sábado, 20 de abril de 2013

Que Carta é Essa?

Yo Galera! Escrevo agora para falar de um monstrinho que vem caindo no meu gosto, o incrível Crane Crane! A análise não será muito longa até porque a carta é bem simples, mas espero que gostem.

CraneCrane-ST13-JP-C
Crane Crane
EARTH/3/Winged-Beast/Effect/300/900
When this card is Normal Summoned: You can target 1 Level 3 monster in your Graveyard; Special Summon that target, but its effects are negated. You can only use the effect of "Crane Crane" once per turn.


Admito que quando vi o Crane Crane pela primeira vez na lista de cartas do Starter Deck 2013 ele não me saltou aos olhos. Percebi que o efeito era bom, mas não achei que fosse bom o bastante para tornar o pásasro uma tech viável em decks por aí. No entanto, com o tempo, comecei a experimentar o Crane Crane em diversas builds e vi que o danado era na verdade uma ótima tech e um topdeck muito bom em diversas situações.


Assim como Tour Guide, Crane Crane equivale a um Xyz de Rank 3 a qualquer momento. Ok, exagerei um pouco na comparação com a Tour Guide, porque diferente dela Crane não funciona sozinho, mas é bem por aí mesmo. Quando invocado normalmente, o passarinho mecânico traz do cemitério qualquer monstro de nível 3, que será usado, obviamente, para Xyz Summons. E como existe Rank 3 para tudo que é situação, podemos dizer que o Crane Crane é também útil em muitos casos, o que por si só já é um bom motivo para usá-lo.

 Mas claro que nem tudo é tão simples assim. Ainda que Crane faça Xyz com extrema facilidade, ele tem certas características que inibem seu uso. A principal é  para ativar seu efeito temos que ter um monstro de nível 3 no cemitério. Algo bastante simples, mas que já basta para não tornar Crane usável a qualquer momento e em qualquer lugar. Por isso, fica a dúvida: será que vale a pena gastar um precioso slot do seu deck com esse monstro? Não compensa mais usar outras cartas no lugar? Para muitos players a resposta é não, não vale a pena, mas eu sinceramente acho que ele não fica na mal a 1 cópia em decks que tem uma boa quantidade de monstros level 3.


O primeiro desses decks que eu gostaria de citar é o Inzektor. Admito que nunca testei Zektors com Crane Crane mas acho que ficaria legal, sinceramente. Como todos sabem, esse é um archetype que usa uma quantidade enorme de monstros nível 3, incluindo o Card Trooper que ainda por cima enche o cemitério. Assim, Crane pode ser uma escolha bacana para fazer um Xyz instantâneo e com ele segurar o jogo enquanto peças importantes do deck não aparecem. Outra alternativa é invocar um Card Trooper do cemitério e esperar ele morrer para comprar uma carta. Nada demais, mas um combinho interessante.


Além de Inzektors, WU é também um deck onde o Crane pode se encaixar bem. Ao reviver WU Rat e WU Rabbit do cemitério, o pássaro não só possibilita Xyz summons como também dá margem para a ativação do efeito de Wind-Up Shark, que já chegará ao campo para gerar sei lá que combos. Se essa jogada pudesse ser feita quando ainda existia Zenmaity ela seria MUITO boa, mas ainda hoje não é de se jogar fora.


Por último, mas não menos importante, temos o deck Full Monster. Sabem aquele deck cheio de Gallis e Genex Ally Birdmans? Então. Desnecessário dizer que Crane Crane entra como uma luva aqui, pois pode trazer de volta do cemitério um Gallis que posteriormente voltará à mão com  um Zephyrus ou Birdman. Aliás, falando em Birdman, renascer ele é uma ótima opção também, pois assim temos acesso não só a Xyz como também a Synchros. Sim meu povo, Crane Crane não tem nenhuma restrição em relação a Tuners, e podemos fazer Synchro Summons sem choro nem vela com ele!

Aliás, falando em Synchro, tem dois aspectos interessantes do Crane relacionados a isso que tenho que comentar: primeiro que ele é Earth, então se conseguirmos renascer um Tuner do mesmo atributo poderemos chamar o incrível Naturia Barkion do Extra. Segundo que seus 300 ATK e nível 3 fazem dele o alvo perfeito para Debris Dragon, presente em tudo quanto é deck Synchro. Além de Debris, Crane ainda é bom com Dandylion, Junk Synchron, Gale the Whirlwind... Conclusão: o pássaro não só é excelente junto com os Xyz mas também brilha em decks Synchro se combinado com as cartas certas. 

Então é isso pessoal. Ia deixar uma decklist mas o DN me trollou então fica para depois. O post, como eu disse no começo, acabou ficando meio curto, mas a ideia era mais mostrar a versatilidade do Crane Crane e  levar quem não o testou a testá-lo. Comentem dizendo o que acham da carta e até mais o/
Comentários Facebook
8 Comentários

8 comentários:

Anônimo disse...

esqueceu de falar que isso traz Dandylion que podera fazer estrago em deck's synchro plant com 3x emergency teleport,ou como destach pra os xyz de rank 3 tendo sempre presença de campo com os token's.

Anônimo disse...

olha eu tenho varios decks no DN com essa carta voce pode usala com o t.g.falcon para synchro e infligir 500 de dano por eff do falcon ja que ativa no cemiterio e crane so nega no campo(rulings) alem de dragunity gae para trazelo para mao facilmente e com o dragunity q esqueci o nome inteiro com 1000 de atk lv3 que comba com cards of consonance e outras que uso vlw nao copiem XD

Unknown disse...

alem de xyz de rank 3 vc pode usar para synchro de nivel 6

Unknown disse...

alem de xyz de rank 3 vc pode usar para synchro de nivel 6

Shadow Moses disse...

Esse monstro fica perfeito no meu deck Dragunity. Invoco Legionnaire do grave e Xyz Summon Leviathan Dragon ou algum outro bom de Rank 3.

Porthos disse...

Acho que o melhor uso dessa carta é para plataformas synchro, principalmente syncrhocentric, já que ele faz quase o mesmo papel que Debris no Deck.

Enzzo com preguiça de loggar disse...

Olha cara, por hoje você matou qualquer comentário hater ("não tá muito desatualizado o blog?") por que hoje, além de três posts, essa matéria ficou muito boa! Caramba, mais um motivo pra banir Sangan

Anônimo disse...

use essa com a counselor lily para quem nao sabe ela é a injection fairy lily mais velha -- counselor é tuner lv3 earth perfeito para barkion e quando é mandado para tumba para synch o monstro ganha 1000 ate a end phase bye grapha !!!

Yu-Gi-Hoje!
Design por: Felipe Leonel - Tecnologia do Blogger
Copyright © 2015
Todos os direitos reservados
imagem-logo