segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Skill Prisoner - Vai usar?

SkillPrisoner-LVAL-JP-R
Target 1 card you control; this turn, negate any monster effects that target that card. During either player's turn, except the turn this card was sent to the Graveyard: You can banish this card from your Graveyard, then target 1 card you control; this turn, negate any monster effects that target that card.

Tenho certeza de que não fui o único a olhar com bons olhos a carta mostrada acima, tanto que hoje venho trazer um post para comentar o que achei dela e algumas jogadas, nas quais quem usar essa carta vai agradecer, mas enfim, cliquem em continue lendo e divirtam-se!

Motivos para você usa-lá

Confesso que a primeira vista essa carta me pareceu uma Breakthrough Skill mais fraquinha, digo isso por ela só negar efeitos de monstros que alvejem cartas que você controle, ou seja, não da para negar efeitos como de Yamato, e o efeito de invocação de tokens de Dracossack, MAS eu tinha visto ela com maus olhos, sem dar muita chance para a carta, olhando melhor as possibilidades e jogadas que poderiam ser utilizadas com essa carta eu passei a gostar dela. Motivos:

1: Diferente da Breakthrough Skill, mesmo no cemitério ela pode ativar durante qualquer turno, exceto o turno em que ela é enviada ao cemitério.

2: Reaproveitamento após ter sido usada em campo, podendo banir ela do cemitério e ativar novamente(exceto no mesmo turno que ela é enviado ao cemitério).

3: Ela nega mais de 1 monstro que tente alvejar aquela carta, ou seja, nesse turno, nenhum monstro conseguira resolver efeitos que alvejem tal carta, e isso diferencia ela da Break, porque a mesma só nega 1 monstro, claro que qualquer tipo de efeito de monstro, mas vocês devem ter entendido onde eu quis chegar.

Cartas que ela pode negar

Não ache que são poucas as cartas as quais a utilização da Prisoner, sem falar que o fato dela poder ser utilizada enquanto no cemitério só da mais brilho a essa carta, e o de ser quick-play mesmo no cemitério aumenta mais ainda, ainda mais sendo que no cemitério ela não pode ser destruída por Mystical Space Typhoon e outras cartas do gênero.

BlackLusterSoldierEnvoyoftheBeginning-CT10-EN-SR-LE

Você pode usar Prisoner para negar o efeito de alvejar e banir do BLS, isso caso ele alveje um monstro que você controle, o que pode ser bastante útil caso você esteja duelando contra alguém que usa Chaos Dragon, e consequentemente você estará protegido de um Chaos Sorcerer que sempre esta presente em um deck como Chaos Dragon, e o melhor, que ao invés de depender de duas Breakthrough Skill viradas para baixo, e no caso da Prisoner você somente vai necessitar somente de uma Skill Prisoner, na primeira tentativa de banimento de uma das suas cartas você pode negar imediatamente(assim como Break), mas na próxima vez que ele invocar um BLS ou Chaos Sorcerer a ativação rápida da Prisoner no cemitério vai proteger novamente outra carta no seu campo, dificultando desse modo a tentativa do oponente limpar seu campo e diminuindo o ritmo de jogo do seu oponente. Nesse "episódio", a principal vantagem que a Prisoner leva sobre a Break é que se você dependesse somente da Break, você precisaria de duas delas para impedir o banimento dos seus monstros, pois quando no cemitério ela só ativa no seu turno e isso a tornaria dispensável já que BLS e Chaos Sorcerer ativam no turno do oponente.

Quem a usa não se arrepende

É claro que que você não vai poder usar o efeito da Prisoner duas vezes no mesmo turno, pois ela não ativa do cemitério no mesmo turno em que é enviada, mas ela vai ficar lá esperando a próxima tentativa do oponente, sem falar que mesmo que o oponente coloque BLS e Chaos Sorcerer no mesmo turno em campo, de nada vai adiantar, pois na primeira tentativa de banimento de um dos seus monstros a Prisoner já nega os próximos efeitos de monstros que tentem alveja-ló novamente, exemplo:

O oponente invoca BLS e Chaos Sorcerer, no mesmo turno, ele usa Sorcerer para tentar banir seu monstro, você inicia uma chain ativando o efeito da Skill Prisoner, nega o efeito do Chaos Sorcerer que alvejou seu monstro, caso o oponente tente ativar o efeito do BLS para novamente tentar banir seu monstro, o BLS também sera negado, por que? Prisoner nega todos os efeitos que alvejem ou tentem alvejar o seu monstro no turno em que ela é ativada, logo, o oponente poderia ter mil BLS no campo que os efeitos de banimento deles seriam negados ao tentar alvejar o seu monstro.

Vemos novamente a superioridade da Prisoner sobre a Break nessa situação, onde Break só poderia negar o efeito de um dos monstros do oponente, e acredite, essa não é a única situação onde você vai preferir Prisoner a Break.

Break e Prisoner: Qual a melhor?
BreakthroughSkill-BP02-EN-C-1E

Não estou fazendo uma comparação sem pé nem cabeça, ao estilo Maxx "C" e Effect Veiler, digo isso pois ambas as cartas tem efeitos que negam monstros, e ambos podem ser reaproveitadas no cemitério, desse modo as cartas tem bastante em comum. Na minha opinião a Breakthrough Skill é um pouco mais completa por poder negar efeitos de monstros independentemente se eles alvejarem ou não cartas no campo, MAS convenhamos que o efeito de reaproveitamento da Prisoner é superior ao da Break por poder ativar em qualquer turno, salvando suas cartas de monstros como Big Eyes, Dracossack, Bujingi Murakamo e etc, mesmo com ela estando no cemitério, coisa que a Break não pode fazer, pois seu efeito de reaproveitamento no cemitério só ativa no seu turno, impossibilitando a proteção contra as cartas citadas acima, sem falar que uma vez protegida contra um Big Eye(ou qualquer outra carta do oponente que ative seu efeito alvejando uma das suas), sua carta não vai correr riscos de ser alvejada posteriormente por um Dracossack e ser destruída, coisa que novamente a Break acaba deixando a desejar e a Prisoner não.

Outro fato é que boa parte dos monstros lançados hoje em dia, trabalha alvejando cartas para destruição ou qualquer outro afim, fazendo com que a ativação de Prisoner não aconteça em casos únicos e raros, pois muitos decks hoje em dia possuem monstros que alvejam cartas, tais como Prophecy, DR, Mermail, Chaos Dragon(citado anteriormente), Bujin, Noble Knight, Fire Fist, Dark World e etc.

Claro que nada impede você de usar ambas, assim uma cobre os defeitos da outra, mas o motivo para eu ter levantado essa questão é que eu quero saber qual a opinião de vocês, qual carta vocês acham mais útil, Breakthrough Skill ou Skill Prisoner? E também se vocês pretendem usar a Skill Prisoner assim como é perguntando no título do post. Espero que tenham gostado do post, e critiquem a vontade, pois isso ajuda a melhorar a qualidade dos próximos posts.
Comentários Facebook
9 Comentários

9 comentários:

Anônimo disse...

Carta mt boa principalmente pra proteger um ophion de um blaster ou até mesmo pra proteger qlqr outro monstro de um eff veiler de ter seu eff negado (acho q vc deixou isso passar pq negar eff de um monstro as vezes é bem pior q simplesmente destruir)

Unknown disse...

@Anônimo: Vish, que vacilo meu, acabei esquecendo disso, muito bem lembrado anônimo '-'

Vampire Killer disse...

oque eu achei bem legal nela, é que ela pode proteger qualquer carta inclusive spells e traps, um bear, ou um gorilla,efect veiler, caius, raiza. sempre atrapalham

Unknown disse...

@Vampire: Mas Breakthrough também, única diferença é que você não precisa selecionar a carta que esta sendo ameaçada '-'

Unknown disse...

Stardust Dragon pira, belo post, com certeza vai pro meus Evilswarm, Six Samurai, Wind-Up e Gravekeeper

Man El disse...

Ué, mas o Stardust Dragon n alveja ninguém. Na verdade ele é imune tanto à Break quanto à Prison

Anônimo disse...

Pessoal, fazem uma materia sobre o futuro dos dragon rulers. Por ex, compensa mais usar 3x tidal/blaster/tempest/redox = 12monstros ou limitar todos (inclusive os babys), sendo assim, total 8 monstros (1 de cada dragon adultos e babys).

Anônimo disse...

Na verdade, ja estou usando a skill prisoner *--* (jogo no ygo pro)
ela é ótima.
PRINCIPALMENTE para decks de engines, que nescessitam proteger um único monstro para que toda sua jogada se concretize, ela é sem dúvidas essêncial.
No entando, eu ainda uso a Break, pois vamos supôr:
o oponente sumona um Black Rose Dragon....
vc tem um.... deck hieratic xyz lv6, e tinha feito um spam de 2 atum, 1 bounzer e um Ptolomes M7 nesse caso aí é só a break mesmo para salvar a situação cara.
o prolema da break é que ela é voltada em efeitos de monstros que selecionam alvos específicos, enquanto a break é mais completa e versátil, podendo anular qualquer tipo de efeito.
Por enquanto, eu estou usando 2 cópias do Skill Prisoner no main deck e 1 da break no side, mas vamos ver no que dá.....

Anônimo disse...

Muito bom, cara! Se tem valor pela sua vida, faça outro post foda IMEDIATAMENTE XD

Yu-Gi-Hoje!
Design por: Felipe Leonel - Tecnologia do Blogger
Copyright © 2015
Todos os direitos reservados
imagem-logo