domingo, 15 de dezembro de 2013

Porque Banida? - Card of Safe Return

Fala galera blz

Estou aqui mais uma vez com o porque banida
Hoje vamos falar de uma carta que tem mais de um motivos para estar banida
Estou falando da Card of Safe Return.






Spell/Continua:
When a monster is special summoned from your graveyard, you can draw 1 card.

Tradução:
Quando um monstro é chamado especialmente do seu cemitério, você compra uma carta.

(O efeito pode parecer simples, mas pode pegar alguns jogadores de supresa. Um detalhe interessante que eu descobri escrevendo esse post foi o fato de CSR ter um efeito ignition mesmo sendo uma spell continua. 
Então MST poderia impedir que se oponente compre uma carta pelo efeito dela, já que o mesmo tinha que declarar que estava ativando o efeito da CSR. Interessante não?)



Card of safe return, foi lançada no booster Labyrinth of Nightmare em 1° de março de 2003. Um dos primeiros boosters a serem lançados para nós do TCG.
Naquele tempo o cemitério era usado como o seu objetivo original, que é servir de zona de descarte para as cartas que já foram usadas (tem um comentário sobre isso no meu ultimo post do porque banida). Naquele tempo não existiam muitas cartas que o afetavam um dependiam do cemitério e meso algumas que já existiam como monster rebon e call of the hunted eram limitadas, por isso CSR não era muito utilizada pois não era vantajoso usar três copias de CSR para apenas duas cartas (reborn e call of).
Com o passar dos anos o cemitério se tornou parte importante do jogo, mas mesmo assim, CSR ainda não era uma carta que se destacava e continuo sem atenção.
Mas a formulação de um deck prometia usar o potencial dessa carta o maximo.
Com a chegada dos suportes para os zombies como mezuki, zombie master e goblin zombie CSR saio do anonimato direto para os metas decks.
Não preciso nem dizer que é característica dos zombies morrer e resucitar infinitas vezes. 
Por isso CSR era tão importante no deck zombie. 
Toda vez que um deles voltava do cemitério você comprava uma carta (tarefa que não era muito dificil para os 3x mezuki e as 3x Zombie master) garantindo presença de campo e hand advantage.

Segue um exemplo de como o deck zombie era.

Deck:41
Monsters:19
3x Zombie Master
3x Pyramid Turtle
3x Goblin Zombie
2x Ryu Kokki
2x D.D.Crow
1x Il Blud
1x Card Trooper
1x Sangan
1x Snipe Hunter
1x Spirit Reaper
1x Dark Armed Dragon

Spell: 16
3x Card of Safe Return
3x Book of Life
2x Allure of Darkness 
2x Lightning Vortex
2x Creature Swap
1x Monster Reborn
1x Premature Burial
1x Heavy Storm
1x Mystical Space Typhoon

Trap: 6
2x Solemn Judgment
2x Divine Wrath
1x Mirror Force
1x Torrential Tribute

Como vocês puderam observar, os synchros não existiam no tempo do auge dos zombies, então por sorte (ou azar) CSR não incomodava os outros deck por apenas fornecer ao jogador asseçoo as cartas de suporte.
Porem, com a chegada dos synchros e com o lançamento do principal tuner da família zombie, (Plaguespleader Zombie), CSR não podia mais ficar como estava.
Nesse tempo o cemitério já não era mais uma simples zona de descarte e muitos efeitos dependiam que certas cartas estivessem nele, e plague era uma delas.


Banimento:
Com plague, CSR e imperial irom wall era possível fazer um combo de synchros infinitos, transformando o deck zombie em uma maquina, com um swarm ofensivo muito grande, diferente de todos os outros deck metas naquele tempo.
E como diz o ditado, "prego que se destaca é martelado", a ban-liste agiu afim de diminuir a potencia desse deck.
Primeiro, em março de 2009, Mezuki, Plague e CSR foram limitados e goblin zombie foi semi-limitado.
Então logo depois disso novas variantes do deck zombie surgiram como o Zombisworn, oque manteve os zombies no topo dos campeonatos pelo mundo.
Então em setembro de 2009 CSR foi banida, só para acabar com a hand advantage que o jogador tinha ao usar essa carta.


Futuro:
No meta atual existem vários efeitos que podem ressuscitar monstros do cemiterio, como os mermails, D.rulers (que já não são uma ameça), e cartas como call of the hunted que podem ser usadas 3 copias, e a nova lista de Janieiro de 2014 que favoreceu os zombies liberando plague a 3, então é muito improvável que CSR seja liberada algum dia.
É mais uma daquelas cartas que foi criada em um tempo completamente diferente, onde os decks eram muito mais lentos e o que ganhava o jogo era sua capacidade de enfrentar determinada situação.



É isso ai galera
esse foi o porque banida dessa semana
não esqueçam de comentar qual carta vocês querem que seja analisada

Até a próxima.
Comentários Facebook
10 Comentários

10 comentários:

Kimer disse...

Eu gostaria de ver Fishborg Blaster na próxima edição.

Unknown disse...

Imagina essa carta em deck Dark World O.o

Man El disse...

Uso essa carta no meu Deck Zombie no YuGiOh! 5d's Tag Force 6 e digo que é roubo demais, meu deus! :)

Anônimo disse...

O motivo dela ter sido banida não foi por causa do combo com dois manticore of darkness que puxava o deck todo? E assim voce acumulava as partes do exodia e gg

Man El disse...

Anonimo, independente do combo Exodia, essa carta seria Staple em todos os decks meta da atualidade porque todos pegam monstros do Grave pro campo com bastante frequência. Não só decks zombie se beneficiam dela no cenário atual, mas sim quase todos.

Anônimo disse...

Fishborg Blaster na próxima ?

Anônimo disse...

Senior Silver Ninja fazeando Special Summon de 4 ninjas, é muita vantagem.

Anônimo disse...

Falem sobre akele escorpiao feio do caramba q tem 2500 de atk

Matheus Amazonas disse...

Um deck bom de zombie,que tinha CSR é Zombie Madness.Cara,aquele deck é muito rápido mano,dá pra fazer um combo do caramba com Call of Mummy e Espírito de Pó das Trevas.

Unknown disse...

Anonimo das 20:04 aquel escorpião feio é o mystical beast of serket e ele não ta banido, quem ta banido é a temple of kings que é usada em conjunto com essa carta.

Yu-Gi-Hoje!
Design por: Felipe Leonel - Tecnologia do Blogger
Copyright © 2015
Todos os direitos reservados
imagem-logo