segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Que Carta é Essa? - Ghostrick Jackfrost

Yo! Hoje vou falar de uma carta que está aparecendo bastante em Side Decks no OCG e que pode se destacar por aqui também com sua chegada no Legacy of the Valiant. Estou falando do Ghostrick Jackfrost!

GhostrickJackfrost-LVAL-EN-C-1E
Ghostrick Jackfrost
DARK/1/Fiend/Effect/800/100
Cannot be Normal Summoned, unless you control a "Ghostrick" monster. Once per turn: You can change this card to face-down Defense Position. When an opponent's monster declares a direct attack: You can change that opponent's monster to face-down Defense Position, and if you do, Special Summon this card from your hand in face-down Defense Position.


À primeira vista, Jackfrost parece só mais um dos vários ótimos suportes que os Ghostricks receberam no LVAL. E de fato, ele é muito bom dentro de seu arquétipo, proporcionando defesa, swarm no campo, e material para a invocação de Dullahan. Só que não pera por aí: se prestarem atenção no efeito desse monstrinho, verão que ele é bastante genérico e pode ativar seu efeito em essencialmente todo e qualquer deck. Assim sendo, Frost não é simplesmente um suporte específico para um grupo de monstros mas também uma espécie de Battle Fader misturada com Book of Moon, capaz de bloquear ataques diretos do oponente, invocar-se no campo e ainda botar um monstro de cabeça para baixo. Não é pouco não, hein?


Chegamos a um ponto crucial desse post: por que, afinal, usar Frost ao invés de Fader, se esse ao ser invocado especialmente ainda encerra a Battle Phase, negando não apenas um ataque mas sim vários? Bem, temos várias respostas para isso. Em primeiro lugar, o bonequinho de neve não é banido ao sair de campo igual ao Fader, o que deixa um monstro Dark no cemitério prontinho para ser usado como food para Black Luster Soldier ou alvo para Kinka-Byo (falaremos mais dele já já). Além disso, essa ideia de que Frost não previne OTKs enquanto Fader sim é um pouco equivocada. Frost, ao ser invocado, previne um ataque de um monstro, e depois fica em campo servindo perfeitamente como escudo para bloquear um segundo ataque. Bloquear dois ataques, em grande parte dos casos, já é o suficiente para prevenir um OTK, ainda mais nesse formato mais desacelerado. Por fim, e mais importante de tudo, Frost deixa um monstro virado para baixo. Isso é útil para bloquear ataques, claro,mas vai muito além disso:

BujinYamato-JOTL-EN-UR-1E

Observem esses três aí de cima. O que eles têm em comum? O fato de que face-down no campo não fazem absolutamente nada. Suponhamos, por exemplo, que um Bujin Yamato te ataque diretamente e você "negue" o ataque com o Ghostrick. Na End-Phase, ele não realizará a busca que realizaria e no seu turno não poderá se proteger com Bujingi Crane, o que é uma imensa vantagem. Shi-En perde sua capacidade de negar Spells e Traps virado para baixo, enquanto que um Ophion fora de cena te dá espaço para realizar suas Special Summons normalmente. Por conta disso é que Jackfrost vem sendo muito usado em Dragon Rulers no OCG.

Acho que já deu para perceber as utilidades do nosso amiguinho e perceber que em muitos casos ele é até melhor que Fader. Pra falar a verdade, acho que depende do deck essa decisão entre usar um ou outro, e inclua nisso aí o Scarecrow (em Monarchs, por exemplo, BF ainda é a melhor opção). Para finalizar, fiquem com uma decklist que é a base de um deck Chaos Piper. Essa plataforma tem uma sinergia incrível com o Jackfrost, seja pelo seu nível, pelo seu atributo, por seu efeito... Quero deixar bem claro desde já que a lista abaixo é apenas uma base para vocês conhecerem o jeitão do deck, e que mudanças podem e devem ser feitas:

Se estiverem com dificuldades de reconhecer as cartas, avisem que eu digito.

E por hora é só pessoal, espero que tenham gostado do post e visto a utilidade desse monstro. Será que ele vai engatar no TCG? Não deixem de comentar!
Comentários Facebook
4 Comentários

4 comentários:

Anônimo disse...

Tenho usado muito nos meus Chaos Dragons, roda muito bem. Bom post .u

Anônimo disse...

Ainda prefiro o Swift Scarecrow

Enzzo Sato disse...

Excelente post! Decks stall aprovam essa carta (E butterspies tambem)

Honestamente eu não sei absolutamente nada das techs Ghostrick, mas seu post me deixou curioso, vou ver mais (Parece que vão bem com Worms também)

Novamente, parabéns pelo post

Bug disse...

o efeito do jackfrost da alvo? por exemplo, se um noble knight equipado com a excaliburn atacar, eu posso usar o efeito do jackfrost no noble knight?
Obrigado

Yu-Gi-Hoje!
Design por: Felipe Leonel - Tecnologia do Blogger
Copyright © 2015
Todos os direitos reservados
imagem-logo