sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Que Carte é Essa?

Ae galera! Trago a vocês mais um Que Carta é Essa, falando de um monstro ainda pouco conhecido que chegará ao TCG daqui a pouco, no Abyss Rising. Conheçam abaixo o dito cujo:

 Abyss Dweller
2 monstros de nível 4
Enquanto essa carta possuir um material Xyz sob ela que era originalmente um monstro WATER,  todos os monstros WATER que você controla ganham 500 ATK. Uma vez por turno, no turno de qualquer jogador, você pode separar um material Xyz dessa carta: até o final do turno, qualquer efeito de carta que ativaria no cemitério do seu oponente não pode ser ativado até o final do turno.

Bem, vamos começar falando um pouco dos aspectos positivos da carta.  A coisa que primeiro me chamou a atenção foi seu custo de invocação, extremamente genérico e que faz com que Abyss Dweller possa ser chamado em praticamente qualquer deck. Dois monstros de nível 4 é o mesmo custo de cartas como Number 39: Utopia e Maestroke the Symphonny Djinn, que são staples, o que quer dizer que se dependesse das condições para chamá-lo, o Abyss Dweller estaria em 95% das builds atuais. Vamos ver se o efeito condiz com a amplitude do custo. 


A primeira parte do efeito nos leva a crer que a carta será voltada somente para decks Water, já que ela diz que caso haja um material aquático ligado ao Abyss Dweller, todos os monstros da água que você controla ganham 500 pontos de ataque. É um boost considerável? Com toda a certeza! Quem já usou fields como The Seal of Orichalcos sabe o quanto 500 pontos de ataque extras ajudam ao longo de um duelo, ainda mais hoje em dia. Vale lembrar que como o Xyz é um monstro Water, ele também se beneficia com esse efeito. A questão é que, se essa fosse a única habilidade do Dweller, ele seria visto somente em decks Mermail, que usam vários monstros Water de nível 4. Mas como não é o caso, podemos conferir a segunda parte do efeito e pensar se o novo Xyz marcará presença nos mais diversos Extra Decks. 



Chegamos então ao efeito final, que é aquele que me leva a pensar se o Abyss Dweller poderia ser bem utilizado mundo afora. Temos acima três cartas que sofrerão nas garras do efeito do novo Xyz, o Goldd representando todos os monstros Dark World.  Já que já estamos falando dos DW, vamos começar por eles: os efeitos de todos esses demônios ativam no cemitério, o que significa que ver um Dweller no lado do campo do oponente seria um pesadelo para eles, pois todos seus efeitos ficariam bloqueados. Arrisco dizer que combater os Dark Worlds seria a principal função que Abyss Dweller poderia assumir, pois ele realmente detona com toda a jogabilidade do deck. Sangan e Plaguespreader Zombie são outros dois chatonildos que a criatura abissal esmagará sem dó nem piedade. Podemos pensar ainda em uma série de outras cartas que Dweller combateria muito bem, e acho que já deu para entender o quão útil seu efeito pode se tornar. 

No entanto, nem tudo é um mar de rosas para a serpente marinha. Ela possui uma série de contras que dificultam e muito seu uso, e que podem acabar levando-a para o esquecimento. A começar pelo seu ataque baixíssimo. A menos que ela esteja fortalecida pelo seu próprio boost, qualquer coisa é capaz de matar ela, inclusive Staples atuais como Thunder King Rai-Oh. Além disso, sua principal função seria, como já disse, combater os Dark Worlds, e já existe uma série de cartas mais versáteis que Abyss Dweller para exercer essa função: D.D. Crow, Debunk, Shadow-Imprisoning Mirror, Gemini Imps... A concorrência é grande, e o atauqe baixo do monstro marítimo só serve como empecilho para que ele ganhe espaço no coração dos players. 

Apresentados os prós e contras, fica para mim a questão: vale a pena usar Abyss Dweller? O jeito é esperar  o Abyss Rising e ver o que os player pensam.
Comentários Facebook
10 Comentários

10 comentários:

piradinho disse...

que mal pergunte Abyss Dweller pode negar efeito de goldd e sillva? por que se não estou enganado seriam condições de invocação e não efeitos...

Demonho disse...

Não seria MUUUUUUUUITO útil em decks "Não-Waters", mas em deck waters seria um "Boost" Razoável sem contar o outro efeito dele.

Max disse...

agora a porra ficou seria pra DW

BuBa disse...

São efeitos mesmo.

Henrique disse...

GG Dark Worlds!

Bom post Buba. ;D

piradinho disse...

Ok só tomei por exemplo cards como Soul drain - Grapha que diz:

...Even if "Soul Drain" is active, "Grapha, Dragon Lord of Dark World" can be Special Summoned by returning a "Dark World" monster to the hand.
~yugioh wikia

Demonho disse...

Um amigo meu me disse que os Xyz não são afetados por Gravity Bind porque eles tem Rank e não level. Isso é verdade?

Man El disse...

É sim cara. Mas sou a favor de criar uma versão que afete Xyz.

Anônimo disse...

Area B tbm nao os afetam.

Qualquer descricao que fala "Level" nao vai afetar os XYZ.

Anônimo disse...

hello!,I really like your writing very much! percentage we keep in touch extra approximately your article on AOL?
I require a specialist in this area to unravel my problem.
May be that's you! Looking ahead to peer you.

Feel free to visit my page; home cellulite treatment

Yu-Gi-Hoje!
Design por: Felipe Leonel - Tecnologia do Blogger
Copyright © 2015
Todos os direitos reservados
imagem-logo