quarta-feira, 31 de julho de 2013

The Rooster Booster - Fire Fist de volta ao Metagame?



Desde o lançamento do Cosmo Blazer, o deck Fire Fist é uma força a se  temer competitivamente. Seja como Bear Beat ou Dragon Turbo Box. Porém, com a chegada do nosso meta atual o deck simplesmente sumiu. Judgment of the Light traz uma carta muito aguardada entre os jogadores Fire Fist: O Chicken (Rooster). Rooster pode, soinho, revolucionar todo um arquétipo estagnado?



O Conceito - 3 Axis Fire Fist



Os 3 monstros principais do deck são três da Irmandade do Punho de Fogo: Spirit, Rooster e Leopard. 

Rooster:

When this card is Special Summoned by the effect of a "Fire Fist" monster: You can add 1 "Fire Fist" monster from your Deck to your hand. You can only use this effect of "Brotherhood of the Fire Fist - Rooster" once per turn. Once per turn: You can send 1 face-up "Fire Formation" Spell/Trap Card you control to the Graveyard; Set 1 "Fire Formation" Spell/Trap Card directly from your Deck.

Leopard:

During your Main Phase, if this card was Normal or Special Summoned this turn: You can Tribute 1 "Fire Fist" monster; Set 1 "Fire Formation" Spell/Trap Card directly from your Deck. You can only use the effect of "Brotherhood of the Fire Fist - Leopard" once per turn.

Spirit:

Cannot be used as a Synchro Material Monster, except for the Synchro Summon of a Beast-Warrior-Type monster. When this card is Normal Summoned: You can target 1 Level 3 FIRE monster with 200 or less DEF in your Graveyard; Special Summon that target in face-up Defense Position. If you do, you can only attack with Beast-Warrior-Type monsters for the rest of this turn. You can only use the effect of "Brotherhood of the Fire Fist - Spirit" once per turn.

A interação entre os três é intensa até no Push mais comum do deck, que consiste de Leopard e Tenki ou Tensu. Tributamos a Leopard por Tenki ou Tensu, qualquer que falte, e usamos Tenki para buscar Spirit, usando Tensu para invocá-lo. Então, Spirit traz Leopard e ambos são usados para a Synchro Summon do Horse Prince, que traz Rooster do deck, que buscará Spirit. Esse combo tem variações dependendo da sua mão, mas esse é o Push básico e principal do deck. Como a maioria dos monstros tem 200 DEF, Rekindling se faz presente.

Prós:
+ Velocidade e consistência
+ Capacidade de invocar vários Beaters e de OTK
+ Rekindling
+ Poder usar Bear de Tech sem sacrificar espaços preciosos

Contras:
- Fraqueza contra Hand Traps
- Fraqueza contra Fiendish Chain e Breakthrough Skill
- Fraqueza contra Number 11: Big Eye


A Build Comum



3x Brotherhood of the Fire Fist - Rooster
3x Brotherhood of the Fire Fist - Spirit
3x Brotherhood of the Fire Fist - Leopard
1x Brotherhood of the Fire Fist - Bear
2x Blaster, Dragon Ruler of Infernos
3x Effect Veiler
2x Maxx "C"
= 17

3x Fire Formation - Tenki
3x Fire Formation - Tensu
2x Fire Formation - Gyokko
2x Mystical Space Typhoon
1x Heavy Storm
1x Circle of the Fire Kings
1x Monster Reborn
1x Pot of Avarice
1x Book of Moon
2x Rekindling
= 17

3x Compulsory Evacuation Device
2x Fiendish Chain
1x Solemn Judgment
= 6

3x Brotherhood of the Fire Fist - Horse Prince
2x Vulcan the Divine
1x Temtempo the Percussion Djinn
1x Wind-Up Zenmaines
1x Number 30: Acid Golem
1x Constellar Ptolemy M7
1x Leviair the Sea Dragon
1x Brotherhood of the Fire Fist - Lion King
1x Black Rose Dragon
1x Scrap Dragon
1x Armory Arm
1x Crimson Blader
1x Hazy Flame Basiltrice
= 15


Match-Ups



Porcentagem de Vitória: Fire Fist 50 / 50 Evilswarm

Apesar de Ophion bloquear as Synchros, o deck também tem um combustível de Rank 3 alto, além de estar armado com 5 Hand Traps, 2 F-Chains e 2 Blasters. Apesar de tudo, os Ophions podem controlar o jogo dependendo da partida, e Bahamut pode te dar bastante trabalho. Jogue com bastante atenção e irá tudo bem!



Porcentagem de Vitória: Fire Fist 40 / 60 Dragon Ruler

Há uma boa chance do Dragon Ruler abrir em vantagem com Big Eyes, Dracossacks e os Beaters que matam Horse Prince como Blaster e Tempest. Se você rodar um Crimson Blader ou abrir com uma boa contagem de Veilers e Maxx's, pode vencer. Caso contrário, terá problemas com Dragões e os próprios Veilers e Maxx's adversários.



Porcentagem de Vitória: Fire Fist 60 / 40 Spellbook

Boto fé que o 3-Axis tem a vantagem nessa Match aqui. Apesar de Spellbook ser praticamente imbatível no Game 1, contra esse deck ele pode levar um OTK e tomar todo um Side no Game 2, ou tomar o Side nos Games 2 e 3. Recomendo usar 2-3x Mistake se jogar Online para barrar os Spellbooks. Normalmente essa partida é resolvida no terceiro jogo!



Porcentagem de Vitória: Fire Fist 50 / 50 Mermail

Essa aqui vai ser na porrada mesmo. Quem conseguir tirar a maior vantagem dos seus batedores leva! Porém, Mermail tem a pequena vantagem do Abyssgaios, mas com 5 Hand Traps, 3 Compulsorys e 2 Fiendish Chains, é difícil do Gaios não ser atrapalhado, então deixo essa aqui no empate.


Porcentagem de Vitória: Fire Fist 60 / 40 Bujin

Fire Fists levam a vantagem contra o deck Bujin pelo simples fato de encher o campo com Beaters e poder fazer Basiltrice e Ptolemy. É normal perder graças à Vanity's Emptyness, mas fora do caminho se torna uma Match-Up relativamente fácil.

Conclusão

Fire Fists com certeza irão ressurgir e voltar a encher o saco de muita gente, dessa vez fazendo Synchro ao invés de Xyz, e com uma agressividade bem maior. O fato do deck receber vários suportes externos como Rekindling e Blaster contribui também, e de ter uma base bastante definida, porém com bastante espaço para variação e Techs, faz do deck uma opção legal de se usar.

Pergunta do Artigo: Na sua opinião, o 3-Axis irá roubar o posto do Evilswarm no trio de Metagames principais ou um quarteto será formado? Ou ainda, 3-Axis nem chegará ao Meta? Dê a sua opinião!

Comente, um abraço! Até a próxima.

Comentários Facebook
17 Comentários

17 comentários:

Anônimo disse...

A Konami ainda investem nos Mecha Phantom Beast pois querem ve-los no meta. Mas acho dificil nesse formato. Somente apos a ban de setembro é que possivelmente eles serao tier 1.

Anônimo disse...

Acredito na possibilidade dos Bujin e Fire Fist serem Tier 1, mas tudo vai depender dessa próxima banlist.

Bruno Raphael disse...

Quero que se F essa P, kkkkkkkkk
montei o deck com a chicken há 3 meses e só tava esperando o lançamento dela, achei que seria ultra no máximo :/
ao menos eu tenho todo um deck de fire fist p passar (sem rooster), dá uma boa grana p montar um tier 2 legal daqueles que nunca pegam lista, lol, minha build era a seguinte (pra jogar no meu Estado)

3x Spirit
3x Leopard
3x Chicken
1x Hawk
1x Bear
2x Gorilla (é, aqui é diferente e gorilla é 68$ mais barato que bear)
2x Blaster
1x Burner
2x Veiler
1x Maxx "C"

3x FF- Tenki
2x FF- Tensu
2x FF- Gyokkou
1x Heavy Storm
1x Dark Hole
1x Reborn
3x Rekindling

1x FF - Tensen
2x FF- Tenken
3x Fiendish Chain
1x Solemn Warning
1x Solemn Judgment


Extra

3x Horse Prince
1x Crimson Blader
1x Scrap Dragon
(não incluí o volcan pq n sei do lançamento dele ainda)

1x Leviair
1x Zenmaines
1x Lion Emperor
1x Galinha flamejante
1x Number 20
1x Number 17
1x Number 30
1x Tempotempo Djinn
1x String Djinn
1x Fire Fist Cardinal

Anônimo disse...

Sou o anonimo das 22:09, esqueci de citar os Fire Fists. Acretido que se a ban pegar os tier de agora, os starships e os flame warriors devem se tornar metas.

LG disse...

Sinto que teremos uma "Judgment" para os MPB...

Makoto Kazuma disse...

anonimo das 22;09 A Konami deve estar querendo repara o erro q fez em colocar o boss dos mpb como o melhor monstro do dragon ruler lancando varias cartas do archtype mais se tivessem feito 2 level 7 MPB eles seriam tier 2 ou 1 facil e dragon ruler ia estar muito mais fraco ja q ele é o seu principal monstro

Unknown disse...

Antes de responder sua pergunta poderia responder a minha?
-Por que não tem Sacred Stars Swords nesse sua build? '-'

E respondendo a sua, acho que não pois os jogadores só querem usar Prophecy, Dragon Ruler e raramente Evilswarm, mas talvez eles virem meta quando o reinado dos decks que eu citei acabar.

Anônimo disse...

Makoto, tem razão, por exemplo, se o dracossack fosse Lv 7 2x wind monsters, tenho certeza que os Dragon Rulers nao seriam tão fodas assim, e de leva, os Phantom Planes e os Harpies estariam entre os tops, ja que estes podem usar o big eye, dracossack e o master blade. E detalhe, eles estariam entre os tops e nao se tornariam tao brokem como os dragon rulers. O meta até ficaria equilibrado, ja que a KONAMI nao precisaria lançar o judgement spellbook.

Bruno Gutierres disse...

Esse Rick é todo teórico com essas porcentagens de vitórias, prós e contras kkkkkkkkkkkkkkkkk

Acho que o que vai acontecer é só que Spellbook e Dragons vão enfraquecer mas continuar jogando, consequentemente Evilswarm vai perder um pouquinho de poder, e consequentemente Mermail e Fire Fist voltem e quem sabe Bujin entra no meio tbm, MPB muito dificilmente.

Henrique disse...

Emerson, Sacred Stars Swords não é necessária, só tem 2 Blaster xD

Bruno, peguei esse costume de porcentagens de vitória porque usam muito em Pokémon D:

Obrigado pelos Comentários pessoal?

Max disse...

tenho a impressão que só notaram esse deck a pouco tempo, sendo que eu falava dele direto a uns 3 meses a traz D:

rick, na minha opinião o Fire Fist Dragon é uma boa tech, alem de ajudar a fazer o outro xyz rank 4 dos fire fist que eh supremamente apelão e trollador de dragon ruler kk.

Pode ser meio complicado encaixar as traps no deck mas fica mto bom.. lembrando tbm daquele fire fist que volta do grave, mto bom tbm nesse deck D:

o match de maior problema sempre foi o spellbook, mas eu jogava mais antes de existir a mistake então nao tenho mais certeza desse placar xD

experimente uma mistura, digo, uns 2 bear 1 dragon e 1 daquele nv 4 que volta do grave, isso deixa inclusive, com mais jogadas disponiveis e não a mesma mesmisse kk

ótimo post cara, esse deck tem futuro sim, nem que demore pro pessoal pegar a manha dele \o

Unknown disse...

@Henrique: Vdd, é que eu uso Blaster a 3 no Laval e três Sacred, pois assim eu bano um Blaster puxo duas cartas e busco outro Blaster esperando a Sacred ou um momento que eu deve usar o Blaster e até que funfa bem, achei que com Fire Fist também rolava '-'

joao disse...

tem q por 3 reckdiling e um burner a mais ae. follish burial tb é sempre muito útil, seja pra enviar o blaster ou ate mesmo um de 200 de def pra usar reckdiling no first turn! pensem nisso. eu uso essa buid desde que lançaram no OCG o chicken, o deck sempre foi tier 1, agora tcg vai ser mais ainda.

Unknown disse...

Coisas que vão acontecer no metagame após fim dos Magos e Dragãos:
1 - Mermail vai voltar a reinar na Tier 1.
2 - Fire Fist(Ambos) vão começar a reaparecer nos tops, é mais provável ainda que os LV4 sejam esquecidos e a build LV3 comece a competir frente a frente com Mermail.
3 - Evilswarm vai começar a ficar mais tímidos pois com o fim dos Dragões os únicos monstro com que eles vão conseguir dar block vai ser Mermail, mas talvez eles continuem de pé se os rumores estiverem certos e Synchrocentric renascer.
4 - Dino Rabbit pode reaparecer agora já que o block deles só não marcou presença nesse formato pois Dragões e Magos podiam driblar Laggia facilmente.
5 - Fure Kings podem ter aparições tímidas e talvez até se popularizarem no meta.
6 - Dark Wolrds vão voltar como sempre voltam depois da queda de um formato e Six Samurai também podem dar as caras.
7 - Com Mistake nos sides Mermail vai ficar mais fraco nos games 2 o que vai fazer que a decisão acabe na maioria das vezes no game 3.
8 - Só tem duas coisas que podem desequilibrar o metagame novamente, se este for o ultimo formato de magos e dragões mesmo assim existe uma coisa que pode jogar todos os outros deck no lixo novamente. A Konami não para de lançar suportes para MPB e principalmente Noble Knights o que pode acabar tornando um dos dois ou ambos meta. A outra coisa é que não sabemos qual será o archtype novo que vira no novo booster, e assim como dragons talvez ele se torne meta igual os dragons na primeira aparição ou fique nerfado igual Prophecy por um tempo, mas é claro que existe a possibilidade de ser um archtype que nunca consiga se erguer.

Duvido que você tenha lido esse texto '-'

Henrique Silva disse...

a não ser que a konami faça burrada o proximo formato não devera ter ninguem mandando no jogo e tem varios decks capaz de resurgir também alem desses tipo o hero beat

Unknown disse...

Oh *-*
Alguém leu aquilo *-*
Quando eu te devo? *-*

Anônimo disse...

com a lista de setembro simplesmente acabou com o Dragon Ruler
além de também trancar vários decks
incluindo o fire fist com a limitação do spirit

Yu-Gi-Hoje!
Design por: Felipe Leonel - Tecnologia do Blogger
Copyright © 2015
Todos os direitos reservados
imagem-logo