Conheçam as 10 melhores Trap Cards mais usadas do momento!
Top 10 - Light-Imprisoning Mirror
Top 9 - Needle Ceiling
Needle Ceiling é uma carta bastante antiga, que surgiu no TCG no ano de 2003 na coleção Pharaonic Guardian. Bom, essa carta possui uma similaridade com Torrential Tribute, mas digamos que seja um pouco mais "equilibrada". Ambas tem um requerimento de ativação diferente. Torrential Tribute apenas pode ser usada quando um monstro é invocado no campo, já a Needle Ceiling, necessita que tenha 4 ou mais monstros no campo, podendo ser ativa a qualquer momento em que esta condição esteja correta (menos na Damage Step). Torrential destrói todos os monstros no campo, mesmo que tenha monstros setados, enquanto Needle Ceiling só destrói monstros virados para cima, porém, monstro setados no campo fazem parte da sua contagem de 4 ou mais monstros.
A carta cai muito bem contra Decks que buscam e precisam de um "elevado" swarm de campo para exercer certas jogadas relevantes, como Mermail, Geargia, Dragon Ruler, Madolche, entre muitos outros Decks. Serve muito para um controle maior de jogo, quebrando certas estratégias. Geralmente as pessoas usam Needle Ceiling como uma carta voltada a Side Deck, até porque não é uma carta que funciona como regra geral para todos os Decks do formato. As vezes eu vejo alguns Decks com a presença de Needle Ceiling no Main Deck, porém com uma cópia só, como o Geargia que ficou em terceiro lugar no Regional de Chicago, ou Gladiator Beast que pegou primeiro lugar no Nacional da Bulgária, mas de certas forma, precisavam de um ótimo controle de jogo, adaptando Main Deck a um grande número de cartas Armadilhas.
Needle Ceiling é uma carta muito boa contra o Madolche e Geargia, que possuem uma constante entrada de monstros por Special Summon, mas não é de bobeira que ambos os dois Deck usam cartas ala Wiretap e Trap Stun para impedir esse tipo de coisa, porque receber uma Needle Ceiling pode realmente afetar um tipo de jogada decisiva, revertendo a situação de jogo. Até mesmo o Mermail do João Pedro que ficou em segundo lugar no Nacional daqui do Brasil, investiu em usar Wiretap como uma tech, que com certeza ajuda em muito a não receber uma Needle Ceiling pesada, por exemplo.
Eu já vi muitos Decks Ghostrick usando mais de uma cópia dessa carta com facilidade, até mesmo por conseguir burlar a destruição de seus monstros que ficam em grande parte do jogo virados para baixo, isso explica também o motivo por funcionar com Geargia, exatamente por existir um monstro como Geargiarmor que possui a "mesma" capacidade dos Ghostricks (virar e desvirar).
Top 8 -Traptrix Trap Hole Nightmare
When a monster your opponent controls that was Special Summoned this turn activates its effect: Negate that effect, and if you do, destroy that card.
Uma carta temática um tanto quanto genérica. Traptrix Trap Hole Nightmare, é uma carta bastante recente, e tem um excelente efeito para combater Decks como Mermail, Geargia, Infernity, Madolche e parte dos monstros Artifact. Cai muito bem contra qualquer efeito Trigger pós Special Summon e atrapalha bastante aqueles Decks que precisam fazer um determinado combo para emplacar uma jogada bem forte, e isso acontece em grande parte dos Decks citados acima.
O que torna essa carta muito mais relevante, é o fato de ser uma carta buscavel por Traptrix Myrmeleo, que é uma peça essencial para o Deck conhecido como Hand Artifact Traptrix (HAT), assim como outros que utilizam do arquétipo Traptrix como uma engrenagem. Antes mesmo da existência do HAT, eu já achava essas Traptrix um pé no saco, ai resolveram juntar com outra temática ridícula, que são as Hands, e se aproveitaram da parte útil dos Arifact, que de certa é chata pra caramba, então, essa fusão destinou esse Deck pau no cu, chato pra caramba. Medonho!
Pois é, essa carta só aumenta mais a habilidade do Deck ser muito chato e até mesmo muito eficiente. É um Deck que atira pra todos os lados, tentando ao máximo não deixar o oponente jogar, mas enfim, levando em consideração a carta Nightmare, ela não funciona contra todo determinado tipo de Deck, como já devemos ter perceber.
Top 7 -Breakthrough Skill
A cada formato que passa percebemos que existe uma mudança na preferência da carta de negação de efeitos. Hora é Effect Veiler, hora é Fiendish Chain e hora é Breakthrough Skill. Digamos que nesse formato a Fiendish Chain ainda esteja sendo muito usada, mas o que notamos é que Breakthrough Skill é muito mais queridinha por grande parte do povo, mas vamos lembrar que isso depende muito do Deck usado.
Porque exatamente Breakthrough Skill se torna melhor numa visão geral? Simplesmente por ser mais eficiente contra o repertório de Deck considerados relativamente fortes. BS (sigla do nome) é eficiente contra Bujin, porque afeta o Yamato, por causa do trecho "until the end of this turn", que permite que seu efeito resolva até a conclusão inteira do turno, eliminando o fato do Yamato ter um efeito opcional. Funciona de certa forma contra Madolche Anjelly, se usada antes da declaração/ativação do efeito que se aplica dentro do campo, e se resolve no Cemitério, muito semelhante a uma situação com Stardust Dragon. Também é eficaz contra o Kuribandit pela mesma razão do Bujin Yamato. Não é um alvo exposto para Artifact Moralltach, diferente de Fiendish Chain.
E mesmo que BS seja destruida, poderemos usufruir de suas habilidades dentro do próprio Cemitério, porém, apenas no turno do controlador. Isso facilita o trabalho contra um Evilswarm Ophion, Constellar Pleiades, Mechquipped Angineer, Mecha Phantom Beast Dracossack, Abyss Dweller, e praticamente todos os monstros Artifact que ativam seus efeitos no turno do oponente. Pra Artifact, uma BS se torna útil 2 vezes com muita facilidade, quebrando aquele Moralltach e Beagalltach, que são os monstros do arquétipo mais usados ultimamente.
O mesmo acontece para o caso de Abyss-sphere que inicia jogadas perante o turno do oponente. Geralmente acontece de trazer Abysslinde, que vai morrer e possibilitar a entrada de Abysspike ou Abyssturge, e ai entra a Breakthrough Skill, que pode ser útil nesse meio.
Vamos lembrar que Breakthrough Skill não funciona contra as Hands, e talvez por isso não seja muito mais importante do que já é no formato.
Top 6 -Vanity's Emptiness
Mais uma vez Vanity's Emptiness está presente, porque é uma carta excepcionalmente boa quando falamos em controle de Special Summon, que é um elemento que predomina no jogo. A carta funciona contra uma boa quantidade de Decks, sendo muito interessante contra Geargia, Mermail, Madolche, Infernity, Evol, Sylvan, Scrap e até mesmo, em certos casos, os monstros Hands e Artifact.
Vanity's Emptiness tem todas a sua vantagens e desvantagens proporcionadas que todo mundo já deve estar cansado de saber. Um Deck que passa muito bem por cima das desvantagens, é Bujin, que tem substituído ou então complementado Kaiser Colosseum com a Vanity's Emptiness. O Bujin que ficou em segundo lugar do Nacional da Polônia, e em sexto lugar na Argentina mostram bem isso. As vezes ela pode ser preferencialmente ser usada como Side, como foi o caso do Bujin que ficou em quarto lugar na Polônia.
Para alguns Deck considerados bem chatos, Vanity's Emptiness ajuda a ampliar essa "qualidade", como é o caso de Evilswarm e Infernity.
Top 5 -Phoenix Wing Wind Blast
Discard 1 card, then target 1 card your opponent controls; place that target on the top of the Deck.
Phoenix Wing Wind Blast, também conhecida por alguns como "pena", é uma carta muito versátil, sendo muito útil no formato atual. Não existe situação ou condição especifica para se usar essa carta, praticamente tem acesso livre, com exceção da Damage Step
A carta funciona contra qualquer coisa, e é um dos meios existentes para atrapalhar bastante o desempenho de um Hand Artifact Traptrix, que eu considero ser um dos Decks mais explorados dentro do formato. Imaginem como pode ser uma baita Dead Card colocar um Artifact Moralltach ou Beagalltach de volta ao topo do Deck do oponente. Retornar Trap Cards para o topo também podem ter um impacto significante. A carta combate monstros Synchros e Xyz com muita facilidade e de forma ágil.
O custo da Phoenix não se torna nem um pouco prejudicial quando se tem um Deck que trabalha muito bem com monstros dentro do Cemitério, como Ruler e Sylvan, que contam com um elemento chamado "Soul Charge". É comum ver Phoenix no Main Deck de Madolche, mas no caso, esses possuem Hootcake, que utiliza qualquer monstro no Graveyard para a resolução de seu efeito.
O custo pode ser até mesmo um meio de colocar uma determinada carta que funciona muito melhor no Cemitério, do que na mão. Um exemplo disso é Mezuki, Mecha Phantom Beast Olion e etc. O custo também serve, em muito, como um meio de se livrar de cartas mortas na mão.
Essa carta se tornou muito querida por causa da nova tendência existente no Metagame, na qual, muitos Decks estão usando as Hands como integrante de seus Decks. E como atacar para se auto destruir faz parte de uma das ações que essas mãos possui, esta ai o motivo para Prison funcionar tão bem. Com certeza, esse é o maior motivo para se usar essa carta hoje em dia, nada mais.
Top 2 -Black Horn of Heaven
Em segundo lugar no Top, temos a Counter Trap que entrou como uma opção fortíssima para se usar no meio de poucas Traps boas que restaram hoje em dia. A Black Horn of Heaven é utiliza para negar Special Summon que não sejam oriundos de algum tipo de efeito. Essencialmente, em grande parte, essa carta servirá como um bloqueio para a entrada de monstros Xyz e Synchro, e isso inclui um repertório extenso de monstros.
É uma carta muito boa para se usar contra Geargia, Madolche, Evilswarm, Constellar, Infernity, entre outros Decks. A sensação de usar essa carta em um Evilswarm Ophion é magnifica, porque dificilmente ele se protegerá dessa carta. O mesmo acontece quando se usa essa carta contra uma Madolche Queen Tiaramisu. Isso quebra muito a estratégia do oponente.
Existem alguns casos particulares de monstros de Main Deck que a Black Horn também consegue negar, como é o caso do Geargiaccelerator, Judgment Dragon e Black Luster Soldier - Envoy of the Beginning (porém, esse último não chega a aparecer tanto hoje em dia).
Por ser uma Counter Trap, a única coisa que combate seria exatamente outra Counter Trap. Esta ai mais um motivo para o uso de Wiretap. Para alguns casos (Madolche), podemos encontrar a presença de Trap Stun, que irá ser usada antes da tentativa de Xyz/Synchro.
Top 1 - Debunk
Em primeiro lugar temos a presença de uma carta que esta encaixada em praticamente todos os Side Deck que habitam o Metagame. Debunk. Sério, um número muito elevado de pessoas usam essa carta no Side Deck, variando entre uma a três cópias, entretanto é uma carta com presença garantida em uma competição.
A carta é muito boa, permitindo o jogador controlar jogadas que aconteçam na mão ou no Cemitério do oponente. Ela funciona contra qualquer Dragon Ruler, contra Mermail Abyssteus, Abyssmegalo, Abyssgunde, Abysslinde e até mesmo os três Atlanteans. Impedi o Special Summon dos Artifacts e a ativação das Hands. Mata o Bujingi Turtle, Hare, Quilin, Crane e Honest. Quebra a execução das ações de qualquer Sylvan escavado, além de bloquear o Sylvan Sagequoia. Para os haters, ela faz picadinho do Grapha, Dragon Lord of Dark World, ok?
É uma carta que consegue um papel muito bom em um Meta como esse, porque anula literalmente um elevado número de cartas relativamente importantes. Só o fato de parar Hands, é uma coisa muito boa, porque estamos vivendo em um período de overdose de mãos, muita gente esta usando essas drogas, cartas extremamente chatas. É muito bom quando uma carta funciona contra um amontoado de monstros que são muito usados.
Temos duas coisas super importantes para levar em consideração a Debunk. A primeira é o fato de ser uma Conuter Trap, então cai no mesmo caso da Black Horn of Heaven. Mais um motivo para o acumulo de Wiretap hoje em dia. A segunda coisa é, que além de negar a tal carta, irá remove-la de jogo, "impedindo" que exista uma possibilidade de reativação, porque né? Seria só um atraso para monstros do naipe dos Dragon Ruler, por exemplo.
A carta consegue até mesmo para certo tipos de Side Deck, como Maxx "C", Effect Veiler e D.D. Crow, coisa que por uma evidencia do destino, pode ser muito útil.
Só não cai muito bem contra Decks que não usam muitas coisas que ativam na mãos e no Cemitério, obviamente. Exemplo disso: Madolche, Geargia, Evol, Constellar, Evilswarm, Fire Fist e etc.
Top 0 - Artifact Sanctum
Special Summon 1 "Artifact" monster from your Deck. You can only activate 1 "Artifact Sanctum" per turn. You cannot conduct your Battle Phase the turn you activate this card. If this card in its owner's possession is destroyed by an opponent's card: You can target 1 card on the field; destroy that target.