segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Deck de Hoje - Já conhece? Deck Raccoon Exterio Obedience


Recentemente, o player Jason Grabher Meyer postou esse artigo na Coretcg falando de um deck muito legal que ele inventou baseado na Obedience Schooled. Como nem todos viram e nem todos entendem inglês muito bem, resolvi postar aqui a decklist do Jason explicada com as minhas palavras, além de, claro, com alguns comentários meus sobre o deck. Sem mais, fique com a decklist:


Deck: Obedience Schooled Exterio by Jason Grabher Meyer

Clique no nome das cartas para ver seus efeitos na Wikia

Monsters: 
3x Baby Raccoon Ponpoko
3x Baby Raccoon Tantan
2x Kalantosa, Mystical Beast of the Forest
2x Key Mouse
3x Junk Synchron
3x The Earth Hex-Sealed Fusion
3x Beast King Barbaros
3x Effect Veiler
(22)

Spells: 
3x Obedience Schooled
3x Mystical Space Typhoon
1x Book of Moon
(7)

Traps: 
3x Fiendish Chain
2x Mirror Force
2x Dimensional Prison
1x Torrential Tribute
1x Bottomless Trap Hole
1x Compulsory Evacuation Device
1x Solemn Warning
(11)

Extra Deck: 
2x Junk Warrior
2x Naturia Beast
2x Ally of Justice Catastor
1x Armades, Keeper of Boundaries
1x Black Rose Dragon
3x Number 64: Ronin Raccoon Sandayu
1x Gachi Gachi Gantetsu
1x Daigusto Phoenix
1x Downerd Magician
1x Naturia Exterio
(15)

ObedienceSchooled-LVAL-EN-SR-1ETheEarthHexSealedFusion-LCYW-EN-C-1ENaturiaExterio-HA04-EN-ScR-1E

Vamos começar falando da jogada principal do deck e a que dá nome a ele. Como vocês já devem saber, Obedience Schooled é uma carta recém-chegada no LVAL com um efeito excelente, sendo capaz de chamar 3 bestas de nível 2 ou menor do deck logo que é ativada com a condição de que pelo resto do turno você só invoque especialmente Beast-type monsters. Ok, mas o que de tão bom podemos fazer com isso? Um combo bem simples: ative Schooled, chame dois monstros de nível 2 e um Key Mouse (tuner) do deck e use os três para fazer um Naturia Beast. Depois, invoque The Earth - Hex Sealed Fusion da mão e utilize seu efeito para tributá-la junto do Naturia Beast e chamar assim o Naturia Exterio do extra. Essa jogada, por pedir apenas duas cartas na mão, pode ser realizada no seu primeiro turno com bastante facilidade. E meus amigos, se você conseguir chamar esse bicho no primeiro turno, é bom que seu oponente comece a rezar. Exterio consegue negar QUALQUER Spell/Trap por um custo praticamente nulo. Isso sempre foi e sempre será ótimo, mas é ainda melhor nesse formato onde essas duas classes de carta são bem abundantes. Se o oponente abrir com uma mão meia-boca,pode ter certeza que vai ser GG para ele, ainda mais se a fusão vier acompanhada de um backrow sólido (e virá, porque esse deck usa várias traps).

Quero destacar também que mesmo que você não abra com The Earth,uma Obedience Schooled no primeiro turno continua sendo uma jogada excelente. Exterio é absurdamente bom, mas Naturia Beast também é ótimo e seu poder de travar as Spells do oponente também é capaz de selar duelos. Portanto, não exite em usar essa jogada menor se perceber que um Beast por si só será "super-effective" contra o oponente.

Mas calma que ainda não acabou! Uma coisa bacana desse deck é que ele não faz uma coisa só e tem várias opções de jogadas, combos e estilos de jogo diferentes, permitindo a ele se adequar às mais diversas situações. O que estou querendo dizer é que o deck, além de poder fazer jogo de controle com o Exterio, pode também dar OTK, olha que esse nem envolve a Obedience Schooled! Vejam só:


- Normal Summon o Baby Raccon Ponpoko e use seu efeito para baixar o Tantan do deck.
- Baixe defesa o bastante para que seus raccons sobreviva um turno.
- No seu próximo turno, flipe o Tantan e use seu efeito para invocar outro Ponpoko do deck.
- Normal Summon Junk Synchron e funda-o com o Tantan para fazer Junk Warrior.
- Por causa de seu efeito e dos dois Ponpokos em campo, o ataque do Junk Warrior vai virar 3900.
- Use os dois Raccoons que sobraram para fazer o Number 64, e então use seu efeito para trazer um Token de 3900 ATK ao campo.
- 3900 + 3900 + 1000 (do 64) = 8800.

Não é um combo tão difícil de realizar, pois a rigor só pede duas cartas na mão (Junk Synchron e Ponpoko). E, por mais que pareça que muitas coisas podem dar erradas com ele, não é bem assim. Vejam, como o Meyer disse em seu artigo, se o oponente controlar um monstro você pode invocar Kalantosa com Tantan na terceira etapa para destruí-lo e continuar o combo normalmente. Nesse caso, você só conseguirá arrancar 7600 lps do oponente. É um OTK? Não, não é. É uma quantidade imensa de pontos de vida que na maior parte dos casos resultará numa derrota para o adversário? É sim. Não é porque a jogada não corre da maneira ideal que ela se tornará ruim, pelo contrário, ela pode continuar excelente apesar de não tão efetiva quanto seria em seu estado perfeito. O mesmo vale para quando o oponente destrói o Tantan no turno dele; nesse caso, você não conseguirá arrancar dano o bastante para realizar um OTK, mas ainda assim praticamente garantirá o jogo. E, mais uma vez, ressalto que essas jogadas ocorrem facilmente nos primeiros turnos do duelo, o que as tornam ainda mais impressionantes.

Notem também que a função do Junk Synchron no deck vai muito além desse OTK,servindo também para fazer Synchros em pontos mais avançados do duelo com seus Beasts já mortos. Daí o uso de dois Catastors, um Armades e um Black Rose.

Reparei que falei e falei de jogadas envolvendo os pequenos guaxinins e nem comentei a engine deles. Então vamos à ela:

BabyRaccoonPonpoko-SHSP-EN-C-1EBabyRaccoonTantan-SHSP-EN-C-1ENumber64RoninRaccoonSandayu-SHSP-EN-R-1EKalantosaMysticalBeastoftheForest-LVAL-EN-C-1E

A Engine dos Raccoons combina lindamente com a Obedience Schooled, e além de proporcionar o OTK descrito acima dá ao deck uma bela fluidez. Ponpoko e Tantan são monstros parecidos, sendo o primeiro capaz de chamar um Beast de nível 2 ou menos  do deck de cabeça para baixo quando invocado normalmente. O alvo desse efeito será, em 99% dos casos, o próprio Tantan, que ao ser Flipped traz também um Beast, só que de cabeça para cima. É aí que entra Kalantosa, o bichinho fofinho que destrói uma carta no campo ao ser invocada por uma besta. Not bad. Por fim, temos o Sandayu, o Xyz do archetype que é invocado facilmente por causa da abundância de nível 2. Seu efeito é excelente e garante jogadas bem agressivas, além de garantir que você sempre controlará um monstro à altura do adversário. Todos esses monstros deixam o deck mais harmonioso, acelerado e não-dependente de combos com duas cartas ou mais, já que um só Raccoon na mão já serve, junto com algumas traps, para começar uma jogada sozinho.


Por fim, faltou falar do Beast King Barbaros. Achei uma ótima escolha do Meyer utilizá-lo, primeiro porque ele combina visualmente com a temática Beast (sim, eu me importo com essas coisas), segundo porque ele é um bom Beater num deck em que os monstros do Main são fraquinhos e terceiro porque ele combina lindamente com a Obedience Schooled e dá mais utilidade a ela. Se o jogo pedir, você pode tributar os três monstros invocados com a Spell para chamar Barbaros da mão e explodir o campo do oponente inteirinho. Quem precisa de Exciton Knight quando se tem isso?

Bom galera, pra encerrar o post vou colocar aqui algumas opções de cartas que vocês podem experimentar se resolverem testar esse deck:

Ryko: me veio à cabeça imediatamente quando vi o Ponpoko. Comba lindamente com ele e é uma alternativa legal ao Tantan. Cuidado com o mill, no entanto.

Pot of Duality: por que não usar Pot num deck que requer cartas específicas na mão para realizar seus melhores combos? Não vejo o fator "ficar sem SS" como um grande problema por causa do backrow e do Tantan.

Sea Koala/ Tree Otter: o primeiro ébom em situações genéricas. O segundo ajuda OTKs com o Junk Warrior. Boas techs.

Thunder King Rai-Oh: alternativa de Beater ao Barbaros. Pode cair bem para segurar um pouco mais o jogo.

Thunder Unicorn: acho que vale a pena gastar um Slot do Extra com ele.

Maxx "C": pode ficar legal no lugar da trinca de Veilers, até porque tem mais sinergia com o Junk Synchron.

Upstart Goblin: está aqui para que você não use. O próprio Meyer já falou que ele compromete os OTKs e não ajuda tanto na velocidade do deck, vale mais a pena investir em backrow.

Bom galera, é isso aí. Espero que gostem do deck, do post e não deixem de dar seus comentários. Obedience Schooled tem futuro no Meta? Será que vale a pena focar o deck em apenas um combo? Diz aí, e até mais!
Comentários Facebook
10 Comentários

10 comentários:

Heat13 disse...

Frozen Fitzgerald is also clutch against such backrow heavy decks this format.

Heat13 disse...

All you need is junk synchron with any of the level 2 beasts.

Orleandro Feitosa disse...

como duelista orgulhoso que sou, considero meu deck mais forte que esse, usando os the fable, e cartas de ataque como United We Stand, da pra fazer um Otk com 3 cartas, obedience schooled, um beast level 2 e uma carta de dar ataque, acho uma otima opção Chow Chow chan, podendo ser usado como material e como hand trap, negando mirror force e dimensional prision, uso junk warrior e junk synhro como plano B, kalantosa foi feio pra esse deck e é uma boa aproveitar de hane hane e wind-up kitten para voltar monstros e poder usar solidariedade e o synchro monster Frozen Fitzgerald:3
@one_baka
não façam esse deck, ele é meu :3 kkk

alex disse...

belo post buba gostei do deck e da sinergia que ele possui pois essa forma de OTK citada por voce e bem interessante pois o deck tem uma segunda forma de OTK caso as coisas nao sainham do jeito esperado,e sim quem sabe esse deck possa ter um futuro no meta com a arc-v summon vindo ai e so esperar para ver.

Ponponko disse...

Leks,oia esse jason copiando meu deck.Raccoon de vdd e o meu,bj

Caiozzz disse...

Grande Post Buba! Gostaria de saber se posso pegar a sua matéria como base pra postar no meu blog?

Makoto Kazuma disse...

ele tem uma razao p´ra usar veiler a3 no main e nao o maxx c se ele cpnseguir xama o exterio so se preocupa com monster effect

BuBa disse...

@Heat: de fato, não tinha pensado nisso. Frozen é mesmo uma ótima pedida para esse formato.

@Orleando: parece interessante, a ideia do United We Stand é legal :3

@alex: Valeu!

@Netz: conheço esse sentimento cara XD

@Caiozz: pode sim, e obrigado!

@Makoto: é verdade. Mas ainda acho Maxx uma opção viável porque o backrow também ajuda muito a proteger o Exterio.

Anônimo disse...

Perai mas no Exterio ta escrito q so pode ser feito com os fusions materials originais. Msm assim pode usar hex pra fazer ele???

BuBa disse...

Pode sim anônimo. O Exterio diz que sua Fusion Summon só pode ser realizada com os materiais certos, porém o efeito do Hex proporciona uma Special Summon, não Fusion. Por isso pode ^^

Yu-Gi-Hoje!
Design por: Felipe Leonel - Tecnologia do Blogger
Copyright © 2015
Todos os direitos reservados
imagem-logo