segunda-feira, 17 de março de 2014

Banlist TCG: Possibilidades e discussão



E ai povo, tranquilo? O meu objetivo nessa postagem é falar sobre algo que gera polêmica e muita discussão por parte dos jogadores, e que de certa forma depende muito do ponto de vista de cada um de acordo com um contexto chamado Metagame. De certa maneira, o que irei falar agora, está ligado ao meu jeito de ver as coisas, mas eu também irei introduzir algumas coisas que eu vejo falarem por ai em grande escala de discussões, levando em consideração algo que faça sentido e tenha uma seriedade misturada com um certo sarcasmo. O assunto é Banlist, e você sabem que ela está por vir em Abril. Curiosos? Então não deixem de continuar lendo.

Dia 13 de Março, surgiu uma suposta Banlist que passou pela internet e deixou bastante gente intrigado, pensando realmente que aquela seria a verdadeira, porém muito se especulou que era algo falso, e realmente era uma brincadeira. Confiram o link: 

http://yugioh.com.pl/limited/index.htm 

Entretanto, eu notei que poucos Blogs estão dando espaço para um discussão a respeito disso, ou até mesmo tentando fazer uma previsão/uposição, como muita vezes fazem em diversos lugares. Mas antes de eu dar inicio a um panorama a respeito disso, é importante saber que a Konami, empresa responsável pelo jogo, não exerce nenhuma Banlist baseada em plataformas e simuladores onlines, como Dueling Network e YGOPRO, e sim, as Banlists são 95% voltadas aos fatos que ocorrem no Metagame real, que está incluso diversos tipos de torneios oficias que ocorrem por ai, e 5% a coisas que são consideradas "prejuízos e anomalias" ao Card Game. Meus pensamentos serão voltados ao que acontece desde o inicio de Janeiro até hoje, assim como também pensarei sobre como o formato pode se converter com a chegada de novas cartas futuramente e liberação ou limitações de outras.     

Uma explicação prévia do que farei, é expor diversas cartas (um repertório amplo) que podem, apenas PODEM (não quer dizer nenhum pouco que IRÂO, porque eu também não sou nenhum vidente) estar na próxima Banlist do mês que vem, e logo apresentar argumentos que justifiquem a sua possibilidade. Ficará a critério de vocês, concordarem ou não com isso. 

Começando:

Dragon Rulers

      

Possível Status: Banidos.

Argumentos Atuais: Esses caras, por mais que hoje não tenham tanto poder quanto tiveram, deixaram uma lembrança muito ruim para muitos jogadores. São desequilibrados? São sim, não é atoa que estão todos limitados. Aparecem com frequência no Metagame? Sim, bastante, os quatro estão presentes nos famosos Hieratic Ruler, Mystic (Blue-Eyes) Ruler, além de ter Tidal como peça garantida em Mermail/Atlantean, um dos melhores Decks do momento, Blaster aparece as vezes em Decks de Fire Fist, Fire King e Battlin' Boxer, e Tempest em Harpie (esse caso é mais raro). São monstros que tem potencial para garantir uma vitória e com excelentes efeitos individuais. 

No Metagame do OCG, esses caras estão com grande força dentro da estrutura de Lightsworn com seus suportes novos. Caso os mesmos cheguem aqui, talvez aconteça uma migração de Hieratic pra Lightsworn  (praticamente certeza), e isso abriria um grande potencial para eles competirem muito fortemente com os Decks atuais, podendo até mesmo gerar uma certa vantagem contra eles. Outro fator, é o abalo da ligação possível com futuras Builds Sylvan/Plant.

Caso sejam banidos realmente, quais seriam as consequências? 

Como consequência tanto boas, quanto ruins, Hieratic voltaria a estabelecer uma Build mais própria ou tentaria outra variações com outros arquétipos, perdendo a intensidade que tem atualmente. Ruler poderia deixar de ser uma forma de fazer a Konami lucrar tanto com Sylvan, já que muita gente indica que os mesmos tem uma boa sinergia um com o outro. Mermail perderia uma das melhores cartas do Deck. Mystic (Blue-Eyes) Ruler morreria, ou quem sabe uma adaptação muito brusca seja alcançada. E por último, teríamos a volta de:

 

  • Dragon Ravine e Sacred Sword of Seven Stars
Com o banimento dos dragões, não existiria mais motivo grandioso para se deixar Dragon Ravine banida, assim faria a alegria dos jogadores de Dragunity voltar a aparecer, ainda mais com a possibilidade dessa carta retornar direto a três cópias. Já Sacred Sword of Seven Stars, sem Dragon Ruler, deixaria de ser uma Pot of Greed, e suportaria o arquétipo Mecha Phantom Beast muito bem, sendo uma opção para elevar as vendas do mesmo, ainda mais com a chegada de Mecha Phantom Beast Olion, creio que Semi-Limitada seria o suficiente, mas não veria problemas nenhum para o Metagame, caso ela voltasse a três cópias também, a não ser que a Konami tenha pretensões fortes com Sylvan com relação ao Level/Rank 7, e mesmo assim, Sacred ajudaria no lucro e investimento. Não só teríamos isso de consequência, olham essas aqui:

      

Os filhotes também não teriam mais motivos de estarem banidos, voltariam a três. Eles simplesmente seriam monstros imuteis, e fora 100% de qualquer preocupação alheia, pois o efeito deles é extremamente voltado a funcionar com os dragões adultos no Deck. Sem mais.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Cyber-Stein
     

Possível Status: Limitado

Argumentos Atuais: Cyber-Stein está liberado a uma cópia no OCG, e não vem demonstrando devidos problemas pelo Metagame de lá, mesmo que já tenha apresentado FTK/OTK por ai, não é a qualquer momento que esse monstro irá funcionar corretamente, e possui um custo muito grande e arriscado, que muita vezes pode até mesmo deixar de não conseguir pagar, caso o jogador já não tenha mais os 5000 Pontos de Vida. Seus atributos são ruins também, existem cartas que busquem ele com rapidez e simplicidade? Não estou lembrado. Ele seria uma forma de melhorar as vendas do Structure Deck do Cyber Dragon, mas também não é garantia que esse monstro seja extremamente funcional. 

Caso seja limitado realmente, quais seriam as consequências? 

É um gerador de FTK/OTK de certa forma, porém, não vejo que certos FTKs futuros, possam ser simplificados e desproporcionais, na verdade, Yu-Gi-Oh! possui diversos FTKs que são distintos pela dificuldade de execução. É uma boa carta para se rodar em Deck Cyber. Outra possível consequência, é:
   
  • Limiter Removal 
Limiter Removal ser banida para não facilitar tanto o OTK que o Cyber-Stein poderia gerar. Não só por isso, Limiter Removal tem chance de se tornar uma carta bastante perigoso com o acréscimo do novo modelo de Summon, o Pendulum Summon, já que fazer swarm de campo será bem mais facilitado, é uma carta que da OTK gratuito. Mas o banimento dessa carta não é nenhuma certeza, caso realmente o Cyber-Stein retorne, porque no OCG, Limiter está livre igualmente, e o Pendulum Summon ainda não é uma certeza de sucesso para o inicio de adaptação dos jogadores.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Trishula, Dragon of the Ice Barrier 


Possível Status: Limitado

Argumentos Atuais: Mais um monstro em que estou me espelhando no formato OCG. Muita gente já conhece esse monstro, e a capacidade dele. Quando foi banido, em Março de 2012, era um monstro Staple em praticamente todos os Decks que se baseavam no Synchro Summon, porém, como já estava limitado, não chegava a fazer estragos muito grandes, entretanto, era um monstro que poderia decidir o jogo por possuir um efeito fantástico. 

Em grande parte, seu banimento foi um forma de enfraquecer os Decks Synchros para elevar as vendas dos monstros Xyzs. Deu certo? Parando pra pensar realmente, eu creio que não era necessário, porque no mesmo período tivemos muitos absurdos, repletos de combos e loops formados por Inzektors e Wind-Ups, e Trishula não mudaria o formato existente ao seu favor ou a favor dos Synchros. Nem mesmo Brionac, que eu considero bem mais relevante, não conseguia parar os Top Decks do momento, porém o banimento do Level 6 foi justo, é um monstro muito desproporcional. Já Trishula, não é um monstro tão simples de ser feitos, vai necessitar no minimo, 3 monstros, e depender de não tomar nenhum out no caminho, pois seu efeito é Trigger opcional que funciona logo na sua entrada e apenas isso, depois vira apenas um Beater com 2700 de poder.

Caso seja limitado realmente, quais seriam as consequências? 

Provavelmente voltaria a ser usado na maioria das Builds de Decks Synchros, mas não vejo como uma consequência grave, pois como foi dito, não é um monstro tão simples de sair por ai invocando adoidamente, requer um momento certo e a quantidade de monstros exigida, e para um formato baseado em controle de campo, talvez isso se torne um pouco complicado. Com o Pendulum Summon, talvez isso o Summon dele se torne um pouco mais simplificado, mas é apenas uma suposição. Valorizaria a venda de Decks Synchros futuros e atuais, além de garantir dinheiro para a Konami com a sua venda novamente.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Elemental HERO Stratos



Possível Status: Limitado

Argumentos Atuais: Bom, esse aqui é um caso complicado, e lá no OCG ele também está presente. Todavia, Stratos é um monstro que pode fornecer diversos tipos de jogadas e combos. Combina muito bem com a temática HERO em geral, e era peça essencial para o antigo HERO Beat. Porém, as temáticas HERO não são muito frequentes em torneios, ainda mais quando se pensa em Tops, é algo muito raro de se ver por ai. O Stratos voltando não iria fazer o Deck HERO estrelar na parada dos melhores Decks do formato, penso eu, mas os tornaria mais consistentes para jogar no Metagame atual.

Konami anunciou recentemente que lançará o Structure Deck: HERO's Strike para HERO futuramente, não dizendo qual o tipo. E Stratos é uma carta que combina com todos eles (Evil, Elemental, Destiny, Masked e Vision), então, se ela quiser reforçar as vendas, pode liberar Stratos e introduzi-lo dentro do Structure, mas isso se ela não tiver planos melhores.

Caso seja limitado realmente, quais seriam as consequências? 

Destiny HERO - Malicious está liberado a três cópias, e assim seria um risco liberar uma forma de busca-lo, já que Destiny Draw também está livre, facilitaria bastante os combos gerados por essas cartas, e no OCG existe um monstro que é muito bom e complicado de se enfrentar, o Beelze, King of Dark Dragons, que não se tem uma prévia de quando lançará no TCG, mas caso chegue aqui futuramente, pode chegar a dar um pouco de trabalho em Builds bem montadas. É importante lembrar, que ao mesmo tempo em que baniu o Stratos, Konami trouxe A Hero Lives e E-Emergency Call a 3 cópias porque já não seria mais um problema com a não presença de Stratos no jogo, então, caso ele faça o retorno, não se sabe se Konami permaneceria com essas cartas em total acesso. Provavelmente seria mais frequente ver um HERO Beat de volta aos cenários competitivos.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Gateway of the Six


Possível Status: Limitada

Argumentos Atuais: A limitação de Gateway, assim como Stratos, foi uma resposta da Konami para aquilo que muita gente considera um absurdo, e realmente, Gateway com a peças certas, gera combos absurdos e bem fortes, sendo uma Win Condition para Six Samurai, todavia, é uma carta que não é frequente na mão dos jogadores do mesmo, quando se esta limitada, e hoje em dia, teria muita carta que faria uma prevenção, por serem comuns nos Decks atuais, como Mystical Space Typhoon, Dust Tornado, Twister, entre outras. Além disso, o Deck Six Samurai perdeu muita força, aparecendo muito raramente em algum Top de torneio, e vale lembrar que no OCG, Gateway está a solta por lá e Six Samurai não representa um potencial diante do contexto. Six Samurai joga sem ela? Joga, claro que joga, como eu disse, muita vezes essa carta nem chega a aparecer em um duelo, forçando o Deck a se virar do jeito que disponibilidade das cartas permitem. Então porque retornar essa carta? Pelo fato de Six Samurai não ter força no Metagame, e creio até mesmo que a Konami, caso não queira trazer Gateway de volta, teria que pelo menos fazer um suporte novo para que o Deck competisse frente a frente com os Top Decks. O próprio Shadow of the Six Samurai - Shien, foi claramente uma carta criada para funcionar em conjunto com a Gateway para reforçar os combos, sem ela, ele é quase um peso morto para o arquétipo. A chance da Gateway voltar é muito baixa, ainda sim.

Caso seja limitado realmente, quais seriam as consequências? 

Gateway é uma carta que gera diversos OTKs, mas isso apenas dentro da estrutura de um Deck Six Samurai, então é claro que o uso dessa carta em um duelo gera muita intriga e revolta de muitos jogadores, essa pra mim, é a única consequência. O que mais pode acontecer? Duvido que de um dia para o outro, todo mundo começará a jogar de Six Samurai, do mesmo jeito que penso assim para os Decks HERO, caso o Stratos volte. Não serão Decks que dominarão o formato. Blackwing pode usar três cópias de Black Whirlwind e nem por isso domina o Meta.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Chain Strike


 Possíveis Status: Limitada

Argumentos Atuais: Pelo que me parece, Chain Burn tem aparecido em alguns Tops por ai, como por exemplo, o próprio YCS São Paulo, na qual tivemos a presença de um, e literalmente, muita gente não gosta desse Deck, por não acrescentar interação ao jogo, porque é um Deck que tem como função, garantir uma vitória rápida, proporcionando a maior parte das jogadas a apenas um jogador. Pega muito jogador desprevenido, e cai entre nós, jogar um torneio pensando que vai cair contra um Chain Burn é uma lastima, não concordam? Por isso mesmo que muita gente deixa de lado uma preocupação muito grande com isso. Além disso, é um Deck barato, e não traz beneficio nenhum para a Konami. 

Caso seja limitado realmente, quais seriam as consequências? 


Creio que não teria uma consequência muito ruim ou muito boa, no máximo, iria reduzir a quantidade de Chain Burn em torneios.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Glow-Up Bulb


Possível Status: Limitada

Argumentos atuais: Muito se crê, que isso acontecer é bem difícil, mas na minha opinião, trazer essa carta de volta ao jogo, seria a melhor forma de fazer Sylvan bombar no Metagame, tendo uma sinergia muito grande com Sylvan Cherubsprout, assim como o próprio Spore também tem, porém, não é só Sylvan que aproveitaria dos benefícios dela. A carta tem um efeito de "Once per duel", então isso ameniza as coisas, entretanto, existe diversas formas de trazer esse monstro de volta para o jogo. Evidentemente que essa carta torna Sylvan bem mais dinâmico, mas não é uma garantia de que o Deck se torne o mais jogado e "forte" do Metagame, tudo depende de muitos fatores.

Caso seja limitado realmente, quais seriam as consequências? 

Essa carta já fez parte de um conjunto de cartas que fizeram a diferença no Metagame de 2011, só que o momento era diferente, não existia os monstros Xyz em grande escala como hoje, assim como creio que a diversidade também seja diferente. A consequência, talvez seja a volta de muita gente usando Decks baseados em Synchro e Sylvan/Plant.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Dark Magician of Chaos


Possível Status: Limitado

Argumentos atuais: Dark Magician of Chaos ganhou uma reprint no Battle Pack 2: War of the Giants, a na Banlist passada, tivemos a volta da Magician of Faith, e eu lembro que muito se falou que ela iria ser um absurdo e tal, o que na verdade não passou de uma simples ilusão que muitos jogadores criam, é sério, tem gente que olha para uma carta e consegue transforma-lá no que ela não é, caso esse monstro volte, farão o mesmo. 

Eu penso que Dark Magician of Chaos também não teria um grande peso, por ser um monstro lento, e no máximo só se encaixaria em Deck Spellbook/Prophecy, já que eles tem uma forma de traze-lo a campo rapidamente (Temperance of Prophecy), entretanto, muito jogadores consideram High Priestess of Prophecy inconsistente, né? E olha que ela possui a capacidade de Special Summon, imagina então o Dark Magician of Chaos que nem tem isso. Fora que tem o World of Prophecy, que na minha opinião, é muito pior do que um Dark Magician of Chaos em uma situação de jogo, ele simplesmente aniquila o campo inteiro e adiciona dois Spellbooks do Cemitério para mão. Será mesmo que ele seria uma boa opção para entrar no Deck? Talvez, pra inicio, no calor do momento, sim, assim como tentaram com Magician of Faith, mas depois de um tempo, irão perceberem que puxar esse monstro na mão, em conjunto com World of Prophecy/High Priestess of Prophecy, se torne algo não muito vantajoso, além de depender de ataques bem sucedidos para fornecer o seu efeito (claro que tem Wisdom, mas não é garantia de nada). 

Caso seja limitado realmente, quais seriam as consequências? 

Ao meu ver, não existe uma grande consequência na volta desse monstro, se existe realmente, qual seria? O fato dele ser um monstro um pouco torto, não implica exatamente que fará os tais Decks que usufruírem dele, os melhores do Metagame, pelo menos esses Decks que vejo por ai, não, e creio que se isso acontecesse, não seria exatamente por ter ele dentro do Deck. O único problema é:


  • Dark Hole


Dark Hole, a mágica mais desajustada do Metagame atual (na minha opinião), todo mundo sabe o que ela faz, e com a volta do Dark Magician of Chaos, ela possa se tornar um problema, ou não, porque ainda sim, eu sou muito mais fazer um World of Prophecy, eliminar o campo e recuperar duas Spellbook, mas depende muito da visão do jogador e das necessidades.  
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Wind-Up Carrier Zenmaity


Possível Status: Limitado

Argumentos atuais: Carrier Zenmaity foi banido em 2012 por fazer coisas absurdas em conjunto com Wind-Up Hunter, o famoso Loop Hand Out que eles davam no oponente era decisivo e muito desagradável para quem jogava contra, um dos melhores Decks do ano, mas obviamente que teve que ser parado pela Konami. Wind-Up hoje em dia, ainda é um Deck forte, mas bastante apagado no Metagame, assim como Six Samurai e HERO estão,  a volta de Carrier Zenmaity, talvez desse um grande animo para eles brigarem um pouco com outros Decks atuais, pois ele tem a incrível capacidade de agilizar o Deck, fornecendo mais Special Summons, que é umas das coisas que o Deck tem a oferecer de melhor. O único argumento que encontro, é o de melhorar o desempenho desse Deck apagado, porque Wind-Up não demonstra uma visão de lucro para Konami até então.

Já revelaram que ele estará presente em Abril no OCG, será que aqui no TCG também? 

Caso seja limitado realmente, quais seriam as consequências? 

Bom, como ele foi liberado no OCG, uma consequência foi o banimento do Wind-Up Hunter, a provavelmente o TCG copiaria isso, que passa longe de ser errado, já que muita gente sabe que eles juntos fizeram um estrago enorme em 2012, mas mesmo assim, creio que não tinha essa grande necessidade, será? Daria pra fazer um Loop Hand Out no oponente com apenas um Carrier Zenmaity? As vezes é melhor prevenir do que remediar, creio que esse seja o pensamento da Konami.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Cardcar D



Possível Status: Limitado

Argumentos atuais: Na minha opinião, limitar Cardcar D seria uma excelente resposta ao Metagame atual, onde muitos Decks, MUITOS Decks mesmo, estão usando-a como uma engrenagem para acelerar suas estratégias. Não é uma carta quebrada, pelo contrário, eu penso que é uma carta bastante equilibrada, entretanto, eu coloco ela aqui pelo excesso de uso, na qual é bem fácil ver vários Decks com duas ou três cópias dessa carta geralmente acompanhada de Upstart Goblin e Reckless Greed, que virou uma moda recente. Bear Deck é o grande Meta da vez, e essa carta é praticamente muito essencial dentro dele, a limitação reduziria sua velocidade. Atualmente, Cardcar D recebeu reprints no Star Pack 2014, com a raridade Common e Starfoil Rare. 

Caso seja limitado realmente, quais seriam as consequências? 

Teoricamente, com a limitação, só usariam uma cópia, evidentemente, claro. A consequência disso, é que certos Decks perderiam a velocidade de buscar tais cartas importantes para o seu Deck por meio de Cardcar D, porque não seria tão simples de puxa-lo na mão. Outros meios teriam que ser encontrados. Além disso, é uma carta muito presente em Decks como Chain Burn e Exodia.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Blackwing - Gale the Whirlwind


Possível Status: Semi-Limitado

Argumentos atuais: Blackwing é outro Deck que não vem representando um potencial perigo, não que eu queria que isso aconteça, mas reforça-los não é uma má ideia, e a Konami com o mesmo pensamento, anunciou a chegada de novos Blackwings no Booster Pack Dragons of Legend, e para fazer vende-los, porque não liberar mais o Gale? O cenário atual passa muito longe do que acontecia em 2009, quando essa carta foi limitada. O efeito de cortar ataques pela metade, realmente não é um problema significante nessa carta, pior seria se ela destruísse, removesse ou voltasse cartas pro Deck, não concordam? Pense pelo lado bom, pelo menos o monstro alvo ainda estará em campo. O problema está no fato de ser um monstro que é bem simples de ser buscado, e logo em seguida, entra com extrema facilidade em campo, mas apenas em Decks Blackwing.

Caso seja semi-limitado realmente, quais seriam as consequências?  

Mais Decks Blackwings surgiram por ai, e daria vantagens nas vendas dos novos suportes.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Fire Formation - Tenki


Possível Status: Semi-Limitado

Argumentos atuais: É outra resposta ao que acontece ao Metagame, contra variações de Fire Fist (Bear Deck), Bujin e Constellar. É simplesmente uma das cartas mais importantes para essas estruturas porque busca peças essenciais. Entretanto, eu tenho uma opinião um pouco reversa sobre algumas coisas. Eu concordo que Fire Fist e Mermail são os melhores Decks do formato, porém eu não acho que esses dois Decks devam receber uma pancada muito forte, pelo contrário, se eu tivesse poder sobre a Konami, deixaria eles quase que intactos, porque o Metagame está em constante mudança com o lançamentos de novas coleções e surgimento de Banlists, e sei que esse ano muita coisa nova irá chegar por aqui, e a minha expectativa, é que essas coisas novas se sobressaiam criando um novo formato para o jogo, e como resultado disso, alguns Decks caiam automaticamente, sem a necessidade de uma mexida muito grande. Isso foi o que aconteceu quando os Dragon Ruler lançaram no ano passado, e talvez, com a chegada dos novos suportes para Lightsworn, Bujin, Madolche, Chronomaly e a estréia de Artifact, mude bastante a vida de Mermail e Fire Fist, assim como Harpie, Hieratic, Constellar etc, também irão cair bastante, só da uma olhada no que acontece no formato OCG. 

Fire Formation - Tenki é muito cogitada a entrar nessa Banlist de agora, de alguma forma, mas espero que envolvendo o nome Fire Fist, só isso aconteça, para no futuro também ser uma boa opção para jogar e não mais um Deck apagado. E pensando em Bujin, eu não sei como eles se converterão, mas é um Deck que está prometendo apresentar um domínio a muito tempo já. 


Caso seja semi-limitado realmente, quais seriam as consequências?  

A força de Fire Fist, Constellar e Bujin cai, mas um pouquinho só, nada de extravagante, só perderão uma carta a mais para fazer a busca de um monstro importante para o momento.   
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Wind-Up Magician


Possível Status: Semi-Limitado

Argumentos atuais: Esse monstro aqui seria uma opção muito justa, caso a Konami não queira trazer de volta o Carrier Zenmaity ao jogo, e teoricamente é o mesmo motivo, então não vou repetir. A Konami não vai trazer os dois, obviamente, ou um ou outro. Só que é importante lembrar que esse monstro foi limitado em Março de 2013, por possibilitar fácil acesso a um dos melhores Xyz já criados, o Number 16: Shock Master, que hoje está banido, então a gravidade de trazer Magician a duas cópias ou até mesmo três, não seria a mesma, por não ter algo que possa definir um jogo, como fazia o Shock Master.

Caso seja semi-limitado realmente, quais seriam as consequências? 

Bom, se esse monstro voltar, não haverá a necessidade de mexer em nenhuma outra carta do arquétipo, como talvez seria necessário mexer, caso o Carrier Zenmaity voltasse.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Legendary Six Samurai - Shi En


Possível Status: Semi-Limitado

Argumentos atuais: Legendary Six Samurai - Shi En foi limitado em Setembro de 2011, um bom tempo depois da Gateway ter sido barrada pela Banlist. Nesse ano, teve se muita a presença de Six Samurai, por ser um Deck veloz para aquele formato, ao lado do Plant Synchro (ou Synchro Plant), então Konami achou melhor cortar um pouco das asas do Deck. Eu não entendo porque esse monstro ainda está limitado, o Shi En é um monstro que entra facilmente em campo, dentro de um Deck Six Samurai, mas ao mesmo que entra fácil, sai fácil, pois é muito frágil dentro de uma estrutura que necessidade muito dele pra continuar com bom desempenho, diferente de diversos monstros BOSS por ai. Na verdade, eu acho que Semi-Limitar é idiotice até, porque como eu sempre digo, eu não usaria mais de duas cópias no Extra Deck do meu Six Samurai, assim como também não uso três Constellar Pleiades, não uso três Abyssgaios, não uso três Brotherhood of the Fire Fist - Tiger King e etc, eu considero um desperdício de slot, onde dificilmente o jogador terá a necessidade de fazer um terceiro. Shi En é um problema pro Metagame? Eu não vejo isso, do mesmo jeito que ele pode negar um Spell/Trap no jogo, o Constellar Pleiades pode retornar qualquer carta no campo em ambos os turnos para a mão, isso é mesmo mais leve? O Michael, Lightsworn Ark remove qualquer carta do jogo, tranquilo? Evilswarm Ophion não deixa nenhum monstros de Level 5 entrar no campo, belezinha, né? Dragões que entram e saem de campo a toda hora possuindo diversos efeitos (Dragon Rulers), tudo de boa? Um dragão chamado Judgment Dragon e um mago chamado World of Prophecy que limpam o campo inteiro, é justo né? Além desses, tem muitos outros exemplos. Será que existe essa necessidade de deixar o Shi En limitado?  

Caso seja semi-limitado realmente, quais seriam as consequências? 

O Deck de Six Samurai não iria mudar muito, a consequência é quase inexistente, se for pensar bem, ele só um resultado de algo que vem antes, assim como outros monstros BOSS que não estão na Banlist e nem deveriam estar.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Charge of the Light Brigade


Possível Status: Semi-Limitado

Argumentos atuais: Os novos Lightsworns ainda não chegaram, mas a Semi-Limitação dessa carta seria um grande indicio e uma boa forma de elevar as vendas, tantos dos novos quando chegarem, quanto dos velhos que mal aparecem nos torneios recentes. No OCG, foi liberado Honest a duas cópias, e isso na minha opinião é um grande erro, mas com certeza, é um meio de lucrar com as diversas opções de Decks Light que dominam o jogo de lá, vide Lightsworn, Artifact, Chronomaly e Bujin. Liberar Charge estaria dando poder a Lightsworn e outros Decks que usassem como engrenagem, os mesmos, que na minha concepção, é bem melhor do que transformar o formato em luz, que é o que vem acontecendo no  OCG, que só não está completamente dessa forma, por ter Dragon Ruler com muita força por lá ainda. De qualquer forma, considero Charge uma carta perigosa também, ainda sim, por ser multitarefa.

Caso seja semi-limitado realmente, quais seriam as consequências? 

Claro que, se os novos suportes de Lightsworn chegarem, Charge a dois será um grande diferencial, pois é uma buscadora, e além de ter essa função, faz aquilo que o Deck mais precisa, envia cartas do Deck para o Cemitério, então a consistência do Deck se elevará em conjunto com as cartas novas, auxiliando-os a se encontrarem dentre os melhores Decks do formato que virá. Vamos lembrar que buscadores nunca são ruins, por isso que muitos vão parar na Banlist. 
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Reinforcement of the Army



Possível Status: Semi-Limitado

Argumentos atuais: Muito se diz sobre a volta dessa carta para se igualar com a possível Tenki e dar poder para diversos Decks Warrior, como Noble Knight, Battlin' Boxer, HERO e etc. Problema é que diferente de Tenki, ROTA não tem muitos Outs, como Mystical Space Typhoon, Twister e etc, isso a torna uma carta complicada de se lhe dar. Mas querem ver algo que conspira para a volta dessa carta? Aqui está:

Noble Knight, que  depende muito de certos combos, logo mais teremos novos suportes Exclusivos do TCG. Os Battlin' Boxer também estão recebendo novos suportes, que já foram revelados. HERO ganhará um Structure Deck futuramente. Vamos lembrar que foi anunciado um novo arquétipo Warrior, o Stellaknight, e ROTA cai muito bem neles. E se uma forma de garantir mais consistência pra tudo isso, é facilitar a vida deles, ROTA está ai pra isso. Pra Constellar por exemplo, a perca de um Tenki, seria nula com o ganho de uma ROTA, e Evilswarm sai no beneficio em meio a tudo isso.

Enfim, a palavra ideal para o retorno dela, é LUCRO, não com ela em si, mas com os Decks que ela se encaixa, e pode crer que são muitos. 

Caso seja semi-limitado realmente, quais seriam as consequências? 

Mais Decks Warrior irão rolar, com certeza, e acho que abriria mais o leque de escolhas. Se ela voltar, creio que dificilmente a Konami liberará Gateway of the Six e Elemental HERO Stratos de volta, porque ai já seria demais pra Six Samurai e HERO, ou estou enganado? Não sei.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Book of Moon


Possível Status: Semi-Limitado

Argumentos atuais: O motivo pra essa carta chegar a ser Semi-Limitada, é em grande parte por causa dos Ghostricks, que de certa forma eu tenho até receio de que esse Deck dará certo ou não, mas pelo que a Konami demonstra objetivar, e se isso chegar a acontecer na Banlist agora, é porque ela quer ganhar dinheiro com esses bichinhos carismáticos e irá fazer eles aparecem no Metagame, de uma forma ou outra, assim como fizeram com Spellbooks, mas duvido que seja com uma tonalidade tão grande assim. Alias, Spellbooks iriam adorar Book of Moon (Spellbook Magician of Prophecy), penso até que Geargia também (Geargiarmor).

Caso seja semi-limitado realmente, quais seriam as consequências? 

Em um panorama geral, creio que muita gente usará duas cópias dessa carta no Deck, porque é quase uma Trap Card, muito versátil e que funciona contra trocentas coisas em diversos tipos de situações diferentes. O risco de aparecer Decks indesejáveis como Empty Jar por ai, pode ser um fator complicado para os jogadores, então, obviamente que existiria sim, a chance Morphing Jar ser banido, por exemplo. E por fim, os Ghostricks agradecem a Konami, caso ela resolva arriscar esse tipo de ideai.  
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Thunder King Rai-Oh

Possível Status: Semi-Limitado

Argumentos atuais: Uma das cartas mais tensas do jogo, a semi-limitação do TKR serviria para exercer um maior controle, e creio que se muita coisa dessas suposições acontecesse, ele seria muito importante. Sua limitação em 2013 foi justa, por ser um monstro chato com várias funções, e também foi por causa dos Spellbooks que no momento chegavam com tudo e a Konami precisava vender suas cartinhas caríssimas. 

Caso seja semi-limitado realmente, quais seriam as consequências? 

Provavelmente TKR estaria muito mais presente em Side Decks e até mesmo em Main Deck. Nada mais.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Bujingi Crane





Possível Status: Semi-Limitado ou Limitado


Argumentos atuais: Essa é uma das cartas que eu menos concordo em estar na Banlist, porém, muita gente acredita que ele estará presente. Duvido muito, pra mim, a semi-limitação de Tenki já é algo bastante justo para afetar Bujin, e também seria burrice da Konami mexer em algo que ainda não deu o retorno totalmente esperado, não é atoa que ela está criando novos Bujins, não teria sentido nenhum ela quebrar um Deck que tem como objetivo vender no momento presente. Além disso, me respondam, quantos torneios Bujin ganhou? Creio que dá pra contar nos dedos. Acho que existe muito medo das pessoas de que esse Deck se torne algo surreal, coisa que não vai acontecer, porque Bujin possui diversos Outs e formas de se jogar contra.

  
Caso seja semi-limitado realmente, quais seriam as consequências? 

Obviamente que a consequência é o enfraquecimento das defesas dos Bujin, e menos proteção para o famoso Yamato. O que mais teria de consequência? O lucro menor com o Deck? Sim, bem possível, porque se ficar uma bosta, quem vai comprar? 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Gorz, the Emissary of Darkness





Possível Status: Semi-Limitado

Argumentos atuais: O fato que eu estar colocando o Gorz aqui, é porque no OCG, ele não tem nenhuma restrição atualmente, e como espelho para o TCG, creio que daria praticamente na mesma aqui. Então porque não liberar tudo de uma vez? No caso do Gorz, é bem melhor testar antes, pra ver se isso realmente é algo certo, e se estiver tudo bem, ir liberando aos pouco. Entretanto, o Gorz não é um tipo de monstro que entra em qualquer Deck, e o uso desse monstro depende muito de como o formato anda. Em um cenário mais agressivo e veloz, com poucas Traps, Gorz é excelente, mas para o que vivemos, não.

Caso seja semi-limitado realmente, quais seriam as consequências? 
   
As pessoas irão usar duas cópias dele em Decks como Lightsworn, Chaos Dragon, Agent e etc. E Por favor, já vi gente argumentar que se o Gorz viesse a três, geral iria usar três dele em todos os Decks, isso não é verdade, calma ai fera, existem pessoas sãs nessa terra, quem fizer isso, e peço para que encontre a ponte mais próxima e se jogue dela, talvez o Reino dos Duelistas não precise de você,  o mesmo vale para aqueles que fizerem isso com Gorz a duas cópias também. 
 --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Dandylion


Possível Status: Semi-Limitado



Argumentos atuais: Aumentar o número de Dandylion no jogo, seria exclusivamente por causa de Sylvan, mas parando pra pensar um pouco, não é um monstro que faria uma grande diferença ainda sim, penso que o Glow-Up Bulb teria muito mais presença e força. É claro que Konami não trará os dois, caso opte em trazer, a escolha é de apenas um deles.

Caso seja semi-limitado realmente, quais seriam as consequências? 

Sinceramente, eu não sei o que dois Dandylion faria para ter uma perspectiva de alguma consequência.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Gladiator Beast Bestiari


Possível Status: Ilimitado

Argumentos atuais: O que é Gladiator Beast no Metagame atual? Essa pergunta já responde o motivo da liberação total dele. Além disso, no Primal Origin será lançado um suporte novo. 

Caso seja ilimitado realmente, quais seriam as consequências? 

A única consequência boa, é que os jogadores de Gladiator Beast poderão usufruir do Deck com o potencial máximo. As consequências negativas são nulas na minha visão. Traduzindo, usem Gladiator Beast, será o Deck mais OP do próximo formato, TODO mundo irá usar, porque Bestiari é foda pra chocalho, e irá dominar o Metagame em cima de Artifact, Lightsworn, Mermail, Chronomaly, Fire Fist e seja lá o que vier. No OCG, Gladiator Beast está ganhando TODOS os torneios porque o Bestiari foi a três, só que isso, a Globo Shriek não mostra, né? É foda. (Sarcasmo)
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Neo-Spacian Grand Mole



Possível Status: Ilimitado

Argumentos atuais: Se esse monstro voltar a três, é claro que eu irei jogar com três cópias dele nos meus Sides, é muito OP e tem trocentos combos cabulosos com diversas cartas, além de gerar loops infinitos na Battle Phase. Já até imagino, irei trollar todos os Catastor que vierem. As pessoas que tiverem essa mesma noção, irão ganhar diversos YCSs por ai, incluindo Regionais, Nacionais, WCQs e World Championships. Seu real efeito é "When this card is Summoned: Win your Match Duel", então rodar três é mais que obrigação, entenderão? (Sarcasmo)

Caso seja ilimitado realmente, quais seriam as consequências? 

Porra nenhum.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Advance Ritual Art



Possível Status: Ilimitado

Argumentos atuais: Novamente, é claro que se essa carta for ilimitada, Herald será o Deck mais poderoso do formato, nem o Neo-Spacian Grand Mole irá conseguir desfazer o potencial, porque ela tem o poder abençoado de Rá e o Herald of Perfection nega até a Draw da Draw Phase. Porém, se você usar Gladiator Beast com três Bestiari, você ainda tem 10% de chance de ganhar, porque o Bestiari é de Ar (Vento/Wind), e se você não tiver Ar, você morre, simples assim. E se não for de Herald, ela aparecerá com um combo Hand Loop com Gishki, não importa qual, porque Gishkis são devastadores ou então gerando um OTK com Demise, você que escolhe, vai encarar? (Sarcasmo)

Caso seja ilimitado realmente, quais seriam as consequências? 

Não sei, qual seria?
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Chaos Sorcerer


Possível Status: Ilimitado

Argumentos atuais: Decks com temática Chaos andam bastante apagados, assim como a base Lightsworn no TCG também, muito devido ao jeito que o formato tem se comportado, com muitos Decks que buscam controle de jogo. Na Banlist passada, Chaos Sorcerer chegou a dois e não mudou nada, praticamente quase não apareceu em Deck nenhum por ai, coloca-lo a três, creio que continuaria na mesma, a não ser que a chegada dos novos suportes para Lightsworn fizessem uma grande diferença, mas ainda sim, eu tenho minha dúvidas.

Caso seja ilimitado realmente, quais seriam as consequências? 

Uma possível consequência, é o banimento do Black Luster Soldier - Envoy of the Beginning, como se fosse uma troca que não é tão agradável aos jogadores (e nada equivalente), porque o Soldado do Lustro Negro é bem melhor que o Chaos Sorcerer, né? Uma consequência pensando no momento em que passamos agora, seria quase nula, não mudaria nada, até mesmo por esse fato que o Chaos Sorcerer pode aparecer na Banlist, mas daqui pra frente, eu não tenho muita certeza do que iria acontecer.   
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Summoner Monk


Possível Status: Ilimitado

Argumentos atuais: Summoner Monk está na Banlist desde Setembro de 2008, devidamente por causa do Rescue Cat, e hoje em dia ele ainda paga o preço de ter sido desajustado para aquela época. Porém, creio fortemente que esse monge já teve sua punição paga, e até que teria um retorno justo, já que seu efeito possui um custo até que alto, problema dele, é ser muito bom pra Harpie, com as suas cópias de Hysteric Sign, e até mesmo Wind-Up (só que aqui, apenas como meio de introdução ao combo, não gerando nenhuma Hand Advantage), depende muito do ponto de vista, tem gente que gosta e que não gosta. Summoner Monk é um meio rápido para se fazer tanto Synchro como Xyz.  

Caso seja ilimitado realmente, quais seriam as consequências? 


Com três cópias desse monstro, dá pra fazer um Synchro e um Xyz, ou dois Xyz, em um turno, dependendo da mão do jogador. Então provavelmente teria diversos negos tentando alguns combos extravagantes ou não.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Magical Stone Excavation


Possível Status: Ilimitado

Argumentos atuais: Todo mundo fala que essa carta não tem sentido estar semi-limitada, e talvez eu concorde com isso, estou indo pelo o que eu vejo falar.

Caso seja ilimitado realmente, quais seriam as consequências? 

Desconheço. 
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Bom galera, talvez eu tenha esquecido alguma carta, e mesmo assim, acho que tem um bom repertório daquilo que possui alguma chance, na minha concepção, de aparecer na Banlist. Só que gostaria de esclarecer que a probabilidade de muitas dessas cartas aparecerem é bem baixa, uma ou outra estará presente. Interessante é que após Konami revelar a próxima Banlist de Abril, poderemos ver o que eu acertei e o que eu errei, e é muito provável que muitas cartas continuarão a onde estão. 

Com relação ao caso Mermail, eu não faço ideia do que seria ideal para tirar um pouco da força deles, assim como eu não vejo necessidade em mexer em certas peças de Hieratic, Harpie, Infernity e etc, porque eu curto muito diversidade de escolhas, e o Metagame muda constantemente, talvez mexer em algo agora, prejudique-o de jogar no próximo formato e ser mais uma boa opção para os jogadores, e é por isso mesmo que eu gostaria que o circo pegasse fogo e muitas das cartas acima retornassem, seria algo muito louco. Conte a quantidade de Decks que poderiam se aproveitar se as minhas suposições fossem verídicas. Pra facilitar, eu farei isso: Sylvan, Synchros genéricos, HERO (Elemental, Evil, Destiny, Masked, Vision), Six Samurai, Battlin' Boxer, Noble Knight, Lightsworn, Wind-Up, variações de Chaos, Gladiator Beast, Blackwing, Cyber Dragon, Herald, Ghostricks, Prophecy/Spellbook, Xyzs genéricos, Stellaknight, Heroic, Neo-Spacian, alguns Anti-Meta, Mecha Phantom Beast (se Sacred Sword acrescentar), Dragunity (se Ravine voltasse), entre outros. Os que perderiam peças: Hieratic, Fire Fist, Bujin, Fire King, Exodia, Chain Burn, Dragon Ruler e variações de Decks de dragões, Empty Jar (se Morphing Jar fosse banido), Mermail (com o Tidal banido) e etc.

Beleza, agora eu dou espaço para vocês discutirem o que concordam e o que descordam, e se quiserem acrescentar mais coisas, fiquem a vontade,  cada um tem um jeito diferente de enxergar a Banlist. Entendam que é apenas uma suposição de tudo aquilo que eu acho que possa acontecer, e não que irá realmente ser assim ou chegará próximo disso, pelo contrário, acho que teremos uma Banlist bem pequena até. Se eu esqueci de algum argumento, ou se você acharem algum invalido, digam.

Eu me despeço, porém estarei de olho nos comentários. Espero que tenham gostado da postagem de forma geral.

Abraço a todos, muito obrigado e até mais
Felipe Leonel

Comentários Facebook
5 Comentários

5 comentários:

Codydet disse...

Em geral eu não gostei da sua lista.

Dragon Rulers,acho que eles estão perfeitos da forma que estão,limitados pois assim eles dão suporte aos outros baralhos e sem prejudicar o metagame como era antes quando eles eram livres,e sem não acho que Mermail esteja tão top quando você diz.
Seven stars acho que é melhor limitada,pois mais que isto seria um problema.
Cyber-Stein é uma das cartas que acho que não deve sair dos bans,pois qualquer coisa que ajude estes tipos de FTK e OTK são melhores mortas e enterradas na banlist
Trishula? Eu não consigo ler o efeito dele e não imagina-lo banido.
Stratos limitado seria ótimo.
Gateway é uma carta problemática não gosto da ideia de ela voltar.
Chain Strike por mim poderia ser até banida.
Glow-Up e Trishula serem limitados em uma mesma lista é pedir por caos .-.
Dark Magician of Chaos lento?Sem consequencia? ELE PODE SER ATÉ INVOCADO COM CALL OF THE HAUTED!!!,Ela retorna spell,bane monstros,ataque alto,nível bom,seria horrível ter esta criatura livre novamente
Carrier pode até ser limitado,acho que ele ficaria forte em conjunto com uma formação de Obedience Schooled.
Cardcar D é uma carta útil e lenda,em conjunto com a mudança sobre quem começa a partida acho que não a necessidade de limita-lo ou até mesmo semi.
Gale deixou de ser perigoso,semi-limitando ele poderia dar um sopro de vida para os pássaros.
Reinforcement é uma carta de busca muito versatil seria problemático ter ela semi.
Book of Moon é uma carta boa demais para sair da limitação.

Esta é minha opinião.

Felipe Leonel disse...

Acompanha o formato OCG e já viu o impacto que Trishula, Gateway, Cyber-Stein fazem por lá?

Gostaria de lembrar que algumas cartas, como Book of Moon, Reinforcement of the Arm, Gale, Glow-Up Bulb, vejo principalmente como uma forma de gerar um lucro pra Konami, com um principio de Marketing. Se ela pensar que tá faltando ganhar alguma grana com tal arquétipo novo, pode ter certeza que ela vai mexer na Banlist para beneficia-lo de alguma forma.

Dizer apenas que a "carta é boa demais" não é defender nenhum argumento valido, cartas boas demais, existem diversas livres por ai, tem um repertório bem amplo. O que importa é o impacto da carta no jogo voltado ao Metagame, na qual a Banlist é destinada.


E o Dark Magician of Chaos é lento sim, dar Call nele, não quer dizer o contrário, ainda sim, você dependeria de te-lo no Cemitério, por algum meio, e conseguir a ativação bem sucedida da Call of the Haunted, fora o fato de não sofrer nada pós Summon, como Torrential, Bottomless, Compulsory e etc.

Enzzo Sato disse...

Eu gostei e.e
Gostei bastante da abordagem geral e a atenção dada a todas as cartas relevantes. Apesar de já ter saído a lista do OCG (E dessa vez o tcg vai copiá-la), existem vários argumentos de peso, não considerando apenas a vontade dos jogadores, mas também o pensamento da konami (grana), ao citar trishula e glow-up, por exemplo.

Enfim, bom post (e enorme, como eu gosto) parabéns e continue assim =D

Codydet disse...

Ainda sim acho que seria loucura por parte da Konami tirar Dark Magician of Chaos das banidas,pois uma carta com efeito tão bom e sem qualquer restrição para special summon não pode ficar liberada,Magical Stone Excavation que tem uma condição de ativação razoável por reciclar spells ficou um bom tempo semi,sem contar que é facilmente special summ com cartas como Dimension Reincarnation,e apenas com a invocação já seria cumprida parte do objetivo dele que é reciclar determinada spell.

Sobre Trishula,Gateway Renforcement of the Army e Glow-Up,alem do fato de individualmente desregularem o meta-game unidas seria um problema maior ainda,Six Samurai com mais Draw Power,Trishula facilmente invocado,sem contar que o formato do OCG esta bem chatinho,eu gostei bem mais da ban TCG anterior comparado ao OCG justamente por ter nivelado o jogo,se a Konami quiser lucro ela simplesmente lançara novas cartas OP(DR?) ao invés de relançar cartas antigas.

White Knight disse...

Concordei com algumas aí, tais como ROTA, Tenki, Stein, Bestiari... mas senti que tu é um Six Sam player haha. Anyway, bom post (esperando mais gente vir trabalhar no blog)

Yu-Gi-Hoje!
Design por: Felipe Leonel - Tecnologia do Blogger
Copyright © 2015
Todos os direitos reservados
imagem-logo