terça-feira, 15 de julho de 2014

Carta de Hoje: Solemn Advice



Confira a análise da nova carta Solemn Advice!



E ai galera, tudo bom? Hoje vou falar sobre a nova carta Trap que foi recentemente introduzida na nova coleção The New Challengers, que esta prevista para lançar dia 19 de Julho, daqui a alguns dias.

A carta na qual eu me refiro, é a Solemn Advice, na qual fará parte da família de cartas conhecidas por "Solemn", que provavelmente vocês já devam conhecer muito bem. O efeito dela é o seguinte:

While you control no other Set cards in your Spell & Trap Zone, when a monster(s) would be Summoned, OR when a Spell Card, Trap Card, or monster effect is activated: Pay 3000 Life Points; negate the Summon or activation, and if you do, destroy that card.

É um carta com um efeito muito interessante, entretanto, temos que levar em consideração alguns fatores predominantes que são importantes na escolha do uso dessa carta.

A primeira coisa mais notável, é simplesmente o aspecto de não ser simplesmente uma Trap Normal, e sim uma Counter Trap, o que muda bastante a desenvoltura da carta perante o jogo e eu não vou explicar o porque disso, porque você já devem estar carecas de saber a diferença que isso faz para o jogo.
Dividindo a descrição da carta em três partes, temos o requerimento de uso (Primeira Parte):

While you control no other Set cards in your Spell & Trap Zone, when a monster(s) would be Summoned, OR when a Spell Card, Trap Card, or monster effect is activated.

Seguido do custo (Segunda Parte):

Pay 3000 Life Points.

E por último, o efeito:

 Negate the Summon or activation, and if you do, destroy that card.

Falando inicialmente pelo efeito, eu considero ser algo realmente bastante relevante, pois teoricamente essa carta possui a capacidade de negar a ativação de praticamente tudo. É como se fosse uma união da Solemn Warning com Solemn Judgment. É interessante notar que essa carta possui a capacidade de negar até mesmo a ativação de um efeito não determinado de um monstro, semelhante ao que acontece com Divine Wrath, por exemplo, tornando Advice uma carta desproporcional pelo seu efeito de controle de jogo. Contudo, partindo para seu custo e requerimento de ativação, notamos que existe um drawback foi forte que revida esse lado positivo em uma grandeza que podemos considerar maior.

O custo, se levarmos em consideração e em comparação a Solemn Judgment, até que não é tão alto quando pensamento em momentos iniciais de jogo - termo conhecido como Early Game - porque as pessoas não pensavam duas vezes antes de ativar uma Solemn Judgment e pegar 4000 Pontos de Vida para negar a ativação de uma carta ou Special Summon de algo que pudesse ser considerado critico perante o jogo. Porém, os 3000 de custo é algo prejudicial quando o game já parte para um momento em que talvez não exista mais os pontos necessários no decorrer da partida, convertendo Advice em uma carta morta/inútil, diferente de Solemn Judgment, que podia ser ativa até mesmo se o jogador possui-se apenas 50 Pontos de Vida. Na minha visão, o custo de 3000 passa longe de ser o real problema para que essa carta caia nas graças do público, eu creio que as pessoas pensariam em usar essa carta quase como uma pseudo Judgment, incluindo pelo menos uma cópia em seus Main ou Side Decks, pelo fato de ser um out para praticamente tudo, como eu já disse. É certo que dentro do Metagame, existe uma grande escala de Wiretaps sendo usadas, porém, assim como Wiretap é um out muito forte para Advice, o contrário também pode acontecer. Mas tem aquela coisa, uma Wiretap negando uma Advice sai muito mais doloroso, não é verdade?

A real desvantagem se encontra na condição de uso, que indica a necessidade da não existência de outras cartas setadas na hora de sua ativação, isso complica bastante no momento de tentar encaixar essa carta em determinados Decks, ainda mais se o mesmo possui um grande número de cartas que serão setadas na backrow do jogador. Mas é claro que não chega a ser um problema para geral, existe sim a possibilidade de se usar essa carta em Decks que usam Mágicas e Armadilhas que invés de serem setadas, ficam expostas viradas para cima, essas são conhecidas cartas continuas e equipamentos. Um exemplo de Deck assim: Noble Knight! Mas não pense que eu estou dizendo para você usar essa carta em conjunto com eles não, hein? É sempre necessário testar e ver as vantagens e desvantagens disso, porém, eu deixo essa sugestão de Deck que possui uma forma de equilibrar o lado ruim da Advice. Existem outras hipóteses de Decks, como Lightsworn, Mermail, Shaddoll, Sylvan e etc, que as vezes usam um número reduzido ou quase nulo de cartas que serão setadas na S/T durante o jogo, mas como eu disse, é necessário testar para chegar a uma real conclusão, ou então, esperar alguém ganhar um torneio qualificado e de grande porte com essa carta, né senhores copycats?

Vale lembrar que Advice pode estar em conjunto com outras cartas setadas, contanto que o jogador tenha consciência que dentro de uma chain, todas essas cartas devam ser usadas antes de Advice, dentro ou fora de uma Chain Link, ok? É impossível ativa-la se existir alguma outra carta setada em conjunto com Advice, beleza? Talvez seja correto afirmar que Advice deva ser a sua última carta a ser ativa em uma Chain Link.

Essa carta será bastante usada mais pra frente? Olha, isso é impossível dizer, mas eu vejo muita gente chamando a carta de inútil. Talvez para esse formato atual do Metagame, ela não seja uma carta tão boa, mas eu desconheço o futuro. Já disseram a mesma coisa de Pot of Dichotomy, e recentemente tivemos a presença da mesma no Meta ajudando na recomposição das Hands. Na minha opinião, Solemn Advice é uma carta com um equilíbrio justo, e temos que entender que a tendência é que nasçam cartas com efeitos excelentes porém com altos custos, assim como Soul Charge, Pot of Dichotomy e agora a Solemn Advice. As pessoas devem parar de reclamar e ficar pedindo cartas desproporcionais que consigam vencer um jogo sozinhas. É engraçado como eu vi muita gente falando mal da carta. Então quer dizer que se Advice não tivesse essa condição e esse custo, seria boa? Sabe de nada, inocente... ela não seria boa, ela seria um inferno!


Momento Trívia

O homem que aparece na artwork da carta, é como se fosse a representação de Deus, e o mesmo aparece nas cartas Solemn Judgment, Solemn Warning e Solemn Authority e Forbidden Scripture.

E a mulher que aparece na série de cartas Forbidden é a mesma que aparece com a ponta da cabeça, na parte inferior da artwork de Solemn Advice. Tudo indica que ela foi punida após ter pego a Forbidden Scrpiture, pois a mesma foi flagrada. Após ela ter recebido um conselho, um aviso, e um julgamento final, foi banida do "céus", tornando Condemned Maiden, um anjo caído.


Então galera, é isso o que eu tenho a falar. Eu espero que vocês tenham gostado da analise. E eu gostaria de saber o que vocês pensam sobre a Solemn Advice. Comentem! Vale lembrar que estou preparando outras matérias e logo mais estarei postando aqui para vocês.

Muito obrigado a todos e até a próxima postagem.
Felipe Leonel (Kaos)
Comentários Facebook
1 Comentários

Um comentário:

Dragon disse...

AH E NA CARTA Solemn Authority O LIVRO QUE ELA ROUBA EM fORBIDDEN SCRIPTURE, ESTA NA MÃO DELE. ACHO QUE SOLEMN AUTHORITY, SERIA COMO O A PUNIÇÃO A ELA??? NUM SEI

Yu-Gi-Hoje!
Design por: Felipe Leonel - Tecnologia do Blogger
Copyright © 2015
Todos os direitos reservados
imagem-logo