domingo, 17 de fevereiro de 2013

Summons


Summon é o ato de posicionar um monstro na Monster Zone de Face para cima, sendo uma das formas básicas de jogadas no Yu-Gi-Oh. Se um efeito como Morphing Jar 2 disser que podem haver Summons de face para baixo, então é considerado como uma Summon ao invés de uma Set. No jogo existem 3 formas de Summons: Normal Summon(Tribute Summon, Gemini Summon sendo subdivisão), Flip Summon e Special Summon(Ritual Summon, Synchro Summon, Fusion Summon(Contact Fusion) e Xyz Summon(Chaos Xyz Summon) sendo subdivisão.) Entender bem as invocações é chave para o sucesso em grande parte dos seus duelos. Hoje eu falarei sobre as Special Summons.



Negar Special Summons se mostra cada vez mais importante no Meta atual. Saber qual dos seus cards pode negar qual tipo de Special Summon é determinante. Por exemplo, o Thunder King Rai-Oh. A parte do seu efeito que nega Special Summons lê-se: “...negate the Special Summon of 1 of your opponent’s monsters, and destroy it.”

Então o mais normal seria negar a Special Summon de qualquer monstro, inclusive aqueles invocados via Monster Reborn, mas não é assim que o Thunder King Rai-Oh funciona. Ele nega apenas Invocações Inerentes. Mas o que seriam Invocações inerentes?





A invocação Inerente é quando um monstro é invocado por uma condição montada, mas o que isso significa? Isso quer dizer que você pode invocá-los quando uma condição é cumprida. Por exemplos:

Quando você possui 3 DARKs no Cemitério, pode invocar Dark Armed Dragon.

Quando você possui 4 ou mais monstros Lightsworn de diferentes nomes no Cemitério, você pode invocar Judgment Dragon.

Quando seu oponente possui um monstro e você não, você pode invocar Cyber Dragon.

Quando você remove um DARK e um LIGHT do seu Cemitério, você pode invocar Black Luster Soldier - Envoy of the Beginning.

Não há efeito sendo ativado nas situações acima. Todos são condições. As Principais Exceções a essa regra são: Machina Fortress e Grapha, Dragon Lord of Dark World ambos são considerados invocações inerentes quando invocados do  do cemitério, além de Dark Grepher e Swap Frog.

Regras: 
-PODEM ser negados por efeitos que negam Special Summon, como Solemn Judgment, Saber Hole, Solemn Warning ou Thunder King Rai-oh. 
-NÃO PODEM ser negados por cartas que negam ativação de efeitos, como Divine Wrath, Herald Of Perfection ou Light and Darkness Dragon. 
-Essa ação NÃO GERA chain. (mas pode ser respondida normalmente por cartas como Bottomless Trap Hole, Torrential Tribute, etc.)

E as invocações não-inerentes, ficam onde? Vamos conhecê-las:






Os não-inerentes são aqueles invocados por um efeito, seja o efeito de outra carta ou deles mesmos. Exemplos são:

-Qualquer carta que invoque monstros, Ex: Monster Reborn, Call of the Haunted, Zombie Master, Emergency Teleport, Red-Eyes Darkness Metal Dragon, Mystic Tomato, Reaper of Prophecy, Mermail Abysslinde;

-Monstros que se auto-invocam da mão, após um trigger, Ex: Gorz, Emissary of Darkness, Tragoedia, Battle Fader, Green Baboon Guardian of the Forest, Meklord Emperor Wisel, Fire King Barong;

-Monstros que se auto-invocam do cemitério ou da área de removidos, Ex: Plaguespreader Zombie, Treeborn Frog, Fishborg Blaster, D.D. Survivor, D.D. Scout Plane.

-Fusões.

-Rituais.

-Exceção: - Dark Simorgh – é considerado não-inerente, tanto quando invocado da mão quanto do cemitério

Regras:
-NÃO PODEM ser negados por cartas como Saber Hole ou Thunder King Rai-Oh.
- Para negar sua invocação com cartas como Solemn Warning, Herald Of Perfection ou Light and Darkness Dragon é necessário negar a carta com o efeito de invocação e não o monstro invocado.
-Se o efeito que invoca for de uma Spell ou Trap, o mesmo pode ser negado com cartas como Solemn Judgment ou Dark Bribe.
-Se o efeito que invoca for de um Monster Card, pode ser negado com cartas como Divine Wrath.
-O efeito que os invoca sempre gera chain.

Agora que sabemos sobre os inerentes e não inerentes, vamos saber como negar o quê com cada carta:


Cards como Royal Opression e Solemn Warning são muito poderosos porque lê-se: “Negate the summon of a monster or [a card effect] that special summons a monster. . . “ Por isso, dá para ver que pode-se negar tanto inerentes(Primeira parte) quanto não-inerentes(Segunda parte).

Cards como Thunder King Rai-Oh tem apenas a primeira parte de Solemn Warning: “Negate the special summon of a monster. . .” então ele pode apenas negar Special Summons inerentes. Ele não pode negar Summons via Efeito como Monster Reborn, Vayu, Mezuki, entre outros, mas pode negar Cyber Dragon, Dark Armed Dragon, Black Luster Soldier, Machina Fortress, todos os Xyz, todos os Synchros e Fusões de Contato(mas não as invocadas via Polymerization e Miracle Fusion!).

Steelswarm Roach é como uma versão mais fraca de Thunder King, ele nega monstros com Nível. Isso quer dizer que ele nega apenas Invocações Inerentes e não pode negar Xyz. Seu melhor uso é contra Decks Synchro.

Solemn Judgment lê-se: “Negate . . . the summon of a monster and destroy it.” Essa parte de Solemn Judgment é como Thunder King Rai-Oh, e ele vai parar apenas Special Summon inerente. Porém, Solemn Judgment também pode negar invocadores como Moster Reborn pelo seu efeito que nega Spell Card. Ou seja, ele pode negar Coth, Synchros, Xyz, etc, mas não nega monstros que Thunder King Rai-Oh não nega como Gorz e Tragoedia.

Resumo:

Solemn Warning - Todas as inerentes e efeitos.

Solemn Judgment - Todas as inerentes e alguns efeitos.

Thunder King Rai-Oh - Todas as inerentes, nenhum efeito.

Steelswarm Roach - Algumas inerentes, nenhum efeito.

* Esse post é um Backup. É uma união do melhor do Post do Blog "The Ions" com o melhor do Post do "Metagame Brasil" devidamente editado, traduzido, organizado e etc por mim para vocês, leitores do Yu-Gi-Hoje. Comentem!
Comentários Facebook
15 Comentários

15 comentários:

Anônimo disse...

adorei o post Henrique, eu sempre tive duvida com essas coisas de summon!

Anônimo disse...

dark simorgh é summon não inerente... mais uma daqlas aberrações criadas pelos rulings

é por isso q eu acho q deveriam incluir o método de interpretação de textos de cartas no manual de regras com as exceções sendo citadas, porque deve ter mta gente q não se aprofunda no card game por causa destas coisas

Anônimo disse...

então se o opp tiver um Light and Darkness Dragon eu posso invocar BLS?

Puts, sou muito noob,

Entendo que o banish é condição, custo, mas o proprio SS não é efeito?

Henrique disse...

Não, o SS é Summon, não efeito. XD

E sim, Ladd tem várias restrições desconhecidas. *-*

Henrique disse...

Bom Post, legal para as pessoas que querem se aprofundar um pouco no duelo... E acabar com a praga do DN chamada "Rai-Oh negador de Reborn".

@Rick, por favor, chama as summon non-inherent de ignition summon. Fica mais fácil lembrar, haha

Anônimo disse...

Rioh nega synch e XYZ? Vcs comentaram que Ritual e Fusao sao inerentes, ou seja, Raioh nao funciona com eles. Mas e os XYZ e Synch?

Man El disse...

Royal Oppression só nega Special Summon ou efeitos que causam Special Summon, Normal Summons e Flip Summons estão a salvo.

Henrique disse...

@Anônimo acima, você não entendeu poha nenhuma, leia de novo, por favor. Haha.

Brincadeiras (ou bullying segundo a legislação brasileira)você entendeu ao contrário: Fusões e rituais são Ignition Summon (non-Inherent segundo a anta entrópica que escreveu este Post) e Xyz e sync são inherents... E sim, Rai-Oh nega apenas inherent, ou seja, nega TAMBÉM Xyz e Synch.

P.S: Só estou fazendo isso pois a capivara hepática de Caca teve que fazer hora extra no bordel, então não pode responder...

Henrique disse...

@Man-El, Oppresion nega Ignition, vide efeito: "Either player can pay 800 Life Points to negate the Special Summon of a monster(s), and/OR AN EFFECT THAT DESTROY A MONSTER [caixa alta feita por mim] a monster(s), and destroy those cards."

Espero ter resolvido sua dúvida...

P.S: Estou respondendo isso por tédio.

Max disse...

fora que oppression é suprema, nega até valhalla e infernity launcher.. apesar de não poder ser usada na damage step e.e

Henrique disse...

Oppression não nega Valhala '-'

Max disse...

Oppression nega valhalla sim, reveja isso velho '-'

Max disse...

"Royal Oppression" cannot be Chained to "Valhalla, Hall of the Fallen" when it is activated from the hand. However, if "Valhalla, Hall of the Fallen" is already face-up on the field and its effect is activated, then "Royal Oppression" may be Chained to negate the effect and destroy it. ~le wikia~

oppression owned e.e

Henrique disse...

Fuck!

Pensei que so pegava na ativação e.e

Poha de carta apelo

Anônimo disse...

Vou nem comentar mais nada.

Ass: Rick da escola com preguiça de logar.

Yu-Gi-Hoje!
Design por: Felipe Leonel - Tecnologia do Blogger
Copyright © 2015
Todos os direitos reservados
imagem-logo