Fala galera de boas?
Desculpem a demora, fique sem net a semana toda.
Hoje o porque banida vai falar de uma carta que quando foi criada o setor de criações da Konami não tinham a menor noção do que estavam fazendo.
Uma carta armadilha que assusta até no seu nome. Exachange of the Spirit.
Primeiro vamos conhecer o efeito dessa tinhosa.
Trap/Normal
Efeito: Activate only while there are 15 or more cards in your Graveyard. Pay1000 Life Points. Both players swap the card(s) in their Graveyard with the card(s) in their Deck. Then, both players shuffle their Deck.
Tradução:
Ative esta carta somente se você tiver 15 ou mais cartas no cemitério. Pague 1000 pontos de vida. Ambos os jogadores trocam as cartas do cemitério com as cartas dos seu deck. Depois, ambos os jogadores embaralham seus decks.
Lançada no booster Dark legends (Um pack especial que tinha reprints de cartas do LOB, Metal riders, e Spell Rulers, onde Exchange era uma das promos), exchange of the spirit é uma daquelas cartas que nunca deveria ter sido criada, simplesmente pelo fato de ser EXTREMAMENTE apelona.
Efeito simples, custo baixo, condição de ativação fácil de ser alcançada e um efeito que pode reseta a partida.
Para entender melhor o porque de ExS ser tão OP assim vamos pensar no ambiente físico do jogo.
O cemitério.
Todos sabemos que o cemitério no YGO é a zona de cartas que já foram usadas ou destruídas. Ao usar ExS você pode recuperar essas cartas que já foram usadas e manda o seu deck (as cartas que você ainda pode usar) para o cemitério.
Bom, dessa forma pode até parecer que ExS não é grande coisa, porque só troca de lugar seu deck e cemitério, e para ser eficiente você ia precisar que o jogo estivesse perto do seu final, quando seu deck estiveer acabando (overdeck).
HA, é ai que a inteligencia asiática entra em cena.
Afim de aproveitar o maximo de seu efeito. um japonês (na verdade eu não sei se foi um japones eu sei lá quem que inventou esse deck, mas é certeza que foi um) criou um deck que simplesmente ganha no primeiro turno. Era conhecido como Exchange of the spirit FTK.
2 Legendary Jujitsu Master
3 Magical Merchant
2 Mask of Darkness
1 Morphing Jar #2
1 Sangan
1 Spirit Reaper
1 Card Destruction
1 Emergency Provisions
1 Heavy Storm
2 Messenger of Peace
2 Monster Gate
1 Mystical Space Typhoon
3 Reasoning
1 Reload
1 Scapegoat
2 Soul Release
1 Swords of Revealing Light
]
2 Fiend Comedian2 Gravity Bind
1 Magical Hats
2 Solemn Judgment
O deck consiste em mandar o maior numero de cartas do seu deck para o cemiterio, setar ExS e passar. Assim que começar a vez do seu oponente, ative a ExS fazendo seu oponente trocar seu deck com 0 cartas do seu cemitério. Simples assim.
Esse deck transmite uma sensação de impotência para quem joga contra.
Quem nunca sentiu agonia ao jogar contra deck Final Contdown, Exodia FTK ou até mesmo Dark Worlds com aquela porcaria de Dragged Down que força você a revelar sua mão para o oponente e ele ainda escolhe uma carta para descartar e você tem que escolher entre duas Snows.
Aqui um video de como o deck funciona.
Nem mesmo o exodia e pário para ExS.
Banimento:
A konami odeia decks OTK/FTK, e nem mesmo a limitação, em abril de 2005 foi suficiente para segurar essa carta.
Então em Abril de 2006 ExS foi para a shadow reml. Lugar esse que será sua moradia para toda a eternidade.
E eu nem vou comentar sobre o futuro dessa carta no card game depois de deixar claro aqui nesse post a minha opinião sobre Exchange of the Spirit.
Tenho certeza que essa é a opinião da maioria dos jogadores.
É isso ai povo, um post bem curtinho só para não passar em branco.
Mais uma vez desculpe o atraso. Estou preparando um post sobre as cartas banidas e os palpites para a próxima lista de janeiro. Fiquem ligados.
T+ abrs