Vamos começar falando um pouco do deck em geral. O foco aqui é usar o CyDra e a família de monstros que ele ganhou com o novo Structure Deck para baixar Fusions absurdamente ofensivas rapidamente do Extra além de Xyz de Rank 5, em especial o
, que também ajuda na parte das fusões. Tudo isso se dá através de diferentes mecânicas que resultam em diferentes jogadas, ou seja, o deck é bem versátil, não é daqueles OTK que só têm uma configuração de campo que te dará a vitória. As opções são muitas, como veremos mais para frente. Falando um pouco agora sobre as principais cartas do Main...
Como seu próprio nome sugere,
CyDra Core é o coração do deck. Em primeiro lugar, seu nome é tratado como Cyber Dragon no campo e no cemitério, o que é vital para esse deck que gira todo em torno do bom e velho dragão cibernético e requer que um monstro com esse nome esteja sempre presente (como vocês podem constatar nos efeitos da Spell e da Trap linkados acima). Além disso, Core tem um efeito que lembra o do próprio CyDra: se ela está em seu cemitério, você baní-la para invocar um monstro Cyber Dragon diretamente do deck (pode até ser ela mesma), desde que você não controle monstros e o oponente tenha ao menos um. Efeito excelente para agilizar suas jogadas e fazer Xyz Summon do Cyber Dragon Nova rapidamente. Por fim, Core ainda te permite, ao ser invocada normalmente, adicionar uma das três Spells/Traps Cyber presentes no deck.
A primeira opção é
Cyber Power Plant, uma carta que ao mesmo tempo faz Toolbox e reciclagem de cartas no cemitério. Ambos efeitos ótimos, o primeiro para adicionar Core ou mesmo um CyDra básico para começar suas jogadas e o segundo para colocar seus dragões de volta no deck, onde eles são muito bem-vindos. O bacana da Spell é que você nem sempre precisará escolher entre um dos dois efeitos - basta que três ou mais CyDras estejam no cemitério que você pode ativar os dois!
Cyber Network é a Trap buscável por Core, e também é ótima. Seu efeito é muito interessante, te permitindo banir todo turno uma máquina Light do seu deck e depois, quando ela for destruída, invocar tudo que você tem banido de uma vez só. Excelente, porque além de seu efeito permitir a remoção, esse deck como um todo utiliza-se muito dela, seja pelo efeito de Core, seja pelo
Fusion Gate, seja pelo Cyber Valley. E a destruição de network vem muito facilmente graças aos três Typhoons e às duas
Magic Planters, que contribuem também para a velocidade do deck. Só tomem cuidado porque no turno em que essa carta é usada você não pode conduzir sua BP, por isso pensem duas vezes antes de usar um Power Bond.
Por fim, temos
Cybernetic Fusion Support, uma quick-play Spell card que te permite realizar fusões com materiais do cemitério, banindo-os. É um efeito muito bacana, principalmente se você tem Power Bond na mão mas está sem muitos materiais no campo. Eu optei por usar só uma porque pagar metade dos pontos de vida pode ser bem arriscado num deck que usa Power Bond, fora que a chance dessa carta dar Dead Draw é alta. Se você quiser usar mais, recomendo que tente uma build um pouco diferente com Polymerization e King of the Swamp, que é onde ela roda melhor.
Fechando o pacote de dragões cibernéticos do deck, temos o Cyber Dragon (DUH), Cyber Dragon Drei e Cyber Valley. Drei é excelente. Além de ser tratado como CyDra no campo e no cemitério, ele tem um efeito de remoção bem útil e uma mobilidade de níveis que vem muito a calhar. Quando ele é invocado normalmente, você pode transformar seu nível em cinco para combinar com o CyDra ou deixar quatro mesmo e fazer Xyz de Paladynamo ou Number 101 se o jogo pedir. Outra jogada legal de se fazer com ele é baní-lo no turno do oponente com Cyber Netowrk e assim proteger seus monstros da destruição.
Já Cyber Valley foi uma opção minha que achei que rodou muito bem. Além de ser um excelente alvo para Machine Duplication, o bicho ainda é um escudo de primeira e acelera bastante o deck. Ainda por cima, é uma excelente carta para fazer par com o Cyber Network e disparar o efeito de Drei.


Apresentados os dragões do Main, hora de conhecer um pouco os do Extra, a começar por Cyber Dragon Nova, o Xyz de Rank 5. O ás do deck é uma cartinha excelente que faz de tudo um pouco, trás CyDras de volta do grave para dar continuidade a combos, duplica seu ataque banindo um Cyber Dragon do campo ou da mão, e o melhor de tudo, é praticamente imune a Mirror Force e cartas do gênero, porque se o oponente tiver a cara de pau de destruí-lo, uma fusão vem direto do Extra para o campo. Falando em fusões, diria que as duas principais são Cyber Twin Dragon e Cyber End Dragon. São essas que virão na maior parte dos casos quando você ativar um Fusion Gate e um Power Bond, e elas têm um potencial de OTK incrível. O primeiro requer apenas dois materiais e pode atacar duas vezes, enquanto o segundo pede três e inflige piercing damage com 4000 ATK. Se ele vier ao campo com Power Bond, isso normalmente será o suficiente para acabar com o oponente. Além desses dois, temos Chimeratech Overdragon, outra boa opção que pode ser bem útil com seus ataques múltiplos. Por fim, Chimeratech Fortress Dragon é o ideal para aquele momento em que você está sem cartas que realizem fusão na mão, já que ele pode vir ao campo sem elas.


Suportes! Essas cinco cartas acima são as que fazem toda a magia do deck acontecer. Power Bond é a mãe de todos OTK's, já que além de realizar fusões ela ainda duplica o ataque dos monstros invocados. Isso faz com que Cyber Twin Dragon fique com 5600 ATK e o Cyber End chegue a obscenos 8000, facilitando demais a derrota do oponente. Fusion Gate não tem essa vantagem da duplicação, mas em compensação funciona mais de uma vez.
Instant Fusion é Instant Fusion. Versátil, te ajuda demais a colocar Xyz de Rank 5 em campo, fora que com Mavelus no Extra ela também pode servir para invocar Xyz de Rank 4. Não tenho muito o que falar sobre ela, qualquer um que já usou sabe que ela é muito útil em praticamente qualquer mão.
Machine Duplication é outra carta maravilhosa. Ela tem dois alvos no deck, sendo o primeiro deles o Cyber Valley. Com três Cyber Valleys em campo, você pode banir dois para comprar duas cartas e deixar o terceiro lá prontinho para te defender no turno do adversário. Mas o melhor e mais importante alvo da carta é CyDra Core. Por ser tratada como Cyber Dragon, uma vez que você ativou Duplication nela você pode invocar DOIS CYDRAS DIRETO DO DECK! É uma vantagem insana que se usada no momento correto praticamente te garante um OTK, já que com esses dois Cyber Dragons você pode usar Power Bond para chamar Cyber Twin Dragon ou Cyber End, fazer Xyz de Cyber Dragon Nova, retornar um deles para a mão pelo efeito de Birdman e usá-los como Synchro Material... Nossa, praticamente te ganha o jogo.
DNA Surgery é praticamente um Dark Hole nesse deck. Declarando o tipo Machine enquanto um Cyber Dragon estiver em campo, você pode erradicar o campo do oponente e chamar um Chimeratech Fortress do Extra para bater nele com força. Além disso, Magic Planter está aí e esta carta é o alvo ideal para ela.
Bem, acho que com todas essas explicações já deu para entender o funcionamento geral do deck. Pra falar a verdade ele não tem muito segredo, já que as maneiras de realizar um OTK são inúmeras e dependem muito de como veio sua mão. Recomendo apenas um pouco de cautela ao ativar a Cybernetic Fusion Support e que sempre lembrem do efeito de Core no grave, ele proporciona viradas monumentais nos duelos. Ah, e tentem preservar alguns Cyber Dragons no deck para combar com Machine Duplication.
Para encerrar o post, vou colocar o vídeo que comentei no início. A decklist presente neleé parecida com essa aqui, então dápra ter uma ótima ideia de como funciona o deck e as jogadas possíveis com ele:
Por hora é só galerinha, espero que curtam o deck!