sábado, 23 de março de 2013

O Diagrama do Metagame. Tema de Hoje: Control.


Continuando a série de artigos, hoje é dia de falarmos de um dos estilos de jogo mais famosos por vários Metagames: O Control! O nosso relógio do Metagame sempre nos diz que:

"Aggro vence Aggro-Control que vence Control, que vence Combo, que vence Midrange, que por sua vez vence Aggro e o ciclo se repete"





Tema de Hoje:  Control


Control, controle de campo, de mão, de cemitério, da zona de banidas e de todas as zonas do Campo. São o estilo de jogo mais comum entre decks Anti-Meta e Macro Rabbit.


Decks Control são aquele tipo de deck que recusam jogos muito rápidos e fazem um jogo de atrito, por meio de armadilhas, lentamente ganhando vantagem das suas cartas lentas, porém mais poderosas. A força principal de um Deck control é a habilidade de tirar o valor dos cards oponentes. Eles podem fazer isso de 4 formas:

1. Removendo problemas a um custo reduzido. Tendo a oportunidade, decks Control podem ganhar Vantagem por responder vários monstros com apenas uma Spell ou Trap, como Mirror Force, Dark Hole, acabando com o campo que custou muito do oponente com uma simples carta, dando um exemplo prático:

Jogador A invoca uma Tour Guide from the Underworld trazendo outra Tour Guide. Faz um Leviair, e traz um Rai-Oh da zona de banidas.

Jogador B limpa o campo com Torrential Tribute.


2. Não jogar nada que possa ser respondido. Usando cartas proativas, os decks Control ganham vantagem virtual por reduzir a utilidade dos cards de remoção do Oponente. Por exemplo, Black Rose Dragon não é uma opção muito boa contra um deck Control.

3. Usar cards que estraguem toda tentativa de 'Push' vinda do oponente. Mesmo que indiretamente, eles podem destruir o que precisar com cards como Effect Veiler, Maxx "C", entre outras Hand Traps e Spells/Traps rápidas.

4. Colocar o jogo em um ritmo lento, como uma preparação pros combos. Um oponente com cards mais rápidos e eficientes será mais lento e menos efetivo com o passar do tempo.


Exemplos de Cards Control:

Effect Veiler, Maxx "C", Traps, Forbidden Lance, Forbidden Dress, Forbidden Chalice, Swift Scarecrow, Thunder King Rai-Oh, Doomcaliber Knight, etc;



Exemplos de Decks Control:



- Gravekeeper

Monsters: [14]

[3] Gravekeeper's Spy
[2] Effect Veiler
[3] Gravekeeper's Recruiter
[2] Gravekeeper's Commandant
[2] Gravekeeper's Descendant
[1] Malefic Cyber End Dragon
[1] Blackwing - Gale the Whirlwind

Spells: [10]

[2] Pot of Duality
[2] Mystical Space Typhoon
[1] Dark Hole
[1] Heavy Storm
[1] Monster Reborn
[3] Necrovalley

Traps: [16]

[2] Starlight Road
[1] Solemn Warning
[1] Solemn Judgment
[2] Bottomless Trap Hole
[2] Torrential Tribute
[2] Dimensional Prison
[2] Compulsory Evacuation Device
[1] Breaktrought Skill
[1] Fiendish Chain

Extra Deck: [15]

[2] Abyss Dweller
[2] Stardust Dragon
[1] Number 39: Utopia
[1] Number 50: Blackship of Corn
[2] Maestroke the Symphony Djinn
[1] Diamond Dire Wolf
[1] Number C39: Utopia Ray
[1] Black Rose Dragon
[1] Ancient Faerie Dragon
[1] Cyber End Dragon
[1] Mist Wurm








- Dino Rabbit

Monsters: [18]

[2] Rescue Rabbit
[3] Sabersaurus
[3] Kabazauls
[2] Tour Guide From the Underworld
[1] Night Assailtant
[1] Dododotengu
[3] Jurrac Guaiba
[2] Spirit Reaper
[3] Maxx "C"

Spells: [11]

[2] Pot of Duality
[3] MST
[1] Dark Hole
[1] Heavy Storm
[1] Monster Reborn
[3] Forbidden Lance

Traps: [11]

[1] Solemn Judgment
[1] Solemn Warning
[2] Bottomless Trap Hole
[2] Torrential Tribute
[1] Breaktrought Skill
[1] Fiendish Chain
[2] Compulsory Evacuation Device
[1] Starlight Road

Extra Deck:

[1] Stardust Dragon
[2] Evolzar Laggia
[2] Evolzar Dolkka
[2] Leviair the Sea Dragon
[1] Wind-Up Zenmaines
[1] No. 17: Leviathan Dragon
[1] Temtempo the Percussion Djinn
[1] Number 39: Utopia
[1] Maestroke the Symphony Djinn
[1] Abyss Dweller
[1] Diamond Dire Wolf
[1] Gagaga Cowboy


Comentários Facebook
6 Comentários

6 comentários:

Anônimo disse...

Deck Ninja pode ser considerado como control? Ja que com a Ninjitsu Transformacao, podemos invocar Apex ou Simorg para fazer o controle de campo. No caso do Simorg + fragance a nao ativação de spell e setagens. No caso do Apex, a anulação dos efeitos.

Ou numa build pura ninja, temos a super transformação que usurpa o melhor monstro (principalmente Synchro ou Boss Monster) do oponente. Temos art ninja que reduz pela metade o ATK de todos os monstros que entram como Special Summon.

E uma dúvida. Hoje, qual o melhor tipo de deck? Aggro, ou Aggro-Control, ou Control, ou Combo, ou Midrange? No caso, os decks metas (Fire Fist, Mermails, Phantom Plane, Incarnate) sao de que tipo?

Henrique disse...

@Anônimo: Eu colocaria como Aggro-Control, Control ou Midrange, depende da Build, sempre depende de como montar.

Henrique disse...

E a segunda pergunta, não há um melhor...

Incarnate é Aggro, Mermails são Aggro-Control, Fire Fist é Midrange, Phantom Plane é Combo com a versão Synchro

Anônimo disse...

Todos os lockdonws deck são decks control?

Henrique disse...

@Anônimo: Sim, todos os Lockdown Deck são decks Control, já que visam controlar o duelo fechando o oponente, como foi citado no artigo.

Anônimo disse...

You could definitely see your enthusiasm within the work you write.
The arena hopes for more passionate writers such as you who aren't afraid to say how they believe. All the time go after your heart.

Here is my site :: cellulite treatment cream

Yu-Gi-Hoje!
Design por: Felipe Leonel - Tecnologia do Blogger
Copyright © 2015
Todos os direitos reservados
imagem-logo