sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Que Carta é Essa? - Mini-Guts

Yo! No Que Carta é essa de hoje, falarei de uma Spell que eu gosto muito, e que muita gente não conhece direito: a Mini-Guts.
MiniGuts-GAOV-EN-C-1E
Mini-Guts
Normal Spell Card
Tribute 1 monster to target 1 face-up monster your opponent controls; its ATK becomes 0 until the End Phase. This turn, when it is destroyed by battle and sent to their Graveyard: Inflict damage to your opponent equal to its original ATK in the Graveyard.


Começando com uma pequena Trivia, os monstros que aparecem na arte da carta são Acorno e Pinecono (centro e direita na imagem ao lado), usados por Yuma no anime. Curiosamente, Yuma também usou Mini-Guts no anime no episódio 28, mas não usou nem Acorno nem Pinecono para ativar seu efeito -  usou Kurivolts Tokens, e não, não coloquei Tokens no plural por engano. No anime, o efeito de Mini-Guts requer o tributo de dois monstros de nível 1, justificando sua arte.

Voltando ao mundo real, Mini-Guts chegou às nossas mãos no booster Galactic Overlord, o mesmo que nos presenteou com os Hieratics. Desde então não conseguiu seu espaço no Metagame, apesar de ser uma boa carta.

Sobre o efeito, é bem simples, mas também bem poderoso: ao custo de um monstro que você controla, você zera o ataque de um monstro do oponente. Não só isso como também o oponente leva dano igual ao ataque original do monstro caso ele seja destruído. Um efeito bem BOOM, capaz de arrancar mais de 4000 lps do oponente fácil fácil, mas que tem alguns contras que limitam seu uso. O principal deles é o custo: apesar de tributar um monstro não ser nada de outro mundo, não é todo deck que pode se dar ao luxo de fazer isso, ainda mais porque é necessário ter outro monstro atacante em campo para se aproveitar da carta. Some isso ao fato da carta só ser realmente boa quando o oponente controla um monstro forte e chegamos ao ponto crucial: vale a pena usar Mini-Guts? Sim, seu efeito é bom, mas o custo não é qualquer coisa e o risco dela virar Dead Draw é alto, fora que 40 slots são poucos para se gastar à toa.

Por essas e outras é que Mini-Guts acaba sendo meio esquecida, ainda que possa fazer grandes estragos. Mas calma, não é porque ela não é a melhor opção na maioria dos decks que não é boa em lugar nenhum. Mini-Guts brilha em lugares onde seu custo de tributar um monstro é praticamente irrelevante ou melhor ainda, ajude na dinâmica do deck. Vejamos alguns exemplos abaixo:



Frogs: com Treeborn Frog voltando todo turno, tributar um monstro é piada. Mini-Guts poderia ser uma boa tech em Frognarchs, mas o problema, novamente, é se vale a pena, porque esse deck já conta com os Monarchs para aniquilar monstros. Pode ser uma boa opção contra decks que façam bastante Swarm, talvez fique melhor no Side.

Reptilianne: deck que combina demais com a carta, já que pode se aproveitar especialmente bem do monstro com 0 ATK no campo adversário. Reptilianne Spawn ajuda a cumprir com o custo da carta, e Scylla, depois de destruir o monstro e dar um dano pesado no oponente, ainda o rouba. Pena que ainda falta muita consistência para que o archetype rode bem...

Mecha Phantom Beast: com milhares de Tokens no campo, não é nada difícil achar um para tributar para Mini-Guts. Ainda pode ajudar a realizar os efeitos de um ou outro MPB.

Hieratics: desnecessário dizer que tributo para esses caras é uma benção e que eles são fãs de OTK, e Mini-Guts faz as duas coisas. Difícil é só encontrar espaço no deck para ela.

Como podem ver, todos esses decks aí de cima podem se aproveitar bastante da Guts. Mas tem dois que eu ainda não mencionei que merecem mais destaque por conseguirem tirar MUITO proveito dela. A começar pelos Evols:


Evolsaur Najasho
FIRE/2/Reptile/Effect/100/2000
If this card on the field is Tributed: You can Special Summon 1 "Evolsaur" monster from your Deck.

Evolsaur Vulcano
FIRE/4/Dinosaur/Effect/1200/1000
When this card is Special Summoned by the effect of an "Evoltile" monster: You can target 1 "Evolsaur" monster in your Graveyard; Special Summon that target. It cannot declare an attack.

Coloquei o efeito desses dois porque só a partir deles já dá para perceber o que Guta pode fazer nesse deck. Normal Summon Najasho, ative Mini-Guts tributando-o, Special Summon Vulcano do deck, utilize seu efeito para trazer um Dino de nível 4 do Grave, faça a Xyz de Laggia/Dolkka e ataque o monstro adversário para 2400 damage + seu ataque original. Combinho muito simples e fácil de fazer, mas muito efetivo e que já te dá uma boa vantagem na partida. Vale muito a pena gastar um ou dois slots com Guts para fazer essa jogada, até porque os Evolzars muitas vezes têm dificuldade de se livrar de um monstro forte do oponente uma vez que ele já está no campo.

Outras utilidades para Guts no deck Evol: livrar-se de algum Evoltile Westlo morto no campo, ajudar no efeito de Evolsaur Cerato/Evoltile Casinerio, matar Spirit Reapers... Enfim, várias coisas. Sugiro que testem!

Feita a parte Evol do post, vamos passar para o meu combo predileto com Mini-Guts, que envolve essa cartinha aqui:

Number33ChronomalyMachuMech-REDU-EN-UR-1E
Number 33: Chronomally Machu Mech
LIGHT/5/Machine/Xyz/2400/1500
2 Level 5 monsters
Once per turn: You can detach 1 Xyz Material from this card to target 1 face-up monster your opponent controls; inflict damage to your opponent equal to the difference between its original ATK and current ATK, and if you do, this card gains ATK equal to the damage inflicted.

Já dá pra ver onde isso vai parar né? Machu Mech tem um efeito de burn incrível, onde quando menos ataque o monstro adversário tiver, melhor. Combo ótimo com a Mini-Guts, que não só zera o ataque de um monstro adversário como também proporciona burn, gerando um OTK facilmente. Ou melhor, muito facilmente. Basta que o oponente controle qualquer coisa com 1900 ou mais ataque:

- Ative Mini-Guts e reduza o ataque do monstro a 0.
- Use o efeito do Machu Mech para causar 1900 damage ao oponente e aumentar seu ataque até 4000.
- Ataque o monstro com Machu Mech causando 4300 damage.
- O efeito da Mini-Guts tirará os 1800 restantes.

Combo facílimo de se fazer e bastante eficaz. A maior dificuldade seria mesmo encontrar algum monstro para tributar, mas  Chronomally é um deck que faz Swarm incrivelmente bem e por isso tributar alguém também é muito descomplicado.

Para encerrar, vou postar um deck que gira em torno desse OTK. Encontrei esse deck nesse tópico do Pojo, então todos os créditos ao cara que montou. Na verdade verdadeira, o OTK desse deck é um pouco diferente, mas pouca coisa. Confiram:

Deck: Mini-Guts/Machu Mech OTK


Monstros:
3x Cardcar D 
3x Chronomaly Crystal Bones 
3x Chronomaly Golden Jet
2x Chronomaly Crystal Skull 
2x Chronomaly Moai 
2x Grinder Golem 
2x Tragoedia 
(20)

Spells:
3x Mini Guts 
2x Instant Fusion 
2x Pot of Duality 
1x Heavy Storm 
2x Mystical Space Typhoon 
1x Monster Reborn 
1x One day of Peace
(12)

Traps:
3x Reckless Greed
3x Threatening Roar 
2x Trap Stun 
(8)

Extra Deck:
2x Ojama Knight 
3x Number 33: Chronomaly Machu Mech 
1x Number 61: Volcasaurus
1x Constellar Pleyades
1x Constellar Ptomelys Messier 7
2x Wind-Up Zenmaines
1x Temtempo the Percussion Djinn 
1x Gaia Dragon, the Thunder Charger 
1x Number 30: Acid Golem of Destruction 
1x Photoknight Paladius 
1x Photon Papilloperative 

Como já disse, o OTK aqui é um pouco diferente: SS Grinder Golem no o campo adversário e invoque dois Tokens no seu. Faça Machu Mech, ative Mini-Guts tributando um Token e então use o efeito de Machu para -2400 no oponente. Então, apenas ataque com seu Machu, que terá 5400 ATK, para acabar com o duelo sem nem precisar do burn da Mini-Guts (que aliás, não funciona, porque o Grinder Golem vai para o seu cemitério). 

Encerramos por aqui pessoal. Espero que gostem do post e caso queiram ver o review de alguma carta, podem pedir nos comentários ^^.
Comentários Facebook
7 Comentários

7 comentários:

Anônimo disse...

nunca tinha prestado atenção nessa carta, ela é muito boa!ótima matéria parabéns!

BRZEXAL disse...

Rsrs, a arte é engraçada. Gostei do seu efeito, embora para meu Deck não tenha utilidade nenhuma. Adorei a postagem!

Anônimo disse...

yusei, ozaideia

Anônimo disse...

é yuma

BuBa disse...

Ops, escrevi errado, vlw pelo toque anônimo.

Emerson Martins de Deus disse...

Cartinha foda, se fosse a alguns anos atras ela valeria a pena.

Matheus Amazonas disse...

Putz,eff muito legal mano.Eu quase já perdi um duelo com um combo semelhante a esse.Pena que eu tinha um Magic Cylinder virado pra baixo.

Yu-Gi-Hoje!
Design por: Felipe Leonel - Tecnologia do Blogger
Copyright © 2015
Todos os direitos reservados
imagem-logo