quarta-feira, 22 de maio de 2013

Embate milenar: Dragões e Feiticeiros.


Não, esse assunto não vai ficar velho. Sim, esse assunto é de extrema importância.

Os dois lados da moeda




Que Dragon Rulers e Prophecy serão os decks mais dominante do formato enquanto estiverem 100%, isso ninguém tem dúvidas.(Se você tem, clique aqui e veja os Tops de Regional pelo mundo). Em consequência disso, cada um desses decks tenta evoluir para ficar um passo à frente, e sempre chega uma Tech diferente. Tentarei cobrir todas elas, e a importância de outras coisas, como as Hand Traps.

Vamos começar falando das Hand Traps. Com todo o controle de campo e cemitério que os Dragon Rulers possuem, é bastante comum que eles tenham pelo menos 2 Effect Veiler, 2 Maxx "C" e 2 Droll & Lock Bird no Main Deck. Droll & Lock é especialmente pois bloquear uma Spellbook of Judgment te deixa em vantagem, e ele será simplesmente reutilizado para invocar Tempest, Dragon Ruler of Storms, e em outras Matchs poderá ser descartado com o mesmo Tempest ou com o Lightning, Dragon Ruler of Drafts.

Effect Veiler também faz papel de grande importância tanto no Dragon Ruler quanto no Prophecy. Em ambos os decks ela permite que Crimson Blader seja invocado, e isso ajuda o Dragon Player a eliminar outros Dragons e o Prophecy Player a tirar alguns Dragons pelo caminho. Maxx "C" tenta parar a velocidade dos Dragons(e dos Mermails, de quebra) de forma que o deck que você está usando possa fazer seu combo antes do oponente.

Dragon Rulers parecem ter uma grande vantagem contra o Deck Prophecy, mas o fato é que eles não aplicam tantos OTKs quanto prometem.(De certa forma, Mermails tem mais poder de OTK que eles.) Um Spellbook Player pode fazer um Lock num Player Dragon usando da TCG Exclusive Spellbook Star Hall(de Abyss Rising) usando de uma mão comum.

Digamos que o Dragon Ruler abriu com Mecha Phantom Beast Dracossack. O Spellbook pode fazer o seguinte: Digamos que nossa mão seja Spellbook of Judgment, Spellbook of Secrets, e qualquer outra Spellbook. Spellbook of Judgment, usamos Secrets(1) para buscar Magician, Magician busca Master, Master(2) copia Secrets e busca Power. Use Power(3) no Magician, mate um Token e busque Star Hall. Ative Star Hall(4). End Phase. Busque 3 Spellbooks qualquer e uma Spellbook of Fate, Special Summon Kycoo the Ghost Destroyer. Use sua Quick-Play Fate e remova o Dracossack, colocando um Counter na Star Hall. Com 1900, seu oponente não pode suicidar o Reactan com seu Kycoo.

Um deck tem saídas para o outro, e a vantagem que os dois adquirem no meio do duelo é simplesmente forte demais. Spellbook of Judgment é uma das Spell Cards mais poderosas que eu já vi, criando +5, +6, +7 com uma facilidade nunca vista antes. Tínhamos um +1 com Pot of Greed e reclamávamos, o que dizer de Spellbook of Judgment? Mas os Dragon Rulers também tem Hand Refiller na forma de Super Rejuvenation, que cria +4, +6, e como os Dragons podem usar o cemitério como mão, é comum que o Jogador passe com pelo menos 10 cartas à sua disposição nesses dois decks. É por isso que usar um Tier 2  num torneio de alto nível hoje em dia é tão difícil.

O que antes eram um deck cheio de Spells para buscar o máximo possível e um deck que queria invocar Tokens pra trazer um negador Old-School evoluíram, amadureceram. Spellbooks não são mais tão agressivos na busca com Spellbook of Judgment. Pelo contrário. Fazem de forma cadenciada, consciente e consistentemente. Os Dragon Rulers não precisam mais de LADD. Só se quiserem precisar. Eles sabem que Dracossack, Big Eye e Swarm de Dragões é o suficiente para ser o mais poderoso do formato.

Os decks estão techeando um contra o outro o tempo todo, mas também não podem esquecer dos Evilswarms, que são o que podem estragar o caminho vitorioso que os Dragon Rulers tem a trilhar. Os Dragon Rulers, sabendo de sua posição de melhor deck, mexem menos. Os Prophecies mexem em tudo que podem. Algumas Techs incluem:

Dragon Ruler:

Droll & Lock Bird
Eradicator Epidemic Virus
Dragunity Corsesca
Flamvell Guard
Exploder Dragon
Light and Darkness Dragon

Prophecy:

Injection Fairy Lily
Tsukuyomi
Kycoo the Ghost Destroyer
Toon Table of Contents
Exchange
Toon Gemini Elf
Jowgen the Spiritualist
Maxx "C"
Dark Bribe

Dragon Rulers parecem se preocupar bem mais com a Mirror Match do que com a partida VS Prophecy. Droll & Lock Bird e Eradicator Epidemic Virus são para Prophecy, mas Corsesca e Guard são para vencer outros arsenais de Dragões usando Crimson Blader. Exploder Dragon é para Evilswarm e L.A.D.D. é para qualquer coisa.

Prophecies basicamente ignoram os Evilswarms e atacam os Dragons de todos os lados. Mas eles não seriam tão descuidados. Injection Fairy Lily e Tsukuyomi podem destruir Evilswarm Ophion, mas a partir daí é tudo contra Dragon. Kycoo, Jowgen e Maxx "C" são os genéricos contra eles. Dark Bribe quer parar a Eradicator Epidemic Virus. Toon Table-Gemini Elf são para aumentar o Plus e combater E-Dragon mais firmemente. Exchange troca uma Spellbook ou Gemini Elf/Table inútil na mão por uma carta-chave do oponente e controlar o jogo.

Mudanças Radicais




O nosso novo Meta também fez com que algumas cartas antes intocáveis comecem a sair cada vez mais dos Main Decks dos jogadores. Cartas que antes eu jogava sem pensar, hoje me deixam com um pé atrás em incluí-las no meu Main. São essas:


Heavy Storm
Dark Hole
Mystical Space Typhoon
Solemn Judgment
Solemn Warning
Mirror Force
Dimensional Prison
Bottomless Trap Hole
Starlight Road
Torrential Tribute


Sim, temos duas Staples intocáveis fazendo parte dessa lista. Heavy Storm está realmente caindo, pois se um Top Deck usa entre 2~4 Traps e o outro entre 3~6, não há muito sentido em jogar uma carta que raramente irá fazer um 2-por-1. MST tira 1, que é o que normalmente vai estar setado, quando estiver. O que ela pode fazer é dar Clog(Ou "zica") na sua mão caso você esteja usando Meta.

Solemn Judgment e Solemn Warning não são realmente ruins nesse formato. São custosas. O cara usa 2 Baby Dragons, faz um Dracossack e você dá Solemn pra não perdê-la. Esse mesmo cara irá usar os Dragons, retorná-los ao campo e te bater pra mais de 4000. Ter apenas 4000 ou 6000 LPs é pouco contra um Deck de tantos monstros com ATK entre 2400~2800. Ele só precisa de 2 ou 3 Special Summons para vencer se você deixar seus pontos de Vida abertos dessa forma.

Mirror Force, Dark Hole e Torrential Tribute caem na mesma categoria de Mass Removal. Contra os 3 Top Decks, você usar uma Torrential ou Mirror por exemplo. Contra Prophecy e Evilswarm, será em 1~2 monstros no máximo, e eles usam 2 Spellbook of Wisdom e 3 Infestation Pandemic, então pelo menos 40% de chance de você tomar um -1 por tentar parar o oponente. No caso dos Dragons, é a mesma coisa de sempre. Funciona.. E eles voltam. Mais fortes. Com Search. Com outra Xyz.

Dimensional Prison e Bottomless Trap Hole não são ruins, também, mas também não são tão boas. Além de só poderem ser úteis contra Dragon Ruler pelos motivos citados acima, Bottomless vai funcionar no Xyz mas só resolve o problema temporariamente, como quase tudo contra Dragon Ruler. Dimensional Prison irá provavelmente ser destruída pelo Dracossack.


Usando Tier 2




Mesmo que você seja um Jogador Competitivo, sempre há aquele deck pelo qual temos um certo apreço, que tentamos fazer rodar no formato, eu sei bem como é. Porém num formato como esse, acabei sem muitas opções do que usar Tier 1. Nenhum outro deck faz +5 do que os dois Metas. A única chance é que seu deck seja um coringa que consiga bloquear os dois decks de uma vez só, e de forma consistente. E mesmo assim, pode ser que você não tenha sucesso.

Infernity é um deck, rápido, agressivo, e que faz um Spam de alto nível. Termina com 4~5 monstros do nada mesmo sem mão, é uma vantagem alta contra os decks Rogue. E contra os Metas? Bom, o deck tem Infernity Barrier, que deixa o deck em vantagem contra qualquer coisa, e se começar com 2~3 dificilmente vai perder pra alguém. O deck pode virar qualquer jogo com o Graveyard certo e uma Infernity Mirage sozinha na mão, as possibilidades de combos são infinitas, e o deck pode fazer Number 16: Shock Master facilmente.

Bubble Beat também podem abusar de Shock Master, e com várias combinações de OTK/Shock Master com 2 Cartas(Stratos/Instant Fusion, Summoner Monk/Spell, E-Call/A Hero Lives, A Hero Lives/A Warrior Returning Alive entre outros), são um deck bem rápido e forte. Se você souber usá-los, irá se dar muito bem. Summoner Monk e Instant Fusion são algumas cartas que podem aliar-se aos HEROes para deixá-los mais agressivos.

Geargias e Karakuris podem tirar proveito do Redox e do Machina Fortress para entrar na batalha de Ranks 7. Os Geargias podem fazer o Shock Master mais facilmente agora com GeargiaGear, e os Karakuris podem simplesmente dar OTK em tudo que verem e vencer com isso. Máquinas nunca saem de moda e dessa vez não será diferente.

Tempest Dragunity, Blaster Laval e Tidal Mermail são outros decks que podem se dar bem, pois também tiram proveito dos Dragon Rulers. Principalmente Tidal Mermail, que provavelmente estará entre os Top Decks por ter saídas contra muita coisa. Tempest Dragunity é muito consistente e Crimson Blader fácil é igual a boa partida contra Dragon Rulers,e  Blaster Laval sempre vencerão quando usar Rekindling.

Conclusão

Existem formatos no YuGiOh onde não se pode fazer muito do que usar Meta, mas esses tempos irão passar e logo teremos novamente um formato divertido, e equilibrado no YGO onde tudo pode rodar se bem montado e Skill será mais importante que Sorte ou o poder dos cards. Comente sua opinião sobre o formato e o que irá usar. Eu fico por aqui, até mais!

Comentários Facebook
23 Comentários

23 comentários:

Anônimo disse...

O meta ta agressivo mas ainda sim temos chance de combatê-los ao menos com a tier 2.

Anônimo disse...

Sinceramente o formato piorou MUITO com o lançamento desses decks. Não que os Dragon Rulers sejam equilibrados, mas o que a Konami tinha na cabeça pra criar uma carta que nem a judgement?

Unknown disse...

Os tempos mudam, o jeito é torcer para o Shadow Specters, eu andei testando as cartas reveladas atualizando meus Bujin's, e sinceramente com a nova spell eu até consigo controlar o jogo contra Spellbook, e também contra E-Dragons pois tenho 3 Hetsuka no main deck.

Anônimo disse...

Isso nao foi proposital...

Profecy = Spellcaster = Atem
E.Dragon = Dragon = Seto Kaiba...

Tudo faz sentido!!!!!!

Porthos disse...

Devo ser o único a estar gostando do formato e.e

Além de ser extremamente nostálgico (Magos e Dragões) ele é completamente fechado. O que parece uma merda ainda tem um lado bom.

Já que temos apenas um Big 2 realmente no fight (eu não considero lswarm nisso) faz com que a Skill seja a coisa mais importante no formato.

Afinal, com Decks tão parecidos, consistentes e etc. duas coisas realmente contam no embate:

- Player Skill
- Techs

Por fim, E, CACA, VÁ TOMAR NO CU! =)

Gustavo Pez (Ayreon) disse...

Aguardando a proxima banlist para cojitar a voltar para o Yu gi oh rçrçrçrçrçrçrçrçrç

Anônimo disse...

mermail ainda vai ter o ultimo suspiro e tier 1 é mermail e lswarm prophecy e rulers sao 0,5 cara eu axo os prophacy mais forte q e.dragoons sinceramente quando vc usa a life mais o world e 2 starhall igual ggz e gostei da parte q vc falou dooss formatos antes do lord of tachyon galaxy o jogo era equilibrado de td que era lado eu pensava q six samerda e dark world eram tier 1 mais dpois q lançaram os e.dragons foi so tomar controle do grapha e shien o problema é que decks antigos so bloqueiam spell e traps e os metas de hoje usam mais eff de monstros

Anônimo disse...

curti dmaos o poste realmente incrivel um dos melhores que eu ja vi concordo plenamente com td ai


Makoto Kazuma

cesarthestrange disse...

na minha opinião a próxima banlist tem que liberar muitas cartas pra tentar igualar com o potencial dos dragões e dos prophecy , tipo liberar as limitadas dos hieratics , black wings , ritua , tech genus e etc.. e liberar one for one , advanced ritual art ,pot of avarice , book of mon e o carai de asa kkkk ainda de lambuja botava a 1 o rescue cat e o cyber jar e ai era só ver como o meta se conportava se desse merda era só esperar a proxima banlist kkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

A proxima banlist possivelmente veremos Hornet e a sua namorada a 2. A Spell q busca os Hieratic a 3, Os Gikshi Ritual a 2 ou 3, o BlackWing limitado a 2, O Synchr Six Samurai a 2, Deixar os amigos WindUps (o banido a 1 e os limitados a 2. Bottomless a 3, One for One a 2, e aí sim, teremos um meta melhor e variavel.

Henrique disse...

Bottomless a 3 Nuncaaaaaa Shi en a 2 Nuncaaaaaaaaaa Carrier Zenmait a 1 Nuncaaaaaaaa

eu também estou adorando o formato que ficou só q a spellbook judgment que é uma carta que foi muito mais muito fumada que deveria entrar na ban list como banida de emergencia

Anônimo disse...

Decks capazes de massacrar o spellbooks = http://www.youtube.com/watch?v=pGXUBzIPz3Y

Anônimo disse...

cara eu prefiro se eles banirem judgment limitarem high e secrets e mandar magician pra 2 dos prophecy big eye banido dracossack 2 ou 1 dos e.dragoons do que voltar cartas ja banidas q n adiantaria nd ja que esses decks sao infinitamente melhores q alguns q iriam voltar somente frog FTK poderia ganhar

Max disse...

"O problema é que decks antigos so bloqueiam spell e traps e os metas de hoje usam mais eff de monstros"

Falo tudo cara!

"A proxima banlist possivelmente veremos Hornet e a sua namorada a 2. A Spell q busca os Hieratic a 3, Os Gikshi Ritual a 2 ou 3, o BlackWing limitado a 2, O Synchr Six Samurai a 2, Deixar os amigos WindUps (o banido a 1 e os limitados a 2. Bottomless a 3, One for One a 2, e aí sim, teremos um meta melhor e variavel."

Olhas as ideia do cara.

Anônimo disse...

de tudo q foi falado em relaçao a banlist, a unica coisa q eu quero eh o bigeye banido, do resto nem me importo
quando eu vi o bigeye pela primeira vez eu pensei VAI DAR MERDA e nao foi outra...

Max disse...

jowgen não é tech, é stample D:

Bruno Raphael disse...

melhores traps por agora são roar e waboku, a fate remove 1 carta por turno e a priestess costuma estourar backrow (as 2 que citei são chainables)e os Ruler adoram socar um monte de monstro no campo e o problema deles não é evitar d eter monstro no campo, é evitar de atacar.


Eu uso Inzektors com 3 roar de main (e possivelmente mais 2 waboku no main tb) e um Madolche com 3 roar, são traps que nunca me atrapalharam e mt pelo contrário, nos últimos 5 jogos contra D.Ruler eu perdi só 2 e 1 foi por issplay (usando madolches).


Acho que os dois decks que citei são legais tambem aí pelo tier 2, são mais lerdos mas pelo fato das chainable anti-ataque a coisa melhora muito pro meu lado, sem contar o fato dos dois rirem da cara do ophion e dos OTKs loucos de dragunity

Fairchild disse...

Rick, mais um ótimo post, mandou bem pra caramba!

Poxa, Porthos, fala assim não...
Playing skill e techs quando não se joga com os dois grandes não fazem tanta diferença.

Top Tiers sempre existiram, vou pular a ladainha por haver essa superioridade dos Prophecys e DRulers. Só que hoje, se você não joga com um dos "Dois", vai sim ganhar um ou outro duelo, claro, mas mesmo contra alguém com pouca prática e misplays, principalmente usando os e-Dragons, eh totalmente notável a extrema facilidade de lidar com o deck em nível extremamente competitível.

Quando se trata de uma Mirror Match, não há como negar o que você disse mas quando se trata dos outros decks, o artigo ilustra muito bem como ate mesmo as melhores formas de defesa se tornaram banais perto deles. Pra bater o search, draw power, habilidade de "reciclagem" (consequentemente, ate agora, velocidade) facilidade de limpar campo com efeitos, alto ataque sem maiores dificuldades, e demais atributos positivos desses dois, player skill e techs não parecem suprir a falta dos outros decks.

Porthos disse...

Você entendeu meu ponto de vista, Fairchild...

Por isso minha opinião só é valida a nível de metagame.
Quanto aos Tier 2, eles também estão MUITO equilibrados e o 4fun... Well, o 4fun sempre é equilibrado e.e

Por isso gostei do formato, está tudo bem delimitado, e quando você joga com outra pessoa no mesmo Tier Play (sim, eu acho que inventei isso e.e) techs e skill ficam mais importantes... Mas isso é só minha opinião e.e

Anônimo disse...

Esse formato tá um lixo total, a pior coisa que a Konami fez foi esses dragões do inferno, e encher o cu dos Prophecy/Spellbook de cartas ainda mais apelonas. Pra mim, o jeito é esperar setembro, como não vai adiantar, pelo visto só la pro ano que vem, depois de a Konami encher a burra de dinheiro e mandar esses decks fdps pro saco, pro jogo voltar a ser divertido e diversificado, e não essa viadagem de de 10 decks, 7 serem Prophecy/Dragon, 1 ser Iswarm e os outros dois serem uma tentativa de anti-meta ou mermail

Anônimo disse...

possivelmente estes 2 decks nao seram afetados msm este ano pela bannlist mais mermail concerteza vai se estourar msm n sendo mais pareo para os 2 e evilswarm tbmz

Anônimo disse...

Ae Caras, não é querer mudar de assunto já mudando... dá próxima vez poderiam fazer um review dos Battlin Boxers, suas decklists e staples, além do seu tier.

Parabéns por esse post, meu deck favorito é também o mais caro... Spellbook!

Anônimo disse...

'Ae Caras, não é querer mudar de assunto já mudando... dá próxima vez poderiam fazer um review dos Battlin Boxers, suas decklists e staples, além do seu tier.' NÃO

Yu-Gi-Hoje!
Design por: Felipe Leonel - Tecnologia do Blogger
Copyright © 2015
Todos os direitos reservados
imagem-logo