sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Analise - XYZ Avenger

Fala galera, suave???
Vou começar dizendo que nem era pra min estar aqui postando pois tenho 3 provas semana que vem e preciso muito estudar. Mas para agregar mais valor ao blog, vou fazer uma analise rápida de uma carta bem interessante encontrada no Lagacy of Variant chamada XYZ avenger.
Lets go!!




Atributo: Dark ( melhor do jogo, com vários suportes como allure, DAD, etc)
Level: 4 (ideal)
Tipo: Fiend (Guates of Dark Wolrd agradece)
ATK: 1800 (um pouco alto se você pensar que seu efeito é de suporte)
DEF: 700 (indiferente)

Efeito:
This card is unaffected by the effects of Xyz Monsters. When this card is destroyed by battle with an Xyz Monster and sent to the Graveyard: Apply this effect, depending on the Rank of that monster. ● Rank 3 or lower: Your opponent sends 1 card from their Extra Deck to the Graveyard. ● Rank 4: Look at your opponent's Extra Deck and send 1 card from their Extra Deck to the Graveyard. ● Rank 5 or higher: Your opponent sends from their Extra Deck to the Graveyard, a number of cards equal to that monster's Rank.

Ok, agora que você conhece todos os atributos do vingador XYZ vamos analisar seu efeito.

“This card is unaffected by the effects of Xyz Monsters.”

Efeito continuo de alto proteção contra efeitos de monstro XYZ. (Dracossack, você não pode me afetar bitch).

“…When this card is destroyed by battle with an Xyz Monster and sent to the Graveyard:”

Condição para ativar seu efeito. Ele exige que avenger seja destruído em batalha por um monstro XYZ e enviado para o cemitério (efeito trigger que ativa no cemiterio). Então Dimensional Fissure, Macro cosmo são suas inimigas porque não deixam que ele chegue ao grave.

“...Apply this effect, depending on the Rank of that monster.”

Primeira parte do efeito, em que dependendo do rank do monstro XYZ que o destruído, um efeito diferente é aplicado, que são:

“● Rank 3 or lower: Your opponent sends 1 card from their Extra Deck to the Graveyard.”

Se o rank do monstro for 3 ou menor seu oponente escolhe qual monstro quer mandar para o cemitério. De certa forma pode até ajudar seu, porque ele pode mandar um monstro light/dark e usa-lo como food para chaos monsters, DAD e até mesmo um terceiro tipo diferente de monstro para ativar Pot of dichotomy e Diagusto Emeral.

“● Rank 4: Look at your opponent's Extra Deck and send 1 card from their Extra Deck to the Graveyard.”

Se o rank for 4 você escolhe qual monstro mandar para grave. Ajuda bastante limitando as alternativas de jogadas que seu oponente pode fazer e elimina algum monstro chato que pode te atrapalhar no andamento da partida.

“● Rank 5 or higher: Your opponent sends from their Extra Deck to the Graveyard, a number of cards equal to that monster's Rank.”

Aqui se o rank do monstro for 5 ou maior seu oponente manda monstros para o cemiterio igual ao rank do monstro que destruí-o avenger.

PS: Os monstros enviados ao cemitério por esse efeito NÃO PODEM ser special sumon. Os monstros Synchro e XYZ são Semi-nomi, isso quer dizer que eles tem que ser sumonados corretamente e depois podem ser especial por outros métodos.

Comentários:

Com a chegada dos monstros synchros, o extra deck passou a ser mais utilizado. Isso porque os bichos brancos podem ser facilmente encaixados em praticamente todos os decks e seus efeitos podem ajudar no andamento do duelo. É como se você tivesse 15 cartas extras para te ajudar, dai o nome extra deck.
Mas antes uma breve história. Antigamente o extra deck era chamado de “Fusion deck” porque os únicos monstros que ficavam lá eram monstro de fusão. Seu nome foi mudado para extra deck com a chegada dos synchros em 2008 e seu limite passou de 30 para 15 cartas. Em 2011 os XYZ mosnters foram incluídos ao jogo com a mesma utilidade dos synchros mas como uma tech play diferente (também figurando no limite de 15 cartas do extra deck).
Nesse contexto, XYZ Avenger vem para tentar limitar as opções de “armas extra” que seu oponente pode ter.
A destruição de extra deck é uma característica anti-meta muito interessante se levarmos em conta que atualmente 90% dos decks usam, abusam, ou dependem do extra deck para executar sua jogadas.
Exemplos de como o extra deck é importante: Como seriam os dragunitys sem vajarayana?? Evilswarm sem Ophion?? Os gladiators beast sem Gyzarus?? Dragon ruler sem dragossack ou Big eye?? Constellasr sem os rank 5?? Dino rabbit sem os Evolsars?? Enfim, deu pra perceber que hoje o meta depende do extra deck.
Mas alguns decks podem jogar sem o uso do extra, como Gravekeeper’s, Prophecy, Bujins, entre outros.

Utilidade

XYZ avenger pode ser uma boa opção de side contra decks que, como eu já citei acima, depende do extra para executar suas jogadas. Mas você vai precisar de um pouco de bom senso na hora de usar essa carta. Como seu efeito depende que ele seja destruído por um monstro XYZ seu oponente pode muito bem escolher atacar avenger com outro monstro, ai toda sua jogada pode ir por agua abaixo.
Uma alternativa seria suicidar avanger batendo em um monstro XYZ mais forte, e seus 1800 pontos de atk garantem que você leve pouco dano ao fazer essa manobra. Ex: atacar um Dracossack (kill bitch). Você leva 800 pontos de dano e vê seu oponente mandar 7 cartas do extra para o cemitério = perda de 50% das alternativas que seu oponente teria ao longo da partida.
Com certeza eu vou usar essa carta só para rir da cara do oponente vendo o extra deck dele sumindo.

É isso ai galera, espero que tenham gostado.
Sábado tem por que banida, não percam.
Agora bora estudar um pouco???
Comentários Facebook
5 Comentários

5 comentários:

Anônimo disse...

Hj no YGOPró fiz algo cabuloso, suicidei com ele = 8 monstros cemiterio, em seguida ativei a trap Call of Hunted e vai lá mais 8 monstros... 8? Que nada mais 6 pq o extra deck ficou zerado. O que aconteceu depois? Rage Quit. uahuhauhauhauhauhauh

Legal ter feito o post, esta carta realmente merece destaque.

BuBa disse...

Bom post WC, bom que você chamou atenção para essa carta pq ela pode realmente ser útil em certos sides...

Unknown disse...

Bela análise, confesso que não gostei muito do Avenger, mas talvez eu mude de ideia, e essas provas finais estão osso mesmo.

Man El disse...

Diria que ele corre o risco de ser pego pela banlist.

Unknown disse...

um bom efeito e um bom atk! gostei desse vingador do caramba kkk belo post mano abç

Yu-Gi-Hoje!
Design por: Felipe Leonel - Tecnologia do Blogger
Copyright © 2015
Todos os direitos reservados
imagem-logo