Descanse em paz, Stratos. Carta-chave de decks como Bubble Beat, Miracle Gemini, Tele-DAD, D-Hero Plasma, Airblade Turbo, Perfect Circle, Diva Absolute Zero, Little City, Big City.. R.I.P.
Enfim, vou deixar aqui minha humilde opinião sobre a lista de Banidas e Limitadas que o TCG irá usar até Dezembro.
Banir os Baby Dragons é peça-chave para parar os Dragon Rulers da forma como estão rodando agora, assim como o banimento de Super Rejuvenation. Mesmo assim, o deck ainda irá funcionar na forma de Dragon Ruler Plants usando Scapegoat.
Number 16: Shock Master, Card Destruction, Gateway of the Six são cartas PROBLEMÁTICAS, Broken, que não deveriam ter sido lançadas. Ganham jogos injustos, e merecem ser banidas SIM.
Heavy Storm é a decisão mais controversa da lista. Por um lado, muita gente vai setar 4~5 cartas e ficar seguro, por outro lado vários Backrows e cartas que impedem uma pessoa de jogar YGO foram limitadas ou banidas, então só o tempo dirá se um formato sem Heavy nem Trunade é saudável ou não.
Monster Reborn e Pot of Avarice são Topdecks ótimos e também ganham jogos injustos. Banimentos merecidos. Por mim, Dark Hole iria também.
Spellbook of Judgment banida volta os Spellbooks para o que eram antes, um bom deck, mas sem ser tãão apelão. Que venham as Builds do World of Prophecy.
Solemn Judgment é até balanceada, mas uma negadora de TUDO não é tão saudável para o jogo quanto parece.
Ultimate Offering é problemática, e agora Gadgets são um deck sem tanta apelação.
Nas limitadas, temos Atlantean Dragoons e Deep Sea Diva limitadas, o que não mata os Mermails NEM DE LONGE. Com Tidal, Megalo, Teus, Leed, Linde, Gunde e Ocea, o deck pode spammar Xyz sem nem ligar para as Divas, que ainda pode ser reciclada por Salvage.
Rescue Rabbit e Thunder King Rai-Oh limitado decretam o fim do fofíssimo deck Macro Rabbit, e Spirit limitado foi o ataque certo contra o 3-Axis, já que tinham acabado de lançar o Rooster.
Constellar Ptolemy M7 e Dewloren, Tiger King of the Ice Barrier a mais de 1 só criam loops. Decisão acertadíssima.
Torrential Tribute, Bottomless Trap Hole e Compulsory Evacuation Device são Staples em qualquer linha de Traps. Agora a 1, irão balancear a falta de Heavy Storm. Tenho certeza que Compulsory será a primeira das três a voltar a 2 ou talvez a 3.
Royal Tribute a 1 acaba com a festinha dos Gravekeeper's de descartar a mão do cara toda, muito amor. E Evigishki Mind Augus e Genex Ally Birdman acabam com Loops chatos.
Gold Sarcophagus é uma outra pancada na consistência dos Dragon Rulers, e Eradicator Epidemic Virus a 1 dá uma sobrevida ao Spellbook mais lento.
Macro Cosmos, Soul Drain e Dimensional Fissure a 1 não impedem o pessoal de usar 1 de cada e ter 3 cards anti-cemitério além de Banisher of the Radiance ainda a 3. Cartas que não deixam o oponente jogar YGO só por usar um deck de Grave só deveriam estar a 3 em formatos dominados por decks de Grave.
T.G. Striker a 2 é um pedido meu a muito tempo. Ele não é OP, é um ótimo Tuner e o mesmo vale para o Plaguespreader Zombie. Ótimo tê-los de volta.
Mezuki a 2 era quase uma campanha mundial e finalmente foi atendida: Eu achei que ia morrer sem ver o Mezuki Semi-limitado, mas isso finalmente aconteceu. Obviamente, para vender os Zumbis do Shadow Specters.
Tenki a 2 balanceia legal os Fire Fists que seriam chatíssimos com 3 Tenkis sem Heavy Storm, sem deixar de ser uma ótima Searcher.
Dimensional Prison a 2 é uma decisão acertada, apesar de ninguém usar 3.
Destiny HERO - Malicious a 3 combinado com Destiny Draw a 3 é ótimo para os decks que querem fazer Rank 6 como Hieratic e decks Chaos, além de adicionar muita Draw Power.
The Agent of Mistery - Earth coloca os Agents novamente com força total e com muita promessa de metagame nesse formato.
Tsukuyomi a 3. Será que ele finalmente será decisivo como antes? Duvido.
E-Call a 3 e A Hero Lives a 3 é o MÍNIMO que a Konami pode fazer depois de banir o Stratos Top-capa de revista.
Pot of Duality a 3 dá consistência a decks lentos. Uma das cartas mais balanceadas do jogo não precisa estar na lista.
Scapegoat promete muitas mudanças na forma de jogar com os Dragon Rulers, Mecha Phantom Beasts e Destiny HERO - Plasma. Tem muito potencial.
E a dúvida da lista: Blackwings irão colocar terror com 3 Blackwhirlwinds?
Minhas apostas para o Meta. (Vou errar todas):
Tier 1:
T.G. Agent
Constellar
Evilswarm
Dragunity
Dragon Ruler
Bujin
Fire Fist
Tier 1.5 ou 2:
Machina Gadget
Blackwing
Infernity
Dark World
Plasma Scapegoat
Spellbook
Zombies(Vampires)
Hieratic
Karakuri
Agora eu quero ler as opiniões que vocês tem sobre essa lista e essa Tier List. Comentem!