Noble Knight Brothers
Como seria muito mais legal se cada um dos cavaleiros representados na arte dessa carta fosse um monstro diferente para o Card Game, não acham? Mas acho que isso não é motivo pra implicância.
Com doze Noble Knights no campo/cemitério, o jogador pode comprar uma carta. Totalmente ridículo e desnecessário esse efeito, é muito mais fácil eu ativar Upstart Goblin. Se ativar o Cardcar D, o prejuízo é muito menor que o gerado pelo tempo de espera dessa carta. Pra essa quantidade, a carta tinha que no minimo permitir o jogador comprar no minimo três cartas, ainda mais por só ativar na End Phase. Ou puxa pelo menos isso ou mais, ou tira esse efeito retardado dessa carta.
Sério galera, se meu oponente ativar essa carta contra minha pessoa, acho que eu irei até ficar contente de certa forma. Daria muito bem pra consertar o problema dessa carta se a exigência fosse menor ou algum efeito fosse cortado, tipo 3-4-5-6 ou 3-4-5 ou 2-4-6-8 ou 2-4-6. Creio que assim como o quarto efeito, o segundo também poderia ser inexistente, deixando a carta no formato 3-5 ou 3-6. E não seria tão simples assim, porque os monstros tem que ter nomes diferentes.
As outras duas formas de melhorar essa carta, seria ou retirando o fato de precisar ter os cavaleiros com nomes diferentes ou incluindo as Noble Arms no conjunto dá obra. E teria muito mais sentido.
Noble Knight Eachtar
Por último, Eachtar é o cavaleiro que tem a capacidade de entrar no campo por Invocação Especial a partir do Cemitério ou mão. Para isso, é necessário que o jogador remova dois monstros Noble Knight do Cemitério, esse efeito de Ignição lembra muito o dos Dragon Ruler, algo que não é muito ruim se pensarmos na situação de um Xyz Artorigus ou combo Medraut e Borz/Brothers derrotados por cartas de destruição em massa. O outro efeito de Eachtar, é fornecer a garantia de Synchro ou Xyz Summon que usa-lo como Material, e isso pode ser muito interessante, já que o Medraut pode traze-lo a campo.
Junto com Brothers, são as cartas que ficaram mais viáveis a Build padrão do atual formato Ambos, na minha opinião, são monstros válidos pelo conjunto da obra, e se tornam melhores no desenrolar do jogo, quando o Cemitério já estiver recheado com elementos que os tornam necessários. Eachtar pode ser usado para Xyz Summon de qualquer monstro Rank 5, como Tiras, Adreus, Volcasaurus, Shark Fortress e etc.
Lady of the Lake quando estiver dentro do Cemitério pode usa-lo como alvo de seu efeito, e por consequência o jogador poderá facilmente invocar Ignoble Knight of High Laundsallyn. Tem uma certa sinergia com Round Table porque a Field tem a capacidade de alimentar o Cemitério.
Seu lado ruim está no seu custo do efeito de Ignição, que solicita dois monstros, porém, creio que seja até justo para não se tornar tão abusivo. Todavia, é um pouco contrário a Brothers, Avalon e Round Table, e isso é um grande mal nessa ligação nova que a Konami nos trouxe.
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Beleza, após essa pequena analise, deu pra entender o motivo da tristeza dos jogadores da temática, não deu? Eu vi muita gente falando mal dessas cartas e da própria empresa. Uma certa pessoa me perguntou porque eu achava que a Konami teve essa ideia, então eu formei algumas teorias que podem estar totalmente erradas, mas penso que podem ser válidas. Teorias do tipo:
- Noble Knight é sempre um arquétipo que lança cartas que estarão vinculadas exclusivamente ao formato TCG.
Galera, eu comecei a explorar o ambiente competitivo do Card Game em meados de 2009, e desde lá, eu não lembro de nenhum arquétipo formado inicialmente por cartas que vieram do formato TCG. Geralmente os arquétipos sempre são introduzidos no OCG e depois trazidos pra cá alguns meses depois. As vezes acontece de um arquétipo receber um suporte exclusivo do TCG e ficar super boladão, como foi o que aconteceu com Wind-Up quando ganhou o Shark, mas Noble Knight, todas as cartas estão lançando primeira aqui no Ocidente e depois são levadas ao Oriente, o contrário do comum. Seria esse um argumento justo? Não sei, vai que cola?
- Mais suportes chegarão futuramente.
A história do Rei Artur é bastante vasta e cheia de detalhes. Para quem conhece os cavaleiros da távola redonda, sabe que existem muito mais além desses que foram lançados, a possibilidade de Konami trazer outros mais pra frente, não é nula. Confiram esse link:
Cavaleiros da Távola Redonda - Wikipédia
Engraçado é que não tivemos nenhuma Noble Arms nova nessa coleção, e isso também deixou a desejar. Vamos lembrar que os tão esperados mago Merlin e Morgana nem deram as caras, e tivemos pouca relação ao Santo Graal. Dá pra Konami expandir muito mais os suportes, caso ela queira, porque a história já existe para ajudar e fornecer muitos nomes e possibilidades.
- Unificar a temática a outro arquétipo.
Creio que não posso pensar em outro arquétipo sem ser Lightsworn. Porque? Vamos lembrar que em Junho teremos a chegada do novo Structure Deck voltado aos Lightsworns, então porque não forçar um pouco uma ligação entre os dois arquétipos? Com isso a Konami pode gerar dinheiro de duas formas, primeiramente com a venda da Box do Primal Origin e depois com a do Structure Deck, que de certa forma gera menos lucro do que uma Box. Foi mais ou menos o que aconteceu com Mermail e Atlantean, sacam? Um lançou em uma Box e outro em um Structure, e com certeza o Structure Deck dos Atlantean seria um prejuízo danado se não fosse a Abyss Rising na época. Isso aumenta a demanda dos dois produtos, e é uma jogada de Marketing que as vezes não é tão nítida.
Não acham estranho tanto suporte para Noble Knight que trabalhe muito com o Cemitério? Noble Knight antes disso tinha um pensamento muito distante desse tipo de estratégia. E se a combinação for realmente muito boa, é capaz de anular grande parte dos pontos negativos que descrevi acima. Lightsworn remove aquele paradigma de Noble Knight precisar de velocidade, e além disso já permite desfazer de vez o uso de Trap Cards (incluindo Avalon porque eu achei ela muito ruim ainda sim). Bora testar pra ver se é isso mesmo?
Caras, vamos lembrar que também está chegando Artifact, será que não tem um meio de unir os dois também? Não custa tentar, o único problema é que teremos monstros querendo ser setados e espadas querendo ser equipadas em uma pequena Zona com cinco espaços, mas vai que fica legal?
Outra opção é o uso com Kuribandit!
- Banlist - Reinforcement of the Army
Creio que essa seja a teoria menos provável de todas as outras, mas podemos pensar que exista sim uma pequena probabilidade do retorno de Reinforcement of the Army a duas cópias em Julho. E seria um exagero se Konami tivesse essa pretensão e ainda sim lançassem suportes maravilhosos só pra desequilibrar mais pra frente.
Porque o retorno de Reinforcement of the Army seria interessante pra Konami e lojistas quando pensamos em Noble Knight? Simples, os cavaleiros não custam nada barato no bolso dos jogadores, e essa carta resolve grande parte dos problemas existentes, permitindo uma maior consistência, então o número de usuários iria aumentar respectivamente, aumentando a demanda das Boxes e cartas avulsas relacionada a temática. Foi mais ou menos o que aconteceu com Spellbook/Prophecy, que era um arquétipo caro e sem nenhuma garantia de sucesso, até que a Konami resolveu lançar uma carta chamada Spellbook of Judgment dentro do Lord of the Tachyon Galaxu e pronto, resolveu o problema. Mas tenho certeza que Konami não irá criar nada que seja ridículo como foi Spellbook of Judgment, então ROTA seria quase uma resposta perfeita. O problema dessa carta está no fato de não servir só pra um arquétipo e poder ser ativa mais de uma vez em um único turno caso o jogador tenha o acesso a duas cópias dessa carta. Cairia muito bem em Noble Knight, HERO, Six Samurai, Stellaknight, Heroic, Constellar, Evilswarm, Madolche, Ninja, Lightsworn, Photon e etc. Do mesmo jeito que pode gerar diversidade, pode gerar muitos problemas, mas pra um formato de quatro meses o prejuízo não é tão grande. E honestamente gostaria de ver o que aconteceria se isso fosse implementado.
- Teoria do Foda-se!
Essa teoria não é minha, mas eu vi gente dizendo que a Konami estava pouco se lixando para esse arquétipo, e eu tenho total certeza que as pessoas que disseram isso estão completamente erradas. Tenho certeza que o investimento em um artista qualificado para a criação das artes das cartas não foi barato, porque essas são algumas das cartas mais bonitas do Yu-Gi-Oh! até então.
O arquétipo ganhou um Website direto da Grã Bretanha exclusivo, coisa que eu nunca tinha visto antes em outros arquétipos, o problema é que esqueceram de atualiza-lo. Desde o Galactic Overlord (Maio de 2012) Noble Knight vem ganhando suporte, será mesmo que a Konami não tem dando atenção a eles? Eu penso que não, só olhar a quantidade de cartas exclusivas no Primal Origin.
Considerações Finais
O pensamento sobre essas teorias me encaminhou a fazer este artigo, porque realmente é uma coisa bem complicada de se dizer um motivo totalmente correto. Ideal mesmo seria receber uma explicação diretamente da própria Konami, mas como isso não é possível, estamos sujeitos a interpretação. Sinceramente eu não sou um jogador de Noble Knight, mas eu conheço a forma como eles já funcionam, e sei que tem bastante gente que curte, e vi muita indignação por parte dessas pessoas, e recebo isso como se fosse algo que pudesse ter acontecido a um arquétipo que tanto gosto (Six Samurai).
O ideal agora é testarmos variações e ver como poderemos adaptar a forma de jogar, ou se preservaremos a antiga adicionando alguns pequenos elementos como Brothers e Eachtar, já que a mesma passa muito longe de ser uma estrutura ruim. Em geral as cartas foram bem longe no quesito sinergia? Com certeza, mas fazer o que? Nós jogadores não podemos ficar chorando pelo leite derramado, o importante é dar continuidade a competição e diversão.
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Muito obrigado a todos, abraço e até a próxima.
Felipe Leonel - Kaos