domingo, 3 de fevereiro de 2013

Os poderes dos Fire Fists!

Saudações, Duelistas do Brasil.


A nova expansão do Yu-Gi-Oh! Trading Card Game, Cosmo Blazer, chegou ao jogo e com ele um dos grandes competidores para o novo Meta. A Irmandade do Punho de Fogo quer que você una-se a ela, ou aprenda a combatê-la!




Antes de começarmos com a Build costumeira, importante dizer que os Fire Fist Level 3 não são utilizados no Metagame. Os Levels 4 que realmente vão nas Builds competitivas principalmente pelo fato de Tiger King ser Rank 4 e sendo ele o melhor Xyz Fire Fist, o óbvio seria focar nele e nos Level 4.

Agora, como o deck funciona no TCG se aqui nós não temos Enthusiastic Beastman Wolfberk? Nós temos um outro aliado, que sempre está atrapalhando a vida de alguém aqui no TCG. O Coelho, né?


Shoryuken! Fire Fist Rabbit - 40 Cards



Monsters: 19

3x Gene-Warped Warwolf
3x Vorse Raider
3x Brotherhood of the Fire Fist - Bear
2x Brotherhood of the Fire Fist - Dragon
3x Brotherhood of the Fire Fist - Gorilla
2x Rescue Rabbit
1x Sangan
2x Tour Guide From the Underwolrd

Spells: 13

1x Dark Hole
3x Fire Formation - Tenki
2x Fire Formation - Tensu
2x Forbidden Lance
1x Heavy Storm
1x Monster Reborn
3x Mystical Space Typhoon

Traps: 9

2x Bottomless Trap Hole
2x Fire Formation - Tensen
1x Solemn Judgment
2x Solemn Warning
2x Torrential Tribute

Extra Deck: 15

1x Abyss Dweller
2x Brotherhood of the Fire Fist - Tiger King
1x Diamond Dire Wolf
1x Gagaga Cowboy
1x Gem-Knight Pearl
1x Leviair the Sea Dragon
1x Maestroke the Symphony Djinn
1x Number 16: Shock Master
1x Number 17: Leviathan Dragon
1x Number 20: Giga-Brilliant
1x Number 39: Utopia
1x Number 50: Blackship of Corn
1x Steelswarm Roach
1x Wind-Up Zenmaines

Side Deck: 15

2x Effect Veiler
2x Maxx "C"
1x Neo-Spacian Grand Mole
2x Thunder King Rai-Oh
2x Dimensional Fissure
2x Compulsory Evacuation Device
2x Deck Devastation Virus
2x Soul Drain


Uma Build Fire Fist irá funcionar de forma linear, parando o oponente por meio de Traps, usando suas Spells que garantem +1 e usando dos monstros para Stun. Bear irá trazer uma Fire Formation para o seu campo quando aplicar dano ao oponente, e por tributar uma Fire Formation ele irá destruir um monstro oponente. Já Gorilla é um paralelo, irá trazer uma Fire Formation para o seu campo quando destruir um monstro oponente, e por tributar uma Fire Formation ele irá destruir uma mágica ou armadilha do campo oponente.

Essa dupla sozinha já poderia te garantir umas boas vitórias, mas Dragon completa o trio de monstros super úteis dos Fire Fists. Por tributar duas Firedances você ganha um Fire Fist do seu Cemitério, o que permite que você faça mais Xyz. Como uma cereja no bolo, Rescue Rabbit e Tour Guide From the Underworld  são duas Toolbox de Xyz e que tornam o deck uma ameaça a basicamente tudo no Metagame atual.

É muito difícil impedir o usuário Fire Fist de fazer o que ele quer. Se você decidir não jogar muitos cards no campo, pode tomar um Gorilla ou Bear e perder vantagem no duelo. Se você é o próprio usuário do deck, tenha atenção às brechas que seu oponente deixar e faça suas jogadas partindo disso, não tente atravessar uma barreira de Traps. Abuse dela.

Fire Formation - Tenki é o que faz o deck funcionar como um ciclo: Buscando qualquer Beast-Warrior Nível 4 ou menor do seu deck, além de dar +100 de ATK a todos os seus Beast-Warrior, duas ativações com sucesso e o campo foi conquistado pela sua parte ou do oponente. Fire Formation - Tensu é normalmente usada apenas uma, porém nesse deck os Beast-Warriors que não tem efeito podem irritar na mão, então duas é uma boa forma de colocá-los no campo para Beatdown em parceria com os monstros Fire Fist. O resto das Spells são utilitárias, usadas em quase todo deck, ainda mais decks que possuem Rescue Rabbit.

Fire Formation - Tenken permite que seu Tiger King enfrente até monstros de 3000 ATK sem medo já que além dos 700 de bônus ao alvo pelo efeito, mais 300 serão adicionados a todos os Beast-Warrior pelo efeito dela enquanto ela permanece no campo. O resto das Traps são defensivas que te ajudam a dizimar o oponente e terminar o controle do campo para a finalização do jogo.

Falando um pouco sobre Metagame, Macro Rabbit não é uma grande ameaça a esse deck já que as Macros param apenas os Dragons e dão ainda mais alvos ao Leviair. O próprio deck usa a dupla Rabbit Guide, e no Game 2 Deck Devastation Virus, que é usada no Vorse Raider sob Fire Formation - Tenki deve deixar que você leve um 2-0 fácil, numa situação hipotética perfeita. Se você é o usuário Macro Rabbit, recomendo que na partida contra os Fire Fists use seu Laggia principalmente nas Tenkis, e cuidado com os Bears principalmente.

Outro deck que está bastante popular nos torneios de grande porte, o Mermail Atlantean pode ser mais rápido que você e te dar um OTK, ou ser mais lento que você e dar tempo para que Bears, Gorillas e Rabbits conquistem o campo lentamente. Ao usar o deck Water contra o Fire, procure terminar o incêndio o mais rápido possível com os efeitos dos Atlanteans. Deep Sea Diva é sua melhor amiga nessa Match.

O deck que fecha a tríade de Metagame atual, Wind-Up, é o deck que sempre pode vencer com Magician+Shark ou Rabbit+Factory, mas qualquer deck perde pra W-U nessas situações mesmo. Deck Devastation Virus pode novamente vencer o jogo para o Fire Fist, mas o Game 1 é bastante difícil.

Agora que sabemos um pouco sobre o Deck e sua funcionalidade no Metagame, vamos aprender a combatê-lo.

Overworked é uma boa opção para fazer isso, já que pode destruir todos os Beast-Warriors numa tacada só se houver uma Fire Formation no campo. Não entendeu nada? Vamos descomplicar apresentando a Overworked para quem não conhece:



Destroy each monster whose ATK is higher than its original ATK.

Destrua cada monstro cujo ATK é maior que seu ATK original.

Ou seja, funcionando como uma Dark Hole especial para Fire Fist, Overworked pode limpar o caminho para suas jogadas seja qual deck você esteja usando. Se está tendo problemas contra o deck FF, Overworked pode te dar uma vantagem interessante.

Outros cards que podem funcionar muito bem no Side contra Fire Fist são cards que impeçam a resolução das Fire Formations: Mystical Space Typhoon e Dust Tornado funcionam com as Fire Formations da mesma forma que com Abyss-Sphere, impedindo a resolução e parando os efeitos. Uma outra opção, se seu deck tem problemas contra Fire Fist e não possui Bottomless Trap Hole de Main, é usá-las no Side Deck para remover os Fire Fists e forçar eles a fazer uma jogada com Leviair para atrasar alguns turnos de jogo do adversário, para que você consiga montar a sua vantagem.

Finalizando, o Deck Fire Fist é realmente um competidor de alto nível no Metagame, e é bom se preparar para derrotá-los ou unir-se a eles!

Pergunta do Artigo:

 Fire Fists tem chance no YCS Miami que se aproxima assim como nos próximos eventos de grande porte? Responda nos comentários!
Comentários Facebook
14 Comentários

14 comentários:

Dani disse...

Por favor limitem o Rabbit '-'

joao disse...

meu deus, eu nao entendo porque os lv 3 nao sao utilizados. Vai sair a pantera, e tem o tuner spirit que invoca qualquer um de 200 de def do grave, alem da chicken q é muito boa tb. acho q nao eh necessario tour guide nesse deck.

Anônimo disse...

Rabbit jamais será limitado. É por conta dele que decks de hj em dia se utiliza normal monster.

É mais facil limitar os xyz ..... ja que estes sao as consequencia dos atos do rabbit.

Fire Fist tem ódio de heavy storm. As 2 unicas vezes que ganhei deles foi por conta disso.

É um deck chato, e acredito que juntamente com os prophecy (aquela nova spell fdp), mermails e fire fist devem dominar em Miami.

Rick disse...

Respondendo o pessoal...

@Dani: Naah, limita o Laggia, deixa meu coelho :c

@Joao: Os Level 3 não são utilizados porque Fire Fist NÃO é um Arquétipo de Swarm, funciona bem melhor como um Stun. TGU é para o Rabbit, e Chicken é OCG.

@Anônimo: Talvez Rabbit seja limitado em algum ponto, mas concordo com você. Se Heavy Storm está te quebrando vc pode usar Starlight Road no Side. E espero que Mermails vençam Miami.

Assinado: Rick com preguiça de logar, postando da escola.

Unknown disse...

vc esqueceu de falar sobre starlight roadvem ultil em fire fust

Unknown disse...

vc esqueceu de falar sobre starlight roadvem ultil em fire fust

Bruno Gutierres disse...

MAAAANO KKKKKKK Essa última parte tá parecendo "Horóscopo do Yugi" kkkkkk "Se vc é do signo de Mermail, tente apagar o incêndio o mais rápido possível. No trabalho os Atlanteans vão te ajudar a tirar aqueles obstáculos do seu caminho. No amor, vc receberá muita ajuda da sua melhor amiga Deep Sea Diva" kkkkkkk

Enfim eu discordo qdo vc diz que eles não sofrem com Macro, sendo que não só os monstros serão removidos como também não vão poder mandar as suas fire formations pro grave, e consequentemente o campo ficará cheio e sem opções, por outro lado só a presença delas em campo já deixa os monstros mais fortes que os Evolzars.

Quanto a build, eu acho esse estilo de Fire Fist o mais chato de todos. Não dá tesão de jogar, é só "Invoco, ataco, eff, ataco", não tem uma diversão. Acho que por isso no Japão o pessoal tá usando mais a baseada no Spirit-Chicken, que é muito mais divertida e muito mais forte, acho que o Chicken vem na Tin de 2013.

Chegamos em um momento em que eu acho que o banimento do coelho será a opção mais saudável pro jogo, olha no OCG como é que tá, dos 10 decks vencedores em algum torneio 6 usam o coelho, os outros 4 são Mermail e Dark World (que só aparecem pq lá não tem Dweller). Todos esses decks conseguem se virar bem se tirarem o coelho, ele já se tornou um abuso assim como era o Trishula, talvez depois de alguns formatos ele volte.

Anônimo disse...

Sera que type fire irao reinar? tanto fire fists quanto king fire estão bons

joao disse...

eu sei que a chicken é OCG e a pantera tb, mas pergunto se a chicken e o spirit (q são lv 3) não caberaim nesse deck de boa? pra q 6 monstros normais? acho um despedicio, 2 coelhos e 3 normais ja ta va bom...

joao disse...

eu sei que a chicken é OCG e a pantera tb, mas pergunto se a chicken e o spirit (q são lv 3) não caberaim nesse deck de boa? pra q 6 monstros normais? acho um despedicio, 2 coelhos e 3 normais ja ta va bom...

Gustavo Pez (Ayreon) disse...

Um side interessante tambem é aquela floresta que era usada Vs dragunity pra impedir q ravine se ative (esqueci o nome daquela carta). por que? Hapias e seu field de MST infinito quebram fire fist totalmente

Anônimo disse...

Respondendo de novo..

@Bruno: Horóscopo do YGO é o que há, só 2,50 a consulta hsaushaushaus

@Anônimo: Não, Mermail, Spellbook, Madolche, entre outros por aí..

@Joao: Não cabem porque a estratégia do deck é diferente da estratégia com Chicken e Spirit. O deck nem usaria Rabbit se fosse pra usar eles.

@[A.C] Sir Viridius: Closed Forest? Contra Harpie sou mais Poisonous Winds.

Assinado: Rick com preguiça de logar e ainda na escola.

Fairchild disse...

Um archetype tão legal de jogar quanto os Fire Fists escondidos por uma engine que joga sozinha sem precisar de um único membro da Brotherhood...
Mostra como ficaram legais as cartas, como não eh nada difícil entender o porque de terem virado modinha no OCG tão rápido! *3~
Long live to the Brotherhood! o/

Anônimo disse...

Também acho que o coelho maldito está a mais nesta build. Os Fire Fist definitivamente não precisarão nem dele nem da Guia quando o Spirit for lançado no TGC.

E ainda estou esperando os Fire King explodirem. Bora investir neles, Fire Duelists!

Yu-Gi-Hoje!
Design por: Felipe Leonel - Tecnologia do Blogger
Copyright © 2015
Todos os direitos reservados
imagem-logo