quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Super Comparagrama Yu-Gi-Hoje! 3 monstros de nível 4

Bom galera, estou atualizando agora uma sessão bastante esquecida e não-atualizada já há tempos, o Comparagrama Yu-Gi-Hoje. Para quem não sabe ou não se lembra mesmo, esse quadro visa comparar duas cartas com características semelhantes para tentar expor qual delas é a melhor. Hoje, tendo em vista que faz anos que a sessão não é atualizada, compararei não apenas 2 cartas, mas sim 4, todas elas possuindo uma característica em comum: elas são Xyz de Rank 4 que requerem 3 materiais para a invocação, explicando o nome do post. Apesar dos monstros comparados não serem os únics do gênero, eles são sem dúvidas os mais usados atualmente, e portanto os mais relevantes. São eles: Vylon Disigma, Number 69: Heraldry God - Coat of Arms, Evilswarm Ouroboros e Number 16: Shock Master. Vamos lá?
Obs: só foram escolhidos monstros genéricos, cujos custos de invocação não exigem nada específico.

Number69HeraldryGodCoatofArms-VB15-JP-UR.pngVylonDisigma-HA06-EN-ScR-1E.png
Number16ShockMaster-CT09-EN-SR-LE.png

Para quem não conhece...





Atributo: Como de habitual, compararei os monstros parte por parte, a começar pelas mais óbvias. Bom, falando sobre os atributos, fica bem claro que ninguém fica para trás nesse quesito. Shock Master, Coat e Disigma são todos Light ao passo que Ouroboros é Dark, e tanto um atributo quanto o outro são ótimos por servirem de food para os afamados monstros Chaos. Arrisco dizer que, apesar dessa equivalência, o atributo Light para um monstro Xyz seja um pouco superior que o atributo Dark, pois os monstros luminosos usufruem da proteção de Honest, além de, em decks Hero, poderem ser usados como material para The Shining no cemitério. Pode-se argumentar que os monstros Dark possuem Allure of Darkness, Armaggedon Knight, Dark Grepher, etc, porém percebam que nenhuma dessas cartas ajuda monstros no campo o que é o caso dos monstros Xyz. Apesar disso, não é essa leve vantagem dos Lights que vai fazer com que eles sejam mais ou menos usado, então bola para frente e analisemos o próximo aspecto.

Tipo: Se no último quesito o Ouroboros ficou um passo atrás dos outros, nesse com certeza ele fica um passo a frente. Fairy e Psychic são bons tipos, especialmente Fairy que serve de food para Archlord Kristya e Master Hyperion no grave. Agora Dragon é, com certeza, um dos melhores tipos da atualidade. Claro que era melhor no formato passado quando o deck Chaos Dragon ria à toa, mas isso não quer dizer que não seja bom atualmente. Os dragões contam com a ajuda de REDMD e Apocralyph, ambos fazendo uso deles no cemitério. E o fato de que Ouroboros é Dark faz com que ele caia como uma luva em decks Chaos Dragon, podendo servir de food para Lightpulsar e Darkflare. Novamente, é uma vantagem inegável, porém assim como no quesito anterior, não é isso que fará a diferença na hora dos players optarem por usar um ou outro.

Ataque e Defesa: Começo dizendo que considero mais importante do que analisar isoladamente o ataque e defesa de cada um tentar perceber o quando isso beneficia ou prejudica a carta. Com isso em mente, diria que o ataque de Shock Master é um e seus pontos negativos, o de Ouroboros e Coat é um ponto positivo, enquanto que o de Disigma está mais para "neutro". Explicando melhor: o ataque de Shock Master é um de seus pontos fracos, algo que o prejudica um pouco. Isso porque 2300 pontos são poucos se comparados a maioria dos monstros do mesmo porte. Por conta de seus 2300 ATK, Shock Master é facilmente derrubado por qualquer Utopia ou mesmo Monarch, fazendo com que sua estadia em campo não possa se prorrogar muito. Já no caso de Coat Arms e Ouroboros, seus ataques são acima da média, sendo assim mais um motivo para trazê-los ao campo. Com um ataque superior a 2500, eles são capazes de aniquilar Utopia, Stardust, Shi-En, entre outros chatos, e olha que o Evilswarm ainda tem a vantagem de matar Gem-Knight Pearl e Grapha. Quanto ao ataque do Disigma ser indiferente, digo isso pelo fato dele não ser um de seus pontos fortes mas também não prejudicá-lo de maneira alguma. 2500 pontos não são capazes de abater muitos monstros bastante usados, porém são suficientes para impedir que o Vylon vire uma presa fácil em campo. Assim, não sai no lucro nem no prejuízo.


Estou aqui falando tanto sobre o ataque que quase me esqueço de mencionar a defesa. Bem, digamos que a defesa não é um dos atributos mais importantes na hora de analisarmos esses monstros, porém ter uma defesa alta pode se mostrar útil ao enfrentarmos um Maestroke ou Book of Moon do oponente. Sendo assim, Vylon Disigma lidera esse quesito Coat Arms é o lanterninha da vez, mas não que isso seja muito relevante.

Efeito: Ok, chegamos a parte mais importante. Na verdade verdadeira, poderia muito bem ter escrito somente essa parte do post, já que são os efeitos dos monstros que trazem suas maiores vantagens e, no final das contas, definem qual deles é o melhor. Dito isso, não acho justo analisar os efeitos de uma vez só, como se fosse uma categoria simples como tipo ou atributo, portanto, dividirei esse quesito em vários para termor uma visão mais ampla. Acompanhem:

- Visão geral: comecemos então por uma visão mais geralzona dos efeitos. Shock Master é capaz de impedir que, por um turno, nenhum jogador possa usar Spells/Traps/efeitos de monstros. Desnecessário dizer o quanto isso é bom e versátil, visto que pode ser usado de maneiras diferentes e para diferentes propósitos contra decks diferentes. Já Ouroboros não possue uma habilidade, e sim três: a primeira nos permite "bounçar" uma carta do oponente de volta para a sua mão, o que pode incluir monstros Xyz e Synchro. A segunda é capaz de mandar uma carta da mão dele ao cemitério, e isso faz com que esse sgundo efeito seja o melhor dos três na minha singela opinião porque Hand Control é algo excelente. Por fim, o último efeito bane uma carta do cemitério do oponente, ferrando decks como Zombies e Frogs. Todos muito bons, não? Já o Coat Arms é bem mais específico: seu efeito nega os efeitos de todos os monstros Xyz no campo no momento em que ele é invocado. Problem, Zenmaines, Maestroke e Utopia? Além disso, podemos com ele copiar o nome e os efeitos de outro monstro Xyz, possibilitanto, quem sabe, uma bela jogada em parceria com o Blade Armor Ninja. E temos finalmente o Vylon Disigma e seu efeito de roubar monstros do oponente em posição de ataque para transformá-lo em um Catastor da vida. Acho que esse parágrafo deixou bem claro como todos esses monstros são excelentes e porque rotulei os quatro como os melhores do "ramo".

- Amplitude: Por amplitude me refiro à quantidade de situações em que os efeitos das cartas terão serventia. Assim, acho que podemos concordar que o efeito mais amplo de todos é o de Ouroboros. Pode-se discutir que não é o melhor, mas que é o mais amplo, isso é. É difícil imaginar um momento do duelo em que descartar uma carta da mão do oponente, retornar uma carta a mão dele e/ou banir um monstro de seu cemitério não será útil. O de Shock Master e Disigma ficam um pouco atrás, mas não muito. Mesmo que o oponente tenha em campo monstros mais fortes que ele, Shock Master ainda assim pode impedir que o adversário acelere mais suas jogadas declarando Spell (nesse caso, a galinha mecânica virá normalmente acompanhada de uma série de Traps para ocasionar uma reviravolta na partida) ou até facilitar futuras viradas suas declarando Trap. Disigma é bom justamente quando o oponente tem um boss em campo que precisa sem contido, podendo assim roubar esse boss para pegar o oponente de surpresa. Tem a desvantagem de não poder roubar monstros em posição de defesa, o que aumentaria muito o leque de situações nas quais Disigma seria útil pois assim ele poderia afanar Zenmaines e Maestroke. Coat Arms é sem dúvida o menos "amplo" dos três, pois contra decks que não usam Xyz, ele fica meio morto. Ainda assim, podemos usá-lo para provocar combos com as nossas próprias cartas. 


- Combos: Novamente, Ouroboros leva. Seu efeito gera muitos combos e loops, sejam esses feitos com Six Samurais ou Infernities. Coat Arms também pode gerar jogadas bem bacanas, como a já citada envolvendo Blade Armor Ninja. Já os efeitos dos outros dois não geram combos ou jogadas espetaculares por si só - no máximo, abrem caminho para que outros combos ou jogadas apareçam.

-Estrago: Essa é, para mim, a parte mais importante. Quão grande é o impacto que cada um desses monstros tem ao pisar em campo? E é justamente aqui que Shock Master reina soberano. Recuperar-se do estrago causado por um Ouroboros, Disigma ou Coat Arms é perfeitamente possível, agora conseguir jogar direito depois de um Shock Master, principalmente se esse aparece no early game, é uma outra história. Uma das jogadas mais fdps da atualidade é a First Turn Shock Master, que consiste em invocar um Number 16 no primeiro turno, declarar Spells, e baixar um backrow forte e consistente - com isso, é muitíssimo difícil para qualquer deck se recuperar, e se acontecer com você enquanto você possuir uma mão ruim, pode declarar "gg". Essa jogada é facilmente feita pelo deck Wind-Up, e é um dos motivos de sua popularidade. Com isso em vista, fica fácil perceber porque Shock Master é o mais popular de todos os monstros Xyz dessa categoria. Por mais que seu efeito não gere combos, não seja tão amplo quanto o de Ouroboros e seu ataque seja fraco, quando ele chega ao campo ele chega para valer, e se usado na hora certa pode sozinho ganhar o jogo.

Resultado...

Bem, não há um resultado único e absoluto, mas tendo em vista tudo o que eu falei, acho que, ao meu ver, a ordem do melhor para o pior dos quatro ficaria assim:

1° Colocado - Shock Master
2° Colocado - Evilswarm Ouroboros
3° Colocado - Vylon Disigma
4° Colocado - Number 69: Coat of Arms

Então é isso pessoal. Espero que tenham curtido o post e tido paciência para ler tudo, pois sei que acabou ficando um pouco grande. Por favor, não deixem de comentar e deixar sua opinião sobre o resultado, além do post em geral. Seu comentário é o meu salário ^^
Comentários Facebook
4 Comentários

4 comentários:

Anônimo disse...

Tem hrs que penso que nao vale a pena usar 3 materiais para um ZYX. Na verdade no meu deck eu nao uso XYZ que requer tudo isso. Mas, o unico que é exceção a regra é o Shock Master.

Ps. Carlos.

Anônimo disse...

Concordo totalmente em todas as afirmações. Shock Master é mesmo o melhor, seguido de Ouroboros. Se superou novamente, Buba

Yagami Lime disse...

Eu sabia que o resultado seria Shock Master só de ver os participantes. xD

Mas enfim, realmente, Shock Master no Early Game destrói o oponente.

@Anônimo, outro XYZ que vale a pena de 3 materiais que vale a pena é o Ouroboros. Os outros eu não coloco no deck por falta de espaço. e.e

Anônimo disse...

curti lolz

Yu-Gi-Hoje!
Design por: Felipe Leonel - Tecnologia do Blogger
Copyright © 2015
Todos os direitos reservados
imagem-logo