Bem galera, estava aqui pensando no que podia postar hoje para vocês quando tive uma ideia: falar de cartas que são subestimadas, ou seja, que são boas mas não têm, por algum motivo, muito destaque. Escolhi hoje cinco cartas que se encaixam nesse perfil. Lembrando que isso envolve uma boa parcela de opinião pessoal, então se discordarem do fato de uma dessas cartas estar aqui, comentem com sua opinião!
Leontaurus
If this card battles a non-Normal Monster, it gains 500 ATK during the Damage Step only.
Vamos então começar com uma carta bem novinha, o Leontaurus. Leontaurus who? Bem, o bichano veio ao mundo bem recentemente no booster Cosmo Blazer, e talvez por isso não tenha tido muito destaque. Leontaurus possui um efeito ótimo para o formato atual, já que os 2000 pontos de ataque aos quais ele pode chegar na Damage Step são excelentes para matar o monstro mais chato do momento: Thunder King Rai-Oh! Isso sem mencionar o famoso Snowman Eater. O fato dele ter 1500 ATK originalmente torna-o buscável por Sangan, o que é ótimo. E para fechar o pacote, o bicho é do tipo Beast-Warrior, que está em alta atualmente graças às Firedance e monstros Enthusiastic. Em suma, Leontaurus é uma tech interessante para decks que usem Beast-Warriors ou mesmo para Side Decks genéricos, e na minha opinião merece mais destaque do que tem.
Number 91: Thunder Spark Dragon
3 Level 4 monsters
Once per turn, you can activate 1 of these effects.
● Detach 3 Xyz Materials from this card; destroy all other face-up monsters on the field.
● Detach 5 Xyz Materials from this card; destroy all cards your opponent controls.
Number 91 é um dos monstros que sofre da maldição dos "3 monstros de nível 4". Isso quer dizer que, por possuir o mesmo custo de invocação que Evilswarm Ouroboros, Vylon Disigma, e principalmente Number 16: Shock Master, o bicho acaba ficando esquecido porque todos esses monstros que eu citei possuem efeitos superiores. Mas isso não quer dizer que o Number 91 é ruim; nem de longe, na verdade. O dragão possui um efeito muito bom, que nos possibilita limpar o campo para um ataque direto e pegar o oponente de surpresa fazendo o que nenhum outro Xyz de Rank 4 faz: matar vários monstros de uma vez só, o que é útil principalmente depois que o oponente estiver com um campo repleto de monstros fortes. A vantagem de usar o Number 91 é que, justamente por ele ser pouco usado, ninguém espera ter que lidar com ele, sendo assim uma ótima arma secreta. Recomendo fortemente que você ao menos cogite usá-lo se estiver com Slots sobrando no Extra.
Pulling the Rug
Negate the activation and effect of an Effect Monster whose effect activated when a monster was Normal Summoned (even itself), and destroy that Effect Monster.
Ok, essa aqui nem é tão subestimada, já vi gente usando. Mas acredito que ela é extremamente útil atualmente, e merece mais atenção. Pulling the Rug acaba com a festa de vários monstros muito vistos por aí, incluindo Gadgets, Deep Sea Diva e todos os Monarchs. Isso sem mencionar Tour Guide, os chatos Mermail, Elemental Hero Stratos e Hanzo. Esses são bastante óbvios, mas há alguns momentos inusitados nos quais a Pulling the Rug pode ser ativada. Por exemplo, por que não usar Pulling the Rug em um Summoner Monk quando ele ativar o efeito de passar para o modo de defesa? Ou até mesmo em um Breaker quando este for colocar o Spell Counter em si próprio? Enfim, Pulling the Rug para vários monstros chatos e pode ser bastante útil, deveria ser mais usada, acredito eu.
Des Wombat
Any damage to you from a card effect becomes 0.
Apesar de ser um monstro com um efeito muito simples, Des Wombat é uma arma EXCELENTE contra decks Chain Burn. Royal Decree é um ótimo Side Deck contra o deck, porém Des Wombat é tão efetivo quanto e infinitamente menos usado (provavelmente porque Decree também é útil contra outros tipos de build). Wombat tem, no entanto, uma vantagem importante sobre Decree, que é o fator surpresa: ao passo que todos os bons jogadores de Chain Burn colocam Mystical Space Typhoons e Twisters na R2 para enfrentar os Royal Decrees, são poucos os que se previnem contra Des Wombat, e não é assim tão fácil contê-lo. Mesmo Lava Golem, que seria o bastante para acabar com a festa desse bichinho, é ineficaz se o Wombat estiver sozinho em campo, o que não é difícil. Enfim, nem sei mais o que falar porque como eu já disse essa é uma carta bastante simples. Se você estiver tendo problemas contra Chain Burn, recomendo que a teste!
Mini-Guts
Tribute 1 monster to target 1 face-up monster your opponent controls; its ATK becomes 0 until the End Phase. This turn, when it is destroyed by battle and sent to their Graveyard: Inflict damage to your opponent equal to its original ATK in the Graveyard.
Para encerrar, vou falar de outra carta relativamente nova, a Mini-Guts. O efeito dela é muito interessante, pois além de praticamente eliminar um monstro chato do oponente, a carta ainda proporciona um dano considerável dependendo de seu alvo. O maior e único problema de Mini-Guts é o seu custo de ativação, que é inviável para a maior parte dos decks. No entanto, gostaria de ressaltar um archetype que pode fazer um ótimo uso dessa Spell: os Evol! Nesse tipo de deck, Mini-Guts retira Evoltile Westlo morto no campo além de poder disparar o efeito de Evoltile Najasho. Isso sem mencionar que ela acaba com monstros mais fortes que poderiam destruir Evolzar Laggia e Dolkka. Por algum motivo, nunca vi ninguém usar, mas fica a dica!
Então ficamos por aqui. O que acharam dessa seleção de cinco cartas subestimadas? Alguma não merecia estar aí? Lembram de mais alguma? Comentem, se gostaram do post posso fazer mais um do gênero em breve ^^