sexta-feira, 19 de abril de 2013

Discussão: Fire Kings e seu Tier.


Até onde os Fire Kings são realmente competitivos?





Eaí pessoal!

Faz tempo que o Structure Deck dos Fire Kings chegou aos nossos consoles, computadores e lojas por todo o Mundo(foi até traduzido para PT-BR!). Mas ao contrário do Structure Deck Atlantean, os Fire Kings não tiveram nenhuma mostra de grande poder como seus rivais da Água. Qual o problema? A falta de um Arquétipo que combe quase perfeitamente como os Mermails fazem com os Atlanteans? A falta do monstro que salvava o deck de certas Dead Hands, o Yaksha? O esse Structure Deck realmente não vingou como os outros?


Eu promovi uma espécie de pesquisa com os Duelistas do mais alto calibre(-q) sobre os Fire Kings. Obtive variadas respostas e informações, que irei listar aqui pra vocês:


"Eu usei o deck por muito tempo, e sei que o jeito de jogar do deck é que é o estranho, a estrategia de se destruir nem sempre gera tanta vantagem como uma unica Tenki, portanto a maioria das vezes o Garunix pode mudar o jogo, mas os Bears é que fazem da diferença." (Gabriel Serrote)

"O deck foca em destruir seus próprios monstros e dois dos principas efeitos esperam um turno pra agir. Por isso o deck não está vingando. O que falta é alguma coisa que permita que seus efeitos sejam usados em um turno, e não em dois. O deck tem chances de vingar sim, mas não tem as cartas certas pra isso. Ao menos não ainda." (The MNZ)

"Como assim não vai vingar? Fire Kings são bons, eu que sou um ** com eles" (G.X.)

"Eu acho que aquela mágica que traz do deck + Garunix bem absurdos. Fire King Yaksha faz falta sim. E eu vejo essa mágica e o Garunix mais como uma Engine em alguma coisa, não sei porque. Mas, não tenho muita experiência com Fire King, meu argumento não é tão embasado." (PRRJ)

"Eles precisam de cartas para ajudarem a fazer o combo do Garunix, tipo um Tridon dos Atlanteans só que para o Garunix. E algum membro que seja imune a destruição por efeitos de cartas, para quando o Garunix entrar em campo ele não ser destruído." (Cyberblu)


"Ah cara, acho que só falta o Yaksha mesmo. O deck é bem consistente apesar de poucos players utilizarem ele bem. Acho que é mais por falta de atenção mesmo, já que hoje em dia o metagame se resume a Fire Fist e Mermail. E posteriormente Spellbook, Evilswarm e E-Dragon. Então creio que o deck não vai vingar por falta de atenção dos players." (Pablo André)

"Yaksha, porém, mesmo se ele chegar, o deck não vai ser tão forte quanto Mermail nem tão forte quanto Fire Fist, porque ele tem a mesma fraqueza do deck Dark World." (MoonlighT ~ Pegasus)

A representação mais significativa que os Fire Kings tiveram até agora foi no Regional de Amsterdan, onde conseguiram o primeiro lugar:


1° Lugar:
Mathjis Kuijl
Fire King
DECKLIST
Monsters: 16
3 Brotherhood of the Fire Fist - Bear____
2 Brotherhood of the Fire Fist - Gorilla
2 Effect Veiler
3 Fire King Avatar Barong
2 Fire King High Avatar Garunix
2 Flamvell Firedog
1 Gorz the Emissary of Darkness
1 Tragoedia
Spells: 16
2 Circle of the Fire Kings____
1 Dark Hole
3 Fire Formation - Tenki
3 Forbidden Lance
1 Heavy Storm
1 Monster Reborn
2 Mystical Space Typhoon
3 Onslaught of the Fire Kings
Traps: 08
2 Bottomless Trap Hole____
2 Dimensional Prison
1 Solemn Judgment
1 Solemn Warning
2 Torrential Tribute
EXTRA DECK
1 Ally of Justice Catastor___
1 Stardust Dragon
2 Abyss Dweller
2 Brotherhood of the Fire Fist - Tiger King
1 Diamond Dire Wolf
1 Evigishki Merrowgeist
2 Gagaga Cowboy
2 Maestroke the Symphony Djinn
1 Number 16: Shock Master
1 Number 39: Utopia
1 Photon Papilloperative
SIDE DECK
2 D.D. Crow_______
2 Maxx "C"
1 Mystical Space Typhoon
2 Soul Taker
3 Gozen Match
3 Soul Drain
2 Trap Stun
Fonte: Hora do Duelo
Bom, a minha opinião sobre os Fire Kings é a seguinte: Realmente falta o Yaksha e o Garunix bebê, e mesmo assim o deck não irá vingar! Não por que é fraco, mas falta a Build certa! Talvez uma Engine em outro deck, talvez uma Build pura, com Fire Fist, com Hazy Flame, o deck realmente tem algumas chances de vingar! Mas e como fica sem poder competir com Dragons, Evilswarms, Spellbooks e Mermails? Esses decks são muito populares, e todos têm uma Match muito boa contra o deck Fire King. É necessário uma Build que tenha Tech para cada uma das Matchs, eu irei testar, testar e testar até achar uma Build legal o suficiente pra vocês, então trarei ela daqui a um ou dois dias!
Sem suas Special Summons dos Evilswarms, o mais provável é que você vá precisar usar Tenki+Bear para matar Ophion. Com muitas chances de usar Big Eyes contra Elemental Dragons e Mermails, é provável que você precise de uma linha de 13-15 Traps. Com todo o Search dos Spellbooks, você provavelmente deve ter algo no Main Deck pra parar isso, ou pelo menos no Side. Bom, isso é um ponto de partida pra um deck que pode sair muito bom. :3
Abraço pessoal! Comente!

Pergunta do Artigo:

"Qual o problema dos Fire Kings?A falta de um Arquétipo que combe quase perfeitamente como os Mermails fazem com os Atlanteans? A falta do monstro que salvava o deck de certas Dead Hands, o Yaksha? O esse Structure Deck realmente não vingou como os outros?"
Quero ouvir a opinião de vocês! =D

Comentários Facebook
25 Comentários

25 comentários:

Hasuumo disse...

Na minha opinião, o que falta com os Fire Kings é consistência. Quando eu jogo com eles eu sinto que as builds sempre ficam meio "molengas", além de seus efeitos não combarem com outras cartas, apenas entre si, eles são meio devagares. Em uma build média, demora uns 3 turnos até você conseguir setar um High Garunix no cemitério, de tal forma que seu efeito continue.

Unknown disse...

Já duelei contra eles mas somente uma vez, não sei direito o que dizer mas ele não pode e nunca poderá competir com qualquer meta do Big 3 ou mesmo do Big 5, essa é a realidade deles e ela não pode ser mudada e se por acaso eles conseguirem não serão Fire King, provavelmente seriam dependentes de uma outra build, acho que for fun define eles bem.

Anônimo disse...

tbm acho q uma build mista vai levantar eles um pouco


quem sabe um japa doidao naum inventa uma build com ED e EL juntos?

ta q ia ficar soh boss neh uhsauhsasuhahu



mas eu ainda quero ver uma buildsinha com whitdragon ninja maais aquelas traps d dano(sao duas, q ativam quando um fire eh destruido) q vao matar o oponent no seu segundo turno
(soh esperar pra naum levar um ftk uhsauha)

@rodrigorock49 disse...

falta qualidade no deck, ele não tem o poder necessário para bater com os outros, mermails e fire fists são muito mais fortes e consistentes, não só na open hand.

as cartas esperadas, não deixam o deck mais rápido.

Mike disse...

Os Fire Kings não tem problema nenhum, na minha opinião, é como você mesmo disse >>
"o deck realmente tem algumas chances de vingar! Mas e como fica sem poder competir com Dragons, Evilswarms, Spellbooks e Mermails?"
TCG faltando >>>
Fire King Avatar Garunix
Fire King Avatar Yaksha
Enthusiastic Beast Wolfberk
...
Fire Fist está recebendo mais suportes, sync, xyz, novas fire formations, tuners e etc; uma hora ou outra surge alguma build poderosa misturada com Fire Fist ou algum asiático descobre um hide combo bem apelativo..

Porthos disse...

COMO ASSIM MINHA OPINIÃO NÃO FOI PEDIDA, SUA VADIA FEIOSA DE CABELO CRESPO

É bem como os players acima disseram, falta a consistência, porque o Boss em si é ótimo. Só acho que deviam lançar algo que estabiliza-se o campo dos Fire King, já que nem sempre compensa perder seus monstros para ativar efeitos secundários no próximo turno.

Anônimo disse...

talves uma carta q 'mentise' pra eles tipo, selecione um face-up monsters e considere q ele explodio e foi enviado ao cemiterio sem isso acontecer


ta bem, eu viajeo legal

Dr.VoM disse...

Deck em si é bom, entretanto o boss só pode usar efeito se for pro cemiterio via efeito e só vem pro campo no proximo turn, ja o "semi-boss" que destroi as spell, só vem pro campo no seu turno, ou seja, muito lento, boss pode ser quebrado mto facil, e apenas ele fica em campo, mesmo combando com 2 boss, um a cada turno usando efeito, é fraco e pode ser quebrado facil. Pra mim se nao vier alguns supp e etc, vai ser apenas 4fun.

Max disse...

O pegasus falo tudo.. o problema não ta no fire king, o problema são os outros decks EIUAIEUIUA

Anônimo disse...

deck precisa de novas cartas principalmente magic e trap, e o deck tem um poder de ataque medio, que sem a carta boss nao pode fazer mta coisa. atualmente voce só vai vencer o duelo com esse deck se vc pegar as cartas chaves na mao, e seu oponente uma bad hand, ou seja, com ambos pegando uma boa mao, os fire kings toma stomp

Bruno Gutierres disse...

Agora é pessoal, cadê a minha opinião?

"Até onde os Fire Kings são realmente competitivos?"

R: Até onde a Macro Cosmos e o Banisher deixam.

Bruno Gutierres disse...

O negócio é o seguinte, Fire King é consistente demais, e tem 2 arquetipos que combam bem, os Hazy e os Fire Fist. Se você fizer um Fire King bem controlador, colocar umas traps, tenkis, duality vc tem bons resultados, principalmente se você misturar com um desses arquetipos fogo.

O que fudeu com eles aqui no TCG foi que eles não trouxeram nem o Yaksha (faz muuuuita falta) e nem aquele lobinho que eu esqueci o nome. O que fudeu com eles no OCG foi o Tachyon feat. Packs especiais que lançaram muita coisa broken pra outros arquetipos e deixou os Fire Kings meio de lado. Eu me lembro bem que no começo do ano (se eu não me engano) uma build bem montada de Fire Fist com Fire King tava bombando lá no OCG, pegando top, ganhando torneio e batendo de frente com Verz, Prophecy e Mermail. Aí vieram os E-Dragons (que eles não podem abusa tanto já que não trabalham bem com remoção e dependem do cemitério) e a Judgment, nem aquele bebezinho dele deu conta.

Mas se eu não me engano o Fire Fist lvl 3 usa a Spell deles, já é um avanço. Aqui no OCG o Structure deles é bem desmotivante e ainda por cima tem o fator Side Deck, Fire King toma mais side do que DW. Pior ainda é que tem muito deck que joga de D. Fissure ou Macro de Main Deck, aí eles não garantem o Game 1 e na hora de sidear piora ainda mais porque entra Banisher no deck, Mermail ainda dá uma contornada porque dá pra adicionar umas s/t removal e snowman eater sem atrapalhar a velocidade e a jogabilidade do deck, agora como é que o Fire King que não tem nem um Yaksha pra liberar as Dead Draws vai conseguir bater um antimeta da vida? Talvez seja uma questão de mercado já que Fire King não dá tanto lucro assim, o que explica a falta de investimento neles.

Henrique disse...

Bruno, vc tava Off no facebook na hora que eu tava fazendo a pesquisa. E o Porthos, eu não entraria no DN/Skype só pra perguntar a ela.

Fairchild disse...

Jogo de Fire Kings, e não acho necessária a interação com qualquer outro archetype para isso. Infelizmente, possuem poucos monstros e pouco suporte - outros archetypes mais novos foram muito melhor amparados pela Konami. Na tentativa de suprir essa falta, Firedog & CIA vem sendo usados, mas como não fazem parte da engine principal dos FKs, fica uma vantagem momentânea, mas que se perde dentro do contexto do deck (olá Hazy Flames, Gorilla, e ate Flamvell Dog).
O maior problema do deck pra mim (vamos largar o uso do Grave de lado, isso eh óbvio demais) eh a velocidade. Um Garunix na mão quer dizer que voce vai usar um Yaksha, e quaando ele for destruido, Garunix aparece, pra só no ooutro turno ativar seu efeito. Concordo plenamente com a opinião do MNZ, por exemplo.
Sobre o TCG, sem chance, quando o intuito eh aquele uso convencional dos Fire Kings. Fica um archetype de dois monstros jogáveis. Tendo isso em vista, não há muito o que se falar em competitividade, ou tiers com eles. Olha o deck do Kuijl, tem 2 monstros e 2 Spells de suporte próprio, são 10 cartas em quarenta. Um archetype em desenvolvimento, nada alem.
Mas enfim. Ótima ideia de post, eu curti, ficou interessante tantas opiniões reunidas. (Y)

Unknown disse...

eu acho que eles prescisam de tipo cartas a la scrap dragon mais deles propios que fikem no main deck de preferencia como exemplo uma vez por turno vc destroi 1 monstro da sua mao ou campo pra comprar 1 carta

Unknown disse...

E ai Henrique e outros testem essa build e diga se ainda acha q o deck não é competitivo VLW .

2 Garunix
2 sagres fenix
3 Baron
1 Kirin
3 flanvel Fire Dog
2 flanvel magician
2 Brother. BEAR
2 Tragoedia
3 onlaoghigt fire kings
3 circle of fire kings
2 reklinngs
3 Tenki
2 MST
1 Heavy storm
1 Monster reborn
1 dark home
2 call of wanted
2 torrential
3 horn of phanton beast

Escrevi tudo errado os nomes mais ta valendo kk. O extra é stock Master a rodo q vcs veram como é faciu e bom usar seu efeito . Scrap Dragon e os quiserem mais de syncro 8 e rank 4 e 8 tbm . Vlw.

Fairchild disse...

My. Fucking. Eyes.

Anônimo disse...

http://farm4.staticflickr.com/3664/3405326726_ed56dea81b_z.jpg

dark home da decklist uhsausauh
o cara erro de proposito neh????

Anônimo disse...

Vou dar minha opinião sincera e sem fãboiolismo.

Sou um jogador de FIRE, eu literalmente "penso desta forma" e sou deveras incompetente com qualquer outro tipo de raciocínio (infelizmente). A única coisa que consegue ser competitiva na minha mão além de FIRE é spellcaster e nem é tão efetivo assim.

Eu estava realmente cansado de apanhar de synchro e XYZ genéricos usando meus decks de Flamvell e Evol. Não aguentava mais apanhar sempre dos mesmos monstros que pareciam me perseguir não importa contra quem eu jogasse.(sim, Brionac, estou falando de você).

Por que fogo sempre foi um "tipo fraco", era obrigação do jogador tornar aquilo "forte", e isso não era uma tarefa fácil.

Fiquei super empolgado com o anuncio nos Fire King e dos Fire Fist, vi finalmente uma chance do "estilo fogo" ganhar grandes torneios e ser alguma coisa pela primeira vez na historia do Yu Gi Oh, sem usar qualquer tipo de migué ou truque sujo (aka Coelho Maldito, travas de jogada com Bind etc).

Estou testando os dois desde que foram anunciados e foi feita a atualização do YGOPro. E já testei dezenas de build possíveis (até com Volcanic já testei).
E em todas o Yaksha foi essencial para o deck funcionar. O Kirin se mostrou deveras ineficiente em todos os aspectos, só funcionando mesmo para mandar o Blaster para cemitério quando não se tem uma Lavalval Chain ou em builds mistas com Laval(e mesmo assim, não funciona bem na pratica).
Sem o Yaksha, tanto o High Garunix quanto o Barong ficam travados na mão, possibilitando N chances do adversário preparar um contra ataque ou fazer um swap arrebatador. Barong é o motor do deck, o cara que faz a coisa acontecer de verdade, mas esse motor precisa de combustível, e o combustível de Barong é o Yaksha.

Na minha opinião de testador, além do Yaksha vir para o TCG. O Fire King ainda precisam de pelo menos mais duas magic/trap, uma que possibilite puxar 2 cartas ao se destruir um Fire King (a exemplo do combo Evo Force + Najasho ) e uma que protegesse outros monstro FIRE do jogador de destruição (mas apenas monstros FIRE, para não ficar muito apelativa).
Outra coisa que FIRE em geral precisam urgentemente é de uma nova carta de campo. O campo para os Prophecy faz uma diferença gigantesca. Uma atualização da Molten Destruction que pudesse ter efeitos secundários relacionados a burn/destruição e que ainda upasse 500 de ATK seria o ideal e supriria todas as necessidades dos FIRE em geral. Se ao invés de burn/destruição, o campo protegesse contra banish uma vez por turno, seria melhor ainda.

Enfim, o que falta para os Fire King é isso basicamente. O Yaksha no TCG e mais uns dois ou três suportes gerais que beneficiem FIRE em geral nos mesmos moldes de Fire Circle.

Bruno Gutierres disse...

Gostei desse ksfire, ele é tipo o Bunila do fogo

Anônimo disse...

Eu uso mto os fire kings no ygopro, e poucas vezes perdi com eles, geralmente consigo invocar o garunix ou o nephtys no primeiro ou segundo turno de jogo sem dificuldades.
Duas cartas q ajudam mto o archetype sao o goka e o bonfire colossus, apesar de não serem fire king

Anônimo disse...

Eu uso mto os fire kings no ygopro, e poucas vezes perdi com eles, geralmente consigo invocar o garunix ou o nephtys no primeiro ou segundo turno de jogo sem dificuldades.
Duas cartas q ajudam mto o archetype sao o goka e o bonfire colossus, apesar de não serem fire king

Anônimo disse...

cara axo q esse deck e promissor se lançarem uma carta de qualquer tipo especifica para o deck tipo destrua dois monstro fire da sua mao ou campo para special summon um fire king monster do seu deck or mao para campo em atk posicao axo q o deck ia rodar rapido pra carmba pense nisso Konami

Konami disse...

Ok, I gonna think about that, dear anonymous!

Unknown disse...

Me ajuda a monta um blue eyes pra vencer fire king

Yu-Gi-Hoje!
Design por: Felipe Leonel - Tecnologia do Blogger
Copyright © 2015
Todos os direitos reservados
imagem-logo