sábado, 4 de janeiro de 2014

Por que Banida? - Fishborg Blaster

Fala galera,
tudo blz??

Agora que as festas já acabaram vamos dar continuidade as atividades do blog.

E atendendo a pedidos, o Por que banida dessa semana vai falar sobre um dos melhores monstros tuners de todo o jogo - Fishborg Blaster.




Efeito: 
If you control a face-up Level 3 or lower WATER monster: You can discard 1 card; Special Summon this card from your Graveyard. If this card is used as a Synchro Material Monster, all other Synchro Material Monsters must be WATER.

Tradução:

Se você controla um monstro com a face para cima de Aguá nível 3 ou maior: Você pode descartar uma carta; faça um chamado especial dessa carta do seu cemitério. Essa carta só pode ser usada como synchro material se todos os outros matérias forem tipo Aguá. 


Efeito simples, fácil de interpretar, mas que seu uso se limitava apenas a decks que usassem monstros WATER de nível três ou menor. Esse era Fishborg Blaster.

Desde seu lançamento (aqui no TCG em 15 de agosto de 2009 no booster Ancient Prophecy), devido as suas várias limitações, FB foi inicialmente usado em decks Fish Turbo, Formula turbo, Frog fish e Frog Monarchs onde essas limitações quanto ao seu uso se tornaram quase nulas quando usado em conjunto com os sapinhos ou com os peixes do mal. Principalmente em decks Monarcas que passaram a contar com a força dos Synchros. O principal era Formula Synchro que era fácil de ser invocado graças ao FB e treeborn frog. Seu uso era tão frequente que o deck passou a se chamar Formula Monarch.


Segue um exemplo do deck:

Monsters: 28
3x Battle Fader
3x Caius the Shadow Monarch
2x Dark Dust Spirit
1x Effect Veiler
2x Fishborg Blaster
1x Gorz the Emissary of Darkness
2x Light and Darkness Dragon
2x Mobius the Frost Monarch
3x Raiza the Storm Monarch
1x Ronintoadin
1x Spirit Reaper
3x Swap Frog
1x Tragoedia
2x Treeborn Frog

Spells: 12

2x Soul Exchange
2x Enemy Controller
1x Mystical Space Typhoon
1x Giant Trunade
1x Foolish Burial
1x Dark Hole
1x Monster Reborn
1x One for One
1x Pot of Avarice

Extra Deck: 14
1x Armory Arm
1x Ally of Justice Catastor
1x Brionac, Dragon of the Ice Barrier
1x Black Rose Dragon
1x Chimeratech Fortress Dragon
1x Colossal Fighter
3x Formula Synchron
1x Gaia Knight the Force of Earth
1x Scrap Dragon
2x Stardust Dragon
1x Shooting Star Dragon

E assim FB se manteve, sem chamar muita atenção.

Mas essa calmaria chegou ao fim em 25 de março de 2011.



Nessa mesma data, era lançado no Japão o Master Guide 3 e uma das cartas promos era Shooting Quasar Dragon. É claro que a chegada do boss dos monstros synchros instigou os jogadores a quererem montar um deck que o colocasse no campo com facilidade, e foi ai que o uso do FB se tornou tão importante. 

Ao lado dos Cloudians (sim, as até então, inúteis nuvenzinhas ajudaram a banir FB) estava criado um deck capaz de invocar um/dois Shooting Quasars por turno e ainda manter um volume de mão absurdo. Segue um vídeo de como o deck funcionava.



Como vocês podem ver quem começava as putarias era Cloudian - Turbulence, o simples fato de invoca-lo já te garantia um fog counter e isso significa ter um Smoke Ball em campo. Ai era só ter o FB no grave para que o palco fosse montado. 



As três cópias de T.G. Hyper Librarian e Formula Synchron garantiam a hand advantage ao mesmo tempo em que preparavam o campo para chamar o Quasar. Mesmo com a velocidade com que Librarian e Formula Synchron eram usados e como consequência enviados para o grave, as três copias de Pot of Avarice garantiam a reposição desses monstros para que as jogadas continuassem a ser executadas sem preocupações e com a velocidade das draws criada pelos dois synchros não era difícil conseguir ter o pot na mão (se pararmos pra pensar, três copias de Avarice junto com três copias de Librarian e Formula somam um total de nove cópias de cada a disposição, EITA!!).




Monstros como Genex Undine e Swap Frog ajudavam a mandar FB e treborn frog mais rápido para o grave, e outros como Aqua Spirit e Cloudian – Storm Dragon garantiam matérias para invocar o Librarian se necessário. 

Essa grande variedade de cartas que poderiam ser usadas no deck fez o deck Cloudian Quasar não ter um build exata a ser seguida, o que aumentou a versatilidade e as variações que esse deck tinha.


Banimento: 

O deck Cloudiam Quasar começou a fazer barulho nas terras ocidentais mostrando ser onipotente, e como sempre a banlist, a fim de controlar a força dos decks e manter o equilíbrio no meta (às vezes não é bem assim) interferiu de maneira severa no deck Cloudian Quasar. 

Em setembro de 2011, Fishborg blaster foi banido e Hyper librariam e Formula Synchro limitados, antes mesmo do Quasar chegar ao TCG. 

Essa lista afetou também outros decks como o já citado Formula Monarcf e o recém-chegado Synchrocentric que usava Librarian e formula, e também levou duas cópias de Avarice quando o mesmo foi limitado. Mas uma coisa boa é que essa lista também liberou Black Luster Soldier que está disponível para nós até hoje. 

E por falar de FB banido, eu lembrei de um vídeo muito engraçado feito logo depois que a lista de setembro saio, com o Hitler puto. Confere ai.

(Desculpem, não consegui colocar o vídeo aqui)



Curiosidades:



FB faz parte de um arquetipo chamado Fishborg que possui 5 membros incluindo FB. Todos tem efeitos relacionados ao cemitério e a monstros WATER. O mais recente, Fishborg Doctor, é o único que dependo de outros "fishborgs" para ativar seu efeito e que pode um dia ser usado para criar um deck focado neles.
Fishiborg archer é uma boa opção para decks Mermails e Fishborg Planter pode ajudar no deck Nimble lemuria. Já o Fshiborg Laucher tem muitas limitações no seu efeito, o que torna difícil seu uso na maioria dos decks.


Futuro: 


Ao pensar em FB liberado, hoje, apenas um nome me vem à cabeça. Mermails. 

Eu testei apenas uma copia de FB no deck, e já foi possível fazer jogadas interessantes. O deck ficou com um swarm consistente de synchros nível quatro, seis, oito e nove e seus OTKs muito mais precisos, e ainda é possível se ter um controle de campo com Stardust Spark/Crinson Blader. 

Acredito que apenas uma copia de FB não levaria o deck Mermail ao nível absurdo que era o Cloudian Quasar e também não seria o responsável por renascer esse deck já que Librariam e Formula ainda continuam limitados. 

É uma carta balanceada que não se encaixa em todos os decks, e que foi banida para acabar com deck Cloudian Quasar, então sua limitação não seria uma má ideia.
Quem sabe um dia.



Esse foi o por que banida dessa semana. 

Não se esqueçam de pedir a próxima carta a ser analisada 

Abrs e T+
Comentários Facebook
12 Comentários

12 comentários:

Anônimo disse...

Parabens pelo post. Eu fiquei 1 ano sem jogar yugioh, e foi justamente na epoca em que este jogo era o booom do momento. Gosto muito do Quaar, mas hj nao tenho cabeça de montar um deck que se foque 100% nele.

Unknown disse...

Sdds desse cara, eu gosto muito de decks que façam o Shooting Quasar Dragon, tanto que coloco ele em tudo quanto é deck xD

Belo post WC, infelizmente a volta desse cara é bem improvável, quem jogou com ele jogou, quem não jogou não joga mais.

YagamiLime disse...

Poxa, eu achava tão dahora fazer Insta-Quasar com Coelacanth :C
Era realmente mó engraçado. Sdds.
E tipo, acho que liberando ele a 1, não vai causar tanto estrago assim... Ainda tem D.D. Crow no jogo. lol

Anônimo disse...

Queria saber o porque deliquent duo é banida se dragged dawn é bem mais roubada e é a três

Anônimo disse...

revelar a mao ou mil lps?? mil lps....

uma carta ou mil lps?? mil lps...

ter o oponent com 2 cartas na mao e ver uma e discartar a outra ou mandar as duas pro saco?? mandar as duas pro saco

tem mais coisas, mas esses sao uns dos motivos disso anonimo das 18:58

Kimer disse...

Sugestão pra próxima matéria: Mind Master

Unknown disse...

Mind Master é outra carta banida por culpa do Quasar, lembro do swarm que ele fazia, até hoje aquele é ou era o método mais simples de invocar o Quasar e olhe lá.

Unknown disse...

@emerson eu pensei q o mind master tinha sido banido por causa de um combo infinito com o campo dos pysich pra comprar o exodia

Unknown disse...

@WC: Vish, esse também? Ele deve ser culpado por várias coisas então, eu daria o link do vídeo se ainda tivesse, mas não tenho, malz. Mas acho que é só colocar no youtube que você deve achar algo, pois o LG já me deu um link de um vídeo e fiquei e achei muito louco xD

Max disse...

miid fucking master é o melhor tuner do jogo u.u fishborg segundo.

bom post ai cara \o mas nao acho que volte esse bixinho ai nao, atlantean ficaria mto idiota e.e

Anônimo disse...

Mind master é op, nem precisa de matéria, pq só de ver o eff qlqr um sabe q é roubado

Unknown disse...

@emerson vc ta falando desse video?
http://www.youtube.com/watch?v=65Z6xof0Opo
e esse é oq eu falei
http://www.youtube.com/watch?v=7J3yjrvwz14

Yu-Gi-Hoje!
Design por: Felipe Leonel - Tecnologia do Blogger
Copyright © 2015
Todos os direitos reservados
imagem-logo