Desde o lançamento do Cosmo Blazer, o deck Fire Fist é uma força a se temer competitivamente. Seja como Bear Beat ou Dragon Turbo Box. Porém, com a chegada do nosso meta atual o deck simplesmente sumiu. Judgment of the Light traz uma carta muito aguardada entre os jogadores Fire Fist: O Chicken (Rooster). Rooster pode, soinho, revolucionar todo um arquétipo estagnado?
O Conceito - 3 Axis Fire Fist
Os 3 monstros principais do deck são três da Irmandade do Punho de Fogo: Spirit, Rooster e Leopard.
Rooster:
When this card is Special Summoned by the effect of a "Fire Fist" monster: You can add 1 "Fire Fist" monster from your Deck to your hand. You can only use this effect of "Brotherhood of the Fire Fist - Rooster" once per turn. Once per turn: You can send 1 face-up "Fire Formation" Spell/Trap Card you control to the Graveyard; Set 1 "Fire Formation" Spell/Trap Card directly from your Deck.
Leopard:
During your Main Phase, if this card was Normal or Special Summoned this turn: You can Tribute 1 "Fire Fist" monster; Set 1 "Fire Formation" Spell/Trap Card directly from your Deck. You can only use the effect of "Brotherhood of the Fire Fist - Leopard" once per turn.
Spirit:
Cannot be used as a Synchro Material Monster, except for the Synchro Summon of a Beast-Warrior-Type monster. When this card is Normal Summoned: You can target 1 Level 3 FIRE monster with 200 or less DEF in your Graveyard; Special Summon that target in face-up Defense Position. If you do, you can only attack with Beast-Warrior-Type monsters for the rest of this turn. You can only use the effect of "Brotherhood of the Fire Fist - Spirit" once per turn.
A interação entre os três é intensa até no Push mais comum do deck, que consiste de Leopard e Tenki ou Tensu. Tributamos a Leopard por Tenki ou Tensu, qualquer que falte, e usamos Tenki para buscar Spirit, usando Tensu para invocá-lo. Então, Spirit traz Leopard e ambos são usados para a Synchro Summon do Horse Prince, que traz Rooster do deck, que buscará Spirit. Esse combo tem variações dependendo da sua mão, mas esse é o Push básico e principal do deck. Como a maioria dos monstros tem 200 DEF, Rekindling se faz presente.
Prós:
+ Velocidade e consistência
+ Capacidade de invocar vários Beaters e de OTK
+ Rekindling
+ Poder usar Bear de Tech sem sacrificar espaços preciosos
Contras:
- Fraqueza contra Hand Traps
- Fraqueza contra Fiendish Chain e Breakthrough Skill
- Fraqueza contra Number 11: Big Eye
A Build Comum
3x Brotherhood of the Fire Fist - Rooster
3x Brotherhood of the Fire Fist - Spirit
3x Brotherhood of the Fire Fist - Leopard
1x Brotherhood of the Fire Fist - Bear
2x Blaster, Dragon Ruler of Infernos
3x Effect Veiler
2x Maxx "C"
= 17
3x Fire Formation - Tenki
3x Fire Formation - Tensu
2x Fire Formation - Gyokko
2x Mystical Space Typhoon
1x Heavy Storm
1x Circle of the Fire Kings
1x Monster Reborn
1x Pot of Avarice
1x Book of Moon
2x Rekindling
= 17
3x Compulsory Evacuation Device
2x Fiendish Chain
1x Solemn Judgment
= 6
3x Brotherhood of the Fire Fist - Horse Prince
2x Vulcan the Divine
1x Temtempo the Percussion Djinn
1x Wind-Up Zenmaines
1x Number 30: Acid Golem
1x Constellar Ptolemy M7
1x Leviair the Sea Dragon
1x Brotherhood of the Fire Fist - Lion King
1x Black Rose Dragon
1x Scrap Dragon
1x Armory Arm
1x Crimson Blader
1x Hazy Flame Basiltrice
= 15
Match-Ups
Porcentagem de Vitória: Fire Fist 50 / 50 Evilswarm
Apesar de Ophion bloquear as Synchros, o deck também tem um combustível de Rank 3 alto, além de estar armado com 5 Hand Traps, 2 F-Chains e 2 Blasters. Apesar de tudo, os Ophions podem controlar o jogo dependendo da partida, e Bahamut pode te dar bastante trabalho. Jogue com bastante atenção e irá tudo bem!
Porcentagem de Vitória: Fire Fist 40 / 60 Dragon Ruler
Há uma boa chance do Dragon Ruler abrir em vantagem com Big Eyes, Dracossacks e os Beaters que matam Horse Prince como Blaster e Tempest. Se você rodar um Crimson Blader ou abrir com uma boa contagem de Veilers e Maxx's, pode vencer. Caso contrário, terá problemas com Dragões e os próprios Veilers e Maxx's adversários.
Porcentagem de Vitória: Fire Fist 60 / 40 Spellbook
Boto fé que o 3-Axis tem a vantagem nessa Match aqui. Apesar de Spellbook ser praticamente imbatível no Game 1, contra esse deck ele pode levar um OTK e tomar todo um Side no Game 2, ou tomar o Side nos Games 2 e 3. Recomendo usar 2-3x Mistake se jogar Online para barrar os Spellbooks. Normalmente essa partida é resolvida no terceiro jogo!
Porcentagem de Vitória: Fire Fist 50 / 50 Mermail
Essa aqui vai ser na porrada mesmo. Quem conseguir tirar a maior vantagem dos seus batedores leva! Porém, Mermail tem a pequena vantagem do Abyssgaios, mas com 5 Hand Traps, 3 Compulsorys e 2 Fiendish Chains, é difícil do Gaios não ser atrapalhado, então deixo essa aqui no empate.
Porcentagem de Vitória: Fire Fist 60 / 40 Bujin
Fire Fists levam a vantagem contra o deck Bujin pelo simples fato de encher o campo com Beaters e poder fazer Basiltrice e Ptolemy. É normal perder graças à Vanity's Emptyness, mas fora do caminho se torna uma Match-Up relativamente fácil.
Conclusão
Fire Fists com certeza irão ressurgir e voltar a encher o saco de muita gente, dessa vez fazendo Synchro ao invés de Xyz, e com uma agressividade bem maior. O fato do deck receber vários suportes externos como Rekindling e Blaster contribui também, e de ter uma base bastante definida, porém com bastante espaço para variação e Techs, faz do deck uma opção legal de se usar.
Pergunta do Artigo: Na sua opinião, o 3-Axis irá roubar o posto do Evilswarm no trio de Metagames principais ou um quarteto será formado? Ou ainda, 3-Axis nem chegará ao Meta? Dê a sua opinião!
Comente, um abraço! Até a próxima.