos os Beast-Warrior pelo efeito dela enquanto ela permanece no campo. O resto das Traps são defensivas que te ajudam a dizimar o oponente e terminar o controle do campo para a finalização do jogo.
Falando um pouco sobre Metagame, Macro Rabbit não é uma grande ameaça a esse deck já que as Macros param apenas os Dragons e dão ainda mais alvos ao Leviair. O próprio deck usa a dupla Rabbit Guide, e no Game 2 Deck Devastation Virus, que é usada no Vorse Raider sob Fire Formation - Tenki deve deixar que você leve um 2-0 fácil, numa situação hipotética perfeita. Se você é o usuário Macro Rabbit, recomendo que na partida contra os Fire Fists use seu Laggia principalmente nas Tenkis, e cuidado com os Bears principalmente.
Outro deck que está bastante popular nos torneios de grande porte, o Mermail Atlantean pode ser mais rápido que você e te dar um OTK, ou ser mais lento que você e dar tempo para que Bears, Gorillas e Rabbits conquistem o campo lentamente. Ao usar o deck Water contra o Fire, procure terminar o incêndio o mais rápido possível com os efeitos dos Atlanteans. Deep Sea Diva é sua melhor amiga nessa Match.
O deck que fecha a tríade de Metagame atual, Wind-Up, é o deck que sempre pode vencer com Magician+Shark ou Rabbit+Factory, mas qualquer deck perde pra W-U nessas situações mesmo. Deck Devastation Virus pode novamente vencer o jogo para o Fire Fist, mas o Game 1 é bastante difícil.
Agora que sabemos um pouco sobre o Deck e sua funcionalidade no Metagame, vamos aprender a combatê-lo.
Overworked é uma boa opção para fazer isso, já que pode destruir todos os Beast-Warriors numa tacada só se houver uma Fire Formation no campo. Não entendeu nada? Vamos descomplicar apresentando a Overworked para quem não conhece:
Ou seja, funcionando como uma Dark Hole especial para Fire Fist, Overworked pode limpar o caminho para suas jogadas seja qual deck você esteja usando. Se está tendo problemas contra o deck FF, Overworked pode te dar uma vantagem interessante.
Outros cards que podem funcionar muito bem no Side contra Fire Fist são cards que impeçam a resolução das Fire Formations: Mystical Space Typhoon e Dust Tornado funcionam com as Fire Formations da mesma forma que com Abyss-Sphere, impedindo a resolução e parando os efeitos. Uma outra opção, se seu deck tem problemas contra Fire Fist e não possui Bottomless Trap Hole de Main, é usá-las no Side Deck para remover os Fire Fists e forçar eles a fazer uma jogada com Leviair para atrasar alguns turnos de jogo do adversário, para que você consiga montar a sua vantagem.
Finalizando, o Deck Fire Fist é realmente um competidor de alto nível no Metagame, e é bom se preparar para derrotá-los ou unir-se a eles!
Pergunta do Artigo:
Fire Fists tem chance no YCS Miami que se aproxima assim como nos próximos eventos de grande porte? Responda nos comentários!