Banidas:
Black Luster Soldier - Envoy of the Beginning - Por mais que muitos digam o contrário, eu sinceramente acho que BLS merece levar o carimbo de banido novamente. E o motivo disso não é nenhum segredo: ele é apelão, tem dois efeitos incríveis, um ataque altíssimo e uma invocação pífia. Ganha jogos sozinho e muito dificilmente é uma Dead Draw. Foi bom enquanto durou, mas para mim já está na hora do guerreiro lendário se despedir.
Genex Undine - Nossa, mas banir um monstro que até pouco tempo não fazia quase nada assim, de cara? Pois é, aconteceu com muitos outros e acho que acontecerá com Undine. E o pior é que ninguém vai poder dizer que foi injustiça: o Genex aquático é +1 na mão, -3 no deck, altamente buscável, reciclável, torna Allure of Darkness usável em Mermails e ainda te permite destruir cartas se o jogo pedir. Todas essas coisas já seriam motivos de sobra para bani-lo, porém como se não bastasse, a Konami já deixou bem claro que ODEIA Undine (veja esse artigo clicando aqui) e que quer ver os Mermails jogando sem ele. Os novos Mermonsters que vêm aí só deixam isso mais claro e evidenciam que o coitado do Undine terá que sair de cena em breve.
One Day of Peace - Essa aqui é pura vontade pessoal, mas também não é impossível de acontecer. One Day of Peace é uma daquelas cartas mal pensadas, mal planejadas, e que sem querer acaba sendo OP. Como se não bastasse a Draw, One Day ainda imuniza o usuário de qualquer dano, praticamente travando o jogo por um turno. É uma carta chata, desequilibrada e que dá um Up incrível a decks Exodia, Burn e Finak Countdown. O loop com os Gishkis é a cereja que faltava no bolo para que One Day pudesse ser banida (por mais que eu ache que isso não irá acontecer). Tomara que suma, não vai deixar saudades.
Limitadas:
Rescue Rabbit - Quem me conhece e/ou acompanha esse blog sabe que a limitação do Coei é a coisa que eu menos quero nesse mundo. No entanto, só porque eu não quero não significa que não vá acontecer. Já cansei de dizer que o jogo vai ficar mais chato sem Rabbit, pois ele trouxe à vida dezenas de monstros normais esquecidos, gerou milhares de decks criativos etc etc etc. Isso é fato, mas também é fato que o Dino Rabbit continua jogando muito, agora em sua versão Macro e limitar Laggia não daria muito certo por causa dos Evols. Seria uma grande pena, espero que a Konami ouça minhas preces e perceba que do jeito que o Dino Rabbit está vai ficar equilibrado com os metas foderosos que têm chegado recentemente.
Gear Gigant X - Muito OP para ficar a três, é buscador genérico de Máquinas fora que recicla do cemitério. O fato de ser um monstro só o deixa mais terrível, pois faz dele uma máquina de OTKs absurda e que ganha o jogo muito rápido. Limitação já (o próximo é você, Kingremlin hoho)!
Cyber-Stein - A volta de Cyber-Stein é um assunto muito polêmico, no qual eu faço parte do grupo que apoia o retorno dele. Os argumentos todo mundo conhece: o custo de seu efeito é altíssimo, e leva à derrota de seu usuário se qualquer coisa der errado. Veiler, Fiendish, Mirror, Compulsory, Warning, ele tardar a vir no jogo... Todos esses são fatores que limitam e muito o uso de Stein e, na minha opinião, o impediriam de ser Meta. Lembro que o Max comentou em algum post que ele está banido porque depois que entra em campo, o jogo acaba em dois turnos para um dos jogadores. Isso é a mais pura das verdades e é um bom motivo para mantê-lo banido, porém eu acredito que justamente por causa desse risco alto quase ninguém o usaria. Vai da opinião de cada um.
Wind-Up Magician - Os Wind-Ups precisam ser mais ferrados, e a limitação de Magician é o melhor jeito de fazer isso IMO. É ele quem gera as intermináveis Summons, e por isso é quem deve limiytado para que o deck fique mais devagar.
Tragoedia - Trago está mais forte do que nunca agora na era Xyz, roubando monstros do oponente loucamente e usando-os para chamar cartas do Extra deck, isso sem mencionar o fator surpresa e o alto ataque que ele alcança. Na minha humilde opinião, fica mais justo a 1, porque com ele a 2 puxá-lo torna-se muito frequente
Torrential Tribute - Por mais que já tenha me acostumado com Torrential semi-limitado, não dá para negar que a limitação é mais adequada para essa carta. Além de explodir o campo sem custo algum, coisa que se tornou melhor ainda desde que a prioridade se foi, Torrential serve agora também como disparador de efeitos, seja de Lavals, Mermails, Sangan, entre outros. Ou seja: a desvantagem da carta de limpar também o campo do usuário está cada vez menos desvantajosa para muitos decks. Gogo back to one!
Semi-limitadas:
Chaos Sorcerer - Para compensar a ida de BLS, podíamos voltar a ter 2 Chaos Sorcerers (não me venham dizer que fazer isso seria trocar seis por meia-dúzia, porque não seria).
Mezuki - Mezuki a 2! Enquanto houver banlist, estarei eu aqui fazendo esse humilde pedido para a Konami. Os Zombies não fazem nada há muito tempo, então não vejo por que não. Talvez os mortos-vivos voltassem ao Meta? Sim. Isso é um problema? Não! Posso garantir que mais brokens que Spellbooks e Fire Fists eles não serão.
Deep Sea Diva - Vi muita gente falando na semi-limitação de Diva, e não acho má ideia. Afinal de contas, perder seus Genex Undines não será uma tragédia assim tão grande para os Mermails, principalmente levando em conta seus novos suportes. Assim como Tour Guide a 2, acho Diva semi algo bastante justo (ainda que muitos playrers não usem mais que duas de qualquer forma).
Wind-Up Factory - Mesmo com Magician limitado, WU Factory continua sendo broken, principalmente por causa do combinho com WU Rabbit.
Formula Synchron - Por que ele está limitado mesmo? Ah é, foi por causa das plantas... Que estão mortas! Ou será que foi por causa do Fishborg Blaster... Que está banido! Sério, não existem mais motivos para deixar esse cara limitado. Obviamente, ele continua sendo uma carta muito boa, porém passa longe de ser broken como já foi um dia. Duvido que causaria problemas como semi-limitada.
Não mais na lista:
Magical Stone Excavation - WTF essa aqui está fazendo na lista? Sério, ninguém mais usa, nem é mais usável, nem mesmo o deck o deck Exodia Dragons usaria 3 disso aqui, e mesmo que usasse, já bani One Day para compensar. #ForaMagicalStone!
Primal Seed - Me recuso a comentar.
Pot of Duality - Uma carta muito equilibrada IMO, com restrições que a impedem de ser broken. Um bom motivo para liberá-la é que assim decks não competitivos mais devagares terão mais consistência, diminuindo um pouquinho mais o abismo entre aquilo que não é Meta e aquilo que é.
Então encerramos por aqui. Gostaram da lista? Não gostaram? Faltou algo? Não deixem de comentar!