segunda-feira, 20 de maio de 2013

4 Fun Gaming: Puppets e Meklords



Porque nem tudo é Dragon Ruler e Prophecy.




Eaí pessoal!

Como me pediram 2 artigos diferentes, resolvi juntar os dois em um só(ambos são Machine-Type), saindo um pouco do Ciclo de Metas que andamos falando, decidi falar sobre dois decks que tive bastante diversão usando eles no Ygo Pro: Gimmick Puppets e Meklords. Vamos começar pelos Gimmick Puppets.

Gimmick Puppet (Marionete Engenhosa, traduzido) é um arquetipo de monstros usados por IV, em Yu-Gi-Oh! Zexal. A maioria é de nivel 8 e são essênciais para invocar monstros de Rank 8. Todas as cartas são tipo Machine e seus atibutos variam entre EARTH e DARK, sendo quase todas as carta de atributo DARK. A decklist que usei foi essa:




Gimmick Puppet, Stahp - 40 Cards

Monsters: 18

3 Gimmick Puppet Magne Doll
2 Gimmick Puppet Dreary Doll
1 Gimmick Puppet Egg Head
3 Gimmick Puppet Gear Changer
2 Gimmick Puppet Scissor Arms
3 Machina Fortress
3 Machina Gearframe
1 Dark Armed Dragon

Spells: 12
3 Junk Puppet
2 Pot of Duality
3 Mystical Space Typhoon
2 Trade-In
1 Heavy Storm
1 Monster Reborn

Traps: 10
2 Breakthrough Skill
2 Bottomless Trap Hole
2 Torrential Tribute
1 Solemn Warning
1 Solemn Judgment
2 Compulsory Evacuation Device

Extra Deck: 15
1 Number 88: Gimmick Puppet of Leo
2 Number 40: Gimmick Puppet of Strings
2 Number 15: Gimmick Puppet Giant Grinder
1 Number 22: Zombiestein
1 Number 107: Galaxy-Eyes Tachyon Dragon
1 Heliopolis the Sun Dragon Overlord
1 Number 11: Big Eye
1 Mecha Phantom Beast Dracossack
1 Neo Galaxy-Eyes Photon Dragon
1 Abyss Dweller
1 Maestroke the Symphony Djinn
1 Gagaga Cowboy
1 Lavalval Chain
1 Diamond Dire Wolf


Agora, vamos conhecer as cartas do Arquétipo:



Gimmick Puppet Magne Doll

DARK- Level 8- Machine- ATK 1000- DEF 1000
 If your opponent controls a monster and you control only "Gimmick Puppet" monsters, you can Special Summon this card (from your hand).


- Essa carta é uma das melhores dos Gimmick Puppets, já que vem por Special Summon, e sendo Nível 8 é alvo do Machina Fortress, alvo de Trade-In e de Necro Doll. Apesar do baixo ATK e DEF, acho que é uma das Staples do deck.







Gimmick Puppet Dreary Doll

DARK- Level 8- Machine- ATK 0- DEF 0
If this card is in your Graveyard: You can banish 1 other "Gimmick Puppet" monster from your Graveyard; Special Summon this card from your Graveyard. You can only use the effect of "Gimmick Puppet Dreary Doll" once per turn. This card cannot be used as an Xyz Material, except for the Xyz Summon of a "Gimmick Puppet" monster.



- Um dos melhores monstros do Arquétipo, sendo alvo dos Suportes de Machine Machina Fortress e Machine Duplication, Trade-In e é uma forma fácil de fazer Rank 8. Infelizmente, ela só pode ser usada para Xyz's Gimmick Puppet. Se esse Xyz chegar ao Grave, ela pode usá-lo para s reviver no Late Game.





Number 15: Gimmick Puppet Giant Killer

DARK- Rank 8- Machine- ATK 1500- DEF 2500
2 Level 8 monsters
Up to twice per turn, during your Main Phase 1: You can detach 1 Xyz Material from this card to target 1 Special Summoned monster your opponent controls; destroy that target, and if that target was an Xyz Monster, inflict damage to your opponent equal to its original ATK.

- Pode causar um dano massivo, talvez até um OTK, se seu oponente tiver um Xyz ou dois no campo. Se eles não forem Xyz, você ainda pode destruir dois monstros que forem Special Summoned em 1 turno. Não esqueça que você só pode usar seu efeito na sua Main Phase 1.



Number 40: Gimmick Puppet of Strings

DARK- Rank 8- Machine- ATK 3000- DEF 2000
2 Level 8 monsters
Once per turn: You can detach 1 Xyz Material from this card; place 1 String Counter on each face-up monster on the field, except this card. If you do, during your opponent's next End Phase: Destroy the monsters with String Counters, and if you do, inflict 500 damage to your opponent for each monster destroyed.

- 3000 de ATK? Whats not to love? Pode ser bom contra decks que fazem Spam e destrói tudo quanto é monstro. Pode ser protegido por Gearframe e usar o efeito com monstros que não saem de campo rápido como Maestroke. Só lembre-se que gastar tantos materiais para fazer esse efeito pode ser antiprodutivo.


Number 88: Gimmick Puppet of Leo

DARK- Rank 8- Machine- ATK 3200- DEF 2300
 3 Level 8 monsters
Once per turn, if you have no cards in your Spell & Trap Card Zone: You can detach 1 Xyz Material from this card, and if you do, place 1 Destiny Counter on this card. You cannot conduct your Battle Phase the turn you activate this effect. When 3 Destiny Counters are on this card, you win the Duel.

-  Ok, você quase nunca vai invocar ele, mas tê-lo no Extra Deck é bom contra decks como Chain Burn ou decks Stall e Final Countdown. Machine Duplication e Inferno Reckless Summon são opções se você quiser invocá-lo mais rápido.


Junk Puppet

Normal Spell Card
Target 1 "Gimmick Puppet" monster with 1000 or less ATK in your Graveyard; Special Summon that target in face-up Defense Position.


-  A melhor carta do deck, que invoca os Gimmick Puppets, incluindo os Xyz ou Level 4 e 8 para fazer Xyz Summon, o que basicamente faz o deck funcionar mais rápido e consistentemente.

O deck funciona com uma Engine de Rank 4 e Rank 8, invocando o que precisa do Extra com uma situação ou outra onde você faz Rank 7 usando dois Machina Fortress. O deck é Midrange, faz só o que precisa fazer, um Xyz, seta duas e passa, invoca, bate e passa, simplifica o estado do jogo por meio de armadilhas.

Usando os novos Gimmick Puppets do Booster dos Number Hunters. Com o Scissor Arms podemos mandar a Dreary Doll pro cemitério, usamos Egg Head e seus múltiplos efeitos pra fazer Rank 4 e algumas vezes ajudar em certas situações,  e o Gear Changer pra combar com o Magne Doll e fazer um Instant Rank 8, ou combar com algum Gimmick Puppet que veio por Junk Puppet e fazer um Rank 4. Em resumo, é um deck muito divertido de usar e que pode ser bem forte se usado corretamente. 

Agora vamos falar um pouco sobre os Meklords.

Meklords, conhecidos como Machines no OCG e Anime, que também são traduzidos por fãs como Machine Imperial ou Mechanized são um arquétipo usado por Aporia e os três Imperadores de Ylliaster: Lucciano, Placido e Jose. Esse Arquétipo é composto de trÊs sub-arquétipos, Meklord Emperor, Meklord Army e Meklord Astro.

Os Meklord Emperors absorvem os Synchros que enfrentam, os Meklord Armies fazem blitz no campo com Swarm, ganhando Boost de ATK se o Correspondente estiver em campo. Meklord Astros Punem os Synchros também, tornando esse deck um Anti-Synchro perfeito. Mas o estilo de jogo mudou de Synchro-centric para Xyz-centric, Meklords foram esquecidos entre os outros incontáveis arquétipos Tier 3. Mas o formato é generoso aos Meklords, com 2 Torrential Tributes e 3 Call of the Haunted. Com novos Machine Xyz e suportes exclusivos pra Machine, Meklords são mais consistentes do que nunca.

Meklord Sky Control - 40 Cards

Monsters: 17

3 Meklord Army of Skiel
1 Meklord Army of Wisel
2 Meklord Army of Granel
3 Meklord Emperor Wisel
2 Machina Fortress
2 Machina Gearframe
2 Spirit Reaper
2 Effect Veiler

Spells: 8
2 Pot of Duality
3 Mystical Space Typhoon
1 The Seal of Orichalcos
1 Heavy Storm
1 Monster Reborn

Traps: 15
3 Breakthrough Skill
2 Compulsory Evacuation Device
3 Call of the Haunted
2 Torrential Tribute
1 Solemn Warning
1 Solemn Judgment
2 Bottomless Trap Hole
1 Summon Limit

Extra Deck: 15
1 Number 11: Big Eye
1 Mecha Phantom Beast Dracossack
1 Fairy King Alverdbich
1 Gear Gigant X
1 Abyss Dweller
1 Lavalval Chain
1 Maestroke the Symphony DJinn
1 Diamond Dire Wolf
1 Gagaga Cowboy
1 Slacker Magician
1 Formula Synchron
1 Ally of Justice Catastor
1 Scrap Dragon
1 Stardust Dragon
1 Crimson Blader
1 Red Dragon Archfiend

Cartas Meklord que estão entrando no Deck:


Meklord Army of Skiel

This card gains 200 ATK for each face-up "Meklord" monster on the field, except this card. When this card is destroyed by battle and sent to the Graveyard you can Special Summon 1 "Meklord Army" monster from your Deck.


Meklord Army of Wisel

This card gains 100 ATK for each face-up "Meklord" monster on the field, except this card. once per turn, when another "Meklord" monster you control declares an attack on a Defense Position monster you control declares an attack on a Defense Position monster your opponent controls, you can activate this effect. During that battle, if the DEF of the attack target is lower than the ATK of the attacking monster, inflict the difference as Battle Damage to your opponent.



Meklord Emperor Wisel

Cannot be Normal Summoned or Set. Must be Special Summoned by its own effect, and cannot be Special Summoned by other ways. When a face-up monster you control is destroyed by a card effect and sent to the Graveyard: You can Special Summon this card from your hand. Other monsters you control cannot declare an attack. Once per turn, You can target 1 Synchro Monster your opponent controls, equip that target to this card. This card gains ATK equal to those equipped monsters combined ATK. Once per turn, when an opponent's Spell Card is activated: You can negate the activation and destroy it.


Meklord Army of Granel

This card gains 100 ATK for each face-up "Meklord" monster on the field, except this card. When this card is Normal Summoned, you can select 1 face-up monster your opponent contros, and halve its ATK until the End Phase.

O deck não faz nada de especial, mas quero explicar o porquê de Seal of Orichalcos aí. Destruindo um monstro que foi SS e invocar um Skiel. 3k de ATK, nega Spells? Não peço muito mais.

O resto do deck é bem Standart, fazendo alguns combos aqui e ali, mas normalmente é lento e se esconde em algumas destruições até conseguir a vantagem com o combo dos Skiels. O Army dele é o melhor, pois funciona como uma Abysslinde para nós que usamos 3 Call of the Haunted e 2 Torrential Tribute. Sobre o Spirit Reaper, faz Stall, e quando for alvejado e destruído, um Skiel aparece em campo.

Dito isso, vou deixar 2 Decklists Extra, uma Fire King-Meklord Skiel como Tech e um Gimmick Puppet focado em usar Tuners Level 3 e invocar Celestial Dragon.

Gimmicky Celestial Sky - 40 Cards



Monsters: 18

3 Gimmick Puppet Magne Doll
2 Gimmick Puppet Dreary Doll
3 Gimmick Puppet Gear Changer
2 Genex Ally Birdman
1 Blackwing - Gale the Whirlwind
1 Delta Flyer
2 Gimmick Puppet Scissor Arms
2 Machina Fortress
3 Machina Gearframe
1 Dark Armed Dragon

Spells: 12
3 Junk Puppet
2 Pot of Duality
3 Mystical Space Typhoon
2 Trade-In
1 Heavy Storm
1 Monster Reborn

Traps: 10
2 Breakthrough Skill
2 Bottomless Trap Hole
2 Torrential Tribute
1 Solemn Warning
1 Solemn Judgment
2 Compulsory Evacuation Device

Extra Deck: 15
1 Number 88: Gimmick Puppet of Leo
2 Number 40: Gimmick Puppet of Strings
1 Number 15: Gimmick Puppet Giant Grinder
2 Celestial Dragon
1 Number 22: Zombiestein
1 Number 107: Galaxy-Eyes Tachyon Dragon
1 Heliopolis the Sun Dragon Overlord
1 Number 11: Big Eye
1 Mecha Phantom Beast Dracossack
1 Neo Galaxy-Eyes Photon Dragon
1 Abyss Dweller
1 Maestroke the Symphony Djinn
1 Gagaga Cowboy
1 Lavalval Chain






MekFire Lords - 40 Cards

Monsters: 19
3 Fire King Avatar Barong
3 Fire King High Avatar Barong
3 Fire King Avatar Yaksha
3 Meklord Emperor Wisel
3 Flamvell Firedog
1 Flamvell Magician
2 Effect Veiler
1 Swift Scarecrow

Spells: 15
3 Onslaught of the Fire Kings
3 Circle of the Fire Kings
3 Mystical Space Typhoon
2 Pot of Duality
2 Fire Formation - Tenki
1 Heavy Storm
1 Monster Reborn

Traps: 6
2 Breakthrough Skill
1 Solemn Warning
1 Solemn Judgment
2 Bottomless Trap Hole

Extra Deck: 15
1 Abyss Dweller
1 Gagaga Cowboy
1 Diamond Dire Wolf
1 Steelswarm Roach
1 Number 39: Utopia
1 Maestroke the Symphony Djinn
1 Number 50: Blackship of Corn
1 Number 16: Shock Master
1 Slacker Magician
1 Formula Synchron
1 Scrap Dragon
1 Stardust Dragon
1 Red Dragon Archfiend
1 Colossal Fighter
1 Thought Ruler Archfiend

Bom, é isso. Gostaram da postagem? Comentem! Ficou curta, mas não tenho muita experiência com os dois arquétipos em questão e isso foi o que aprendi com meu tempo de Playtesting. Até a próxima!

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6 Comentários

6 comentários:

Anônimo disse...

legal

Emerson Martins de Deus disse...

Me pergunto se Meklords foram competitivos na era synchro.

Anônimo disse...

Rick valeu por postar sobre os Meklords que eu te pedi gostei mt tbm dos gimmick puppet e da combinaçao deles com Celestial/starform dragon inclusive mais tarde vou postar aqui nos comentarios uma deck list de mecha phantom celestial deck q eu criei realmente criei nao copiei nunca vi ninguem usar vou postar a versao turbo

Anônimo disse...

aqui o deck list q falei vamos la
se quiser pode usar machina fortress mais essa versao é pra ser bem rapido

monsters 19

3x mecha phantom beast bluempalase
3x karakuri wathdog mdl 313''saizan''
3x mecha phantom beast thetherwolf
3x mecha phantom beast megaraptor
2x mecha phantom beast coltwing
1x mecha phantom beast hamstrat
2x karakuri strategist mdl 248''nishipachi''
2x genex neutron

spells

1x Limiter reemoval
3x mystical space typhoon
3x iron call
1x dark hole
1x monster reborn
1x book of moon
1x mind control
1x one day of peace
1x pot of avarice
1x scapegoat

Traps

2x breakthrough skill
2x compulsory evacuation device
2x mirror force
1x solemen judgment

Extra

3x karakuuri shogun mdl 00 ''burei''
1x mecha phantom beast concoruda
2x karakuri steel shogun mdl 00x ''bureido''
3x celestial dragon ou como prefiro starform
1x maestroke djin
1x gear gigant x
1x lightning chidori
1x number 39 utopia
1x number 11 big eye
1x gaia knight the force earth

Anônimo disse...

o basico é invocar o blue usar materias na mao para fazer synchro burei e usar seu effz para special summon wathdog e fazer o celestial dragon caso seja o bureido é so trazer o tuner 3 coprar uma carta e invocar o celestial mais como tem o iron call em 3 vc facilmente pode fazr um OTKz

Anônimo disse...

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