Saudações, Duelistas do Brasil.
Amados por alguns, odiados por outros, atacados pela Banlist e cheios de Loops, Wind-Ups foram protagonistas durante dois formatos. O deck venceu o YCS Miami!
Primeiro vamos ver o deck do Travis Smith, que venceu o YCS Miami:
Travis Smith - Windup
Monsters: 17
3 Wind-Up Rabbit
3 Wind-Up Rat
3 Wind-Up Shark
3 Wind-Up Magician
2 Tour Guide from The Underworld
2 Thunder King Rai-oh
1 Sangan
Spells: 10
3 Wind-Up Factory
3 Mystical Space Typhoon
1 Pot of Avarice
1 Heavy Storm
1 Monster Reborn
1 Dark Hole
Traps: 13
3 Fiendish Chain
3 Compulsory Evacuation Device
2 Torrential Tribute
2 Bottomless Trap Hole
2 Solemn Warning
1 Solemn Judgment
Side Deck: 15
2 Maxx ‘C’
2 Effect Veiler
1 Snowman Eater
3 Dimensional Fissure
3 Messenger of Peace
2 Dust Tornado
1 Mirror Force
1 Dimensional Prison
Extra Deck: 15
1 Wind-Up Carrier Zenmaighty
1 Wind-Up Zenmaines
1 Number 20: Giga-Brilliant
1 Temtempo the Percussion Djinn
1 Leviair The Sea Dragon
1 Number 17: Leviathan Dragon
1 Number 30: Acid Golem of Destruction
1 Number 16: Shock Master
1 Abyss Dweller
1 Number 39: Utopia
1 Maestroke The Symphony Djinn
1 Photon Papilloperative
1 Gagaga Cowboy
1 Tiras, Keeper of Genesis
1 Adreus, Keeper of Armageddon
Eu poderia explicar o deck, mas quem faria isso melhor que o próprio Travis Smith? Ele postou um artigo(em inglês obviamente) sobre o deck dele no Blog da Alter Reality Games.
Porém nem tudo é um mar de rosas, e a Build está com os dias contados com a confirmação da Lista de Proibidas e Restritas de Março de 2013:
Após perder duas das peças mais importantes do deck,
Sangan e
Wind-Up Carrier Zenmaity, o deck parou de andar nas águas calmas com o Bote, agora o deck perdeu duas das coisas que mais importavam.
Sangan buscava tudo que o deck precisasse. Sangan era tão bom no deck que buscava a própria Guide, o Magician, o Shark, o Rat, o Rabbit, entre outros. Perfeito, não é?
Zenmaity fazia o deck NUNCA ter uma mão travada. Jogada certa com o Bote era praticamente gg para o oponente, e quem sabe jogar com Wind-Up sempre sabe quem trazer com o Zenmaity. O deck venceu o YCS Miami com o auxílio dessas cartas.
Aí chegou a Banlist e colocou Sangan e Zenmaity na lista de Proibidas, e ainda limitou a terceira carta que fazia o deck ser tão rápido e excelente,
Wind-Up Magician. Como fica? Eu, Rick the Human, fiz uma Build Wind-Up para o Formato de Março de 2013 e estou me saindo bem com ela. Vejamos:
Os Bonecos de Corda, Maléficos por natureza, possuídos pela Arte de Fogo da Irmandade Secreta- 38 Cards
Monsters:
3 Wind-Up Rabbit
3 Brotherhood of the Fire Fist - Bear
1 Wind-Up Magician
3 Wind-Up Rat
3 Wind-Up Shark
1 Wind-Up Warrior
2 Tour Guide From the Underworld
1 Night Assailtant
Spells:
3 Fire Formation - Tenki
3 Wind-Up Factory
3 Mystical Space Typhoon
2 Pot of Duality
1 Dark Hole
1 Heavy Storm
1 Monster Reborn
1 Pot of Avarice
Traps:
1 Solemn Judgment
1 Solemn Warning
2 Torrential Tribute
1 Mirror Force
Extra Deck:
1 M-X-Saber Invoker
1 Leviair the Sea Dragon
1 Number 20: Giga-Brilliant
1 Number 30: Acid Golem of Destruction
1 Wind-Up Zenmaines
1 Number 17: Leviathan Dragon
1 Temtempo the Percussion Djinn
1 Daigusto Emeral
1 Gagaga Cowboy
1 Number 16: Shock Master
1 Tiras, Keeper of Genesis
1 Number 61: Volcasaurus
1 Abyss Dweller
1 Gaia Dragon, the Thunder Charger
1 Diamond Dire Wolf
Duas a menos? Opções não faltam!
Você, inteligente leitor, deve ter notado que o deck está com 38 Cards. Isso é porque essa é base que eu recomendaria, mas as últimas duas cartas são Techs. E Techs não faltam? Vou fazer uma lista do que você pode usar de Tech no seu deck:
- Mais Traps(Bottomless Trap Hole, Compulsory Evacuation Device, Breaktrought Skill, Dimensional Prison..)
- Mais Spells(Forbidden Lance, Mind Control, Fire Formation - Tensu..)
- Summoner Monk
Pode ser bem útil fazendo alguns combos com Magician vindo do deck e com 15 Spells no deck pode ativar seus efeitos mais facilmente. Pode não ser muito viável por questões de consistência e muito bem viável por questões de combos.
- Thunder King Rai-Oh
Ele impede Search, pode ficar vários turnos no campo fazendo o "Rai-Oh que não ataca" conforme aprendi com os Artigos do Prrj. Todos sabem do poder do Rei do Trovão, e mesmo Semi-Limit talvez ele ainda mostre força em algumas Builds. Talvez não, com certeza.
- Spirit Reaper
Stall, Stall, Stall! Se você acha que o que você precisa é de tempo para puxar as peças do seu combo, Spirit Reaper é o cara! Se você prefere o Marshmallon, tudo bem, ele é ótimo! Mas admito que o efeito de descarte do Reaper me faz preferir ele.
Além dessas sugestões, qualquer outros cards que você goste de usar em Wind-Up, como Bat, Bee, Dog, entre outros, assim como Photon Thrasher, Reinforcement of the Army.. É opção sua!
Básico do deck + Combos!
Wind-Up Rabbit: É uma das bases do deck, fica se banindo todo turno, voltando, fazendo Xyz, voltando, se banindo, voltando, muito difícil de ser parado e ainda é buscável por Tenki.
Brotherhood of the Fire Fist - Bear: Busca Tenki e é buscado por ela em troca. Abusa de campos fracos te dando um +2, e abusa de campos fortes matando os monstros com seu efeito. Um monstro muito consistente por si só.
Wind-Up Magician: O abusável do deck, principalmente via Magician, se você puder protegê-lo e ficar retornando o Rabbit ganhará uma invocação do Deck por turno, comba com Shark, faz mágica para virar vários jogos. Não é à toa que está limitado.
Wind-Up Rat: Esse Ratinho do mal é responsável por um dos combos mais infames do deck. A parede Rato-Coelho. Funciona assim: Tendo um Rat e um Rabbit no campo. Remova o Rat pelo Rabbit quando o perigo aparecer. No outro turno, Rat voltará e se o Rabbit tiver morrido, você pode renascê-lo com o efeito do Rat refazendo a barreira.
Wind-Up Shark: Outro que faz mágica. Com dois desse na mão você escolhe qualquer coisa do seu Extra e invocá-la em campo(Exceção à regra: Shock Master). Comba com qualquer Wind-Up.
Wind-Up Warrior: Aumenta o nível do Rat e Rabbit pra fazer Rank 4, aumenta o do Shark pra fazer Rank 5, e é alvo para o M-X-Saber Invoker. Candidato a virar Staple em decks Wind-Up.
Tour Guide From the Underworld: Rank 3 instantâneo. Já disse o suficiente.
Tour Bus From the Underworld: Só temos um Magician e reciclá-lo é chave para o sucesso.
Night Assailtant: Pode matar alguns monstros com efeito flip, e é alvo da TGU.
Fire Formation - Tenki: Busca Rabbit e Bear, é alvo para o Bear ativar seu efeito, é um +1 na Ativação. Faz o deck ficar mais leve e funcionar melhor.
Wind-Up Factory: Busca todos os Windups, comba com Tenki(Que busca o Rabbit) e se ficar vários turnos em campo resolvendo é vitória na certa.
O resto das Spells e Traps adiciona consistência e faz aquela apelação comum no estilo Heavy Storm.
M-X-Saber Invoker: Permite muitos combos no deck e é o substituto principal do Zenmaity, apesar de não ser o mesmo que ele nem de longe.
Leviair: Pega Rats e monstros banidos por Bottomless ou outros.
Giga-Brilliant: Aumenta o ATK de todo mundo permitindo seus OTKs.
Acid Golem: Saída para várias coisas que tenham - de 3000 ATK.
Zenmaines, No. 17: Staples.
Temtempo the Percussion Djinn: Principal arma contra Laggia e Dolkka.
Daigusto Emeral: Recicla Magicians, entr outros.
Abyss Dweller: Torna sua Match Mermail melhor.
Number 16: Shock Master: Faz seus Locks mais facilmente, acaba com o deck Spellbook.
Tiras, Keeper of Genesis: Protetor, bastante útil de se utilizar.
Number 61: Volcasaurus: Ofensivo, permite OTKs mais facilmente do que você imagina.
Gagaga Cowboy: Burn pra impedir o oponente de usar Warning ou para vencer o jogo, ou matar monstros oponentes.
Gaia Dragon, the Thunder Charger: Overlay acima do Volcasaurus para mais dano.
Diamond Dire Wolf: Vou te ensinar um truque: Invoque esse cara, alveje Rabbit e um card oponente. Bana o Rabbit e destrua o card oponente, repita turno que vem.
Pergunta do Artigo:
Acredita que Wind-Ups ainda terão chance no Metagame? Comente!