Nossos belíssimos participantes! s2 |
Hoje está acontecendo o World Championship de Yu-Gi-Oh!(E Pokémon também, mas não vem ao caso). O meta está bem fechado, mas em minha opinião, o Mundial sempre é época de surpresas. Muitos jogadores experientes se enfrentando, não me surpreenderia se um deles viesse com algo pronto para quebrar o Meta, ou com um Meta com várias Techs para vencer a Mirror Match. Fiz alguns prognósticos para esse Mundial. Vamos ver?
Acho que o meta será Spellbook VS Dragon Ruler, com 1 a 3 decks como surpresa. Nada surpreendente, claro que esse Worlds está com muitas chances de ser vencido por um desses dois decks. É o que muita gente está torcendo também, já que tradicionalmente o deck que ganha o Mundial é o deck que apanha mais feio na Banlist de Setembro.
Então, nada mais justo do que re-apresentar o Meta, e aproveitar para deixar o que eu acho que pode cair na lista.
Dragon Ruler
No que o deck evoluiu em relação ao passado:
- Uso dos Baby Dragons: Reactan e Burner primeiro, Stream e Lightning depois.
> Isso foi muito utilizado pelos Top Players no WCQ dos Estados Unidos. Antes, o normal era usar qualquer um. Agora, tomam cuidado com a ativação, principalmente por causa dos Status dos Dragões. Caso seu Baby encontre um Maxx "C" no caminho, Redox e Blaster não irão te deixar suscetível a um Crimson Blader! Coisa que aconteceria usando Tempest ou Tidal.
- Sacred Sword of Seven Stars a 3.
> No início da jornada competitiva dos Dragon Rulers, o normal era ouvir "Joguei um torneio com 1 Sacred Sword of Seven Stars(7 Star Draw daqui pra frente.) Nunca mais irei usá-la, muito situacional." Com o tempo, o número de 7 Star Draw desceu pra 0. "Você não precisa da 7 Star Draw tendo 3 Gold Sarcophagus e 3 Super Rejuvenation." mais algum tempo passou e o número de 7 Star Draw nos decks subiu de 0 para 1, então de 1 para 2, e Patrick Hoban jogou com 3 no WCQ, e disse no seu artigo na ARG que se você preza consistência sobre tech, deveria usar 3 7 Star Draw. É um debate ainda em aberto, minha opinião é: Eu uso 2, e nunca precisei de mais de 2. Sempre usei 2 desde o lançamento dos Dragons, baixei pra 1 mas logo depois subi pra 2. Decisão pessoal.
- Dracossack 0 Tokens
> Essa aconteceu na final do WCQ:
"Hoban started off Duel 1 by discarding Reactan, Dragon Ruler of Pebbles and Redox, Dragon Ruler of Boulders to Special Summon Redox, Dragon Ruler of Boulders from his Deck in Defense Position. Next, he banished Reactan and Redox from his Graveyard to Special Summon Blaster, Dragon Ruler of Infernos from his hand. He used his banished Redox’s effect to add Reactan, Dragon Ruler of Pebbles from his Deck to his hand. Next, Hoban combined his Redox with Blaster in order to Xyz Summon Mecha Phantom Beast Dracossack in Attack Position! He detached an Xyz Material from Dracossack to Special Summon 2 Tokens to the field, and Tributed both of them to Summon Blaster."
Ele explicou isso no seu artigo (http://articles.alterealitygames.com/1st-place-north-american-wcq-tournament-report/), a ideia era não deixar Tokens no campo para que o oponente, sabido que ele usava Spellbooks, não usasse SB Magician + SB of Power para buscar suas peças de combo. Devo dizer que funcionou muito bem, e é algo que eu não tinha pensado.
~Build Base~
Spellbook
- Kycoo/Jowgen/Blue Boy: Sim ; Priestess/Jowgen/Blue Boy: Não!
- Priestess sempre será a Diva Powerhouse dos Spellbooks, mas não nesse formato. Isso já vem de algum tempo, mas bater os Dragões se tornou prioridade, e com isso ela foi cortada totalmente do deck, tanto por inconsistências com Jowgen quanto por não adicionar na Matchup Dragon Ruler. Em formatos seguintes, ela provavelmente será usada a 3 novamente, mas o normal agora é 7 monstros no deck Prophecy.
- 3 Spellbook Star Hall
- Outra carta que começou sendo usada a 0 ou 1, subiu pra 2, voltou pra 1, pra 0 e agora retorna com tudo sendo usada a 3 em quase toda Build. Por alguns motivos: Isso tendo um Counter, Reactan não pode suicidar no seu Kycoo. Isso tendo vários Counters, Jowgen mata Dracossack e Blue Boy vira Beater. Isso ganha vários Counters na Mirror Match, já que as Spellbooks ativadas não precisam ser suas. Ótima carta, e ainda dá Search no fim.
- Sobrevivendo as Autolosses
> Spellbooks normalmente perdem o jogo uma vez que tomam Eradicator Epidemic Virus, a não ser que um milagre aconteça. Muitas outras cartas quebram o jogo dos Spellbooks, como DNA Surgery(Impedindo o Spellbook Player de usar SB of Fate, Power, Tower do campo, etc.). Porém, o Spellbook atual é focado em vitórias 2-1 em Matchs. Praticamente invencível no Game 1, provavelmente perdido no Game 2, e o Game 3 é com a sorte.
~Build Base~
3x Spellbook Magician of Prophecy
2-3x Kycoo the Ghost Destroyer
1-2x Jowgen the Spiritualist
0-2x Effect Veiler
0-2x Maxx "C"
3x Spellbook of Secrets
3x Spellbook of Judgment
2-3x Spellbook of the Master
1-2x The Grand Spellbook Tower
2-3x Spellbook Star Hall
1-3x Spellbook of Power
0-1x Spellbook of Life
0-1x Spellbook of Wisdom
2-3x Spellbook of Fate
0-3x Upstart Goblin
0-3x Magical Mallet
0-3x Reload
0-1x Heavy Storm
0-2x Vanity's Emptyness
0-2x Breakthrough Skill
0-2x Compulsory Evacuation Device
Minhas Apostas:
Spellbook: 1 ou mais Posições no Top 4. Dragon Ruler: Vencerá o campeonato.
Update no Time dos Estados Unidos para o torneio, via ARG:
Patrick Hoban - 0 Vitórias/2 Derrotas - Dragon Ruler
Steven Silverman - 0 Vitórias/2 Derrotas - Dragon Ruler
Norberto Leon - 0 Vitórias/2 Derrotas - Dragon Ruler
Robert Boyajian - 1 Vitória/1 Derrota - Dragon Ruler
Aaron Riker - 2 Vitórias/0 Derrotas - Dragon Ruler
David Keener - 2 Vitórias/0 Derrotas - Spellbook
Parece que os players OCG estão destruindo o TCG XD. O que espera desse mundial? Comente!