segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Flying "C", uma ótima opção para Side Decks

Flying "C"
EARTH/3/Insect/Effect/700/700
When your opponent Normal or Special Summons a monster(s) except during the Damage Step: You can Special Summon this card from your hand to the opponent's side of the field in face-up Defense Position. The controller of this card cannot Xyz Summon.

Xyz Users, estejam preparados!


Lembram-se desse cara? Flying "C" veio no booster Judgment of the Light, um dos mais fracos da era Zexal, e foi bem comentado na época de seu anúncio. Afinal, ele é uma Hand Trap  que vem ao campo com muita facilidade capaz de bloquear todas as Xyz Summons do oponente por um ou vários turnos, dependendo da situação do jogo. Claro que, eventualmente, o player que deu esse presente de grego pro adversário vai ter que destruí-lo para atacar diretamente, mas isso não é um grande problema porque deixar o oponente nem que seja só um turno sem Xyz Summons no momento correto pode te assegurar a vitória.

Mas se FC (vou chamá-lo assim a partir de agora) é tão bom, porque não foi muito visto até agora? Bem, a resposta é simples de entender. Esse inseto é excelente contra monstros Xyz, mas é um lixo contra monstros Synchros, que além de ignorarem seu efeito ainda podem usá-lo como material. Por isso, qualquer formato onde haja muitos Synchros não é um bom formato para FC, e era exatamente essa a situação quando os Dragon Rulers reinavam. De que adiantava invocar esse monstro do lado do campo do oponente contra os dragões se ele podia simplesmente tuná-lo com um Flamvell Guard/Corsesca para fazer Armory Arm, ou mesmo com Phalanx e Debris Dragon para invocar Catastor e Black Rose? FC não era a melhor opção contra os dragões, e como o formato era monopolizado por eles, a barata acabou caindo no esquecimento.

Maaas, Janeiro chegou, as coisas mudaram, e os Rulers não são mais onipotentes como eram antes. Agora, grande parte dos decks Top Tiers não possuem mais acesso a Synchro e dependem 100% de Xyz Summons para sobreviver, tornando a situação ideal para que a nossa querida Dona Carochinha saia do fundo das latas e marque presença nos Side Decks. Para termos uma visão mais específica da efetividade dela contra cada Meta deck, vamos analisar as situações caso a caso:

Vs Constellars: talvez a situação onde FC seja mais eficaz. Um deck Constellar sem Xyz Summon não é nada, e eles em geral não usam Synchros no Extra Deck. Pode acabar com o deck se usado em um bom momento.

Vs Evilswarms: assim como Constellars, não costumam usar nenhum Synchro e vivem de Xyz. Bloquear Evilswarm Ophion é espetacular, especialmente se seu deck faz muita Summon de monstros de nível alto. 

Vs: Fire Fists: mais ou menos... Por um lado, é legal usá-lo quando o oponente invoca um Wolfbark. Por outro, FC pode ser facilmente tunado com Spirit para fazer Horse Prince. Depende da situação.

Vs Bujins: não que perder a capacidade de trazer Susanowo seja algo agradável para os Bujins, mas eles conseguem se virar bem sem Xyz então não acho que FC cause faça muito estrago contra eles. No mais, eles podem bloquear sua invocação com Vanity's Emptiness.

Vs Mermails: se a build Mermail em questão tiver Deep Sea Divas, deve-se ter cautela para não dar um Catastor de graça pro oponente. Mas em geral, é uma boa pedida para bloquear Dracossack, Big Eye e toda turma de Rank 4.

Vs Harpies: deck cheio de Xyz e sem Synchros, acho uma ótima opção contra elas.

Vs Machines: normalmente cheio de tuners Karakuri, ou seja, não é uma boa pedida.

Vs Spellbooks: não faz muita coisa contra esse deck que anda mais focado no World of Prophecy.

Como podem ver a partir dos exemplos acima, a utilidade de FC depende muito do deck que ele está enfrentando e da situação em que é usado, por isso diria que, ao contrário de seu primo Maxx,ele é uma que deve ficar restrita a Side Decks, pelo menos por enquanto. Isso, é claro, a menos que você esteja usando um deck Inzektor (onde FC gera altos combos com Verdant Sanctuary) ou esteja tendo muitos problemas contra Evilswarms/Constellars, contra os quais essa carta brilha. Enfim galerinha, por hora é só. Espero que gostem do post e comentem o que acharam dele e da carta!
Comentários Facebook
7 Comentários

7 comentários:

Unknown disse...

Eu já cheguei a usar ele no meu side, mas com o tempo achei melhor tirar pois tinha coisa melhor, e não estava necessitando muito dele. Mas acho assim como você disse que essa Flying "C" tem boas chances de brilhar nesse formato. Bom post Buba.

P.s: Preciso conversar com você, então vou deixar uma mensagem em rascunho, é algo de muito interesse ao blog.

BuBa disse...

Obrigado Emerson, acho que usar ele ou não no side depende muito do que você está esperando enfrentar, já que ele é bom contra umas coisas e meia-boca contra outras.

Unknown disse...

Legal vale a pena fazer um teste pro side deck com cedteza...bom post!

Porthos disse...

Eu usava de Side contra Lswarm na época de Ruler Reju, mas depois troquei por Tsuki por ser boa contra Prophecy também, agora eu acho bom... Mas sei lá. e.e

Anônimo disse...

Não entendi a parte de bloqueio dos bujins, a vanitys até entendo, mas pq bloquearia com a kaiser

Anônimo disse...

Outro otimo contra side, ainda mais quem usa Iswarm é a carta http://yugioh.wikia.com/wiki/Ally_of_Justice_Quarantine

Anti Bujin, Artifact, Lightsworn, Agents e Constellar.

Anônimo disse...

Em falar em xyz,estou monando um deck rapido e q faz muitos xzy summon. Mas buba, vc poderia me dar uma maozinha e postar um deck nimble/frogs com o campo lemuria? Ta meio dificil, obrigado e bom post.

Yu-Gi-Hoje!
Design por: Felipe Leonel - Tecnologia do Blogger
Copyright © 2015
Todos os direitos reservados
imagem-logo