quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Sobe e Desce #7

Gostaram do meu baner?

Fala galera.
Hoje eu estou aqui com mais um "Sobe e desce"
Dessa vez para comentar sobre as próximas tendencias do novo formato.
Os decks que se prejudicaram e os que se favoreceram.
É só clicar em "continue lendo" para ficar sabendo. (ó rimo kkk)




Primeiro o meu comentário sobre a lista.
Eu achei boa, teve mais acertos do que erros. Eu diria que o único erro dessa lista foi a Dragon ravine ser banida já que todos os D.rulers foram limitados mas eu tenho um palpite sobre isso que logo abaixo comentarei.




Dragon Ruler
Então vamos começar falando dos dragões dos elementos, que foram os mais prejudicados com essa lista.
Apos o seu lançamento em maio desse ano, os Dragon Rulers desestruturaram completamente o meta. 
A facilidade com que esse bichos eram invocados da mão, do cemitério ou do deck faziam qualquer outro deck parecer inútil. 
Eu jogava com o deck na sua versão full e posso dizer que era muita covardia. Meus oponentes ficavam só olhando enquanto eu enxia o campo com os dragões e logo depois o Dracossack para segurar o jogo ou limpar o campo. E quando meu oponente conseguia fazer um monstro forte era só roubar ele com o Big eye. E a força desse deck não era somente com esse dois rank sete. Com eles era facil também invocar synchros de nivel oito, principalmente o Laminador carmesim que era essencial em mirror machs, que eram muito frequentes em campeonatos já que os únicos que podiam combater os dragon rulers a altura eram eles mesmos. (nessa ocasião maxx "c" era essencial, já ganhei varias vezes usando ele).

Eu até gostava de jogar com eles, mas mesmo gostando eu sabia que isso era prejudicial para o jogo, porque os outros decks não tinham muitas chances (só com um side bom e muita sorte).
Pelo menos não demorou muito para a konami interferir nessa soberania dos dragões, então em setembro desse ano os Baby dragons foram banidos 4 meses depois de seu lançamento.
Essa medida só enfraqueceu os Dragões que continuaram no topo dos campeonatos, agora usando as plantas como suporte para sincronização. No Japão uma variante que usava Mytich Tree Dragon e Mytich Water Dragon também ficou nos tops mas não teve tempo de chegar aqui no TCG.
Então finalmente a lista de janeiro de 2014 saio e oque era muito esperado aconteceu, que foi a limitação dos Dragões acabando de vez com a soberania deles. Claro que sempre vai existir alguém que vai pegar um deck qualquer colocar os quatro rulers e sair anunciando para os quatro ventos que ruler não morreu e blá blá blá. Vai fazer tanto sentido como na época do synchro plant que usava no máximo quatro plantas (quote Labirinth thank).
Entendam, o deck Dragon Ruler MORREU!! já decks que usem os draões como suporte vão ter vários.
Como muitos já disseram mas eu vou repetir só para encerrar o assunto. Agora os D.rulers serão usados apenas como suporte, que era pra ser a sua utilidade inicial.



Dragunitys
Os dragunitys caem agora que perderam sua principal carta, Dragon Ravine.
Esse campo vinha sendo utilizado pelos dragões para acelerar suas jogadas. Mas como os mesmos foram limitados, eu achei um exagero banirem ravine. Os únicos que perdem com essa mudança são os drgunitys (e eu que pretendia montar o deck depois dessa lista).
Porem, meu palpite é que mesmo com os 4 rulers limitados a ravine ainda poderia ser usada em conjunto com eles e dessa forma os dragões ainda poderiam dar dor de cabeça. Então o banimento de ravine foi a unica medida para extinguir o deck D.ruler.



Final Coutdown
A maioria dos yugioh players, todavia, tem essa sede de sangue que os faz querer causar danos altíssimos ao oponente ou destruir montes de cartas. Coisa de testosterona é bem tipico de players masculinos e adolescentes. Dito isso, é fácil imaginar o quanto esse tipo de player odeia deck de retranca (quote DR_GORI).
FC é perito em retranca já que sua win condition é esperar vinte turnos e a unica maneira de suportar isso é segurar os ataques do oponente.
No Japão, uma variante que usa Self-destruct button vem incomodando os jogados nos campeonatos. Ao enfrentar esse deck você tem duas opções. Ou perde ou empata.
Então antes que essa modinha chegue aqui no ocidente FC foi limitada e Self-button foi banida. Ainda bem.



Evilswarm
Os evilswarms perdem um pouco de prestigio já que a sua unica função era segurar o deck D.ruler.
É claro, ainda existem decks que usam monstros de nível alto como Mermails, Chaos dragons, mas tudo indica que o próximo formato será tomado pelos rank 4 e o Ophion fica meio sem ter oque fazer.
Em termos técnicos, o deck evilswarm será efetivo contra 40% dos decks, e não vai afetar de forma significativa os outros 60%. Assim o deck evilswarm passaria para um tier 2.





Zombies
Começando com os decks que sobem, temos os mai beneficiados com essa lista. 
Os zombies que ganharam a adição de mais uma copia de mezuki e plague renascendo o deck Undead Synchro. (ironico não?)
Eu não levaria em consideração usar esses dois como "up" para os novos monstros ombies (le-se Vapires).
Esse novo arquétipo veio tão nerfado que tornou seu uso juntamente com mezuki e cia inviável.
O ideal seria distinguir os dois deck para o próximo formato. Ou Vampire ou Undead Synchro.


Plants
Com a liberação de mais uma copia de Lonefire blossom e o lançamento de Melia no Shadow expecter, as plantinhas vem com força total para o próximo formato. Veremos se essa força vai incomodar ou daqui a quatro meses Lonefire volta a ser limitada.



Bujin
Um deck que já era bom e que foi ganhando ótimos suportes é o Bujin. E agora como não temos mais os D.rulers pra incomodar e a adição de mais uma cópia de FF-Tenki acredito que esse deck estrá presente no top dos principais regionais e YCS da vida.



Chaos Dragons
Com dois chaos soccer e três tour guides, eu apostaria nos chaos dragons para joga jogar no próximo formato.



Gravekeeper's e Lightsworn
A mesma definição que os bujins. Na verdade eu poderia usar esse exemplo para os demais decks. 
Sem os D.rulers, varios decks tem chances de figurar no topo. E Tanto lightswons quanto gravekeepers recebem novos suportes e podem ser mais uma aposta para jogar até abril de 2014.



Heraldic Beast
Outro deck que recebeu novos suportes. 
Esse será o meu deck no próximo formato.



Decks Control
Desculpem usar enemy controller para ilustrar mais foi a unica imagem que eu achei que combine com o tema.
Eu apostaria que no próximo formato, os decks control aparecem mais.
Sem Heavy storm decks que usam muitas traps como Gravekeeper, Six-samurai e os Bujins tendem a subir nesse novo formato.



Monstros nível 4
Com a chegada do ark kinight e o belzebu, e a acensão dos decks control, (que em sua maioria usam monstros de nivel 4) provavelmente veremos muitos monstros quatro estrelas no jogo.

Para concluir, eu diria, na minha humilde opinião, que os decks do proximo formato serão:
Zombie
Plants/variantes
Lightsworn/variantes
Bujin
Gravekeeper's
Fire frist 3 e 4 axis
Heraldic beast

seguidos de:
Chaos drgons
Mermail
Scrap 
Silvian
Constelar
Six-Samurai
Decks control no geral

não necessariamente nessa ordem

Teremos um meta muito diversificado, que agradará a maioria dos jogadores.



Abrs e até a próxima.
Comentários Facebook
9 Comentários

9 comentários:

Unknown disse...

o severga cade os noble knights?vao dar trabalho no proximo formato tb

lurkingSombres disse...

Tem gente usando engine de Blue-Eyes e mythic drago pra rodar...então se esses malditos fizerem funcionar o deck e ficar apelão, eles vão fazer os dragões sererm banidos e ferrar com cartas de suporte legal para atributos.

Anônimo disse...

Ninja tem condições? Fazem Rank 4 ou 5 muito fácil. E ainda podem fazer variantes de Chaos Dragon ou usando o Slifer/Obelisk.

Dark World tem condições? Esses bichos sempre ficaram fortes e agora sem ruler..... tem cara que voltarão ao meta.

E os prophecys? Sobe ou desce, senti falta deles na postagem.

Lucas disse...

Primeiro, vamos lá... Nunca vi um post com tantos erros de português e inglês nesse site, por favor revise o texto antes de enviar.

Quanto ao post em si... Acho que Evilswarm está tão fora do jogo assim, é um deck rápido e o Ophion não é o único monstro bom do deck, lembre-se que antes de mais nada ele é um buscador... e dos bons.

E na minha opinião, Bujin não é um bom deck... É um deck de um monstro só que se esconde atrás do backrow e hand traps. Vergonha.

Mas ninguém é obrigado a concordar comigo...

Henrique Silva disse...

O post realmente ficou péssimo e Chronomaly que não foi citado em nenhuma lista é muito melhor do que vários decks que você colocou nessa list para Tier 1.

Anônimo disse...

Acho q mermail ainda tem chance em uma versão com fishborg. Apenas especulo

Caiozzz disse...

Deus te ouça e Six Samurai volte a aparecer. Pelo menos em alguns Top 32

Unknown disse...

Gostei do post
Minha opiniao sobre essa ban list é : nada a declarar

eu curti o Mezuki a 3, ja que sou um jogador de zombies, mas Number 11: Big Eye continuando a 3 é sacanagem, sem nenhuma carta como Heavy Storm o jogo fica chato, e Bujin e um deck chato e sem graça, acho que pelo menos Kaiser Colosseum deveria ser Limit, junto com o Crane, nao tem nada mais chato do que Bujin (na vdd tem chain burn, mas ai e outra historia)
Dragon Ravine ja passou da hora, geral falando "a, mas ae afeta os dragunitys" como se dragunity fosse um deck balanceado, coisa que ta longe de ser (na vdd ta perto).
pra mim, os Chaos Drags continuam meio fracos, ja que um Lightsworn Lightray acaba com eles, e sem Return from the D.D. ja da pra ver
GK finalmente vai ser um Anti-Meta, tier 1 na certa, agora com Tomb, Shrine e Shamam eu ate ganhei de Rulers do formato atual (plant)
pra mim pode deixar o Lone ate a 3, eu nao manjo de plants
Evilswarm ainda ta destruindo, e se nao for pelo ophion, vai ser pelo Bahamut ou o Exciton ou Silent Honors, de qualquer jeito, eles ainda tem muito tempo de vida
e serio, da uma certa pena dos DR, um deck que me ferrava levando OTK de X-Saber é triste

Unknown disse...

sei n hein ceio q hero vai subir tbm pois os principais usam e abusam de rank 4, os destiny tbm virão massando um poko pq tg striker ta aew pra pootaaria e sácomé....

Yu-Gi-Hoje!
Design por: Felipe Leonel - Tecnologia do Blogger
Copyright © 2015
Todos os direitos reservados
imagem-logo