Porém cada deck tem seu estilo, assim como cada jogador. Vamos ver o diagrama e a explicação do mesmo.
Bom, e o que isso quer dizer? É algo do tipo um Relógio do Metagame:
"Aggro vence Aggro-Control que vence Control que vence Combo que vence Midrange que vence Aggro, e o ciclo se repete"
Mas o que seria cada um desses? Vamos ao tema de hoje:
Aggro
Aggro é uma estratégia que foca em cortar os pontos do oponente rapidamente, aplicando dano por batalha ou efeito(Sim, Burn é um deck Aggro!) Nos primórdios do Yu-Gi-Oh! essa era uma das poucas estratégias viáveis e houve uma época em que Mechanicalser custava caro para um card na época simplesmente por ser o Monstro Nível 4 ou menor com mais ataque do jogo! Dá pra ver como as coisas eram niveladas por baixo. Normalmente os Aggro Decks usam de dano ou de ATK elevado, utilizando de cards como Royal Decree para não parar seus ataques, monstros ou cards naturalmente fortes.
Ultimamente, Decks Aggro não são muito populares, mas não faz muito que tivemos um Aggro Deck no topo: Falo dos Chaos Dragons!
Monsters: [31]
[3] Lightpulsar Dragon
[3] Darkflare Dragon
[1] BLS - Envoy of the Beginning
[1] Chaos Sorcerer
[1] REDMD
[1] Dark Armed Dragon
[3] Ryko, Lightsworn Hunter
[3] Lyla, Lightsworn Sorcerer
[1] Eclipse Wyvern
[1] Gorz the Emissary of Darkness
[2] Tragoedia
[2] Tour Guide from the Underworld
[2] Effect Veiler
[2] Maxx "C"
[1] Night Assailtant
[2] Debris Dragon
[2] Card Trooper
Spells: [9]
[2] Solar Recharge
[1] Charge of the Light Brigade
[1] Dark Hole
[1] Heavy Storm
[1] Monster Reborn
[1] Seal of Orichalcos
[2] Mystical Space Typhoon
Extra Deck:
[1] Number 61: Volcasaurus
[1] Gaia Dragon, the Thunder Charger
[1] Gauntlet Shooter
[1] Super Dreadnought Railway Gun Gustav Max
[1] Gachi Gachi Gantetsu
[1] Leviair the Sea Dragon
[1] Wind-Up Zenmaines
[1] Number 17: Leviathan Dragon
[1] Number 30: Acid Golem of Destruction
[1] Iron Chain Dragon
[1] Black Rose Dragon
[1] Trident Dragion
[1] Armory Arm
[1] Maestroke the Symphony Djinn
[1] Ally of Justice Catastor
Isso é ou não é o mais puro deck Agressivo? Vamos identificar alguns fatores.
Estratégia Chaos Dragon:
Principal; Swarm dos monstros Chaos, Beatdown de Dragons.
Secundária: Synchro e Xyz Summon.
Apenas vendo a estratégia principal do deck podemos notar que se trata de um deck Aggro, focando em tirar parcelas de LP do oponente e então vencer o jogo ás custas disso. Se formos observar bem..
Card Trooper aumenta seu ATK, sendo Aggro. Red-Eyes Darkness Metal Dragon, Lightpulsar Dragon, Darkflare Dragon e BLS - EOB são todos monstros Aggro, que tiram parcelas do LP oponente usando seu poder de ATK.
Outra decklist que posso usar pra exemplificar o Aggro é o Chain Burn:
Monsters: [9]
[3] Swift Scarecrow
[3] CardCar D
[1] Lava Golem
[1] Metaion the Time Lord
[1] Maxx "C"
Spells: [5]
[2] Pot of Duality
[1] One Day of Peace
[2] Chain Strike
Traps: [26]
[3] Reckless Greed
[3] Jar of Greed
[3] Legacy of Yata-Garasu
[3] Accumulated Fortune
[3] Just Desserts
[3] Secret Barrel
[3] Waboku
[3] Threatening Roar
[3] Magic Cylinder
Como você não pode chamar esse deck de Aggro? Olha o foco dele:
Estratégia Principal; Dar dano.
Estratégia Secundária; Dar dano, Stall, Draw, Dar dano..
Ou seja, o deck não vence se não der dano porque não tem ataque. O deck não ataca, exceto raramente. O deck defende, tira LP, defende, tira LP.
O estilo de jogo do Jogador Aggro
Situação hipotética de um jogador agressivo(Jogador A):
Jogador A invoca Card Trooper
Jogador B usa Solemn Warning
Jogador A usa Monster Reborn no Card Trooper e bate pra 1900
Essa Reborn era realmente necessária? Será que não seria melhor guardar para um momento mais oportuno? Não é como se fosse seu único monstro. Um jogador Aggro costuma usar todos seus recursos para lidar com O CAMPO, sem pensar na MÃO, no CEMITÉRIO e nos blefes do oponente. Se ele lidou com o campo do oponente, mesmo tendo ele ficado com 2 na mão e 2 no campo e o oponente com 0 no campo e 5 na mão, pra ele é vantagem.
Esse exemplo que dei foi de um jogador Aggro ruim. Um exemplo de jogador Agressivo BOM é aquele que sabe usar seu estilo agressivo para colocar o oponente em problemas, como Lockdowns que decidem o jogo, como Reborn num monstro chave do Grave oponente e um OTK saindo do nada. Cabe a você melhorar e saber usar a agressividade do melhor jeito!
Bom, eu dividi em partes por que não queria fazer um artigo gigante que ninguém ia ler. Então, amanhã ou depois, falaremos de Aggro-Control!