quarta-feira, 18 de junho de 2014

Suposições sobre Banlist TCG


E ai galera, tudo bom? O assunto de hoje é polêmico e impossível de ser representado como uma opinião geral, levando muito mais em consideração o aspecto e pensamento individual de cada pessoa a respeito. Irei falar sobre as minhas suposições gerais sobre o que podemos esperar dessa Banlist que chega no próximo mês.

Eu gosto sempre de repetir que, a Banlist é em grande parte, baseada em coisas que acontecem no Metagame, pois esse universo é que defini a circulação do jogo. Vamos ao que interessa, irei colocar a lista de todas as cartas que PODEM aparecer:
 
Banidas

- Blaster, Dragon Ruler of Infernos
- Redox, Dragon Ruler of Boulders
- Tempest, Dragon Ruler of Storms
- Tidal, Dragon Ruler of Waterfalls

Limitadas

- Abyss-Sphere
- Fire Hand 
- Geargiagear
- Ice Hand
- Soul Charge
- Wind-Up Carrier Zenmaighty

Semi-Limitadas

- Blackwing - Gale the Whirlwind
- Brotherhood of the Fire Fist - Spirit
- Debris Dragon
- Dark Armed Dragon
- Fire Formation - Tenki
- Gladiator Beast Bestiari
- Gorz the Emissary of Darkness
- Legendary Six Samurai - Shi En
- Magician of Faith
- Spellbook of Fate
- Wind-Up Magician

 Não restritas

- Advanced Ritual Art
- Dragon Ravine
- Hieratic Seal of Convocation
- Neo-Spacian Grand Mole
- Sacred Sword of Seven Stars

Essas são as cartas que eu creio que possam aparecer de alguma forma, é claro que essa lista é grande, e com certeza existe uma grande chance da Banlist real ser literalmente pequena comparada a minha suposição. As duas últimas Banlist não foram relativamente enormes, mexeram em poucas coisas, e isso reforça essa ideia, porém, antigamente, as Banlists de Setembro realmente não eram de poupar esforços para fazer mudanças significantes, então a possibilidade de presenciarmos algo diferente existe sim. 

Eu vou explicar o porque de cada carta estar dentro dessa lista, começando por:


Dragon Ruler
 

Os Dragon Rulers são com certeza, um dos assuntos mais polêmicos para se discutir nesse Banlist, porque por um lado, eles merecem ser banidos, e por outro, eles não merecem. Como assim? Eles são monstros literalmente muito bons, e conseguiram se sustentar no Metagame por mais de um ano, o formato de 2013 foi dominado em grande parte por eles. Nesse ano, com a grande alteração da Banlist que limitou todos eles, ocorreu uma grande queda no uso, mas eles ganharam um novo gás com a chegada do Dragons of Legend, que trouxe Kuribandit e Soul Charge ao jogo, na qual fizeram os Dragon Rulers estarem novamente bem fortes no formato competitivo. Creio que muita gente já se vê cansada de observar Dragon Ruler fazendo o que faz ainda esse ano. Já tem mais de um ano de existência e incomoda muita gente, e por esse motivo Dragon Rulers são candidatos a serem banidos, pelo excesso de tempo no topo. 

Vamos lembrar que estamos bem próximos da chegada do novo Structure Deck dos Lightsworns, com Raiden, Michael e Minerva, e é claro que teremos muita gente usando Dragon Rulers em conjunto com os Lightsworns. É uma tendência que já vem do Japão e será uma ampliação do Lightsworn que já existe aqui. Seria engraçado a Konami parar esse conjunto antes mesmo dele se extinguir fortemente, todavia, esse também pode ser um dos motivos para eles se manterem aqui no TCG, alavancando as vendas do Structure Deck. 

Dragon Ruler é um Deck bem forte, mas com a chegada do Primal Origin, eles abafaram um pouco. Hoje em dia vejo muito Madolche, HAT, Geargia, Bujin, Mermail, mas não a mesma quantidade de Dragon Ruler igual ao que ocorreu com a chegada do Dragons of Legend.

O outro grande pesar, está no fato dos Dragon Rulers suportar diversos outros Decks que não sejam basicamente formados por dragões, como é o caso do Redox em Scrap/X-Saber, Tidal em Mermail e etc. Se esses dragões não tivessem o suporte da temática Dragon-Type em suas erratas, literalmente não teriam dado os mesmos problemas que deram, mas enfim, isso é um assunto muito ultrapassado para se discutir.

Com o banimento dos quatro dragões, consequentemente Dragon Ravine, Sacred Sword of Seven Stars, Hieratic Seal of Convocation e Debris Dragon ganham seus espaços nessa minha lista, já que não existiria mais nenhum motivo para segurar essas cartas. Creio que até mesmo os Dragon Rulers infantis também poderiam voltar a três cópias com tranquilidade, perdendo totalmente o sentido de seus usos sem os dragões adultos.

Eu creio que existe uma grande probabilidade dos dragões serem banidos realmente, simplesmente pelo fato de estarem no Meta a mais de um ano, isso conta bastante ao meu ver. Penso que esses dragões limitam bastante a criação de novos arquétipos e séries voltadas a temática "Dragon", por serem abusivos dentro disso, e esse é um dos grandes motivos para que eu queira que eles sejam banidos de vez, para o surgimento de novos arquétipos "Dragon" equilibrados.


Mermail


Outro Deck ancião dentro desse formato. Esse Deck surgiu com a união dos Atlantean que lançaram em Outubro de 2012 no Realm of the Sea Emperor Structure Deck com os Mermail que chegaram no Abyss Rising em Novembro do mesmo ano. Dominou o formato anterior ao Lord of the Tachyon Galaxy, e sempre foi um excelente Deck até os dias de hoje. Já foi alvo de Banlist duas vezes, com a limitação do Atlantean Dragoons e Mermail Abyssgunde, porém, isso não fez com que o Deck caísse nem um pouco, sendo muito presente em diversos torneios, competindo com muita qualidade.

Na minha opinião, por ser um Deck "arquétipado", ele possui uma prazo de validade, e a cada formato que passa, novas coisas são lançadas, e por consequência disso, a tendência é que as coisas novas "substituam" as coisas velhas no gosto geral do jogadores com estereotipo Metagamer. É o que eu chamo de "seleção natural" do Metagame. O Mermail de hoje é muito forte com certeza, porém, ele passa longe de ser aquele Mono Mermail de 2013, e a cada formato, ele tende a cair mais ainda na concepção. Entretanto, a Banlist tem como função, barrar aquilo que é muito visado no momento, sem quebrar negativamente o lucro da empresa Konami com a venda de seus produtos mais recentes. E se fomos pensar em um dos melhores Decks do formato, ai esta uma das supostas grandes vitimas dessa próxima Banlist, até porque Mermail já é aguas passadas, e o fluxo tem que dar espaço aos novos Decks.

Eu acho injusto pensar desse jeito, porque na minha opinião, Mermail hoje em dia é um Deck bastante equilibrado, não chega a ser um absurdo. As pessoas estão acostumadas a jogar contra, e sabem muito bem reagir ao encarar esse tipo de Deck. Existe uma bagagem natural de contra estratégias que atrapalham o seu desempenho. Mas a influência do Metagame é aplicável, e por isso eu creio que existe sim a possibilidade da Konami ferrar o Deck ainda mais, e na minha opinião, limitar a Abyss-Sphere já seria o suficiente para derrubar o Deck de vez, caso esse fosse o objetivo. Eu acho que qualquer limitação ao Mermail será injusta, todavia, pensando em Dragon Ruler novamente, banir o Tidal seria a melhor limitação para o Mermail, sem precisar mexer em qualquer outra carta, porque todo mundo conhece a potencia e eficácia do mesmo dentro do Deck Mermail, e sabe que ele faz uma baita diferença, isso seria o suficiente para Mermail continuar sendo um excelente Deck ainda sim e um pouco mais equilibrado.

Sinceramente, eu quero diversidade maior ainda, e por isso eu quero que o Mermail ainda esteja presente nos próximos formatos como uma boa opção para os jogadores, jogando contra Shaddoll, Satellaknight, Yang Zing e diversos outros que vierem, assim como eu espero o mesmo de muitos outros Decks que vieram tempos atrás.
 

Bujin e Fire Fist


Não irei falar de ambos separadamente, porque existem alguns pontos em que esses dois Decks se equivalem bastante. Começando pelo Fire Fist, eu acho que hoje ele vive uma consequência muito ruim da Banlist passada, pois esteve muito apagado após a limitação do Coach Soldier Wolfbark, e com motivos, pois esse monstro era literalmente muito importante para a estrutura. Seguindo aquela ideia injusta que eu disse logo acima no caso do Mermail, ela se aplicou fortemente no Fire Fist atual. Voltando no tempo, vamos supor que em Abril, a Konami tenha resolvido não mexer nada do Deck Fire Fist, vocês acreditam que Fire Fist ainda seria o melhor Deck do formato? Eu não creio nisso, e penso que ele continuaria sendo um excelente Deck, mas estaria do mesmo nível do HAT, Madolche, Inzektor, Infernity, Geargia e Mermail da atualidade. Pode ser que eu esteja errado, é apenas uma suposição, mas eu confio nessa ideia.

Fire Fist anda muito "caído", e eu acredito que exista sim a necessidade de reforço para eles, e por isso eu escalei o Brotherhood of the Fire Fist - Spirit, para dar um animo a mais, de forma diferente, ampliando o Fire Fist Axis-3, que a meu ver, é um Deck muito bacana e que foi prejudicado muito cedo no TCG. Eu vi o Fire Fist Plus One ter o seu bom momento, mas não cheguei a ver o Axis-3 topar em grande escala até por causa do prejuízo tomado e pelo ofuscamento que o Dragon Ruler fez aos demais Decks. E mesmo com a volta do Spirit, Fire Fist não seria um Deck tão amplo, mas eu penso em grande parte na diversidade e quero fortemente que Fire Fist seja também uma boa opção de escolha.

Agora falando sobre Bujin, uma coisa que com certeza deve ser lavada em consideração, é que o arquétipo encontrou sua formação final praticamente agora, com a chegada do Primal Origin que trouxe a Bujin Hirume para a estrutura, e deu um novo horizonte paras os Bujins, facilitando ofensividade e acesso aos monstros Xyz. Isso indica que exista ainda a necessidade da Konami vender o Deck, que tem dado até bons resultados em torneios, e por esse motivo, a probabilidade de Konami mexer exatamente nas cartas do arquétipo é muito pouca. Porém, ao meu ver, a única carta que atinge indiretamente ao arquétipo, é a Fire Formation - Tenki. Justa semi-limitar essa carta? Talvez, e afetaria mais de um Deck, como Fire Fist, Constellar, X-Saber, Fire King, além do Bujin, claro.

Eu também não sou muito a favor disso, creio que o Bujin atual é um Deck muito bom, mas que também é muito fácil de abater. A própria Fire Formation - Tenki é uma carta que possui pontos fracos bem evidentes, não chega a ser uma ROTA. O problema é que o público pede que Bujin seja alvo de Banlist e o próprio Deck tem presença forte no Metagame, por isso eu creio que terá algo esperado para Bujin de alguma forma na lista oficial de restritas, só espero que não seja nada de absurdo como semi-limitar Honest ou uma mexida no Yamato.


Geargia


GeargiagearGeargia é outro grande Deck do formato, e até creio que Geargia esteja vivendo um período de auge muito grande, por ter uma dos melhores Matchups contra o HAT, que é outro grande Deck, e por funcionar muito bem contra essa overdose de mãos que temos presenciado no formato TCG. Pra ser direto, Geargia merece sim uma pequena restrição nessa Banlist para não seguir para mais um formato 100%. Esse é um dos poucos Decks que eu sou realmente a favor disso, no entanto, eu creio que a limitação da Geargiagear seria o suficiente, nada de Geargiarmor ou qualquer outra coisa. Para Geargia, a decorrência seria uma leve perca de velocidade, mas nada que faça o Deck perder a sua consistência e força, já que o mesmo suporta facilmente um elevado número de Trap Cards.




Ampliando a diversidade

Eu creio que essa Banlist será muito boa se optar por escolhe o caminho de trazer algumas coisas de volta ao jogo, essas são:

Wind-Up Carrier Zenmaity- Wind-Up Carrier Zenmaity ou Wind-Up Magician: Trazer o Zenmaity de volta ao jogo, facilita o  desempenho e poder de Swarm do Deck Wind-Up, que é um Deck apagado e sem força no Meta atual. A outra opção esta na semi-limitação do Wind-Up Magician, para ampliar os combos, praticamente com o mesmo objetivo do Zenmaity. A diferença de hoje em dia para a época em que esses monstros foram restritos, é que na época o Number 16: Shock Master andando a solta, então Wind-Up era um dos poucos Decks que possuem a capacidade de trazer o Shock Master a campo com grande facilidade e impor complicações para o jogador adversário. O Carrier Zenmaity mesmo, já tinha sido limitado sem a necessidade de banir o Wind-Up Hunter em Setembro de 2012, então não acredito em algum tipo de loop a partir dos dois com uma certa facilidade, até mesmo com Soul Charge a solta. Vamos lembrar que Monster Reborn era acessível até Setembro de 2013, e o Wind-Up Carrier Zenmaity foi banido em Março do mesmo ano.


Blackwing - Gale the Whirlwind- Blackwing - Gale the Whirlwind: O cenário de Blackwing, mesmo com a chegada de suportes novos, não mudou muito no aspecto do Deck perante o Metagame. É claro que são boas cartas, mas nada muito tão significante ao ponto de fazer uma diferença muito boa no Deck. O mesmo vale para o Gale. Pra mim, se Gale estivesse a três cópias, não teríamos um Blackwing extremamente mais forte, e sim um Blackwing com uma presença maior de campo, mas com uma fragilidade e trajetória bem semelhante ao que já temos hoje. Os Synchros Blackwings não são monstros que ganham jogos, e para a normalidade do Gale, o Synchro Summon do Black Rose Dragon se tornaria algo de fácil acesso em determinados momentos do jogo, mas nada que já não seja uma verdade absoluta para outros tipos de Decks e até mesmo para o próprio Blackwing.

O efeito de reduzir o ataque dos monstros pela metade, é bem pior do que qualquer efeito que destrói ou remove monstros do jogo de uma só vez, como é o caso do Brotherhood of the Fire Fist  Bear, Bujingi Quilin e etc. Já parou pra penso nisso? Para se conseguir uma destruição por parte do efeito do Gale, é importante que o jogador consiga passar uma Battle Phase bem sucedida, já o Bear, mata de uma vez, sem pensar em batalha. Está certo que o efeito do Gale pode ser usado mais de uma vez, pra ser exato, uma vez todos os turnos, mas não chega a ser um efeito com efetividade direta em jogo, e mesmo assim, monstros como o Bear, também podem ativar seu efeito mais de uma vez no jogo.


Spellbook of Fate- Spellbook of Fate: Caras, pra ser sincero, eu quero ver Spellbook mais presente no jogo, é um Deck super bacana e diferente, com uma força regular no Metagame. É verdade que a única cópia de Fate não é relativamente um grande problema por causa do grande número de formas de reciclagem, as duas cópias tornam o jogo um pouco mais fácil, e teoricamente a Fate é a carta que apresenta uma característica defensiva maior do que qualquer outra carta Spellbook. É um meio de Spellbook jogar com mais tranquilidade dentro de um padrão até mesmo cheio de Hands e futuramente Shaddolls. Alias, duas cópias de Fate é o suficiente para qualquer Deck Spellbook, poucas pessoas usariam mais que isso, por causa do poder de recuperação das cartas, então a Konami podia voltar até a três, sem nenhum problema, pelo menos eu tenho uma certeza de que não seria um problema, diferente da Spellbook of Judgment.


Legendary Six Samurai  Shi En- Legendary Six Samurai  Shi En: Shi En é um dos Boss Monster mais lascados dos últimos tempos, ainda mais na visão de um jogador declarado do arquétipo, eu. Além dos Mermails que detonam com facilidade, boa parte da estratégia de um Six Samurai, temos diversas Hands, Moralltachs, Cranes, Queen Tiaramisus, Pleiades, Ophions e etc. Fora as diversas armadilhas padrões do formato de controle. A vida do Shi En não é fácil, e ele passa muitas dores de cabeça.

As pessoas costumam pensar que quanto mais Shi Ens no Extra Deck, mais Shi Ens irão entrar no campo de uma só vez. Caras, isso pode até ser um fato, mas isso tem o lado bom e o lado extremamente ruim. Botar dois Shi Ens em campo não é difícil para o Deck, porém, pra isso o jogador terá que abrir mão de uma boa quantidade de cartas, e assim uma baita quantidade de recursos são gastos de uma só vez. Agora imaginem a situação falha disso. Imaginem ambos os dois Shi Ens sendo aniquilados. Praticamente vai obrigar o jogador de Six Samurai a depender muito da sorte na busca das cartas que ainda virão. Isso já aconteceu bastante comigo quando a empolgação cresce e saiu invocando tudo que é monstro e de repente vejo grande parte dos meus monstros destruídos. Eu vejo um segundo Shi En como uma forma reconstituição do primeiro, porque o Shi En não é mais relevante do que a combinação de um Naturia Beast e Barkion, mas as pessoas temem o Shi En pelo o que ele já causou ao jogo há 3 anos atras, assim como muitas coisas.


- Gladiator Beast Bestiari: Ah, para, eu tenho que explicar o motivo disso voltar ao jogo? Primeiro, o que é Gladiator Beast hoje? Eu sei que o Bestiari mata uma S/T e depois traz o Gyzarus que mata mais duas cartas no campo, mas GB anda tão morto que nem isso realmente muda as perspectiva do arquétipo. E se mudar, que tragam o Bestiari ao jogo mesmo, vai ser uma delicia ver Gladiator Beast jogando dentro de uma diversidade, assim como eu quero ver mais Prophecy/Spellbook, Wind-Up, Six Samurai, Blackwing, Hieratic, Fire Fist e etc. Em Setembro o Bestiari irá fazer um ano de presença total no Card Game, e até hoje eu não vi nenhum representar bem essas mudanças, mesmo com a chegada dos suportes novos no Primal Origin, que diga-se de passagem, não foram lá muito bons. Só não coloquei ele direto na lista de não restritas porque é bem difícil notar a lista TCG fazer isso direto, geralmente semi-limita pra depois liberar a terceira cópia, como foi o caso de Earth e Lumina, mas Bestiari realmente tinha que voltar a três, junto com o Gale, Fate e Shi En.


- Dark Armed Dragon e Gorz the Emissary of Darknss: Parando pra pensar nessa carta, a um tempo atrás, Decks como Evilswarm e Blackwing usavam o DAD como uma obrigação, mas hoje em dia as pessoas estão optando em elimina-lo de seus Decks para reduzir a probabilidade de cartas que possam se tornar um peso negativo. E realmente, se analisarmos bem, o Dark Armed Dragon é um excelente monstro, mas ele depende muito de uma condição de jogo que as vezes é inexistente. Se as vezes um só Dark Armed Dragon morre na mão, imaginem então duas cópias dele. Depende muito do Deck também, né? Existem sim, Decks que possuem uma desenvoltura muito grande com o atributo DARK dentro do Cemitério, como é o caso dos Zombies e Chaos.

O que as pessoas não devem se iludir, é que não estamos mais em 2009, e acredito que o Metagame hoje seja algo muito amplo, então aquele Tele-DAD nunca mais irá voltar da mesma maneira do que um dia já foi. Esqueçam essa ideia! A volta do Dark Armed Dragon a duas cópias é uma faca de dois gumes, pelo fato de poder ampliar a sua chance de vitória e também derrota. Eu imagina muita gente tentando coloca a dupla dinâmica Beelze e DAD em campo, se isso aqui acontecer.

No caso do Gorz, eu creio que chegue até o mesmo pensamento. Entretanto, o Gorz é muito mais restritos a determinados Decks se compararmos ao DAD. Chaos e Lightsworns são os únicos que possuem a relevante aparência do Gorz. Se a ideia dos Dragon Rulers for verídica, e o banimento deles realmente acontecer, o Gorz é uma boa opção para ocupar um dos espaços sóbrios no Deck Lightsworn.


- Neo-Spacian Grand Mole: Não vou discutir sobre isso.

- Advanced Ritual Art: Nem isso.



Dragons of Legend

Com a introdução da coleção Dragons of Legend, Soul Charge e as Hands foram cartas que caíram no gosto popular. É muito notável que essas mãos infernais estão sendo usadas em qualquer Deck, chega até ser muito idiota a forma como conseguem vencer jogos sozinhas, então as pessoas acabam colocando por esse motivo e também por influência do contexto. Quando uma coisa é excesso, com certeza o conceito deve ser revisto pela Konami, e as Hands só merecem estar nessa Banlist pelo volume, e um pouco por causa dos seus efeitos, que fazem um absurdo em conjunto. Tem gente que diz que as mãos merecem ser semi-limitadas, contudo, a grande maior dos jogadores usam apenas duas cópias das mesmas em seus Decks, e isso não mudaria significantemente o excesso. Eu acho que limita-las é a melhor opção, mesmo que estrague as ações sequenciais que elas fazem, elas não serão completamente inúteis, pelo fato e ainda poderem destruir cartas.

Soul Charge é a outra carta de grande nome da coleção. É uma Monster Reborn massiva que influi potencialmente uma ação complicada ao oponente, mas dentro daquele discurso clichê, ela possui diversos pontos negativos que dispensam uma explicação. A carta é muito forte dentro de alguns determinados Decks, como Mermail, Dragon Ruler, Inzektor e etc. E já era uma forte palpite de Banlist desde que foi anunciada. Semi-limitar também não muda muita coisa.

É certo pensar que a coleção é nova, mas é impossível dizer que ela já não trouxe o lucro que a Konami desejava. São tantas Hands, tantas Soul Charges, tantos Kuribandits que dá muito bem pra imaginar que muitas Boxes foram vendidas, e a Konami deve ter lucrado muito com uma coleção que seria praticamente morta se não fosse por essas cartinhas retardadas. É justo as tais cartas entrarem na Banlist de agora, já renderam o que tinham que render, algo muito semelhante a Sixth Sense ano passado, mas apenas semelhante, não chega a ser do mesmo nível.


Outras suposições:

- Trishula, Dragon of the Ice Barrier (Limitado)
- Cyber Stein (Limitado)
- Reinforcement of the Army (Semi-Limitada)

Essas são cartas polemicas, e as pessoas se dividem a respeito disso. Pessoalmente eu ficaria muito feliz se a Reinforcement of the Army fosse semi-limitada, abriria uma grande leque para vários Decks, incluindo o HERO que já possui diversas cartas de busca, e eu tenho quase que certeza que o Stratos não voltará, a não ser que a Konami queira compensar a ideia do Dark Mist estar chegando ao OCG, então a volta do Stratos torna o HERO um pouco mais estavel no TCG até o lançamento do Structure Deck, que ainda não existe nenhum tipo de prazo. O Six Samurai e o Noble Knight agradeceriam muito. Fora que Constellar e Evilswarm traria com muito muito mais facilidade o Pollux e o Castor a campo. Satellaknight chegará ao TCG logo logo, e isso implicaria nas suas vendas.

Cyber Stein e Trishula são monstros presentes no OCG, e como eles "não fedem e nem cheiram" por lá, é possível pensar a mesma coisa aqui.


Bom galera, talvez eu tenha me expressado mal nas conclusões das minhas ideias, e peço desculpas, porque eu ando meio bagunçado por motivos pessoais. Essas suposições foram baseadas de acordo com aquilo que presencio, e com certeza isso pode ser algo diferente no pensamento de vocês. Eu abro espaço para vocês discutirem a respeito sobre isso nos comentários, e eu estarei acompanhando e dando a minha opinião a respeito da ideia de vocês, porque eu penso que uma discussão saudável é uma coisa muito interessante e divertida.

Vocês já devem ter visto a suposta Banlist OCG, porém eu ainda não prepararei nenhum tipo de postagem explicativa e com um levantamento de questões até ter certeza de que é realmente verídica, mesmo que o Shriek OCG seja uma fonte confiável, eu guardo as minhas desconfianças.

Não deixem de comentar e compartilhar a ideias de vocês. Estou preparando outras postagens que podem demorar, mas não se preocupem, porque qualidade não é sinônimo de pressa, e eu tenho a característica de escrever bastante, então as vezes demora para eu conseguir chegar a uma conclusão final.

Muito obrigado a todos e até a próxima.
Felipe Leonel (Kaos)
Comentários Facebook
8 Comentários

8 comentários:

Anônimo disse...

gorz deveria ser liberado total

Anônimo disse...

qual cristão vai usar 2 gorz no mesmo duelo?

Anônimo disse...

Sobre banir tidal e n limitar nenhuma carta de mermail, concordo plenamente, pois o deck é mt mais apela1 com ele doq sem ele. Outro ponto seria limitar a aqua spirit, msm caso do tidal, só q mais ameno. Enfim, todas as mudanças concordo, parabéns pelo post.

José Emerson disse...

Eu concordo com grande parte das coisas escritas. Se a Banlist for assim, vai ser muito boa.

Dragon disse...

so sei que needlebug Nest e certeza na lista, ou como, Semi-Limitada ou Banida.

Guii disse...

Dragon, não sei se a Konami TCG baniria alguma carta sem ter lançado o combo dela (Shadoll).. Só aconteceu uma vez isso e foi com a Sixth Sense, do resto ela esperou ver no que dá.

Caiozzz disse...

Apesar do meu Deck ser Six Samurai desde sempre, acho a Rota semi e o Shi En liberados nao seria tão boa ideia. Acho que limit na rota e semi no Shi En já ta de bom tamanho. Quanto ao gale, concordo com voce, mas acho que Kallut deveria ser limitado, assim como a Crane, acho muito chato jogar contra bujins mais pelo fato do oponente ter 4 Honests (em builds que vc encontra o Sinyou sao mais Honests) do que pelas outras cartas, entendo que as outras são necessárias para a jogabilidade do deck.

Caiozzz disse...

De resto concordo com tudo!

Yu-Gi-Hoje!
Design por: Felipe Leonel - Tecnologia do Blogger
Copyright © 2015
Todos os direitos reservados
imagem-logo