terça-feira, 1 de outubro de 2013

O novo suporte Harpie e suas chances no cenário competitivo.

Eaí pessoal!

Essa semana está bem corrida pra mim também(Provas, já que é fim de período). Porém, na Sexta terei um recesso, onde com certeza será mais fácil postar.

Para o artigo de hoje, decidi falar sobre as Harpies, já que me decepcionei bastante com o último suporte delas. Irei falar sobre a Spell nova, e sobre o que o deck Harpie realmente precisa para se destacar no Metagame.



HarpieLadyPhoenixFormation-LC04-EN-OP
Harpie Lady Phoenix Formation
Normal Spell Card
If you control 3 or more "Harpie Lady" and/or "Harpie Lady Sisters": Target as many monsters your opponent controls as possible, up to the total number of "Harpie Lady" and "Harpie Lady Sisters" you control; destroy those targets, and if you do, inflict damage to your opponent equal to the highest original ATK among those destroyed monsters. You cannot Special Summon monsters from the Main Deck or conduct your Battle Phase the turn you activate this card.


A primeira parte do efeito parece realmente boa, mas a segunda parte estraga: Primeiro, se não podemos invocar monstros do Main Deck, Harpie Chaneller e Elegant Egotist não podem ser usadas em combo com essa carta. Considerando que a base de ATK da maioria das Harpies é entre 1400-1700, se deixarmos três em campo para esperar, ainda iremos precisar de um Backrow para proteger elas de qualquer Dragon Ruler, High Priestess of Prophecy, Mermail Abyssmegalo, Karakuri, Hieratic, enfim, os decks atualmente baixam monstros muito fortes e depender de um combo que é basicamente 3 monstros+Backrow+Uma spell na mão não é muito bom. Segundo, se estamos com 3 Harpies em campo, por que não invocar um Vylon Disigma, um Lightning Plover, qualquer Rank 4 genérico, um Xyz Harpie? O problema dessa carta é que ela é tão situacional que nem chega a valer a pena usar para o deck. Outro problema é que não funciona contra Mecha Phantom Beast Dracossack ou Stardust Dragon, duas cartas bem populares nos decks Dragon Ruler que estão levando quase tudo. À primeira vista, é o tipo de carta que é boa, mas no fim, não acho que usaria mais de 1 em uma Build minha. Claro, eu posso estar errado e essa carta pode ser A carta do próximo torneio de grande porte após o seu lançamento, mas eu não acredito tanto.

Acredito que a melhor opção de combo para essa carta é Hysteric Party, trazendo várias Harpies do Grave, destruindo os monstros do oponente, causando dano e fazendo Xyz. Nem tudo são espinhos para essa carta, mas a Build que encaixe ela vai precisar de um Dumping muito forte para combar assim rápido.

Har-Pie - 40 Cards



2 Effect Veiler
2 Harpie Dancer
3 Harpie Channeler
2 Harpie Lady #1
1 Rose, Warrior of Revenge
3 Harpie Queen
2 Harpie's Pet Dragon
2 Maxx C
2 Summoner Monk

1 Book of Moon
1 Dark Hole
2 Elegant Egotist
3 Harpie's Hunting Ground
3 Hysteric Sign
2 Pot of Duality

1 Bottomless Trap Hole
2 Fiendish Chain
2 Hysteric Party
1 Mirror Force
1 Torrential Tribute
1 Solemn Warning
1 Compulsory Evacuation Device

1 Scrap Dragon
1 Crimson Blader
1 Abyss Dweller
1 Diamond Dire Wolf
1 Gagaga Cowboy
1 Harpie's Pet Phantasmal Dragon
1 Ice Beast Zerofyne
2 Lightning Chidori
1 Maestroke the Symphony Djinn
1 Mecha Phantom Beast Dracossack
1 Number 11 Big Eye
1 Master of Blades
1 Queen Dragun Djinn
1 Number 50: Blackship of Corn

Acho que não preciso explicar nada dos Hand Traps ou da Channeler, e Harpie Lady #1 também dispensa comentários. Decidi usar 2 Harpie's Pet Dragon por que na maioria das vezes é melhor fazer 2 Rank 7 por jogo do que apenas 1. Apesar de Pet poder ser uma Dead Draw, é um descarte para a Channeler e comba com a Queen Dragun Djinn do Extra Deck. Acho que a parte mais interessante do deck por parte dos monstros é a Rose, Warrior of Revenge, mas ela cria uma das Win Conditions mais interessantes do deck: Digamos que seu oponente de Dragon Ruler fez Milling com o Card Trooper, Draw com Sacred Sword of Seven Stars e Cards of Consonance, e passou o turno. Na sua vez, você tem Summoner Monk e Hysteric Sign na mão. Ativando o Monk, trazendo a Rose, fazendo Crimson Blader e destruindo o Trooper. Você não só bloqueou as invocações dos Dragon Rulers, como buscou 3 cards Harpie. Se você tiver 1~3 Backrows para proteger essa jogada, é uma das mais fortes do deck.

Nada de muito especial nas Spells. Apesar de Hysteric Sign pegar Elegant Egotist do Graveyard, eu prefiro usar 2 para fazer Swarm mais rápido. 3 Hunting Ground para fazer o papel de MST, e Duality+Sign para a consistência máxima do deck. Não há nada de mais nas Traps, exceto a falta de Icarus Attack que foi por opção pessoal. No Extra, temos uma variedade de Synchros e Xyz para quase toda situação, coisa que a Channeler permitiu que as Harpies façam e é ela que dá a melhor chance das Harpies competitivamente: Se o deck ganhar outro suporte ao nível da Channeler, pode chegar ao Metagame, caso contrário, irá depender de suas Matchups, que até o momento são desfavoráveis. Quem sabe no futuro? Não podemos prever nada no YGO(Exceto formato passado, onde todo mundo que sabia que Dragon Ruler e Spellbook iriam disputar o mundial e ninguém mais).

O que você acha das Harpies e de seu potencial no Meta? Comente! Até a próxima.

Comentários Facebook
11 Comentários

11 comentários:

LG disse...

Harpie é meu ovo, bj -q

Não acho que vão figurar no Meta, mas sempre há uma esperança. essa carta harpie foi mt bem nerfada, mds.

Unknown disse...

Eu jogava com elas, no começo quando tinham acabado de lançar o Lord Of Tachyon Galaxy e ninguém usava DR(por enquanto), mas depois que DR começou a dominar tudo as Harpie ficaram esquecidas.

Gustavo Pez (Ayreon) disse...

Cara eu joguei com a Phoenix formation no DMG com o efeito ACG a muito tempo (sem os novos suportes de harpie), e eu achei totalmente desnessessario essa restrição de ss do deck, visto que você ja não pode atacar no turno em que usa .-., devia ser soh pode SS Harpie monstros NO MAXIMO, pois nerfaram o dano (Versão anime é metade do atk de todo mundo)

Gustavo Pez (Ayreon) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Makoto Kazuma!{Hunter}! disse...

Comcerteza irei Usar Pheonix Formation Por Ter Uma Artwork Super Fodastica D:

Bruno Raphael disse...

acho que a spell teve restrição de mais num mundo onde dracossack é xyz genérico.

na real, achei tosca a parte de não poder fazer special summon no turno que ela é usada, absurdamente ridiculo, espero que compensem isso com mais cards de harpia.

O deck continua sem firepower decente, :/ , outra coisa que jogando de harpie que eu reparei é que o search é direto pro campo, reciclar harpias é dificil e mant~e-las no campo só dependendo de outras cartas, isso torna as coisas muito frágeis :x

Unknown disse...

@Bruno Raphael: Você pode fazer special summon, desde que não seja do main deck você pode.

Anônimo disse...

Pode ser special summon da mão ou extra deck ou cemiterio.

Marcio disse...

É fato de que se vc pudesse fazer ss do main essa carta seria mt forte, viraria uma super staple apelona, mas a Konami poderia muito bem cortar esse burn e deixar só a destruição com uma restrição leve de 'Once per turn', seria muito melhor dessa forma do que essa restrição absurda que toca justamente no que elas fazem de melhor, ss do main.

Mesmo assim talvez chegue a ser usada em 1/2 copias, por ser spell e ter o nome 'Harpie' não vai virar dead pelo resto do duelo.

Unknown disse...

@Marcio: Acho difícil alguém usar ela de modo competitivo, como vão conseguir três "Harpie" sem poder fazer ss do main?

Marcio disse...

Também acho muito dificil, mas como eu disse ela não vai ser dead sempre, de todo jeito tem coisa melhor pra por no slot em qe ela iria...

Yu-Gi-Hoje!
Design por: Felipe Leonel - Tecnologia do Blogger
Copyright © 2015
Todos os direitos reservados
imagem-logo