sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Siding In Progress


Sou eu novamente pessoal! Desta vez o assunto são os side decks, o formato mal começou oficialmente mas já da para ter noção do que virá pela frente, neste post eu pretendo mostrar a vocês as melhores cartas que estão a disposição para preencher seus side decks e combater o meta, já adianto que só comentarei sobre decks TCG e somente os quais eu considero uma ameaça potencial.

Até o momento só 5 decks me chamaram a atenção por uma rápida adaptação ou vantagem em relação ao formato Setembro e eles são Dragon Ruler, Evilswarm, Dark World, Fire Fist e Mermail/Atlantean. Esses decks tem aparecido bastante e vencem a maioria dos duelos em que jogam, só é meio difícil saber para qual lado vai a vitória quando eles se enfrentam, isso acaba dependendo dos players, mas o assunto principal aqui é formar um bom side contra esses possíveis Tier 1.

Deck: Dark World


Vamos começar por um deck que é tão poderoso que se mantem intocável pela banlist faz bastante tempo, Dark World sempre reaparece no topo das tiers quando um formato acaba(igualmente o Grapha do cemitério), é um deck que usa do descarte de seus monstros da mão para começar suas jogadas e sempre após o descarte algum efeito é ativado, efeitos de seach, draw, summon e também destruição. Jogar contra Dark World nunca foi fácil por ser um deck bastante consistente e que ter um beater praticamente "imorrivel". Agora vamos ao que interessa que é o que usar no side contra este deck!

Cartas Para Side: Shadow-Imprisoning Mirror e Consecrated Light


Decks Dark World não tem muito o que fazer contra Shadow-Imprisoning Mirror além de orar pedindo para uma carta de destruição de spell/traps vir a mão, esta carta nega os efeitos de monstros do atributo dark tanto no campo quanto no cemitério, com este efeito da para notar que Dark Worlds ficam praticamente travados diante desta carta, monstros que ativam seu efeito após serem descartados não vão mais ativar e com Heavy Storm banida esta carta tem chances de ficar um bom tempo no campo bloqueando o oponente, na minha opinião está é a melhor carta para usar contra eles.


Esse carinha aqui se torna super uma dor de cabeça para o oponente se usado contra os monstrinhos dark, seu atk e def podem ser os mais baixos possíveis, mas com este efeito tudo é compensado. Ele impede a invocação normal ou especial de monstros do atributo dark e ainda não pode ser destruído por batalha pelos mesmo e como se não bastasse o dano não é aplicado nas batalhas. Dark World só pode se livrar desse carinha com spells ou traps de destruição de monstros, pois sem poder invocar seus monstros eles ficam praticamente inutilizados.

Deck: Evilswarm


Evilswarm fizeram muita fama formato passado sendo o melhor anti-meta para combater DR e Prophecy, eles voltam a aparecer neste formato para combater novamente os dragões(DR) e agora também o novo inimigo Mermail/Atlantean. Ophion é o boss do deck que pode ser facilmente invocado utilizando o Evilswarm Castor mais qualquer outro Evilswarm, o efeito do Ophion é arrasador contra decks que utilizem monstros de nível 5 ou maior pois Ophion não permite a sua invocação especial enquanto possuir materiais e como se não fosse suficiente ele pode trazer para mão com um custo de 1 material xyz a spell mais irritante deste e do formato anterior, Infestation Pandemic que pode ser ativado em qualquer turno e deixa monstros lswarm(como ele) imunes a outras spell/traps. Por este deck também ser composto por monstros darks as cartas que mostrei para combater Dark World servem contra este deck também, mas tem algumas que podem funcionar muito bem contra os Evilswarm além daquelas mostradas anteriormente.

Cartas Para Side: Mind Crush e Xyz Encore


Em um metagame onde search é essencial para um deck Mind Crush pede para ser staple em side decks, ela não é uma carta para ser usada contando com a sorte para escolher um nome e acertar do nada e sim para usar quando o oponente faz search de alguma carta por efeito, por exemplo quando o Ophion descarta um material xyz para buscar uma Infestation Pandemic do deck pois neste momento o oponente deve mostrar a carta adicionada o que te permite ver o nome dela e esse é o momento perfeito para ativar Mind Crush.


Xyz Encore é minha preferida contra Evilswarm pois ela descarta todos os materiais que o monstro possui atualmente, retorna o monstro xyz para o extra deck e depois invoca os materiais descartados por este efeito diminuindo os seus níveis em 1 e em modo de defesa. Para você que não conhece esta carta deve estar achando que ele não serve para nada e é melhor usar Compulsory Evacuation Device que pelo menos tira o monstro do campo e não invoca monstros para o oponente, mas a diferença é que esta carta não pode ser respondida por nenhuma carta até mesmo por counter traps, no efeito dela diz que nenhuma carta pode ser ativada em resposta a sua ativação e isso é útil contra Evilswarm pois jogadores que utilizam um deck Evilswarm esperam ser ameaçados para ativar suas Infestation Pandemic, mas caso você ativa Xyz Encore primeiro ele não vai poder ativar Infestation Pandemic em resposta o que deixa o Ophion ou qualquer outro Evilswarm xyz desprotegido e invoca seus materias(que podem acabar sendo só 1 se o Ophion já estaria no campo a um turno atrás e ativou seu efeito anteriormente e já que Xyz Encore só revive os materiais enviados por ela mesma o oponente só vai ter um monstro em modo de defesa em campo).

Deck: Fire Fist 4-Axis


Mesmo após serem atingidos pela banlist perdendo uma cópia da Fire Formation - Tenki eles ainda tem muitos suportes bastantes úteis e só precisaram substituir uma carta do main deck. Sem Heavy Storm para destruir todas as Fire Formations de uma vez só este deck consegue maior controle de campo, o que permite que as Fire Formations durem tempo o suficiente para serem usadas para ativar os efeitos dos seu monstros. Tiger King o boss do deck tem um efeito parecido com o de Ophion buscando uma Fire Formation do deck só que dessa vez só quando invocado, ele também pode negar o efeito de todos os monstros atualmente no campo exceto de beast-warrior type, e ainda tem outro efeito muito bom de após sua destruição por enviar duas Fire Formation do campo para o cemitério invocar dois beast-warrior de nível 4 do deck que possuam mesmo ataque para o campo em posição de defesa.

Cartas Para Side: Macro Cosmos e Overworked


Infelizmente Macro Cosmos foi limitada(o que devia ter acontecido a bastante tempo atrás), mas mesmo assim continua sendo uma das melhores cartas para combater a irmandade do punho de fogo(Brotherhood Of The Fire Fist), se você se pergunta o que esta carta tem demais, eu vou responder agora pois todas as cartas que seriam enviados para o cemitério são banidas, caso ainda não tenha entendido o porque dela estar aqui eu explico, todos os efeitos dos Fire Fists que envolvem Fire Formations tem como custo enviar um número de Fire Formations do campo para o cemitério, mas com Macro Cosmos de face para cima no campo eles não podem fazer isso pois as cartas serão banidas e não enviadas ao cemitério o que impede a ativação do efeito deles. Outra coisa que se deve levar em conta é que as suas cartas também são banidas o que não é tão bom dependendo do seu deck.


Esta aqui é minha preferida, ela simplesmente destrói todos os monstros que possuam atk maior que o valor original e como todas as Fire Formation aumentam o atk dos beast-warrior que o dono controla, Overworked se torna arrasadora pois é igual uma Dark Hole que só funciona contra o oponente o que só melhora. Se você pretende enfrentar Fire Fists hoje recomendo que coloque está carta no seu side deck, pois você poderá dizer gg assim que ver está carta na sua maõ.

Deck: Dragon Ruler


Os DR voltaram(é tipo a volta dos que não foram), eu preferi não especificar a versão do deck pois existem varias soltas por ai, a mais usada é DR Plants que joga com os Dragon Rulers em uma versão mais synchro, mas existem outras a exemplo do DR puro e também o meu preferido que é o DR Lightsworn que já conseguiu alguns torneios nas terras orientais. Não importa a versão decks DR tem um objetivo em comum que é encher o cemitério de monstros que possam ser banidos para invoca-lós e também banir alguns de seus semelhantes o que também proporciona o search dos mesmo. Este é um pouco difícil de se combater, mas não é impossível vence-lós.

Cartas Para Side: Imperial Iron Wall e Gozen Match


Acho que entre todas essa aqui é a melhor para combater os DR, um efeito simples mas muito útil contra eles, está carta impede que cartas sejam removidas do jogo, ou seja, impede o banimento de cartas e desse modo bloqueia os Dragon Ruler impedindo a invocação por seus próprios efeitos. Com Heavy Storm banida talvez a carta dure mais no campo, o único problema em usar esta carta é que muitos DR tem Royal Drecree no side o que inutiliza esta carta, mas acho que da para ganhar pelo menos o primeiro duelo do match com ela pegando o oponente de surpresa e tentando acabar com o duelo rapidamente para que ele não use um Mystical Space Typhon ou algo do gênero para destruir esta carta.


Todos nós sabemos que decks DR tem um minimo de 4 atributos diferentes, sendo desse modo Gozen Match pode dar dor de cabeça ao oponente obrigando ele a só controlar monstros de 1 único atributo, o que da um grande block nele impedindo que ele consiga fazer de maneira eficiente seus synchros e xyz que na maioria das vezes tem atributo diferente. Como eu disse acima não demora nada adicionar uma Royal Decree no deck para os DR o que pode livrar eles do bloqueio e acaba restando a você conseguir puxar uma carta que destrua uma a Royal Decree.

Deck: Mermail/Atlantean


Finalmente chegamos ao ultimo deck que será comentado nesse post, Mermail/Atlantean também foi afetado pela banlist, mas continua rodando bem. Eu nem tenho palavras para descrever como esse deck é forte, agora que os DR não são mais os mesmo acho que nem eles com todas as suas versões são capazes de vencer um deck destes bem composto. O deck tem uma base parecida com a dos Dark World que é a de descarte, com um único diferencial que os efeitos só são ativados se os monstros descartados forem enviados para o cemitério pelo efeito de um monstro water. A coisa mais irritante desse deck na minha opinião é o Mermail Abyssgaios que tem um efeito que deixa qualquer outro rank 7 no chinelo(até mesmo Dracossack), em qualquer turno ele pode descartar um material e negar o efeito de todos os monstros que o oponente controla atualmente que possuam atk menor que o dele o que na maioria das vezes da muito dor de cabeça e como se isso não fosse o suficiente ele também não pode ser atacado por monstros que possuam o nível 5 ou maior. Esse aqui é o que eu acho mais difícil de enfrentar, pois ao contrário dos outros contrario dos outros não da para parar um Mermail/Atlantean de modo eficaz o suficiente para deixar o oponente nervoso.

Cartas Para Side: Soul Drain e Mind Drain


Acho que limitaram esta carta justamente para não usarem 3/2 copias contra Mermail/Atlantean, essa carta faz diferença contra eles pois impede a ativação de efeitos do cemitério o que acaba inutilizando os efeitos de Atlanteans descartados para ativação do efeito de outro water o que é bom pois existem Atlanteans que podem destruir spell/traps ou até mesmo monstros. Infelizmente isso não vai parar os Mermail/Atlantean de uma forma super eficaz só vai resolver um dos problemas, pois mesmo sem a ativação dos efeitos dos enviados ao cemitério os que ficam no campo ou na mão que descartam os amigos da mão ainda ativam. Outras cartas boas para impedir este tipo de jogado dos Mermail/Atlantean são Dimensional Fissure e Macro Cosmos que não deixam os Atlantean ou qualquer outro water ir para o cemitério.


Essa aqui é para impedir os Mermails que ativam seus efeitos da mão(ou qualquer outro water que ative da mão utilizando o descarte de outros water), essa carta impede a ativação de monstros como Abyssteus, Megalos, Abyssleed e também Tidal que são monstros presentes no main deck dos Mermail/Atlantean. Se você conseguir a façanha de colocar esta carta e a citada acima no campo com a carência de heavy storm para derrubar as duas de uma vez você terá uma grande chance de deixar o deck do oponente quase totalmente travado, mas infelizmente ainda sobram os monstros que ativam do campo, só que você pode driblar eles usando cartas como Effect Veiler e Breakthrough Skill. Como eu disse antes não da para para este deck de uma maneira satisfatória, mas não custa tentar.

Ultimas Declarações

Bom pessoal o post termina por aqui, espero que tenham gostado deste post e peço que digam no que eu posso mudar para um post mais prazeroso para todos, neste eu escolhi as cartas que eu mais uso contra os decks citados, além destes existem também outros que se estão indo muito bem no formato atual um exemplo é Necrovalley. Se vocês costumam usar outras cartas contra algum destes decks e consideram uma boa pedida contra eles digam nos comentários para compartilhar com os demais(se for da sua vontade claro).
Comentários Facebook
26 Comentários

26 comentários:

Porthos disse...

Shadow-Impresoning Mirror só nega a Summon do Grapha vindo do graveyard num mundo em que MST nega Dark Hole...

Anônimo disse...

Rlx Porthos, Nem todos são Mega-Viciados Experts que manjam todas as regras e que não cometem um erro nos duelos '-' ...

BuBa disse...

Outro belo post Emerson, só cuidado com essa regrinha que o Porthos falou o/

Porthos disse...

Ninguém é assim, só to dando um toque pra ele que a summon do Grapha não gera chain.

BuBa disse...

BTW, já tirei a frase ^^

Porthos disse...

ADM do poder, lembro quando eu tinha essa skill no chat do clan do Skype. Digamos que as pessoas reverenciam bastante a mim e a meu membro naqueles tempos... Bons tempos...

Unknown disse...

Vlw Buba, vou tomar mais cuidado com essas regrinhas da próxima vez, desculpa novamente.

Anônimo disse...

Bom post, Emerson Divo <3
-Rick com preguiça de logar

dragon_hibrid disse...

e não é que o Emerson posta bem hehe

Makoto Kazuma!{Hunter}! disse...

esse porthos so pq manja das rulings kkkkkk
o cara nem falo nd de negar o summon do grapha no post :l

Guilherme disse...

Desculpe pela pergunta noob, mas só aprendemos perguntando. Pq o Shadow-Imprisoning Mirror não nega o special summon do grapha? Obrigado pela atenção

Porthos disse...

Rick fez um artigo sobre isso: http://yugihoje.blogspot.com.br/2013/02/summons.html

Bruno Gutierres disse...

Belo post Emer, mas...

Põe uns sides bons da próxima. Tipo Macro e Soul Drain não fazem praticamente nada. E outra, Mind Drain não ajuda muito contra o Mermail, tem Tidal, Sphere, Linde, Diva e todas essa putarias que fazem eles conseguirem bater mesmo sem precisar usar os mermonsters e que ainda podem ser descartados se não servirem pra nada na mão.

Como dica eu recomendo que vc pergunte pro pessoal quando for fazer um post assim, a opinião de muita gente te dá muita referência e ajuda bastante.

No lugar destes 3 Sides avho que pro Fire Fist, Fiendish e backrows cleaners são mais que o suficiente. Já pro Mermail é só usar o melhor side de todos contra eles, Banisher of th Radiance, ele sozinho ganha o jogo. Fora as outras cartas que impedem special summon e busca e que são ilimitadas. Acho que o único side limitado que compensa usar é o Transmigration Prophecy, ela acaba com qualquer combo, tira os teimmings e faz caralho a 4, broken demais.

Unknown disse...

@Makoto Kazuma!{Hunter}!: Na verdade eu tinha cometido o erro de citar isso, mas o Porthos me avisou e o Buba já apagou a frase, mas eu já estou cuidando para não ter outros problemas com rulings no meu post.

@Bruno Gutierres: Entende, neste post eu coloquei mesmo o que eu costumo, mas da próxima eu vou perguntar a alguns amigos e a vocês se conseguir. Em mermail eu fiquei um pouco em dúvida, pois não é um deck muito fácil de se lidar. No caso da Macro Cosmos eu pensei em colocar Fairy Wind no lugar, mas acho que levar 300 de dano não é uma boa. Agradeço pelo comentário.

Anônimo disse...

When a face-up "Blackwing" monster you control is destroyed by a card effect and sent to the Graveyard, you can Special Summon this card from your hand. When you Synchro Summon using this card as a Synchro Material Monster, your opponent cannot activate cards or effects.pessoal do yu gi hoge esse ai eo efeito do Blackwing - Kogarashi the Wanderer, que nmuitos de vcs ja deven conhecer a muito tenpo mas indo direto ao assunto eu gostaria de fazer uma pergunta a vces nele dis que quando ele e usado em invocasao de Synchro meu oponemte nao pode ativar cards ou efeitos entao quer dizer que meu oponemte nao vai poder ativar nada magicas traps nem efeitos de monstros e isso nao jogar nenhuma carta no canpo por favor me respondam. obrigado pela atensao

Unknown disse...

@/\ Anônimo: Seu oponente só não vai poder ativar cartas que façam resposta a invocação dele, tais como Botomless Trap Hole e Torrential Tribute.

Makoto Kazuma!{Hunter}! disse...

Emerson Entendi lolz

o melhor side para tds é necrovalley menos para Dark World q se benifia e ferra geral lolz

anonimo a compulsory ferra seu blackwing

Lucas disse...

Uma dúvida besta... alguém sabe o que acontece se vc tiver Macro cosmos e imperial iron wall no campo ao mesmo tempo?? Tela azul? dor de cabeça?? Não pode nem banir nem mandar pro cemitério...

Unknown disse...

@Lucas: Não tenho muita certeza, mas acho que Imperial Iron Wall inutiliza o efeito da Macro Cosmos.

Diego disse...

Uma duvida se utilizar o monster reborn e fazer special summon o oponente pode ativar o bottomless trap hole?

Unknown disse...

@Diego: Monster Reborn está banida então é meio difícil de você passar por um problema desses, mas respondendo a sua pergunta oponente tem toda a liberdade de ativar bottomless ou qualquer outra carta em resposta a invocação realizada por monster reborn.

Makoto Kazuma!{Hunter}! disse...

@Lucas a imperial anula a macro e faz com q nd seja banido

@Diego o oponente pode ativar bottmless sim ...mais como o emerson disse a n ser q vc jogue no OCG n vai poder usa-la

Anônimo disse...

Pouw cara ÓTIMO post ^^
Hmmmmm como sugestão contra Dark World e Evilswarm eu sugiro o Koa'ki Meiru Drago:
http://yugioh.wikia.com/wiki/Koa'ki_Meiru_Drago
Ele é....... irritante, no minimo podemos dizer isso dele, sozinho ele fode com DW e Evilswar, fora que também prejudica ligth e chaos como LW, Prophecys, Bujins, Hieratic's...... ele não tem um ataque muito bom, mas ajuda muito mesmo que fique 2 games no campo ele faz mauw diferença.
Bom, o problema dele é que só funciona com decks Dragons de preferência Wind..... mas Deck's Dragons estão em alta^^ então fica dica o/

Guilherme disse...

Estava lendo o tópico sobre as regras de summon e fiquei com uma dúvida se atacar o oponente e ele ativar o efeito do gorz e posso negar com um bottomless trap hole?

Porthos disse...

@Guilherme: Não, o Buraca Armadilha Sem-Fundo não pode ser ativada no calculo de dano, que é quando o Gorz é invocado, MAS se ele não fosse invocado nessa parte do jogo, poderia tomar o buracão normalmente.

Makoto Kazuma!{Hunter}! disse...

Exato Porthos xD

Yu-Gi-Hoje!
Design por: Felipe Leonel - Tecnologia do Blogger
Copyright © 2015
Todos os direitos reservados
imagem-logo