sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Yu-Gi-Oh! através dos tempos: World Championship 2003


Você sabe o que ocorreu durante o World Championship em 2003? Não? Nós contamos pra você!


E ai galera, beleza? Apresento a nova série de postagens chamada "Yu-Gi-Oh! através dos tempos". Bom, a série tem como intuito falar um pouco sobre como foram torneios de Yu-Gi-Oh! no passado, quais eram as novidades na época e as grandes mudanças que ocorreram daquele tempo pra cá. 

Com o decorrer da série, pretendo mostrar como eu usaria o tal deck do determinado campeão nos dias de hoje, explicando meu ponto de vista para que vocês entendam o pensamento usado na construção do deck. Isso tudo irá servir como uma grande curiosidade, o que não deixa de ser conhecimento, certo?

Para dar inicio, escolhi o primeiro grande torneio da história do Yu-Gi-Oh! (pelo menos, eu considero assim), que foi nada mais, nada menos, do que o World Championship 2003, alguém já ouviu falar sobre? 

Antes de começar, vamos voltar um pouquinho mais no tempo, antes de 2003, lá na infância. Bom, provavelmente, muito de nós chegamos a conhecer Yu-Gi-Oh! não pelo Card Game, mas sim, através da televisão, sentados no sofá assistindo Yugi e seus amigos combater seus inimigos para mostrar quem era o Rei dos Duelos. Quem ai lembra?


Particularmente eu adorava ver o Yugi derrotar todo mundo com todas aquelas estratégias que hoje em dia consideramos até roubadas, mas puta merda, era irado... Acredito que nem todos nós somos de uma mesma época, e por isso alguns de vocês não vivenciaram esse momento de forma semelhante, eu achava aquilo foda, infelizmente nós crescemos e o sentido de muita coisa é deixado de lado ou alterado...

Ok, eu acredito que todo mundo que assistia o Anime queria ter a experiencia de jogar aquilo que parecia tão inovador, queríamos ter o Mago Negro ou Dragão Branco para vencer o melhor amigo, entre muitas outras situações fantasiosas.

Basicamente, o Card Game já existia na época em que começou a passar o Anime nas Televisões ocidentais, foi em 1999, que a Konami lançou o Yu-Gi-Oh! Trading Card Game, porém, as cartas só chegaram ao mundo ocidental após uma empresa chamada The Upper Deck Company ter conseguido os direitos de distribuição que permitiram ela expandir o jogo além do território asiático. Yu-Gi-Oh! Trading Card Game foi lançado oficialmente no Ocidente no ano de 2002, e a partir dai se abriu um grande leque para a realização de diversas coisas, entre elas, torneios (pelo mundo todo).

Considerado talvez o primeiro grande passo para chegarmos ao lugar em que estamos hoje, em 10 de agosto de 2003, por cortesia da Upper Deck, Yu-Gi-Oh! TCG World Championship foi realizado em Nova York, no Madison Square Garden, lugar onde adolescentes de diversas partes do mundo duelaram para levar para casa o título e a glória de melhor do mundo! De acordo com as informações, um número aproximado entre 10.000 pessoas lotaram o Madison Square Garden, havia gente jogando Yu-Gi-Oh! em tudo que é lugar, até mesmo o game do Nintendo Gameboy Advance, Yu-Gi-Oh! Stairway to the Destined Duel era uma febre enorme no local.

Pessoas que conheciam até mesmo curiosidades sobre Yu-Gi-Oh! podiam participar de eventos quizz para ganhar cartas gratuitas da coleção Pharaonic Guardian, que era praticamente um dos produtos mais recentes no momento. 

Alias, essa coleção introduziu no TCG, cartas como Ring of Destruction, Spirit Reaper, Trap Dustshoot, o poderoso e temido Shapesnatch, Book of Moon, Book of Life, Reckless Greed, Needle Ceiling, Reasoning, Lava Golem, Metamorphosis, Terraforming, vários suportes Gravekeeper's que incluíam Necrovalley e Royal Tribute, e também suportes para a temática Zombie.  

Voltando ao torneio, bom, os duelos para o titulo de Campeão do Mundo foram rápidos, furiosos e divertidos! 18 dos melhores jogadores do mundo duelaram com seus mais poderosos decks. A final foi decidida entre Ng Yu Leung (Hong Kong) e Shigeki Kitamura (Japão), desde daquela época, os asiáticos já mandavam muito bem no Yu-Gi-Oh!, até porque eles estavam muito a frente de tudo.

No Game 1 da Match, Shigeki Kitamura venceu, as cartas que decidiram o jogo foram Ring of Destruction e Bazoo the Soul Eater com 2200 de Ataque. No segundo Game, Ng Yu Leung levou a melhor com suas várias Drop Offs, Fiber Jars e um Ring of Destruction. No último Game da Match, Ng Yu Leung virou o placar com a ajuda de Drop Off e Heavy Storm, assim, ele garantiu o incrível troféu banhado a ouro e o titulo de melhor jogador de Yu-Gi-Oh! do Mundo, o que seria muito foda pra qualquer um que jogava Yu-Gi-Oh! naqueles tempos.  

O deck de Ng Yu Leung era esse aqui:

Main DeckExtra Deck
Monstros [16]:
[1] Sangan
[1] Witch of the Black Forest
[1] Jinzo
[3] Gemini Elf
[3] Mystic Tomato
[2] Don Zaloog
[1] Kycoo the Ghost Destroyer
[1] Sinister Serpent
[1] Magician of Faith
[1] Yata-Garasu
[1] Fiber Jar

Mágicas [18]:
[1] Raigeki
[1] Dark Hole
[1] Change of Heart
[1] Snatch Steal
[1] Nobleman of Crossout
[1] Heavy Storm
[1] Harpie's Feather Duster
[3] Mystical Space Typhoon
[1] Pot of Greed
[1] Graceful Charity
[1] Deliquent Duo
[1] Confiscation
[1] The Forceful Sentry
[1] Mirage of Nightmare
[1] Monster Reborn
[1] Premature Burial 

Armadilhas [7]:
[1] Imperial Order
[1] Call of the Haunted
[1] Ring of Destruction
[1] Mirror Force
[3] Drop Off

Cartas: 41
Side Deck [15]:
[3] Electric Snake
[1] Exiled Force
[1] White Magical Hat
[1] Kycoo the Ghost Destroyer
[1] Airknight Parshath
[1] Painfull Choice
[1] Scapegoat
[3] Book of Moon
[3] Torrential Tribute

Clique para ver a imagem


O torneio usou a Ban List de Julho do mesmo ano, porém, alguns dias após a conclusão do torneio, entrou em vigor uma nova lista, no dia 25 de agosto, incluindo algumas cartas que Ng Yu Leung usou, como Graceful Charity, Ring of Destruction e Mirage of Nightmare. Por curiosidade também, o deck não possui cartas no Fusion Deck (nome dado ao Extra Deck antigamente) por não existir uma grande necessidade para época, onde só existiam Fusion Monsters bastante restritos.

É meio óbvio que eu não irei fazer uma versão desse deck para os dias de hoje, porque praticamente o deck do cara foi banido com o passar dos tempos, não é verdade? haha. Posso sugerir para que vocês montem esse deck e joguem no formato Traditional (Sem Restrições) em algum plataforma online por ai, pode ser divertido.

Eu consegui encontrar um vídeo na internet, feito pela própria Konami, na qual é possível ver várias dessas informações, ainda mais se você entender japonês, confiram:


O que eu entendi no vídeo: "Nissan shiseido mitsubishi toyota komatsu Yu-Gi-Oh! yamaha kawasaki nintendo fujitsu Yu-Gi-Oh! suzuki toshiba sony Yu-Gi-Oh! honda...". Brincadeiras a parte, no 3:13 aparece o campeão de Hong Kong, Ng Yu Leung.

Bom galera, é isso, espero que essa postagem tenha servido como uma grande curiosidade para todos vocês, e espero que tenham gostado, é um conteúdo que não postamos com tanta frequência. Não vou dar um prazo para a próxima postagem, até porque não sei se vou conseguir postar com tanta frequências nas próximas semanas exatamente por causa de minha faculdade que esta apertando cada vez mais, mas garanto que teremos continuidade sim, beleza? Agora deixo espaço para vocês comentarem... essa ideia de postagem veio a partir do comentário do Fábio na postagem dos Gravekeeper's, muito obrigado, sua sugestão se transformou em uma série de postagens.

Muito obrigado a todos, abraços e até a próxima.
Felipe Leonel (Kaos)
Comentários Facebook
6 Comentários

6 comentários:

Dragon disse...

Felipe... Agora você se superou, meus parabéns cara. sempre quis saber da historia do metagame e vem você com essa matéria FABULOSA. continue com essa matéria ate o fim!!! VIREI FÃ DO Yu-Gi-Hoje!

pietro disse...

Meus parabens..... ficou tudo muito bom.

90% das cartas usadas pelo campeao de 2003 está toda banida. hahahahah

Anônimo disse...

Otimo post,mal posso esperar quando chegar a vez dos gladiator beast.

Anônimo disse...

Otimo post,mal posso esperar quando chegar a vez dos gladiator beast.

Anônimo disse...

Foda, ansioso para ver o de 2009. Parabéns.

Fábio disse...

Aew Felipe, ficou bacana o post, Parabéns.
E legal que os leitores tbm tenham gostado da idéia. :D

Yu-Gi-Hoje!
Design por: Felipe Leonel - Tecnologia do Blogger
Copyright © 2015
Todos os direitos reservados
imagem-logo