terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Satellaknight: Primeiras impressões


Ontem, nós jogadores de Yu-Gi-Oh fomos bombardeados por notícias ultra impactantes sobre o futuro do jogo. Descobrimos mudanças enormes nas regras, um novo tipo de monstro, novas mecânicas, informações sobre o novo anime... Enfim, mil coisas. No meio de tudo isso, acho que acabaram ficando meio ofuscadas as novas cartas do The Duelist Advent, primeiro booster da era Arc V. Por isso, trago hoje esse post falando de um archetype introduzido ontem mesmo que me parece EXTREMAMENTE promissor: os Satellaknights.


SatellaknightDeneb-DUEA-JP-OPSatellaknightAltair-DUEA-JP-OP

Satellaknight Deneb
LIGHT/4/Warrior/Effect/1500/1000
You can only use the effect of "Satellaknight Deneb" once per turn. When this card is Summoned: You can add 1 "tellaknight" monster from your Deck to your hand, except "Satellaknight Deneb".

Satellaknight Altair
LIGHT/4/Warrior/Effect/1700/???
You can only use the effect of "Satellaknight Altair" once per turn. When this card is Summoned: You can target 1 "tellaknight" monster in your Graveyard, except "Satellaknight Altair"; Special Summon it in face-up Defense Position. If you activate this effect, monsters you control other than "tellaknight" monsters cannot attack for the rest of this turn.

Do pouco que conhecemos desse archetype até agora, esses dois aí de cima são, sem dúvida nenhuma, as duas melhores cartas, capazes de constituírem sozinhos uma engine bastante respeitável. Dando uma olhada bem geral naquilo que eles têm em comum, é fácil perceber algumas características bem boas sobre os dois: atributo Light tem dezenas de suportes, principalmente Beckoning Light e Honest. Tipo Warrior é excelente principalmente por ser buscável por Reinforcements of the Army. Efeitos que ativam quando são invocados por qualquer método, mas que só podem ser usados uma vez por turno. Falando nos efeitos, vamos logo àquilo que interessa e discutir os efeitos maravilhosos desses dois monstros, começando por Deneb. Quando ele é invocado de qualquer maneira (Normal, Special, Flip, Pendulum...), você pode adicionar qualquer monstro Tellaknight além dele mesmo do deck à mão. Em outras palavras, ele é uma releitura do Elemental HERO Stratos, e isso não é pouca coisa não. Gente, efeitos de Search nesse estilo são MUITO bons, e o desse monstro aqui é melhor ainda porque não ativa só na Normal Summon, como o de Earth, por exemplo. Isso nos leva a uma sinergia maravilhosa com Summoner Monk, Call of the Haunted, e, é claro, Satellaknight Altair. Esse segundo membro do archetype tem um efeito à la Devris Dragon, te permitindo invocar qualquer Satellaknight direto do grave quando invocado, com a condição de apenas monstros do archetype poderem atacar no turno em que o efeito é ativado. Nem preciso comentar a sinergia entre os dois, né? Eles combinam absurdamente bem, com o primeiro buscando o segundo que renasce o primeiro no turno seguinte que já o busca o segundo de novo. E de quebra, a cada turno seguindo esse ciclo,você ganha dois monstros de nível 4 de presente para fazer Xyz (o qual não poderá atacar, mas tá valendo). Incrível, não? Calma que fica ainda melhor.

SatellaknightVega-DUEA-JP-OPStellaknightDeltatellos-DUEA-JP-OP

Satellaknight Vega
LIGHT/4/Warrior/1200/1600
You can only use the effect of "Satellaknight Vega" once per turn. When this card is Summoned: You can Special Summon 1 "tellaknight" monster from your hand, except "Satellaknight Vega".

Satellaknight Deltatellos
LIGHT/4/Warrior/Xyz/Effect/2500/2100
3 Level 4 monsters
While this card has an Xyz Material, when you Normal/Special Summon a monster(s), your opponent cannot activate cards or effects. Once per turn: You can detach 1 Xyz Material from this card, then target 1 card on the field; destroy that card. If this card is sent from the field to the Graveyard: You can Special Summon 1 "Stellaknight" monster from your hand or Deck.

Não coloquei esses dois junto com os outros lá em cima por achar que eles não são tão centrais na estratégia do archetype quanto os outros. Porém, não tem como negar que eles também são de grande ajuda para o deck e maximizam seu potencial. Satellaknight Vega pode parecer que não tem um grande efeito, mas na verdade ele propicia vários combos que não poderiam acontecer sem ele (vou detalhar mais adiante). Um dos mais óbvios seria invocá-lo do grave com Altair e usar seu efeito para chamar um Deneb (ou qualquer outro membro do trio) da mão, ficando com três materiais em campo para Xyz Summon. Na verdade, essa á a principal função de Vega dentro do seu archetype: facilitar a invocação do boss Satellaknight Deltatellos, que pede 3 materiais. Falando nele, gostaria de chamar a atenção para o fato de se tratar de um monstro genérico, sendo portanto uma boa pedida para decks que façam Swarm de Level 4s.  Todos seus efeitos são ótimos, sendo o primeiro muito conveniente nesse formato cheio de backrows, o segundo bem direto e útil a praticamente qualquer momento e o último excelente entre os Satellaknights. Afinal, chamar um colega de archetype diretamente do deck depois que morre pode te garantir a invocação de um segundo Deltatellos no seu próximo turno; basta chamar Deneb do deck e buscar Altair para já ficar com recursos suficientes para realizar a invocação. Vale ressaltar também que a importância desse monstro é grande por ser o único Xyz no momento que pode atacar no turno em que o efeito de Altair ativa. Por tudo isso, acho que dois dele no deck são fundamentais. 

SatellaknightBridge-DUEA-JP-OPSacredConstellationFactor-DUEA-JP-OP

Satellaknight Bridge
Quick-Play Spell Card
You can only activate 1 "Satellaknight Bridge" per turn. Target 1 "tellaknight" monster you control; Special Summon 1 "tellaknight" monster with a different name from your Deck, and if you do, shuffle that target into the Deck. As long as that Special Summoned monster is face-up, you cannot Special Summon monsters, except "tellaknight" monsters.

Sacred Constellation Factor
Counter Trap Card
When a Spell Card, Trap Card, or monster effect is activated: You can send 1 face-up "tellaknight" monster you control to the Graveyard; negate the activation, and if you do, destroy it, then draw 1 card.

Pra finalizar, as duas Spells/Traps de suportes aos Stellaknights por enquanto. A primeira, Satellaknight Bridge, é muito boa para muitas coisas. Por ser Quick-Play Spell, ela pode ser chainada a uma Trap do oponente que destruiria um de seus monstros (Bottomless, por exemplo), e garantir que você não fique no prejuízo. Além disso, ela pode ser utilizada para que você ganhe mais ataques na BP para finalizar o oponente com mais facilidade. Mas a principal função dela é, sem dúvidas, gerar combos, os quais eu mostrarei em breve. Para mim, a única desvantagem significativa dessa Spell é não te deixar invocar especialmente monstros que não sejam tellaknights no turno em que é ativada. Não se pode querer tudo... Já a Counter Trap também é bem legal, apesar de ter um custo relativamente alto. Mandar um monstro que você controla para o grave não é algo tão legal nesse archetype que adora Xyz Materials em campo, mas pode valer a pena se for pra negar um efeito que causaria grandes estragos. Sei lá, ainda não estou completamente decidido quanto a ela, apesar de ter boas vantagens além da negação como a Draw que ela propicia. Ah, e antes que perguntem, acho (ACHO!) que ela não dispara o efeito do Deltatellos, porque daria Miss Timing. Mas vamos esperar as rulings para ter certeza.

Bem, apresentadas as cartas do deck, vamos a alguns combinhos legais. Já adianto que não tem nada de outro planeta aqui, são só exemplos de jogadas para mostrar as cartas do archetype trabalhando juntas:

- NS Altair, chame Deneb, busque um Satellaknight qualquer, exceto Vega, com seu efeito. Ative Bridge e retorne Altair para o deck para invocar Vega. Use então seu efeito para chamar o monstro buscado ao campo, ficando com os três materiais necessários para Deltatellos em campo. Cartas necessárias: Altair, Bridge, Deneb no grave.

- NS Summoner Monk, use-o para chamar Deneb do deck. Busque Altair e use os dois monstros em campo para fazer Lavalval Chain. Com o efeito de Chain, detache Deneb e coloque Vega no topo do deck.No seu próximo turno, NS Vega, SS Altair e SS Deneb do grave, realizando ainda mais uma busca. Cartas necessárias: Summoner Monk, Spell para descarte. 

- NS Monk, use-o para chamr Vega/Altair do deck, invoque um outro Satellaknight da mão/grave e use os três monstros para fazer Deltatellos. Cartas necessárias: Summoner Monk, Spell para descarte, Satellaknight na mão ou grave. 

E para finalizar mesmo, uma decklist bem simplesinha que eu montei com as cartas conhecidas. Quero deixar claro que eu não testei essa decklist de nenhuma forma, por isso mudanças podem, devem e SERÃO feitas. A ideia é só deixar uma base como ideia:

Deck: Satellaknight Basis


Monstros:
Satellaknight Deneb x3
Satellaknight Altair x3
Satellaknight Vega x3
Kagetokage x3
Summoner Monk x2
Honest x1
Black Luster Soldier - EOB x1
(16)

Spells:
Satellaknight Bridge x2
Mystical Space Typhoon x3
Dark Hole x1
Book of Moon x1
ROTA x1
Warrior Returning Alive x2
Pot of Duality x2
Forbidden Lance x2
(14)

Traps:
Mirror Force x2
Fiendish Chain x2
Call of the Haunted x2
Compulsory x1
Bottomless x1
Sacred Constelation Factor x2
(10)

Extra Deck:
Satellaknight Deltatellos x2
Lavalval Chain x1
Daigusto Emeral x1
King Feral Imp x1
10 Xyz de nível 4 a sua escolha, sem esquecer dos Lights específicos e do Ouroboros.

Só um esclarecimento: Kagetokage foi uma escolha minha que eu achei que podia rodar bem. Facilita muito o acesso a 3 Level 4s no campo, além de ser buscável por Feral Imp e food para BLS. Bom galera, então é isso. Espero que curtam o artigo e comentem o que acharam dos Satellaknights. Flws!
Comentários Facebook
13 Comentários

13 comentários:

Anônimo disse...

essas novas regras ja vão ser aplicadas no ocidente tbm ? O.o se sim ta previsto pra quando ?

BuBa disse...

Sim anônimo,mas não sei dizer exatamente quando.

Unknown disse...

Belo post Buba, eu tenho certeza que eles tem alguma ligação com Constellar, no Master Guide 2014 deve falar algo sobre, estou ansioso para usa-lós.

Buba, sobre o que você respondeu para o anon, eu acho que elas podem não vir, tem uma regra no OCG que impede summon de monstros do extra deck no primeiro turno e até hoje não veio, mas vai saber né.

P.s: Será que é possível o Duel Terminal ganhar uma nova saga no Master Guide 2014? O.o

BuBa disse...

Obrigado Emerson, eu acho sim que esses bichos tem alguma relação com os Constellars e o archetype daquela fusão com os Evilswarms. Sobre as regras, é realmente possível que elas não venham para cá, se bem que eu acho que virão por serem bem impactantes (principalmente a das Draws).

Mike disse...

Tah aew os Hunders Light Warrior.
Se forem aprovar essa regra de no draw pelo menos eles poderiam permitir um mulligan para não ficar com tanta desvantagem, já que no ygo first não pode atacar também.

White Knight disse...

Diferente dos NK's, esses caras já chegaram com tudo, preciso destas cartas já hehe

Porthos disse...

O bom deles serem Warrior é o caminhão de Xyz que pode usa junto. Haha

P.S: O Xyz deles nunca, eu disse NUNCA, perde o timming.

Kimer disse...

Deltatellos não perde timing se ele for destruído por um Ryko ou por uma Soul Taker?
No mais, gostei muito desse novo arquetipo, ele é muito promissor. Minha aposta é de que eles serão tier 1, é só receberem os suportes certos.

Anônimo disse...

Caramba, sendo warriors podem entupir de Blade Armor Ninja e Excalibur fazendo OTK muito + fácil.

Anônimo disse...

Bom post BuBa apesar de achar meio precipitado faze lo sobre um archetype que mal foi "lançado". Poderia ter deixado um post assim dps que confirmassem todas as cartas do booster. Mas enfim de certa forma já da uma noção de o qnt serão fodas

BuBa disse...

Porthos: bom saber, assim ele fica ainda melhor 'o'

Anônimo: obrigado, e entendo seu monetário. Mas a intenção do post foi justamente essa, mostrar o potencial absurdo desses caras mesmo que ainda não estejam completos.

Anônimo disse...

Isso é puuuuro recalque com minhas estrelinhas e seu pleiades divo. Satellaknights safados, se parecem com constellar em tudo >:(

Bruno Gutierres disse...

Mistura de Mermail com Hunder! VEM SAMBAR!!!

Yu-Gi-Hoje!
Design por: Felipe Leonel - Tecnologia do Blogger
Copyright © 2015
Todos os direitos reservados
imagem-logo