sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Top 10 - A banlist ataca novamente!

Eae pessoal! Estou trazendo a vocês mais um Top 10, cujo tema é ressaltar quais foram, na minha opinião, as mudanças mais significativas para o jogo que a última banlist trouxe. Sem mais rodeios, vamos ao post!

10° Colocado -  Marshmallon semi-limitado!

MarshmallonSDLS-EN-C-1E.jpg

Marshmallon sempre foi conhecido por ser uma das cartas mais chatas de todos os tempos. Por mais que os decks Top Tier não os use mais, ele será um excelente reforço para decks Burn (que vêm ganhando espaço ultimamente) e decks Stall, cujo objetivo é encher o saco do oponente com cartas que o impeçam de atacar. Não acho que essa será uma mudança muito significativa para o metagame, mas o que pode acontecer é de muitos decks 4 fun começarem a usar 2 Marshs e 3 Spirit Reapers, deixando assim o jogo mais parado. Seja como for, não gostei muito dessa mudança. Acho que o certo era colocar o Marshmallon a dois e Semi-limitar Spirit Reaper novamente, mas essa é só minha opinião.

9° Colocado - Shien's Smoke Signal semi-limitada!

ShiensSmokeSignalSTOR-EN-R-1E.jpg

Depois de ganharem o YCS de Guadalajara, os Six Samurais provaram que mesmo após a limitação de três de suas principais cartas eles continuam muito poderosos e competitivos. Com Shien's Smoke Signal a dois, eles podem voltar a pegar Tops em torneios importantes com muito mais frequência, o que é saudável para o jogo considerando que nos dois últimos YCS só vimos Dino Rabbit, Wind-Up e Inzektors no Top 16. Acho que foi uma boa mudança, mas talvez eles devessem ter beneficiado outros decks que já não são Meta a tempos (como Zombie e Infernity) ao invés de ajudar um que até o começo do ano passado ownava geral.

8° Colocado - Trap Dustshoot BANIDA!

TrapDustshootDT04-EN-DNPR-DT.jpg

Se teve uma carta que causou dor de cabeça nos últimos tempo, essa carta foi Trap Dustshoot. Não tem nada pior que ver sua jogada se desestruturar completamente por causa dessa armadilha, que era presença garantida em todo e qualquer tipo de deck. Com ela banida, não será mais necessário pensar duas vezes antes de segurar suas cartas na mão, fora que cartas como Maxx "C" e Effect Veiler vão ficar mais poderosas que nunca. Mind Crush é uma das maiores prejudicadas pelo banimento de Dustshoot, pois a parceria das duas era frequentemente vista e geralmente ganhava duelos sozinha.

7° Colocado - Emergency Teleport semi-limitada!

EmergencyTeleportTDGS-EN-UR-1E.png

Essa é uma mudança que pouca gente previu, e que muita gente gostou. Eu faço parte do grupo que gostou de ver Teleport a dois, até porque os Psychics estão em baixa faz tempo. O que é legal nessa mudança é que ela será muito benéfica para os Synchros, que ficarão com dificuldades de se reerguer com o banimento de dois dos principais Tuners da atualidade.  Quem sabe o deck Tele-Dad não começa a reaparecer? As possibilidades são inúmeras, mas uma coisa é certa: vários decks vão gostar de ver mais uma cópia dessa cópia, que pode ser útil inclusive para fazer Xyz.

6° Colocado - Torrential Tribute semi-limitada!

TorrentialTributeSDLS-EN-C-1E.jpg

Essa é uma daquelas mudanças que ninguém esperava, mas que no fundo no fundo não chega ser tão ruim assim. Torrential Trbute é uma carta de destruição em massa, mas afinal de contas, temos Starlight Road, Stardust Dragon, e tantos outros escudos, então no fim das contas não vai ser nenhuma chacina deixar ela semi-limitada. Seja como for, acho que o melhor era mantê-la limitada, pois ninguém merece levar duas dessas na cara no mesmo duelo, e em muitos decks ela entrará no lugar de Trap Dustshoot, por isso preparem suas defesas!

5° Colocado - The Agent of Mistery - Earth e T.G. Striker limitados!

TheAgentofMysteryEarthSDLS-EN-SR-1E.pngTGStrikerEXVC-EN-R-1E.jpg

Essas foram duas das mudanças que eu mais gostei, pois elas tiveram um único objetivo: quebrar a perna dos Agents! Por mais que no TCG elas andem sumidas, essas fadinhas ainda causam muita dor de cabeça no OCG, então achei justo dar uma segurada nelas. Earth foi um tanto quanto inesperada, a maioria dos Players achou que os prejudicados seriam Venus ou Master Hyperion. O mesmo vale para T.G. Striker, que se destacou no último YCS, no qual o campeão foi um deck T.G. puro. Só uma observação para tirar dúvidas: coloquei esses dois juntos pois T.G. Striker é uma das cartas chaves do deck T.G. Agent, o formato mais competitivo das fadas por enquanto, então a limitação dele acaba sendo mais prejudicial a elas do que a qualquer outro deck.

4° Colocado - Reborn Tengu semi-limitado!

RebornTenguEXVC-EN-UR-LE.jpg

Reborn Tengu semi-limitado significa uma perca significativa para muitos decks. As Synchros, que já estão com o pé na cova, foram as mais prejudicadas com  essa mudança, pois era ele junto com Spore e Glow-Up que as mantinham de pé. Acho justo colocá-lo a dois, pois ele é uma carta versátil demais para ficar liberada. A parte chata é que decks não competitivos que usavam ele de uma maneira não tão apelona foram prejudicados (a exemplo o deck Mist Valley, no qual ele era uma ótima opção), mas fazer o que, a lista se baseia no Metagame e sempre se baseará, pois o objetivo dela é justamente regulá-lo. 

3° Colocado - Lumina, Lightsworn Summoner semi-limitada!

Lumina,LightswornSummonerLCGX-EN-UR-1E.jpg

OHHHHHH YEEEEAAAH!!!! Foi isso que eu, como Lightsworn player, pensei ao ver essa mudança. Lumina é e sempre foi um dos órgãos vitais do deck LS, e com ela a dois, esse deck será muito mais rápido e competitivo. Quem já jogou com os Lightsworns sabe como é ruim a sensação de usar Charge of the Light Brigade e ver a Lumina que você ia buscar ir para o grave, mas com ela a dois, esse problema será praticamente aniquilado. Não sei se isso será o suficiente para deixar os Ls a nível de Metagame, até porque Glow-Up Bulb, o principal Tuner do deck, foi banido. Mas que os minhas queridas cartas luminosas vão bater muito depois de Março, isso elas vão XD

2° Colocado - Trishula, Dragon of the Ice Barrier BANIDO!

Trishula,DragonoftheIceBarrierHA04-EN-ScR-1E.jpg

Muita gente apontava Brionac como forte candidato a ser banido. No final das contas, foi Trishula quem levou o tiro no pescoço e foi para o limbo. Para mim, nada mais justo, pois esse dragão sozinho resolvia duelos. Basicamente, quem o invocava primeiro ganhava uma vantagem difícil de ser batida. E por mais que cartas como Effect Veiler e Fiendish Chain parassem ele facilmente, vários decks eram adaptados e Tuners eram adicionados para chamar Trishula sem dificuldades. Vai ser ruim não sentir mais aquela alegria que dava quando você via que podia fazer Synchro de nível 9, mas vai ser pior ainda ter que colocar a Mist Wurm de volta nos Extra Decks...

1° Colocado - Spore e Glow-Up Bulb BANIDOS!

SporeGENF-EN-SR-LE.jpg Glow-UpBulbSTBL-EN-UR-1E.jpg

Muita gente pode achar que essa não foi a mudança mais importante dessa banlist, mas na minha opinião ela é sim pois marcou o fim de uma era: a Era Plant. Por mais que o deck Synchrocentric não esteve presente nos Tops dos dois últimos YCS, as plantas foram, durante anos, uma base poderosa, versátil, e utilizável em uma infinidade de decks. Lista após lista, elas eram boicotadas, mas os decks Plant sempre se adaptavam e elas continuavam firmes e fortes. Mas dessa vez, acho que não dá mais: Spore e Glow-Up eram os dois melhores Tuners Plant e também os melhores do jogo, e era por causa deles que as plantas eram o que foram até Março desse ano. Com seus efeitos de se auto-renascer, os dois cabiam em vários decks (principalmente o Bulb, que é mais genérico), e eram motivo de muitos D.D. Crows nos Sides Decks. Acho triste que eles tenham ido embora, até porque considero o deck Plant um dos mais criativos de todos os tempos. Acho também que a Konami deveria ter colocado Lonefire a dois, pois agora as plantas, antes consideradas praticamente imortais, não são mais ninguém.

Bem pessoal, é isso aí. espero que tenham gostado e não se esqueçam de comentar dizendo se concordam ou não com as posições!
Comentários Facebook
6 Comentários

6 comentários:

Anônimo disse...

Concordo com o que foi postado, e ainda ressalto. Setembro a lista deverá nos surpreender ainda mais.

PS. Carlos

Anônimo disse...

NOOOOOOOOOOOOO
Não faz muito sentido eles semi limitarem torrential tribute sendo que agora fica difícil fazer synchro e tudo mais. Agora olharemos para os Synchro do jeito que olhamos pro ritual sem efeito :(((((((

Anônimo disse...

Concordo com o amigo acima, embora o synchros ainda são e sempre farão
parte de nosso s extra decks. Mas em minha opinião, o motivo da lista surpreender muitos é:
A konami nao vai descansar até ver XYZ's ganhando um YCS e ownando todo tipo de synchro por ai u_u.

Anônimo disse...

^^^

Para isso é so banirem o Brionak, Scrap e o Catastor

J@ideson disse...

colocaram o reborn tengu na lista, ele nem tava tao mentiroso assim, ainda mais q ele era mais forte no deck plant, o jogo ta ficando mais estranho.

Wender Cabral disse...

LS vai receber grandes reforços dos Lightrays que irão vir no Galatic Overlod, então estes Synchros e tuners não serão nada comparado com os lightrays como suporte.

Yu-Gi-Hoje!
Design por: Felipe Leonel - Tecnologia do Blogger
Copyright © 2015
Todos os direitos reservados
imagem-logo