quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Banlist de Março de 2013 - Especulações do Buba!

Ae pessoal! Como todo blogueiro que se preze, eu tenho que dar meus palpites e opiniões sobre a lista de Março que vem chegando aí. Fiquem à vontade para debater e discordar nos comentários, desde que usem argumentos, claro. Outra coisa: é importante dizer que essa lista que eu fiz mistura desejo pessoal com coisas que eu realmente acho que acontecerão. Por que não fazer nem uma coisa nem outra? Bem, acho que uma lista que leve em conta só a vontade pessoal de quem a fez fica muito subjetiva e fora da realidade. Por outro lado, uma lista sem nada de personalidade fica sem graça além de ser praticamente impossível de elaborar, já que nunca sabemos o que a Konami está tramando. Por isso, optei por um meio termo, e já aviso que deixarei bem claro quando algo que eu disser for desejo meu e quando for algo que é simplesmente previsão. Na maior parte dos casos, vai ser um pouco das duas coisas. Sem mais, vamos à lista e às explicações!


Banidas:

Black Luster Soldier - Envoy of the Beginning - Por mais que muitos digam o contrário, eu sinceramente acho que BLS merece levar o carimbo de banido novamente. E o motivo disso não é nenhum segredo: ele é apelão, tem dois efeitos incríveis, um ataque altíssimo e uma invocação pífia. Ganha jogos sozinho e muito dificilmente é uma Dead Draw. Foi bom enquanto durou, mas para mim já está na hora do guerreiro lendário se despedir.

 Genex Undine - Nossa, mas banir um monstro que até pouco tempo não fazia quase nada assim, de cara? Pois é, aconteceu com muitos outros e acho que acontecerá com Undine. E o pior é que ninguém vai poder dizer que foi injustiça: o Genex aquático é +1 na mão, -3 no deck, altamente buscável, reciclável, torna Allure of Darkness usável em Mermails e ainda te permite destruir cartas se o jogo pedir. Todas essas coisas já seriam motivos de sobra para bani-lo, porém como se não bastasse, a Konami já deixou bem claro que ODEIA Undine (veja esse artigo clicando aqui) e que quer ver os Mermails jogando sem ele. Os novos Mermonsters que vêm aí só deixam isso mais claro e evidenciam que o coitado do Undine terá que sair de cena em breve.

One Day of Peace -  Essa aqui é pura vontade pessoal, mas também não é impossível de acontecer. One Day of Peace é uma daquelas cartas mal pensadas, mal planejadas, e que sem querer acaba sendo OP. Como se não bastasse a Draw, One Day ainda imuniza o usuário de qualquer dano, praticamente travando o jogo por um turno. É uma carta chata, desequilibrada e que dá um Up incrível a decks Exodia, Burn e Finak Countdown. O loop com os Gishkis é a cereja que faltava no bolo para que One Day pudesse ser banida (por mais que eu ache que isso não irá acontecer). Tomara que suma, não vai deixar saudades.

Limitadas:

Rescue Rabbit - Quem me conhece e/ou acompanha esse blog sabe que a limitação do Coei é a coisa que eu menos quero nesse mundo. No entanto, só porque eu não quero não significa que não vá acontecer. Já cansei de dizer que o jogo vai ficar mais chato sem Rabbit, pois ele trouxe à vida dezenas de monstros normais esquecidos, gerou milhares de decks criativos etc etc etc. Isso é fato, mas também é fato que o Dino Rabbit continua jogando muito, agora em sua versão Macro e limitar Laggia não daria muito certo por causa dos Evols. Seria uma grande pena, espero que a Konami ouça minhas preces e perceba que do jeito que o Dino Rabbit está vai ficar equilibrado com os metas foderosos  que têm chegado recentemente.

Gear Gigant X - Muito OP para ficar a três, é buscador genérico de Máquinas fora que recicla do cemitério. O fato de ser um monstro só o deixa mais terrível, pois faz dele uma máquina de OTKs absurda e que ganha o jogo muito rápido. Limitação já (o próximo é você, Kingremlin hoho)!

Cyber-Stein - A volta de Cyber-Stein é um assunto muito polêmico, no qual eu faço parte do grupo que apoia o retorno dele. Os argumentos todo mundo conhece: o custo de seu efeito é altíssimo, e leva à derrota de seu usuário se qualquer coisa der errado. Veiler, Fiendish, Mirror, Compulsory, Warning, ele tardar a vir no jogo... Todos esses são fatores que limitam e muito o uso de Stein e, na minha opinião, o impediriam de ser Meta. Lembro que o Max comentou em algum post que ele está banido porque depois que entra em campo, o jogo acaba em dois turnos para um dos jogadores. Isso é a mais pura das verdades e é um bom motivo para mantê-lo banido, porém eu acredito que justamente por causa desse risco alto quase ninguém o usaria. Vai da opinião de cada um.

Wind-Up Magician - Os Wind-Ups precisam ser mais ferrados, e a limitação de Magician é o melhor jeito de fazer isso IMO. É ele quem gera as intermináveis Summons, e por isso é quem deve limiytado para que o deck fique mais devagar.

Tragoedia - Trago está mais forte do que nunca agora na era Xyz, roubando monstros do oponente loucamente e usando-os para chamar cartas do Extra deck, isso sem mencionar o fator surpresa e o alto ataque que ele alcança. Na minha humilde opinião, fica mais justo a 1, porque com ele a 2 puxá-lo torna-se muito frequente

Torrential Tribute - Por mais que já tenha me acostumado com Torrential semi-limitado, não dá para negar que a limitação é mais adequada para essa carta. Além de explodir o campo sem custo algum, coisa que se tornou melhor ainda desde que a prioridade se foi, Torrential serve agora também como disparador de efeitos, seja de Lavals, Mermails, Sangan, entre outros. Ou seja: a desvantagem da carta de limpar também o campo do usuário está cada vez menos desvantajosa para muitos decks. Gogo back to one!

Semi-limitadas:

Chaos Sorcerer - Para compensar a ida de BLS, podíamos voltar a ter 2 Chaos Sorcerers (não me venham dizer que fazer isso seria trocar seis por meia-dúzia, porque não seria).

Mezuki - Mezuki a 2! Enquanto houver banlist, estarei eu aqui fazendo esse humilde pedido para a Konami. Os Zombies não fazem nada há muito tempo, então não vejo por que não. Talvez os mortos-vivos voltassem ao Meta? Sim. Isso é um problema? Não! Posso garantir que mais brokens que Spellbooks e Fire Fists eles não serão.

Deep Sea Diva - Vi muita gente falando na semi-limitação de Diva, e não acho má ideia. Afinal de contas, perder seus Genex Undines não será uma tragédia assim tão grande para os Mermails, principalmente levando em conta seus novos suportes. Assim como Tour Guide a 2, acho Diva semi algo bastante justo (ainda que muitos playrers não usem mais que duas de qualquer forma).

Wind-Up Factory - Mesmo com Magician limitado, WU Factory continua sendo broken, principalmente por causa do combinho com WU Rabbit.

Formula Synchron - Por que ele está limitado mesmo? Ah é, foi por causa das plantas... Que estão mortas! Ou será que foi por causa do Fishborg Blaster... Que está banido! Sério, não existem mais motivos para deixar esse cara limitado. Obviamente, ele continua sendo uma carta muito boa, porém passa longe de ser broken como já foi um dia. Duvido que causaria problemas como semi-limitada.

Não mais na lista:

Magical Stone Excavation - WTF essa aqui está fazendo na lista? Sério, ninguém mais usa, nem é mais usável, nem mesmo o deck o deck Exodia Dragons usaria 3 disso aqui, e mesmo que usasse, já bani One Day para compensar. #ForaMagicalStone!

Primal Seed - Me recuso a comentar.

Pot of Duality -  Uma carta muito equilibrada IMO, com restrições que a impedem de ser broken. Um bom motivo para liberá-la é que assim decks não competitivos mais devagares terão mais consistência, diminuindo um pouquinho mais o abismo entre aquilo que não é Meta e aquilo que é.

Então encerramos por aqui. Gostaram da lista? Não gostaram? Faltou algo? Não deixem de comentar!
Comentários Facebook
31 Comentários

31 comentários:

Jun Oliveira disse...

Cara sobre a lista, eu não acho que nenhum deck atual deva ser "minado", muito pelo contrario, deixa o Coelho ai, o Magician tambem, e essa turma toda, o meta game ta um saco, chato e muito previsivel, a lista tem que colocar fogo no jogo!
Que volte glow-up limitado, Tengu à 3 e vamos ver as plantas chutando a bunda desses decks "atuais".
Mezuki tambem ajudaria muito, afinal psychic zombie é bem competitivo e rapido sim, e com ele semi ia melhorar muito.
Resumindo, q dessa vez a Konami não pense só em ganhar dinheiro e sim em melhorar o jogo.

BuBa disse...

Pois é cara, mas o intuito de minar WU,Mermail e Rabbit é justamente dar espaço a outros decks ganharem poder. E Glow-Up + Tengu já acho demais, fortalecer demais um deck não diversifica o metagame, só o deixa pior.

Anônimo disse...

Concordo com a maioria das coisas que você disse, mas você se esqueceu de uma coisa e outra:

BANIDA
Monster Reborn. Sempre achei OP

LIMITADAS
Macro Cosmos, por também ser OP

Premature Burial, pra compensar a volta da Reborn pra prisão

SEMI
Advanced Ritual Art, seria interessante deixar os rituais competitivos

Final Countdown. Deixaria o deck mais justo

GB Bestiari. Pode ser perigoso, mas tem coisa pior por aí

BuBa disse...

Reborn e Burial: De jeito nenhum. Reborn fica porque não é todo deck que tem carta de Revival. E Burial é 1000 vezes mais Op que ela porque é buscável e faz combos incríveis com Mist Vallyes, Zephyrus, etc.

Macro: pode até ser, sei lá, mas não acho que seja tão necessário.

ARA: concordo, não seria mau. Não coloquei porque não acho que vai acontecer e para deixar a lista mais plausível.

Bestiari: esqueci mesmo dele.

Countdown: não acho que semi limitá-la mudaria muita coisa.

Thunder disse...

One Day banido seria bom pois acabaria com os Chain Burns chatos. Acho que deveriam banir exodia também, isso é minha opinião mas é muito chato perder na primeira jogada sem nem ao menos poder jogar...

Final Countdown eu sou a favor de deixar como está ou no máximo Semi-Limitar, é legal pois assim você testa a velocidade e a potencia do seu deck.

BLS fora, concordo. Está Broken demais, o que eles devem fazer é dar uma zoada nos Six Sam e nos Dino-Rabbits que com Laggia/Shi En no primeiro turno é um apelo imenso. Não precisa mexer no coelho nem nos Laggias, basta banir um desses dois (Kabazauls/Sabersaurus) ou semi-limitalos.

Cyber Stein de volta seria legal mas acho que ninguém usaria, antes ele era uma máquina de OTK mas hoje com o custo, os Extra Decks apertados e as counters a chance dele ser META é zero. Summoner of Illusions é um melhor substituto.

Genex Undine = BAN. Acho que os Hieratics não fazem mais tanto sucesso como antes mas mesmo assim acho que seria legal dar uma levantada nos Chaos Dragons com REDM a dois.

Gear Gigant X = Limitado ou Semi, concordo

Tragoedia = Limitado? Não sei... Mesmo.

Torrential = Pode ficar a dois. Com a era de Swarm de hoje não é problema uma Summon extra mas quanto a efeitos bomba eu acho que o criminoso é Sangan. Taquem Ban nele, nao na TT.

Mezuki: Sim, pode ir até a 3. Depois desce pra 2 mas é só pra levantar um poucos os mortos. badumtss

Diva e Formula: Ambos a 2 não seria problema e ainda por cima eles não são tão fodas como na era Synchro.

Excavation/Seed = pff

Duality = Quando eu li eu achei meio absurdo mas é uma carta que pesa e a não ser que o deck seja baseado em rodar muitos monstros ele é bad draw.

Oq vc acha de Exodia/Countdown/Burn, Buba?

Vitor disse...

cara, ninguém usa mais q 2 gear gigants no deck, e além disso, ele não é tão op :c
já estou de mal com o Sir. Gasparzinho por ele querer semi-limitar meu Accelerator, se voce quiser limitar o Gear Gigant eu vou te sequestrar na duel shop, vender seus rins e comprar veilers, lances e gear gigants HUSAUHSUSHUHASUH

Nathan disse...

Solemn Warning Liberado
Torrential Limitado
One Day of Peace Limitado ou Semi
Undine Limitado
Pot of Duality Limitado

Revenge disse...

Seria melhor limitar Magician e/ou Shark e o campo os dois juntos sao mtu overpower...Acho que da pra ficar com Bls ainda ha 1 rescue rabbit ta bom ha 2.

Kaucz disse...

concordo com quase tudo, só tenho umas outras ideias, por exemplo, Tsukuyumi a 3, Sinister Serpent a 1 (heraldics, gishki, qualquer deck faz descarte de graça).

Já Cyber Stein, acho uma loucura, é só proteger a carta contra outros efeitos que ta de boa.

Sobre Undine, nao o odeio por seu efeito, mas pelos player o usarem, sendo que um deck full mermail é incrivelmente mais forte.

Unknown disse...

Banidas:
Solem Judgament
Rescue Rabbit
BLS

Limitadas:
Solem Warning
Tribute Torrential
Dimensional Prison
Mirror Force

BuBa disse...

@Kaucz: o problema do Stein é que antes do efeito resolver, voc~e pode levar Veiler, Fiendish, Warning,etc.

BuBa disse...

e Thunder, eu pessoalmente não curto muito esses decks não, mas acho que banir One Day jpa basta para segurá-los.

Anônimo disse...

Duvido que este chute pra uma lista não tenha algum tipo de ressentimento, gostaria de ver algo mais profissional em termos de palpites.

BuBa disse...

Ressentimento nenhum cara, tanto que nem toquei no deck que mais odeio que é o DW nem mexi no que mais gosto que é o LS. Além disso, coloquei mudanças que eu mesmo não quero que aconteçam.

Mas sim, tem um pouco de desejo pessoal aí (tipo One Day banida, algo que eu não acho que acontecerá mas que acredito que o jogo ficará melhr sem).

Anônimo disse...

Acho que bottomless tbm poderia ser limitado, além de destruir ainda remove, sem custo. É staple em MUITOS decks e pode definir duelos.

Max disse...

legal o post buba. Estranho não ter saido nenhuma lista fake ate agora, mas até que gostei dessa sua lista u.u

Só acho que essa One day e Gear Giant foi por rage mesmo, são bons, mas acho que tem coisa pior.

Interessante pensar na ida do genex undine, a konami esta dizendo que não acha muito bom usar ele no deck, então nao acho que é ele que vai pro limbo, pra mim é o megalo que vai pra 1 xD

Contudo, ainda quero que limitem a tour guide x.x

Nathan disse...

Da Lista minha opinião

Limitadas

Genex Undine

Black Luster Soldier

Deep Sea Diva

Formula Synchro - O alje é dos XYZ ,Konami não quer atenção a Synchros agora , quem sabe libere-o para 2 mas pra frente

Pot of Duality - Carta que procura o que você quiser lol, Konami é bem contra search de cartas, facil facil, com novos suportes vindo ai , acho que será limitada

Mezuki - Se ele não foi liberado até agora , pode esquecer , esse ai só sai a 2 quando vier novos suportes Zombie, acho que saira a 2 na Ban list de Setembro apenas

Torrential Tribute , ainda acho que essa carta será banida , e pegara nós de surpresa, mas mesmo com essa expectativa , acredito que será Limitada, gostaria que foce banida pro jogo ter um equilibrio melhor


Gear Giant X - Konami lançou um suporte pros Geargias, e com isso ja temos uma idea, que se tornará Limitada, quem sabe semi O-O

Chaos Sorcerer, enquanto Luster ficar Limitado esse tbm fica

Semi-Limitadas

One Day - Dificialmente alguem ganhou torneio com essa carta , limitada ou banida? nah agora não

Rescue Rabbit, pode ser combatido facil, depois eu comento o por que

Wind-up Magican , dps explico o por que a 2

Windup factory , só por que fazem muito combos não podem ser combatidos? no final explico o por que XD

Banidos

Tragoedia - Sim não queremos que alguem ganhe um duelo por causa dessa carta -q XD (Gorz só não está por que seu custo de invocação não é tão facil)

Cyber Stein Ficara por um bom tempo na tumba lol

Agora sim o motivo, bem no meu ver Solemn Warning Finalmente se tornará Libeada lol , minha opinião essa carta ajuda a combater alguns combos, e seu custo é um pouco alto, Torrential , banido ou limitado, não tem custo nenhum e limpa o campo, preferem usar os 2, pra ter uma segurança, so que agora vão depender dela, e irão aproveitar outras cartas, a 3 Da pra Negar muita coisa que faz combo, e o foco da Konami , é que usem outras Traps, apenas depender de Torrential , todo mundo essa carta no deck, tmb vejo Darh Hole banido, acho que finalmetne a Konami vai Diminuir o Ritimo de destruição de Cartas XD , quer combater combos? use suportes traps que a Konami usa so isso lol




Anônimo disse...

"Resumindo, q dessa vez a Konami não pense só em ganhar dinheiro e sim em melhorar o jogo."

IMPOSIBRU!

Só discordo do BLS, acho que ele n ta causando tanto impacto no jogo, é OP quanto no jogo

One Day of Peace banida ja! carta chata pra krl, tbm odeio exodia, deveria ser proibido jogar dessa forma. Contra chain burn é só usar Des Wombat ou Royal Decree e trollar seu oponente.

Não precisa mexer no coelho, é só limar a macro.

Anônimo disse...

"Só discordo do BLS, acho que ele n ta causando tanto impacto no jogo, é OP quanto no jogo"

corrigindo, tem tanta carta OP no jogo quanto o BLS.

Unknown disse...

BLS bani nossos melhores monstros, ataca os fracos e depois ataca novamente com 3000 de ataque.

Jun Oliveira disse...

Quanto mais decks bons melhor, imagina que louco ver a pancadaria entre Wind Up, Rabbit,Chaos Dragon, Agents, Hero, Mermail, Fire Fist, Spellbook, as variantes de Plants, Zombies,Izektor, Fire King e que venham outros, seria muito melhor que ver só 3 decks diferentes que sempre vencem e pegam top.

Nenhum deck ai é de alguma forma muito "superior" ao outro, iria depender da open hand, da sorte e da habilidade de montar o deck, defendo a volta do Plant Engine ao jogo justamente por isso, eles fortalecem uma variedade enorme de decks.

Mas a Konami vai "minar" tudo q é "atual" pra encher ainda mais os cofrinhos vendendo suas cartas novas. Falta criatividade no meta game atual e talvez a maior culpada disso seja a Konami.

Anônimo disse...

Tem limitar o Moulinglacia. Pelo mesmo motivo (ou quase) que acontece com o Evigishki Gustkraken.

BuBa disse...

@Nathan: Vou responder por partes.

Formula Synchron - seu argumento não tem pé nem cabeça. porque na última lista (quando os Xyz já estavam dominando) a Konami limitou Spore, Semi-limitou Earth, Debris e ainda anunciou recentemente que teremos novos Synchros em Tachyon.

Pot of Duality - Search do que você quiser naquelas, não é assim tão genérica e tem grandes restrições (um por turno, sem SS logo sem OTK).

Mezuki - Seguindo essa lógica Tsuku e BLS não teriam voltado porque ficaram anos banidos '-'

One Day - realmente, isso é mais desejo meu, porém não é impossível visto que às vezes a Konami atinge cartas desequilibradas mesmo que elas não estejam fazendo nada no momento.

Wind-Ups - Warning a 3 não é motivo para pegar mais leve com eles, ainda mais se Torrential for banido como você propôs (o que acho demais btw)

BuBa disse...

@Anônimo: Bottomless tem chance de ser limitado mesmo.

@Vlw Max, Tour Guide a 1 até que não seria mau porque assim eles poderiam deixar o Rabbit semi XD. Sobre o Undine, não sei, posso estar enganado, mas pra mim a Konami falando mal dele me parece pretexto para que parem de usá-lo e abrir espaço para os novos suportes. mas Megalo a 1 também não seria ruim, apesar que normalmente os boss saem ilesos e a engine é que é quebrada. Sobre One Day, realmente odeio essa carta, acho extremamente mal feita. Mas não, não tenho nada contra o Gigant, acho mesmo que ele tem chances de ser limitado XD

@Jun: concordo em parte, porque se seguirmos essa lógica à risca, nem teríamos banlist e o jogo seria um caos.

@Anônimo²: Não acho que faça diferença, o deck meta que usa Moulin só usa um mesmo...

Unknown disse...

@Buba: Sobre One Peace Day se ela for limitada por sua culpa eu sequestro você e jogo duma ponte, por que? Eu não quero que ela seja banida por que ela tem um nome muito legal "Um Dia de Paz" kkkkkkkkk.

BuBa disse...

@Emerson: pode vir me matar, aposto que vai ter bem mais gente me cultuando como um Deus AHSUAHSAUSHAUSHAUS

Mike disse...

BLS - Concordo, já deu oque tinha que dar.

Genex Undine - tenho certeza que ele irá para a banlist, agora não posso confirmar qual a limitação que ele irá receber.

One Day of Peace - no máximo do máximo irá para semi.

R.Rabbit - também quero ele limitado, porém pode acontecer da Konami achar que ele merece ficar até setembro.

Gear Gigant X - não acredito que ele irá receber limitação alguma.

Cyber-Stein - concordo com a limitação dele.

W. Magician - talvez ele caia para semi.

Trago - não acredito que será limitada.

Torrential - acho mais provável mirror ser limitada.

Chaos Sorcerer - se BLS sair ele provavelmente voltará a 2.

Mezuki - 2/ '100% apoiado

Deep Sea Diva - outra que tenho quase certeza que entrará na ban.

W. Factory - talvez sim, talvez ñ, vai depender do magician.

Formula Synchron - Molten Conduction Field !!! pelamordedeus não mexe nesse card.

Magical Stone Ex - concordo 100%

Primal Seed ¬¬

PoD - 100% aprovado.

---------------------------

Minhas especulações

Premature Burial x Monster Reborn

[1x] Reasoning

[1x] Card Trooper

[3x] E - Emergency Call

[3x] A Hero Lives

[3x] Royal Tribute

[1x] Tribe-Infecting Virus

>>>>>
Desejos pessoais
Advanced Ritual Art
T.G Striker
Hornet or Dansel
Bestiari - Mezuki
ColdWave
Trap Dustshoot.

======================

Bom é isso.
Quer saber o motivo específicos para cada card, comente !

Anônimo disse...

Buba, imagine dois Moulin em campo? Por isso que ele tem que ser limitado. Sei que a probabilidade nao é grande, mas ela existe. Da mesma forma que acontece de se ter 2 Judgement Dragon em campo.

Mike disse...

Hihihi, já desci 3x do Elemental da Terra e do fogo em um turno, OTK; soh o Mouling que ficou faltando 3x.

Anônimo disse...

O Mouling é foda porque o oponente ficará sem a mao se 2 destes forem invocados. O cara pode até desistir.

femt disse...

one day tem que no minimo ser limitada, essa porra é uma praga!

Yu-Gi-Hoje!
Design por: Felipe Leonel - Tecnologia do Blogger
Copyright © 2015
Todos os direitos reservados
imagem-logo