sábado, 10 de agosto de 2013

Contagem regressiva para banilist!

É pessoal, Setembro tá chegando...


... e a banilist se aproxima!


Façam suas apostas. Pra mim Big Eye, Dracossack, Super Rejuvenation e Spellbook of Judgment, já estão limitados. Tá bom, to brincando.

MechaPhantomBeastDracossack-LTGY-EN-ScR-1E

Sinceramente eu não sei o que esperar dessa banilist, as coisas estão tão desequilibradas e confusas que eu nem me atrevo a dar um palpite certo. O que eu gostaria e acharia bom seria a limitação dessas cartas, afinal a única coisa que sabemos é que Spellbook e Dragon Ruler de uma forma ou de outra vão ser afetados, a grande questão é quanto. Apesar de muita gente estar falando que deveriam acabar de vez com eles eu acho que apenas deveriam limitar um pouco, a ponto de que que possam continuar jogando bem mas sem tantos abusos (acho que os reprints provam isso) e por isso queria que pelo menos as limitações que eu citei acontecessem.

Number11BigEye-GAOV-EN-ScR-1E

Geral fala "Big Eye e Dracossack não... Big Eye vai ter reprint... Dracossack é muito novo... isso vai afetar outros decks que precisam deles..." já começa pelo seguinte, que outro deck precisa fazer 2 Dracossack/Big Eye por jogo? Eles são "equilibrados" porque teoricamente invocar dois monstros de nível 7 é difícil, e não uma coisa que se faça todo turno. E tem mais, Master of Blades está aí lindo pra suprir alguns espaços do Extra junto com os novos synchros, ou seja, tem como preencher lindamente os espaço deles. Mesmo lançando Big Eye na tin e Dracossack sendo recente, também não seria um tiro no pé porque tanto nas tins quanto no Tachyon vem muita coisa boa além deles, eles já lucraram muito com essas boxes no período de Nacionais.

SuperRejuvenationDB2-EN-C-UE

Já Super Rejuvenation e Spellbook of Judgment entram no quesito vantagem desequilibrada, são cartas que te recompensam com muita coisa por fazer suas jogadas, tipo o que acontecia com Mermail e Inzektor só que elevado ao quadrado. Acho que nem tem muito o que comentar da Rejuvenation, ela é mais uma daquelas cartas antigas absurdas sem restrições que estavam esquecidas porque não aparecia um deck que conseguisse usar completamente o poder dela. Hoje ela merece mesmo é ser banida, mas eu acho que seria um pouco mais interessante banir Card Destruction (que já té pedindo pra ir embora faz tempo) e limitá-la, já que no caso com os Xyz limitados, já ia descer muito o nível dos dragões. Acho que agora seria o momento certo pra mandar Card Destruction pro limbo, ela é uma win condition pro DW (que vai fazer a festa agora com os novos Xyz rank 8) e extremamente absurda no Dragon Ruler, aliás em qualquer outro deck ela já é desequilibrada só por mexer na mão inteira do oponente.

CardDestruction-LCYW-EN-ScR-1E

Já a Judgment eu acho que é um pouco diferente, o que acontece é que apesar dos pesares Spellbook é um deck equilibrado. Todas as cartas tem limitações, algumas até demais, as melhores cartas precisam de condições exatas, o deck precisa de muitas spells pra poder jogar o que teoricamente deixa inconsistente e suscetível a dead draws, e principalmente cai pra muitas techs e sofre no side deck. Parece até aquelas comparações de "com Jesus e sem Jesus", o Spellbook sem Judgment era um flop só, uma piada, um forfun, não passava de um deck caríssimo cheio de cartas bonitas mas que mal pegava top de torneio de padaria, depois da Judgment o deck ficou competitivo e finalmente estava ganhando torneios. Desde as primeiras World Premieres a gente já sabia que a Konami ia faze-los meta a todo custo, a Judgment foi só o empurrãozinho que estava faltando (e que empurrão!)

SpellbookofJudgment-LTGY-EN-ScR-1E

O deck em si não tão absurdo quanto se pensa, o que o torna um tier 0 é que ele possui uma match-up muito boa contra Dragon Ruler (que na minha humilde opinião é o deck mais forte que temos hoje) e isso o torna forte. É mais ou menos o mesmo esquema do Macro Rabbit, ele em si não era um deck forte mas a vantagem que ele tinha sobre o Mermail que era o melhor deck naquele momento, fazia com que ele se tornasse forte. Essa mesma lógica se aplica também ao Evilswarm que precisa de um meta baseado em monstros de nível alto pra se manter no jogo. Prova do que eu to falando são os reports do Shriek pós Tachyon, onde Spellbook dividia espaço com Fire Fist 4 e 3 Axis, Mermail, Dragon Ruler e Evilswarm. 

LTGY-BoosterEN

Nessa época o booster tinha acabado de lançar, não tinha nem cheiro dos Baby Dragons e a jogabilidade do Dragon Ruler era outra, mais lenta, mais equilibrada em todos os sentidos, enquanto isso a maior ameaça era o Spellbook que proporcionava uma vantagem muita forte com Judgment e High Priestess, então o povo usava de tudo, Fusilier Dragon, Erradicator Epidemic Virus, Droll & Lock Bird, Rai-Oh, Deck Lockdown, Spell Canceller... Até então uma limitação resolveria o problema, mas aí a Konami começou a perceber o potencial do Dragon Ruler e viu que ele podia deixar de ser um arquetipo de suporte para se tornar um meta muito forte o que aumentaria mais ainda a venda das boxes lá no OCG (lá cada Dragon Rulers é Super Rare que é tipo o nosso Secret só que mais difícil de achar 3:D) e então foram gradativamente lançando os Baby Dragons, e pouco a pouco os outros decks foram perdendo espaço, inclusive o Spellbook, porém em um determinado momento lembraram que o Jowgen e o Kycoo são Spellcasters e aí deck voltou a ter uma bela disputa contra os dragões. 

WorldofProphecy-JOTL-EN-ScR-1E

Enfim toda essa ladainha só pra mostrar como o Spellbook depende do meta pra poder jogar e como eles são dependentes da Judgment para serem competitivos, mas mesmo assim eles não podem passar limpos já que Maiden, Blue-Eyes e até mesmo World elevam o deck ao patamar muito maior. O correto nesse caso também seria banir a Judgment mas eu acho que a Konami não deixar de lucrar mais um pouquinho com eles (até porque eles são os próximos alvos de reprint) pelo menos até Março, então pelo menos limitada ela vai ficar. Limitação nesse caso não seria de grande ajuda, só atrasaria a jogada em no máximo 3 turnos (o que já é uma boa coisa), mas temos que lembrar também que uma "mudança nas regras de deck building" vai ocorrer o que pode comprometer o jogo deles de alguma forma. Fora o fator metagame, porque se Dragon Ruler enfraquecer, muitos decks com vantagem sobre Spellbook podem começar a jogar bem (ainda mais se lançarem alguma tech nova) e esse brilho todo que a gente vê agora acabe se ofuscando mais pra frente (tipo o que aconteceu na lista passada quando todo mundo queria que banisse o Undine huehuehuehue)

SpellbookMagicianofProphecy-REDU-EN-UR-1E

O pessoal fala sobre mexer na Secrets, no Magician, mas eu acho que isso não adianta nada, afinal busca é o estilo do deck, tudo no tema gira em torno de buscar alguma coisa, é o estilo deles, tentar cortar a busca do Spellbook é mesma coisa que impedir que Lightsworn mile cartas, que Fire Fitst use Fire Formations, que Infernity fique sem cartas na mão... enfim, é a mesma coisa que mudar o estilo do deck, mudar o diferencial dele. Acho que nesses casos é melhor buscar outra alternativa, tentar atingir aonde o tema falha, por exemplo Spellbook of Fate ou Spellbook of Eternity que ajudam a suprir as falhas do deck, acho que isso é melhor do que sair banindo 5 cartas do mesmo tema pra tentar podar o deck. 

SpellbookofFate-ABYR-EN-UR-1E

Mas enfim são só ideias, dessa vez eu realmente não sei exatamente o que esperar, acho que nada que acontecer nessa banilist pode me surpreender, acho que nem mesmo essas bizarrices que eu tenho visto pela internet (Snoww limitada, Tensu limitada, Dragon Rulers limitados a 6 haushsuhaushasuhasuhsausahuhas) são tão surreais assim. Por isso nem vou me arriscar a dizer alguma coisa sobre o restante, só acho que dessa vez vão tentar deixar todos os decks jogando juntos, então fico só na expectiva, aliás por falar em expectativa, cadê a ansiedade do povo pelo Mundial? Acho que como todo mundo sabe que só tem dois resultados possíveis nem vai ter tanta graça hu3. 

Mas é isso aí pessoal isso era pra ser só um postzinho pra mostrar o meme mas eu acabei me empolgando um pouco, então deixem nos comentários o que vocês acham que vai entrar na banilist ou o que vai sair e também o que será essa nova mudança de regra e como isso vai afetar a construção de um deck e deixar o jogo mais divertido. Pra mim ou eles vão aumentar a quantidade mínima de cartas em um deck, o que vai te forçar a colocar mais cartas desnecessárias e depender um pouco mais da sorte, ou vão estabelecer uma quantidade mínima de monstros e de spell/traps, o que deixaria os decks mais equilibrados e quem sabe traria novamente aquele gostinho nostálgico (que você só sente jogando com os primeiros decks iniciais) de "Monstros de Duelo"... Comentem gente, até mais!

P.S.: Desculpem pelo post cafoninha com imagens aleatórias pra ilustrar, mas é porque eu to no notebook e aqui não dá pra fazer umas coisas bacanas, mas quando voltar pro pc (se eu estiver a fim porque já to preparando outro post) eu posso dar uma mudadinha.
Comentários Facebook
12 Comentários

12 comentários:

Anônimo disse...

Bom post Bunilla!

Eu acho que Super Reju devia tomar Limit, talvez Fate ou Judgment. Card Destruction a 0 também seria uma boa. Flws s2

- Rick com preguiça de logar e com sono

Unknown disse...

Card destruction banida acho um exagero,até porque ela não é usada só em Dw e dragon ruler,vários decks mais lentos e legais de se jogar usam ela pra dar aquela acelerada boa,não podem sair banindo tudo só porque um archtipe ou 2 usam ela de forma OP,só precisam saber mexer nas cartas certas,Big eye a 1 e dragossac a 2 seria ideal,porque abriria espaço no extra pra mais ranks 7 diferentes,Atlanteam Dragon a 2 no máximo,é o melhor searcher do deck,Gale ou Black whirlwind a 2 também seria bom pra ressucitar o Bw,hornet a 2 também seria bom más não mudaria muita coisa,enfim...que venha essa lista :p

Anônimo disse...

ESSAS BANILISTS E DE QUANTO EM QUANTO TEMPO? DE 6 EM 6 MESES?

Anônimo disse...

"na minha humilde opinião o melhor deck que temos"

Ainda é questão de opinião?

Unknown disse...

Alguém pede pro Buba colocar a opção de dar like?
=====================================
Sobre o que você disse eu acho que isso de somente esses decks aparecerem é culpa também dos players, pois existem muitas cartas que podem parar Spell e Ruler mas os players não arriscam, são decks bons mas não são invencíveis eu mesmo e vários outros no DN já e PRO já venceram eles com um bom side deck. Mas hoje em dia quando aparece um deck novo que a primeira vista é invencível ao ganhar alguns torneios todos os players começam a copiar as decklist achando que vão vencer porque outro cara venceu e é isso que acaba com o jogo e deixa somente os denominados "meta decks" serem os únicos a darem as caras.

Bruno Gutierres disse...

@Rick Anônimo - obg seu tesudo!

@jurandir neto - o lance da card destruction é que já faz tempo que estão querendo bani-la mas ela nunca dava um motivo no cenário competitivo. Agora já temos. O lance de ajudar outros decks mais lentos não tem muito a ver, Sangan ajudava muuuitos mais decks que ela e mesmo assim foi banido e por uma simples questão de marketing. Existem várias soluções pra resolver o problema dos decks mais lentos, uma delas pode ser "A Nova Toda Poderosa Regra Inovadora", ou então também poderiam lançar uma carta que ajudasse na velocidade desses decks como já fizeram antes. Card Destruction não só renova a sua mão como também zoa toda a mão do oponente, merece banimento faz tempo.

@Anônimo1 - Pra que essa rebeldia toda, senta aqui vamos conversar...

@Anônimo2 - Ainda é uma questão de opinião, tem muita gente principalmente que pega top em torneios grandes que ainda acham o Spellbook melhor.

@Emerson - O que acontece é o seguinte, o deck é muito forte se vc for pegar ele 2 ou 3 vezes no suíço tranquilo, seu side deck resolve o problema, mas se vc for pra um torneio vc vai pegar pelo menos 5 matches contra esses decks e aí nem o side mais vai dar jeito, até porque são decks que apesar de serem meio autoplay se o cara saber jogar direito não perde. E tem outra, se você vai participar de um torneio grande é claro que você vai com o seu melhor deck.

BuBa disse...

Bom post Bruno, ri pacas com o Meme XD

Ps: Card Destruction banida para ontem.

Marcio disse...

Quer renovar a mão?

Gaste sua normal summon com Morphing Jar, bem mais justo...

Hand Destruction, tbm ta ai como uma copia nerfada da card destruction.

Não tem mais motivos pra manter essa carta apelona.

Makoto Kazuma disse...

so eu percebi so agora q na dracossack tem uma cabeça de dragao na frente ?xD kkkkk so vi agora

Susano'o disse...

tem uma coisa absurda que eu axo q é as pessos falarem q pq decks lentos e legais usam cartas absurdas como dracossack q é abusado nos rulers ele nao pode ser mexido entao escolham vcs querem um meta absurdo ou nao?

Makoto Kazuma disse...

Anonimo das 10:45 dragon ruler nao vence mano a mano o prophecy no single nem chorando so por isso prophecy ja é melhor e nehum desses 2 sao os melhores q ja existiram dragon ruler sem dracossack é igual a um deck tier 2 ou menos

Anônimo disse...

òtimo post, a melhor analise de previsão de banlist que eu vi até hoje, coerente, e completamente imparcil parabéns!

Yu-Gi-Hoje!
Design por: Felipe Leonel - Tecnologia do Blogger
Copyright © 2015
Todos os direitos reservados
imagem-logo