sábado, 26 de outubro de 2013

Por Que Banida? - Makyura the Destructor


Com a liberação no TCG da afamada Sixth Sense, muito vem se falando de cartas banidas que ninguém achava que poderiam voltar (como é o caso de SS) mas que podem dar as caras por causa da loucura da Konami. Vi um cara no You Tube fazendo umas especulações quanto a isso, e ele citou Makyura the Destructor como uma das cartas que poderia voltar ao jogo. Só que eu acho que mesmo que a Konami despiroque completamente e coloque até Raigeki de volta no jogo ela NUNCA vai colocar Makyura, simplesmente porque ele é absurdo demais. Então, decidi fazer um Por Que Banida falando dele, só pra esclarecer o MONSTRO que ele é.


MakyuratheDestructor-LCJW-EN-C-1E
Makyura the Destructor
DARK/4/Warrior/Effect/1600/1200
During the turn this card was sent to the Graveyard, you can activate Trap Cards from your hand.

Só de olhar o efeito desse bicho, já dá pra ver que ele não cheira nada bem. Ativar Trap Cards da mão com a mesma velocidade que o habitual já de cara nos remete a coisas bem assustadoras, como Solemn Judgments negando o oponente no seu turno sem sequer ter sido baixado antes, Call of the Haunted funcionando quase como um Monster Reborn, Mirror Force vindo direto da mão sem o oponente ter como se defender...


Citei acima apenas Traps mais genéricas, agora imaginem Makyura combinado a coisas mais específicas. Ninjitsu Art of Super-Transformation, com ele, viria direto da mão logo quando buscada por Hanzo, dando uma ofensividade bem maior ao deck Ninja. Falando em ofensividade, Horn of the Phantom Beast vindo direto da mão também não me parece nada mau, em decks Fire Fist, por exemplo. Beckoning Light é um dos meus casos favoritos de carta que se beneficiaria com o Makyura. Em decks Lightsworn, seria uma delícia ter sua mão renovada instantaneamente no seu turno, mesma coisa para o deck Bujin. E o melhor é que esses dois decks têm meios muito fáceis de jogar o Destructor no grave, através do mill que já é característico dos dois. Ou seja, juntou a fome com a vontade de comer.

CeasefireSDMM-EN-C-1E

Mas todos esses combos que eu citei no último parágrafo são fichinha comparados com esses aqui. Imaginem, apenas imaginem Makyura em um deck Chain Burn. Para quem não se lembra, Chain Burn é aquele deck cheio de Traps de compra e de burn que, combinadas, atazanam a vida do oponente absurdamente. Agora imaginem tudo isso vindo da sua mão no seu turno, Reckless Greed, Jar of Greed, Legacy of the Yata-Garasum tudo isso vindo da mão e gerando uma vantagem absurda que poderá ser aproveitada instantaneamente. Chegaríamos num ponto em que colocar Makyura no cemitério = gg para o oponente, sem mais nem menos. E tudo isso que eu escrevi aqui sobre o Chain Burn se aplica também ao deck Exodia, que ganharia dezenas de outras cartas de Draw para ativar no seu turno.

DarkScorpionChicktheYellow-GLD5-EN-C-LE
Dark Scorpion - Chick the Yellow
DARK/3/Warrior/Effect/1000/1000
When this card inflicts Battle Damage to your opponent, you can activate 1 of these effects:
● Target 1 card on the field; return that target to the hand.
● Look at the top card of their Deck, then return it to the top or bottom of the Deck.

Por que raios coloquei o efeito desse bicho esquecido aqui? Simples, porque ele gera um dos melhores combos com o Makyura. Na verdade, esse combo é um OTK realizável com apenas três cartas (Makyura, Chick, e um Call of the Haunted). Funciona assim:

- Com Makyura tendo sido mandado ao grave nesse turno, ative Call of the Haunted e invoque Chick do cemitério.
- Ataque diretamente com ele (o campo do oponente deve estar limpo), e então use seu efeito para retornar COTH à mão.
- Chick será destruído por causa de Call, mas graças ao Makyura, você poderá ativar a Trap novamente na sua Battle Phase para invocar o Dark Scorpion novamente e atacar de novo com ele.
- Repita o ciclo infinitamente até que os lps do oponente estejam zerados.

Combo super simples, mas que demonstra mais uma vez as várias coisas das quais Makyura seria capaz. Para ser bem sincero, não acho que esse loop seria muito competitivo, mas ainda assim é bem legalzinho e merece aparecer nesse post por demonstrar quantas portas o Makyura abre sozinho e o quanto ele seria impactante no jogo.



Porém, nem tudo é um mar de rosas, nem mesmo para essa carta banida que não deve voltar tão cedo. Diria que o maior "defeito" do Makyura é sua condição de ativação. Coloco defeito entre aspas porque essa condição é MUITO fácil de ser satisfeita e é mínima para um monstro desses, porém, bem ou mal, é a única coisa que impede que o Makyura funcione por si só e já te obriga a adicionar mecânicas no seu deck que coloquem o bicho no cemitério. Não que isso seja algo complicado: um Foolish Burial ou Armaggedon Knight já dá conta do recado, bem como uma Hand Destruction, ou mesmo um custo de carta como Lighting Vortex. Outra boa ideia é usar o Summoner Monk para trazer o Destructor ao campo e fazer Xyz com ele, já separando-o e colocando-o no cemitério. Gaia the White Knight é também uma opção muito interessante, já que não apenas busca o Makyura como também o descarta na hora já ativando seu efeito. Mesma coisa com Dark World Dealings, que te dá velocidade e descarte simultaneamente Como podem ver, métodos de despachá-lo não faltam, por isso a condição, apesar de não poder ser ignorada, afeta muito pouco em seu uso.

Trivia

EyeofWdjat

- O olho de Makyura é o Olho De Wdjat, símbolo egípcio que aparece várias vezes ao longo da franquia Yu-Gi-Oh e que representa proteção divina.

- Makyura foi banido antes mesmo de chegar ao TCG, numa banlist de emergência. A mesma coisa aconteceu com Temple of the Kings, que tem um efeito bem semelhante ao dele.

- Essa é uma das pouquíssimas cartas que te permitem ganhar do oponente sem sequer ter tido um turno. As outras duas são Exodia e Gorz.
_______________________________________________________________________________


Para encerrar o post, coloco esse vídeo de um cara jogando no formato tradicional com um deck Makyura Exodia. Tá que ele usa várias cartas que estão banidas, mas já dá pra ver o TERROR que é poder ativar Traps de compra direto da mão. Fico por aqui, espero que tenham gostado do post apesar de ter ficado curto e não deixem de dar sua opinião. Makyura não volta nunca mesmo? Dá para imaginá-lo limitado daqui um tempo? Comentem e até mais!
Comentários Facebook
8 Comentários

8 comentários:

Unknown disse...

Belo post Buba, e acho que não vai acontecer de outras cartas como a Sixth Sense acabar saindo da lista de banidas, pois Sixth ao contrário das outras só existia no OCG.

Combinho: Foolish Burial no Makyura e seja feliz :)

BuBa disse...

Valeu Emerson, mas acho sim que outras cartas podem acabar saindo da lista de banidas sem que ninguém espere. Torço pra volta de Thousand-Eyes Restrict '-'

Vampire Killer disse...

Nunca, essa porra da Ftk de exodia facil

Man El disse...

Adoro esse quadro, seria bom um porque banida da Solemn Judgment.

Anônimo disse...

Podia fazer uma análise do Mirage of nightmare hein

Unknown disse...

Slá Buba, acho que é o tipo de coisa que acontece uma vez por estagiário xD

Makoto Kazuma!{Hunter}! disse...

fala serio fica muito apelao ter cartas voltando como sense mais tbm é mt legal usa-las axo q Yata-Garatsu ou um Substitoad n fariam tanto mal dnovo ja q mass driver esta banida e maxx c e veiler podem acabar dando vantagem ao oponente

Enzzo disse...

Opa, adoro essa categoria! E parabéns pelo post, cara! Eu particularmente nunca soube o porquê do banimento do Makyura.

Yu-Gi-Hoje!
Design por: Felipe Leonel - Tecnologia do Blogger
Copyright © 2015
Todos os direitos reservados
imagem-logo