segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Comparagrama Yu-Gi-Hoje

Saudações. Hora de um pouco de Comparações aqui no Blog.


Sabe aquelas duas cartas que você olha pra uma, pra outra, e não consegue se decidir qual a melhor e merece um espaço no seu deck? O lugar para isso é aqui, no Comparagrama Yu-Gi-Hoje! E na batalha de hoje...




Conforme sugerido na C-Box, Macro Cosmos VS Dimensional Fissure, Dimensional Fissure VS Macro Cosmos! Pra quem não conhece, vamos ver ambas:


Macro Cosmos
Você pode invocar especialmente 1 "Helios - The Primordial Sun" da sua mão ou Deck quando você ativa essa carta. Enquanto essa carta está em campo, qualquer card enviado ao Cemitério é removido do jogo ao invés.

Dimensional Fissure
Qualquer monstro enviado ao Cemitério é banido ao invés.


Efeitos - uma análise básica:

Vamos começar com a Macro Cosmos. O que ela pode fazer? Bom, ela pode fazer muita coisa.

Um dos pontos fortes da Macro Cosmos é que remove TUDO que tente chegar no Graveyard, e é TUDO mesmo. Nem Spells e Traps se salvam. Com isso, recycles de Spell e Trap se tornam impossíveis (Isso ainda é feito hoje em dia?).

Outro ponto forte da Macro! Invocar o Helios. Você basicamente pode invocar o Helios e fazer uma Rank 4 "facilmente" apesar da Dead Draw natural que é o Helios.

Na contra mão, Fissure não invoca ninguém e bane apenas os monstros. Então é isso mesmo? 1x0 Macro? Calma, vem muito mais por aí.


Tipo dos Cards: Qual vale mais a pena?

Dimensional Fissure é uma Spell, pode ser ativada assim que você puxa, e fica lá. Perfeita para decks que querem impedir Hand Traps logo no primeiro turno, como o Harpie Dancer FTK.

Já Macro uma olhada faz você querer ficar um pouco longe: É uma Trap, e traps tomam Decree, Trap Stun, MST, Twister, entre outros. Logicamente Dimensional Fissure também, mas por ser uma Mágica Contínua eu dou ponto pra Fissure. Macro 1x1 Fissure.

Rulllings!

Macro Cosmos:


-Você pode ativar Macro Cosmos mesmo que não tenha "Helios - The Primordial Sun" na sua mão ou deck.

-Você só pode invocar Helios na primeira resolução de Macro. Não é um efeito que você pode ativar mais de uma vez.

-Se Mystical Space Typhoon é ativada em resposta à ativação de Macro Cosmos para destruí-la, então você não irá Special Summon o Helios. Macro Cosmos é Contínuo e deve ficar no campo para resolver.

-Quando Macro Cosmos está ativa em campo, monstros que não são afetados como Elemental HERO Wildheart ainda são removidos do jogo ao invés de irem ao Cemitério.

-Enquanto Macro Cosmos está ativa no campo, se você tributar um monstro para invocar algo como Jinzo, o monstro ainda será removido de jogo.

-Se você tiver Gravekeeper's Servant ativo em campo, seu oponente não pode declarar um ataque.

-Você PODE ativar Polymerization sob Macro pois o envio é um efeito e não um custo.

Dimensional Fissure:

-Enquanto Dimensional Fissure está ativa, um monstro destruido virado para baixo ainda é removido do jogo virado para cima.

-Monster Cards vão removidas do jogo ao invés de ir ao Cemitério, você  não pode pagar nenhum tipo de custo que envolva o Grave e ativar os efeitos de monstros como Horus LV 6.

-Se você tiver Gravekeeper's Servant ativo em campo, seu oponente não pode declarar um ataque.

Considerando que Macro é cheia de restrições, mudanças, remoções-extra, Fissure é simples, funciona de forma linear. Só que não há muita diferença. Empate. Macro 2x2 Fissure.

A questão Xyz Material




Isso é bastante decisivo aqui. Os Xyz estão no Meta e NÃO vão sair. Como funcionam os Detachs dos Xyz contra essas cartas de Banish?

Xyz Material VS Macro Cosmos: Banido do mesmo jeito, porque Macro bane TUDO.

Xyz Material VS Dimensional Fissure: Não importa como for enviado ao Cemitério, um Xyz Material NÃO será banido por Dimensional Fissure. Xyz Material não são Monster Cards, então Dimensional Fissure não terá efeito neles.

Nós dois sabemos quem leva essa. Macro 3x2 Fissure

Opiniões Pessoais!

Q: Macro Cosmos ou Dimensional Fissure? Qual a melhor? Por quê?

"Macro Cosmos, devido à variedade de Xyz cards que tem, uma vez que Fissure não remove materiais. Porém, contra formato Synchro, indiferente" (Rafael Kaiba- Administrador do Grupo Yu-Gi-Oh TCG Duel Brasil)

"Depende do deck. Eu prefiro Fissure pra maioria. Por você não perder seus monstros por Xyz ou de Zona de Spell e Trap. Muito mais versátil e segura para o usuário." (Otávio Vilaca - Redator do Blog Pró-Yugi)

"Não prefiro nenhuma das duas. Prefiro Different Dimension Ground que incorpora o melhor de cada e só dura um turno, portanto pode ser usada como um side até mesmo por decks que USAM o grave." (Humberto Mansur - Duelista Sambista e que não sabe que a Taiga&;Victorique. Ex-redator do 5dsBr)

"Pra quem não tem nada a perder Macro é melhor, agora pra quem só faz Xyz é melhor Dimensional Fissure. Inzektor e Wind-Up por exemplo, não mandam monstros pro cemitério, mandam Materiais Xyz e Spell Cards, então eles podem abusar dela. Coisa que Chaos Dragon e Dark World não conseguem. Já um Dino Rabbit ou qualquer um que não dependa do cemitério a melhor opção é Macro porque ferra geral." (Bruno Gutierres - Redator Dissertativo do Blog Yu-Gi-Era)

E então, quem ganha?

Sabe quem ganha? Ninguém ganha! Quem decide é VOCÊ, nos comentários! Estou contando com você, e aí? Por mim Macro Cosmos é o melhor Card de remoção, mas quero saber sua opinião. Comente!

Comentários Facebook
10 Comentários

10 comentários:

Unknown disse...

para quem quiser visitar meu blog aqui está o link:http://proyugi.wordpress.com/

Lemp disse...

Eu acho que macro cosmos é melhor também

BuBa disse...

Bem, pra mim depende totalmente do deck, e Rick, você fez muito bem de ressaltar a questão dos Xyz Materials, pois é isso que, em alguns casos, levam ao uso da Fissure. Mas tenho que admitir que enfrentar decks com Macro é bem mais chato que enfrentar aqueles com Fissure, principalmente pelo fator surpresa XD

will disse...

quem ganha eh fissure de lavada , esqueceram de mencionar q macro é negada por solenm warning , q quase todos os decks usam .

Bruno Navas disse...

Macro ainda é melhor
Ela pode ter diversas fraquezas
mas dps q conseuge permanecer no campo
é um cu pra tirar, ainda mais q ela tem um efeito extra de trazer má sorte para o oponente
pq nunca puxamos cartas para destruir ela (eu nunca puxo, pelo menos)

Anônimo disse...

concordo com o navas, macro eh um amuleto de azar uhsauhsahsau

eu prefiro o macro, principalmente com aquele ftk de deck out q eh novo agora

3D2D1D disse...

Macro e muito melhor em diversos fatores mais depende muito do deck.

Max disse...

macrocosmo ser negada pro warning faz muita diferença '-'

qual eh melhor? depende muito mais da função que ela vai ter no deck, se quer deixar limpo o grave do oponente, fissure não vai conseguir.

Fissure eh contra as handtrap(lê-se veiler e maxx c) xD

Anônimo disse...

excelente observaçao de que fissure n bani materias e macro sim ... macro é excelente mais melhor para dino rabbit (ou macro rabbit)

Anônimo disse...

excelente observaçao de que fissure n bani materias e macro sim ... macro é excelente mais melhor para dino rabbit (ou macro rabbit)

Yu-Gi-Hoje!
Design por: Felipe Leonel - Tecnologia do Blogger
Copyright © 2015
Todos os direitos reservados
imagem-logo